sexta-feira, 31 de março de 2017

Lição 1, A Formação do Caráter Cristão

Luiz Henrique de Almeida Silva

Lição 1: A formação do Caráter Cristão


LIÇÕES BÍBLICAS CPAD
ADULTOS



2º Trimestre de 2017

Título: O Caráter do Cristão — Moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro
Comentarista: Elinaldo Renovato



Lição 1: A formação do Caráter Cristão


TEXTO ÁUREO

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 5.20).

VERDADE PRÁTICA

O homem nascido de novo tem o seu caráter transformado pelo Espírito Santo.

LEITURA DIÁRIA

Segunda — Jo 3.3
Novo nascimento, uma transformação de dentro para fora


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Efésios 4.17-24.

17 — E digo isto e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade do seu sentido,
18 — entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus, pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração,
19 — os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para, com avidez, cometerem toda impureza.
20 — Mas vós não aprendestes assim a Cristo,
21 — se é que o tendes ouvido e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus,
22 — que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano,
23 — e vos renoveis no espírito do vosso sentido,
24 — e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade.

HINOS SUGERIDOS

5, 390 e 432 da Harpa Cristã.


OBJETIVO GERAL

Mostrar como se dá a formação do caráter cristão.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

I. Reconhecer o caráter na realidade do homem;
II. Mostrar como se deu a deformação do caráter humano;
III. Explicar a redenção do caráter humano.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR

Prezado professor, neste trimestre teremos a oportunidade ímpar de estudar a respeito da formação do caráter cristão. Você tem evidenciado Cristo mediante suas ações e palavras? Então, não terá dificuldade alguma em trabalhar com os temas das lições. O comentarista do trimestre é o pastor Elinaldo Renovato de Lima, autor de diversos livros e líder da Assembleia de Deus em Parnamirim, RN. Que mediante o estudo de cada lição, você e seus alunos e possam evidenciar os valores do Reino em meio a uma geração que tem rejeitado os princípios divinos.

COMENTÁRIO

INTRODUÇÃO

Neste trimestre, teremos a oportunidade ímpar de estudar a respeito do caráter. Todo ser humano tem caráter, seja ele bom, seja ele mau, exemplar, ímpio ou santo. Deus criou o homem bom e perfeito, mas o pecado maculou o seu caráter. Por isso, todos necessitam de uma transformação espiritual e moral. Veremos que somente o Deus de toda a perfeição, mediante o Filho, pode transformar o caráter de uma pessoa.


PONTO CENTRAL

Quando, pela fé, recebemos Jesus, o Espírito Santo transforma nosso caráter.


I. O CARÁTER NA REALIDADE DO HOMEM

1. O que é caráter? Segundo o Dicionário Aurélio, caráter é “o conjunto das qualidades (boas ou más) de um indivíduo, e que lhe determinam a conduta e a concepção moral”. O caráter é a característica responsável pela ação, reação e expressão máxima da personalidade. É a maneira de cada pessoa agir e expressar-se. Tem a ver com os princípios, valores e ética de cada um.
2. Personalidade e caráter. A personalidade pode ser definida como sendo a qualidade do que é pessoal. Ela é a nossa maneira de ser, ou seja, aquilo que nos distingue de outra pessoa. O caráter não é herdado. Ele é construído mediante a formação que recebemos. Por isso, a Palavra de Deus adverte: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se esquecerá dele” (Pv 22.6).
SÍNTESE DO TÓPICO (I)

Deus criou o homem provido de caráter.

SUBSÍDIO DIDÁTICO

Inicie o tópico fazendo a seguinte pergunta: “O que é caráter?”; “Existe pessoa sem caráter?”. Ouça os alunos com atenção. Incentive a participação de todos. Diga que caráter significa marca, sinal de distinção. Em seguida leia e comente com eles a definição de caráter apresentada na seção Conheça Mais, a seguir.

CONHEÇA MAIS


“Caráter moral
[Do lat. Character e do gr. kharacktér, marca, sinal de distinção.] Natureza básica do ser humano que o torna responsável por seus atos tanto diante de Deus como diante de seus semelhantes. O caráter moral tem como ressonância elementar a consciência que, como a voz secreta que temos na alma, aprova ou reprova nossas ações”. Para conhecer mais leia, Dicionário Teológico, Claudionor de Andrade, CPAD, p.75.



II. A DEFORMAÇÃO DO CARÁTER HUMANO

1. A Queda e o caráter humano. Deus fez o homem perfeito, em termos espirituais, morais e físicos. No ato divino da Criação, Ele disse: “Façamos o homem à nossa imagem” (Gn 1.26). Fomos criados à “imagem” e “semelhança” do Criador, logo não podemos nos esquecer que refletimos a glória divina. Se tivermos um caráter santo, Deus será louvado por intermédio de nossas ações.
2. Imagem e semelhança de Deus. O homem era, no seu estado original, uma imagem, ou representação perfeita de Deus. Adão e Eva possuíam atributos morais tais como amor, justiça, santidade, retidão. Tudo à semelhança de Deus. Não resta dúvida de que, ao criar o homem à sua “imagem”, e conforme a sua “semelhança”, Deus imprimiu nele as marcas de sua personalidade santa, amorosa e justa.
3. A deformação do caráter humano. O homem foi criado perfeito em toda a sua constituição: espírito, alma e corpo (1Ts 5.23). Porém, quando o homem deu lugar ao Diabo, e desobedeceu a Deus, caiu da graça divina. A Queda levou-nos a perder a semelhança moral com o Criador. Observe as consequências do pecado:
a) No relacionamento com Deus. O pecado desfigurou o homem, cortando a ligação direta com seu Deus: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3.23). O pecado passou a todos os homens (Rm 5.12; Sl 51.5). As repercussões e o alcance desse fato terrível, de natureza espiritual, têm sido sentidos ao longo da história. O pecado distanciou o homem de Deus e o levou a criar seus próprios deuses segundo suas malignas concupiscências, para agradar ao príncipe deste mundo. Toda religião que não tem Deus como o Criador, e Jesus Cristo, seu Filho, como Salvador, é instrumento do Diabo para afastar o homem de Deus.
b) No relacionamento humano. Quando Deus perguntou a Adão se ele havia comido do fruto da árvore proibida, este não assumiu a culpa, mas procurou justificar seu erro, acusando a esposa. Quando Deus questionou Eva a respeito dos seus atos, ela transferiu a culpa para a serpente (Gn 3.9-13). O relacionamento de Adão e Eva foi afetado pelo pecado, culpa e medo.
Não demorou muito, e ali, no Éden, houve um confronto entre o caráter mau, de Caim, e o caráter justo, de Abel. Caim matou seu irmão, Abel (Gn 4.8). Lameque matou