sábado, 4 de março de 2017

quinta-feira, 2 de março de 2017

Lição 10, Mansidão: Torna o Crente Apto para Evitar Pelejas, completo, 67min, 1Tr17, Pr. Henrique

EBD - Lição 10 - Mansidão:Torna o Crente Apto para Evitar Pelejas

Lição 10 - Lições Bíblicas Jovens - 1º Trim./2017 - CPAD

LIÇÃO 10 [JOVENS] - A Missão Social da Igreja-Escola Dominical EBD

LIÇÃO 10 - Mansidão Torna o crente apto para evitar pelejas

Maternal Lição 10: A História da mulher que acreditou

Revista: Maternal 3 e 4 anos

Título da Lição: 




Para guardar no coração:






Lembrancinhas:





    Dinâmica A Fé que nos salva
Resultado de imagem para A Fé que nos salva infantil

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há criança necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
As criança Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou uma lembrancinha o que vc achar melhor .
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “A História da mulher que acreditou”.

- Introduzam o estudo do tema com a dinâmica “Fé Salvadora”.

- Depois, trabalhem outros pontos levantados na lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Fé Salvadora

Objetivo: Ilustrar a fé salvadora.

Resultado de imagem para Ilustrar a fé salvadora.

Material:
01 figura de um prédio em chamas
Procedimento:
- Apresentem uma figura de um prédio em chamas.
- Falem: Vamos supor que vocês estivessem em um prédio que está em chamas, semelhante ao desta figura.

Vocês tentaram descer pelas escadas, mas havia muita fumaça e fogo e não conseguiram sair.

De repente aparece um bombeiro que orienta que vocês pulem, pois haverá uma rede mais embaixo que amortecerá a queda de vocês.

Perguntem: O que vocês fariam? Pulariam?

Aguardem as respostas.

- Depois, falem: Podemos tomar esta situação para ilustrar, de forma simples, a fé que nos salva, pois vocês estavam sem saída para uma situação de vida ou morte, a escolha era sua de se jogar e ser salvo ou permanecer e morrer.
Assim é a fé salvadora. O ser humano está em pecado, morto espiritualmente, não tem saída para se libertar, mas Jesus aparece e lhe dar uma boa notícia que pode lhe salvar, é necessário confiar, crer e ter fé nEle que pode lhe tirar desta situação.
Quem aceita Jesus como seu salvador, toma esta atitude pela fé, libertando-se do reino das trevas para entrar no reino da luz, passando a ter uma vida espiritual abundante.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.


A história da mulher que acreditou! (A mulher que tocou em Jesus e foi curada)



  Visuais:




História Bíblica: (Lucas 8.40-48)
40 E aconteceu que, quando voltou Jesus, a multidão o recebeu, porque todos o estavam esperando.
41 E eis que chegou um homem de nome Jairo, que era príncipe da sinagoga; e, prostrando-se aos pés de Jesus, rogava-lhe que entrasse em sua casa;
42 Porque tinha uma filha única, quase de doze anos, que estava à morte. E indo ele, apertava-o a multidão.
43 E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada,
44 Chegando por detrás dele, tocou na orla do seu vestido, e logo estancou o fluxo do seu sangue.
45 E disse Jesus: Quem é que me tocou? E, negando todos, disse Pedro e os que estavam com ele: Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou?
46 E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude.
47 Então, vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante ele, declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como logo sarara.
48 E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz.

Desafio para criança crente: Hoje você que conhece Jesus, Jesus quer que você ponha em prática sua fé,sabe como, orando por uma pessoa enferma e pedindo para DEus cura-la se for sua vontade,e sabe porque devemos ter fé , porque e através da fé que chegamos mais perto de Deus e temos vitória. e o que e fé você pode me perguntar?

"Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem". - Hebreus 11:1(explique este versiculo para as crianças)

   ATIVIDADES:
Desenhos para colorir:






REFLITA PROFESSOR
A MULHER QUE TINHA UM FLUXO DE SANGUE.

QUEM É ESTÁ MULHER? NA BÍBLIA NÃO HÁ RELATO DE SEU NOME, MAS JESUS A CHAMOU DE FILHA (MARCOS.5:34), A BÍBLIA RELATA EM (MARCOS.5:25-34) QUE ESTA MULHER A DOZE ANOS PADECIA DE UMA HEMORRAGIA CRÔNICA, E HAVIA GASTADO TODOS OS SEUS BENS COM MÉDICOS, E NÃO HOUVE CURA SÓ PIOROU SEU ESTADO (MARCOS.5:26).
OUVINDO FALAR DE JESUS, VEIO POR DETRÁS,ENTRE A MULTIDÃO, E TOCOU NO SEU VESTIDO, PORQUE DIZIA: SE TÃO SOMENTE TOCAR NOS SEUS VESTIDOS, SARAREI. E QUANDO ELA TOCOU NAS VESTES DE JESUS A HEMORRAGIA CESSOU E ELA SE SENTIU CURADA DAQUELE MAL, JESUS QUANDO VIU QUE DELE SAIU VIRTUDE, VOLTOU-SE PARA A MULTIDÃO E PERGUNTOU: - QUEM ME TOCOU? SEUS DISCÍPULOS DISSERAM : - VÊ QUE A MULTIDÃO TE APERTA E DIZES QUEM ME TOCOU? ENTÃO A MULHER SE APROXIMO-SE, PROSTROU-SE DIANTE DE JESUS E LHE DISSE TODA A VERDADE.E JESUS DISSE : - FILHA, A TUA FÉ TE SALVOU; VAI EM PAZ, E SE CURADA DESTE TEU MAL. 
ESTA PASSAGEM BÍBLICA É MUITO LINDA! AQUELA MULHER SOFRIA MUITO COM AQUELA DOENÇA, SUA HEMORRAGIA ERA CONSIDERADA IMUNDA, NINGUÉM DEVERIA TOCA-LA OU SER TOCADO POR ELA , ELA ERA SOLITÁRIA SEU SANGRAMENTO ERA CONSIDERADO IMPURO, QUANDO SOUBE DE JESUS, ELA DEVE TER SE ALEGRADO MUITO, ELA TINHA CERTEZA QUE SERIA CURADA, MAS NÃO PODE CONTAR A NINGUÉM SUA ALEGRIA, DIZIA A SI MESMA "SE TÃO SOMENTE TOCAR NOS SEUS VESTIDOS, SARAREI. " APRENDEMOS AQUI COM ESTA MULHER QUE DEVEMOS TER FÉ, CONVICÇÃO,
IR ATRÁS DA SUA PURIFICAÇÃO, DA SUA VITÓRIA , TOCAR EM DEUS DIFERENTE, COM MUITA REVERENCIA E FÉ. QUEM SABE OS MÉDICOS DESENGANOU ALGUÉM QUE VOCÊ AMA, OU QUEM SABE VOCÊ FOI DESENGANADO PELOS MÉDICOS , FAÇA COMO ESTA VAROA CREIA NO PODER DE DEUS! CREIA NO PODER DE JESUS! BUSQUE-O TOQUE-O DIFERENTE, EM ESPÍRITO EM VERDADE, COM FÉ EM TEU CORAÇÃO, SEM CHAMAR ATENÇÃO DA MULTIDÃO PARA TEU PROBLEMA , MAS CHAME A ATENÇÃO DE JESUS , E RECEBA A CURA E SE LEVANTE DESTA SITUAÇÃO DE DESESPERO, DE ANGUSTIA, RECEBA TRANSFORMAÇÃO DE VIDA, DEUS TEM PODER PARA MUDAR SEJA QUAL FOR A SITUAÇÃO, CREIA CONFIA NO SENHOR , DESPREZA TUA PROVA, TUA DOR, TEU SOFRIMENTO E NÃO SUFOQUE A MENSAGEM DA CRUZ, LOUVE A DEUS, FALE DE SEU AMOR ETERNO, BOMBARDEIA O INFERNO COM TUA FÉ !!! E VAI EM PAZ!!! SÊ CURADA DESTE TEU MAL. JESUS TE AMA!!!
MISSIONÁRIA DIANA

Pré-Aula - Lição 10 - Onipotente, Onipresente, Onisciente - Pré-Adolescentes

Professora Niucéia  Cari

Pré-Aula - Lição 10 - Uma Promessa para Abraão - Primários

Professor Jean Porto

Pré-Aula - Lição 10 - O Amigo Escolhe seus Ajudantes - Jardim de Infância

Professora Soraia Mafra

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Lição 10: Mansidão: torna o crente apto para evitar pelejas

Esboço Assembléia de Deus Recife-Pe
Esboço Assembléia de Deus Recife-Pe
Clique na Imagem

Lição 10: Mansidão: torna o crente apto para evitar pelejas

LIÇÕES BÍBLICAS CPAD ADULTOS



1º Trimestre de 2017

Título: As Obras da Carne e o Fruto do Espírito — Como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual travada diariamente
Comentarista: Osiel Gomes



Lição 10: Mansidão: torna o crente apto para evitar pelejas
Data: 5 de Março de 2017

TEXTO ÁUREO

“[...] que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor” (Ef 4.1,2).

VERDADE PRÁTICA

A mansidão, como fruto do Espírito, torna o crente apto para evitar contendas, pelejas e dissensões.


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Efésios 4.1-7.

1 — Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,
2 — com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
3 — procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz:
4 — há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
5 — um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
6 — um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos.
7 — Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.

HINOS SUGERIDOS

145, 432 e 434 da Harpa Cristã.

OBJETIVO GERAL

Mostrar que a mansidão, fruto do Espírito, torna o crente apto para evitar as pelejas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

I. Saber que a mansidão é o oposto da arrogância;
II. Mostrar que o crente precisa evitar as pelejas e contendas;
III. Compreender que os mansos são bem-aventurados.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR

Na lição de hoje estudaremos sobre mais um aspecto do fruto do Espírito, a mansidão. Muitos confundem mansidão com timidez, medo, covardia. Mas, ser manso é ser corajoso, humilde e saber dominar o nosso temperamento em momentos de crise. Estêvão, o primeiro mártir da Igreja Primitiva era cheio do Espírito Santo, de coragem e também cheio de mansidão. Ele não deixou que a ira e a amargura dominasse seu coração enquanto era apedrejado injustamente pela multidão. Mesmo ferido e quase morto, ele ora ao Pai pedindo que perdõe os seus algozes. Isso é mansidão! Como professor, você tem agido com mansidão para com todos os seus alunos? Que venhamos pedir ao Pai um espírito manso, a fim de que possamos, com dedicação, realizamos o nosso ministério de ensino, sendo exemplo para nossos alunos.

COMENTÁRIO

INTRODUÇÃO

Na lição de hoje, estudaremos mais um aspecto do fruto do Espírito, a mansidão. Veremos também as pelejas como obra da carne e como oposição à brandura. Para ser manso, o crente precisa ter outra virtude que é a humildade. A arrogância, assim como as pelejas, são obras da carne e quem as pratica não pode agradar a Deus, pois Ele abomina o altivo de coração (Pv 16.5). Na Palavra de Deus, os crentes são comparados às ovelhas. Por que tal alegoria? Porque as ovelhas são animais dóceis, mansos e submissos ao pastor (Jo 10.14,15). Se você é ovelha de Jesus, então aprenda a ser manso e humildade. Ouça a voz do Bom Pastor.

PONTO CENTRAL

Os mansos são bem-aventurados.

I. MANSIDÃO, O OPOSTO DA ARROGÂNCIA

1. Mansidão não é covardia. Ser manso é ser humilde, amável e cortez. A mansidão, como fruto do Espírito, é uma atitude interior que nos leva a agir com graça e amor, mesmo diante de situações difíceis. Paulo, ao escrever a Segunda Epístola aos Coríntios, estava enfrentando uma situação muito difícil. Alguns falsos apóstolos estavam difamando-o, distorcendo suas mensagens, enfraquecendo sua autoridade e seu apostolado (2Co 10-13). Contudo, o apóstolo agiu com mansidão e bondade para com os irmãos. Ele inicia a epístola falando a respeito do consolo que recebera de Deus e dos irmãos (2Co 1.1-6). Muitos podem pensar que Paulo era um tanto rígido com os irmãos, mas ele era muito equilibrado. Quando era preciso usava de firmeza para com aqueles que, não querendo andar na verdade, desafiavam sua autoridade apostólica (1Co 4.21), mas, no trato com os crentes, era como uma paciente e amorosa ama (1Ts 2.7).
2. Ser manso é ser corajoso. A mansidão não faz do crente um covarde ou tímido, mas permite que se oponha ao espírito da arrogância e viva de maneira que o nome do Senhor seja exaltado. Moisés era manso, mas, ao mesmo tempo, demonstrou força e coragem (Nm 11.15; 12.3). Jeremias era um forte proclamador das verdades divinas, mas disse que não passava de um manso cordeiro (Jr 11.19).
3. A mansidão, fruto do Espírito. Como fruto do Espírito, a mansidão faz parte das qualidades que devem estar presentes na vida dos súditos do Reino de Deus (Mt 5.11). Jesus ensinou a mansidão e ofereceu o seu fardo a todos aqueles que estavam sofrendo com as cargas impostas pelo judaísmo, pelos romanos e por Satanás (Mt 11.29,30).
Jesus era simples, humilde e dócil (Mt 11.29). As pessoas tinham prazer em estar ao seu lado. É muito difícil estar ao lado de pessoas altivas. Em geral, os altivos gostam de pelejas, pois acreditam que estão sempre com a razão e que são os donos da verdade. Você conhece alguém assim? Então, ore por ele(a) para que venha a se arrepender, ser cheio do Espírito Santo e desenvolver o fruto do Espírito.
SÍNTESE DO TÓPICO (I)

Ser manso é ser corajoso e a mansidão é aposta a arrogância.

SUBSÍDIO DIDÁTICO

Professor, para iniciar o primeiro tópico da lição, providencie a figura de uma pomba, de um cordeiro e de algumas ovelhas. Você pode conseguir as figuras na internet ou recortar de revistas usadas que não sirvam mais. Mostre a figura da pomba e pergunte aos alunos: “O que vem a sua mente quando vocês veem a figura de uma pomba?”. Ouça os alunos. Em seguida, diga que a pomba é símbolo do Espírito Santo. Depois mostre a figura de um cordeiro e pergunte novamente o que vem a mente deles quando olham a figura. Diga que Jesus é apresentado nas Escrituras como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.35). Em seguida, mostre a figura das ovelhas. Diga que somos ovelhas do rebanho de Cristo, o Bom Pastor (Jo 10.14,15). Depois pergunte aos alunos: “O que esses animais têm em comum?”. Ouça-os e incentive a participação de todos tornando a aula mais participativa. Explique que eles têm em comum o fato de serem animais dóceis, mansos. Conclua explicando que a mansidão é um aspecto do fruto do Espírito Santo que nos ajuda a evitar as pelejas e contendas.
CONHEÇA MAIS
Mansidão
“Este fruto é um dos mais difíceis de definir, principalmente porque é impossível traduzir prautes (mansidão) por um único termo em nosso idioma. Ser manso não tem conotação de ser ‘desalentado, desanimado, mole, fraco ou destituído de energia ou força moral’. Mansidão é a combinação de força e suavidade. Quando temos prautes, tratamos todas as pessoas com cortesia perfeita, reprovamos sem rancor, argumentamos sem intolerância, enfrentamos a verdade sem ressentimento, iramos, mas não pecamos, somos gentis, mas não fracos”. Para conhecer mais leia, Comentário Bíblico Beacon, CPAD, p.76.

II. EVITANDO AS PELEJAS E CONTENDAS

1. Pelejas e discórdias. Na língua portuguesa, tais palavras possuem quase o mesmo significado, porém no grego a palavra utilizada para discórdia é eritheiai que significa desavença e desarmonia. Esta palavra também é utilizada para descrever um mercenário, pessoa que luta por posição e glória. Paulo exortou os crentes da Galácia mostrando que as inimizades, porfias, emulações, pelejas e dissensões são obra da carne (Gl 5.20).
2. Ações do homem carnal. Atualmente, muitos não estão lutando mais pela causa de Cristo, porém apenas por cargos e posições. Um dos sinais de que uma pessoa não está preparada para exercer o ministério cristão é quando manifesta um desejo incontrolável de, passando por cima de todos, alcançar postos e mandatos. O crente que é sábio, e tem dons ministeriais, espera com paciência e mansidão o momento de Deus. Ele não promove pelejas e nem faz politicagem para alcançar aquilo que é divino, pois tem consciência de que tais atitudes pertencem à velha natureza.
3. Um espírito aguerrido. Ao crente não convém qualquer tipo de peleja ou porfia (2Tm 2.24). Deus exige santidade do seu povo. Precisamos nos manter incorruptíveis, santos, sinceros e justos em um mundo de trevas (Fp 2.15). Aqueles que estão no mundo têm mentalidade e valores mundanos. Em geral, as pessoas incentivam os outros a brigarem, a contenderem por seus direitos, mas o cristão que tem a vida pautada nos ensinos de Jesus é diferente, pois o Mestre nos manda seguir a segunda milha e amar aqueles que nos perseguem (Mt 5.39-44).A única forma para combater a peleja é ser cheio do Espírito Santo (Ef 5.18). O Consolador nos ajuda a seguir os passos de Jesus Cristo. Ele jamais procurou ser famoso, mas era humilde e amoroso (Fp 2.5-8).

SÍNTESE DO TÓPICO (II)


O crente deve evitar toda a forma de pelejas e contendas.

SUBSÍDIO TEOLÓGICO

“Contenda
Palavra muitas vezes utilizada na Bíblia Sagrada. Foi utilizada em 1 Timóteo 1.6 na expressão ‘vãs contendas’ (cf. Tt 1.10). Há versões que trazem a expressão ‘discursos vãos’. Uma boa tradução da palavra é aquela que transmite a ideia de discussão. Evidentemente significa orgulho, presunção, falar contra aquilo que Deus revelou e falar contra o próprio Deus.
Várias palavras no grego e no hebraico são usadas para sugerir contenda, luta e briga. A contenda pode ser física, oral ou espiritual. Ela pode descrever a natureza de um homem (Jr 15.10; Hc 1.3). O orgulho pode trazer a contenda (Pv 13.10). Os cristãos são admoestados a evitar as brigas contenciosas (1Co 1.11; Tt 3.9). A intensa disputa entre Barnabé e Paulo (At 15.39) pode referir-se a mais um caso de irritação e incitamento interior do que a uma expressão exterior de contenda” (Dicionário Bíblico Wycliffe. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2009, p.448).

III. BEM-AVENTURADOS OS MANSOS

1. O Sermão da Montanha. Encontramos nos capítulos 5 a 7 do Evangelho de Mateus os princípios estabelecidos por Jesus para todos os que querem fazer parte do Reino dos Céus. Um dos princípios do Mestre é a mansidão (Mt 5.5). Os judeus estavam sob o jugo dos romanos, por isso, ansiavam por um messias que viesse fazer uma revolução e os libertasse da opressão política. Mas Jesus mostrou que seu reino não era desse mundo, e felizes não eram os que se envolviam em pelejas e motins, mas os mansos e os pacificadores. O que significa ser manso? Ser manso significa ser humilde e submisso a Deus. Significa que entregamos tudo ao Pai. No Sermão do Monte, há uma recompensa para os mansos: “[...] eles herdarão a terra” (Mt 5.5).
2. Estêvão um homem manso. Estêvão era cheio de fé e do Espírito Santo. Diante dos seus algozes, ele se colocou de joelhos e clamou ao Senhor por eles dizendo: “[...] não lhes imputes este pecado [...]” (At 7.60). Se Estêvão fosse um homem carnal, com certeza desejaria vingança e agiria com ira diante daqueles que o apedrejavam. Somente cheios do Espírito podemos permanecer mansos e tranquilos diante daqueles que desejam e executam o mal contra nós.
3. A mansidão de Cristo. O Senhor Jesus sofreu as piores dores que um homem pode experimentar. Suas dores foram físicas e emocionais, mas em momento algum Ele abriu a boca para reclamar ou murmurar contra o Pai e contra aqueles que o maltratavam. O texto de Isaías afirma que “Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca” (Is 53.7). Como você age diante daqueles que o maltratam e querem o seu mal? Que venhamos a pedir ao Senhor mansidão.


SÍNTESE DO TÓPICO (III)

Jesus declarou no Sermão do Monte que os mansos são bem-aventurados.

SUBSÍDIO TEOLÓGICO

“A mansidão é essencial para o ministério eficaz ao Senhor. Deus nos escolheu para representá-lo perante um mundo perdido e agonizante. O que o mundo vê em nós que atrai as pessoas a Jesus Cristo. Todos os aspectos da mansidão — submissão, elementos necessários de nosso testemunho e serviço cristão, quer testemunhando para os perdidos, fazendo discípulos para Jesus ou restaurando um irmão fraco” (GILBERTO, Antonio. O Fruto do Espírito: A plenitude de Cristo na vida do crente. 2ª Edição. RJ: CPAD, 2004, p.112)

CONCLUSÃO

Evitemos todo tipo de peleja, pois já somos novas criaturas (Jo 3.3). Sejamos mansos e humildes de coração, sempre seguindo o exemplo de nosso Salvador, procurando em tudo glorificar o seu nome.

PARA REFLETIR

A respeito da mansidão, torna o crente apto para evitar pelejas, responda:

De acordo com a lição, o que é ser manso?
Ser manso é ser humilde, amável e cortez.

Cite exemplos bíblicos de mansidão.
Jesus, Estêvâo, Moisés.

Segundo a lição, qual a única forma para combater a peleja?
Sendo cheio do Espírito Santo.

Qual a palavra utilizada no grego para discórdia? Qual o seu significado?
No grego a palavra utilizada para discórdia é eritheiai que significa desavença e desarmonia.

Qual a recompensa para os mansos segundo o Sermão da Montanha?
Eles herdarão o Reino dos Céus.

SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO

Mansidão, torna o crente apto para evitar pelejas

De acordo com a Palavra de Deus, ser manso é uma das virtudes do Reino de Deus. No Evangelho de Mateus 5.5 há uma promessa de que os mansos são bem-aventurados porque eles herdarão a terra. Já na época de Jesus, a mansidão era uma virtude não muito aceita no mundo antigo. Ora, num tempo onde a força, a guerra e o heroísmo eram as virtudes cultivadas pela sociedade, o que uma pessoa mansa podería contribuir de benéfico para a sociedade?! Ser manso não seria sinônimo de fraqueza, de fragilidade?!

O que é mansidão?
Mas o que representa a mansidão na Bíblia? Em primeiro lugar, é o oposto da arrogância, do espírito precipitado, das dissensões, contendas e pelejas. É o oposto das atitudes que constituem a guerra em vez de paz, o descontrole emocional em vez do controle emocional, tudo o que contribui para o apaziguamento da alma. Logo, ser manso, segundo os ensinos de Jesus e dos apóstolos, é cultivar a capacidade de gerar gentileza uns para com os outros, sem fazer acepção de pessoas, alcançando todos os homens e enxergando neles a imagem de Deus.

Uma vida de equilíbrio
Como pentecostais enfatizamos os dons espirituais, e devemos buscá-los de todo coração, a fim de sermos usados pelo Senhor para a edificação do próximo. Entretanto, a manifestação do fruto do Espírito é de igual importância. Ora, manifestar os dons do Espírito Santo e, ao mesmo tempo, apresentarmos uma vida cheia de ambições, de discórdias carnais, de valores que se opõem ao espírito humilde de Jesus Cristo não se encontra de acordo com o Evangelho. Diferentemente do que se pode imaginar, a Palavra de Deus diz que seremos conhecidos pela sociedade se agirmos desta maneira: “nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (Jo 13.35).

Um convite a ser manso

Portanto, esta lição nos convida a rejeitar o espírito aguerrido, de pelejas, de discórdias, de ações carnais, de busca por vingança. O presente estudo nos ensina a termos uma atitude diferente a todas as características que andam na contra mão das virtudes do Reino de Deus. Conscientize seus alunos para não se deixar levar pelas discórdias ou falhas de comunicação. Mostrando que devemos ser tolerantes uns para com outros no sentido de vivermos unidos na presença de Deus. Por isso, siga em frente! Não desista!

Lição 10, Mansidão: Torna o Crente Apto para Evitar Pelejas, 4 parte

Lição 10, Mansidão: Torna o Crente Apto para Evitar Pelejas, 3 parte

Lição 10 mansidão - torna o crente apto para evitar pelejas

Juniores 1 Lição 10: O Deus que fala

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Lição 10 - Lições Bíblicas Adultos - 1º Trim./2017 - CPAD

Lição 10, Mansidão: Torna o Crente Apto para Evitar Pelejas, 2 parte

Luiz Henrique de Almeida Silva

Lição 10, Mansidão: Torna o Crente Apto para Evitar Pelejas, 1 parte

Luiz Henrique de Almeida Silva

Adultos Lição 10: Mansidão: torna o crente apto para evitar pelejas


Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Mansidão: torna o crente apto para evitar pelejas.
- Introduzam o estudo sobre o tema, utilizem a dinâmica“Aprendendo a ser manso”.
- Depois, perguntem: O que é Mansidão?
Aguardem as respostas. Não descarte nenhuma resposta.
Este momento servirá para desfazer ideias errôneas sobre o que seja mansidão e construir um novo conceito sobre o vocábulo.
Depois se necessário, apresentem o significado do dicionário:
Mansidão: Característica ou condição do que é manso. Que possui o gênio brando; que é suave e pacífico; de temperamento fácil; meiguice. Falta de agitação; sem pressa; desprovido de inquietação; tranquilidade ou brandura.
Por fim, organizem um conceito sobre o que é mansidão com as ideias dos alunos, após reflexão sobre as ideias iniciais mencionadas.
- Trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Atenção! Professores da classe dos novos convertidos:

Vocês encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no marcador "Discipulando".
Para a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram  no marcador "Subsídio Pedagógico Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2", do currículo antigo. Façam bom proveito!

Dinâmica: Aprendendo a ser manso
Objetivos:
Observar as características de Moisés.
Enfatizar a mansidão de Moisés, o homem mais manso da terra.
Material:
Cópias da figura de pé esquerdo e direito(a quantidade vai depender do número de características – vejam abaixo).
Fita adesiva
Pincel atômico
Procedimento:
- Perguntem: Quais características podemos apontar de Moisés?
- Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos apontem as seguintes características, entre outras:
Dedicado
Humildade
Manso
Bondoso
Obediente
Fiel
Confiável
Temente a Deus
Tinha objetivos claros de acordo com a vontade de Deus
Preparado por Deus
Orava
Adorava a Deus
Rejeitava o erro e corrigia.
- Distribuam para os alunos as figuras de pés e peçam para que escrevam uma das características apontadas(01 característica por pé).
- Depois, montem no piso da classe um caminho com as figuras de pés.
- Falem: Este caminho representa o caminhar de um líder desde sua chamada, aceitação do chamado e atuação no Egito diante de Faraó, a peregrinação no deserto com o povo de Israel. Várias ações foram executadas por Moisés e nelas podemos observar as características, quer positivas ou negativas.
 - Agora falem: O que vocês podem aprender com estas características, modificar (retirando ou acrescentando) na caminhada da vida cristã?
- Peçam para que os alunos caminhem sobre o caminho e apontem 01 característica positiva que precisa ter ou que já possui e 01 negativa que gostaria de modificar.
- Concluam, lendo Isaías 30:21:
“E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda”.
- Para finalizar, falem: Moisés foi considerado o homem mais manso da terra, conforme lemos em Números 12:3:
“E era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra.
- Falem: É sobre a mansidão o tema da aula de hoje.



Texto Pedagógico
Monitoria na EBD

            Monitoria é uma atividade de ensino e aprendizagem de caráter cooperativo entre professores e alunos, que estimula a iniciação docente, que geralmente acontece em cursos de graduação, porém se faz presente também no Ensino Médio e nos últimos anos do Fundamental de forma mais escassa. Entretanto, sua prática também é possível na Escola Bíblica Dominical.
            O monitor é aquele aluno, que sob a orientação e supervisão de um professor, tem a possibilidade de vivenciar atividades didáticas e práticas sobre o conteúdo, executando atribuições auxiliares junto ao mestre, proporcionando-lhe experiência de formação em curso.
Jesus escolheu 12 pessoas, os discípulos, para que na vivência com Ele aprendessem sobre os valores do Reino e enfrentassem situações diversas, para que pudessem pregar com poder e sinais, como se lê: “E subiu ao monte, e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele. E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar, e para que tivessem o poder de curar as enfermidades e expulsar os demônios” (Marcos 3:13-15).
O apóstolo Paulo treinou em serviço o jovem Timóteo e quando precisou de um cooperador, enviou-o, pois estava preparado, capacitado e com experiência para o trabalho.  “E espero no Senhor Jesus que em breve vos mandarei Timóteo... Mas bem sabeis qual a sua experiência, e que serviu comigo no evangelho, como filho ao pai” (Fp 2. 19a e 22).
Observamos, nestes versículos citados acima, apenas dois exemplos da Bíblia sobre treinamento em serviço, através da observação, prática e cooperação, sob a orientação do mentor, com o objetivo de adquirir experiência para a realização de um trabalho futuro, adquirindo habilidades por meio de uma ação formativa.
            E na Escola Bíblica Dominical, quais as possibilidades de haver esta prática?
         Partindo do princípio de que há necessidade de novos professores para o ensino cristão, a monitoria pode ser uma forma de iniciação à docência, proporcionando familiaridade do monitor com planejamento de aula, pesquisa sobre o conteúdo, escolha de métodos e execução de outras atividades correlatas ao processo de ensino e aprendizagem de forma conjunta com o professor.
Para o exercício da monitoria, os candidatos podem se apresentar de forma voluntária ou por escolha dos professores. Para isto, é recomendável que os professores tenham um olhar atento sobre aqueles alunos da EBD, que demonstram iniciativa para falar diante dos colegas, que trazem uma informação sobre o tema da lição, que apresentam assiduidade, pontualidade, interesse, responsabilidade e que tenham espírito colaborativo, pois eles, com estas características, podem ser monitores e certamente bons professores.
            Abrir este espaço no contexto de EBD, para a monitoria, traz benefícios para a descoberta de professores, tendo em vista esta atividade possibilitar a apropriação de habilidades didáticas, formando um futuro professor com experiência nas atividades colaborativas de aprendizagem, capacitando-se para o ensino cristão na Escola Dominical. A Palavra de Deus adverte: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”(II Tm 2.15).
            Outro ponto importante, para a existência da monitoria na EBD, tratar-se de não pegar alguém de surpresa quando designado para assumir uma classe, trazendo-lhe desconforto, preocupação, insegurança e até medo para assumir a função por falta de preparo de como ministrar uma aula. Havendo alunos monitores, a superintendência tem maior possibilidade de escolha dos docentes com experiência no ensino.
            As atividades do aluno monitor devem ser concentradas no sentido de auxiliar nas práticas pedagógicas da EBD. O monitor não será um substituto do docente, pois suas ações devem ser executadas na presença do professor. Quando o docente precisar faltar a EBD, deve manter contato com outro professor para que ministre a aula, não deixando a aula a cargo do monitor.
Mas, vejamos alguns exemplos de como o aluno monitor pode cooperar nas aulas da EBD:
- Expor uma parte da lição.
- Acrescentar uma informação importante sobre o tema.
- Auxiliar nas atividades práticas com os alunos, como nos trabalhos de grupo, execução de dinâmicas etc.
Após a aula, em um encontro específico, o professor deve conversar com o monitor sobre sua atuação na aula, para que os pontos positivos sejam ressaltados e os negativos minimizados, sugerindo e orientando como proceder, evitando assim repetição de falhas.
O tempo de aprendizagem do aluno como monitor pode variar de pessoa para pessoa, pois dependerá do desenvolvimento individual de habilidades, do desempenho e da maturidade nesta formação em serviço. Além disso, é importante que haja orientação e incentivo para participação em treinamentos, congressos, seminários de EBD, como também a realização de leituras de livros, revistas, textos de conteúdo pedagógico para que o aluno monitor se aproprie de informações sobre o processo de ensino e aprendizagem e da educação cristã.
Portanto, a implantação de um programa de monitoria na EBD traz pontos positivos para a formação em serviço a aspirante de professor na EBD. Para que haja sucesso, nesta atividade, a receptividade da ideia pelos professores é fundamental, além de que devem estar disponíveis para realizar o acompanhamento do aluno a contento. O aluno-monitor deve também se esforçar e ser estimulado a exercer suas ações com vista ao exercício da docência na EBD.
Que tal pensar sobre isto e colocar em prática a monitoria na EBD?

Boa aula!!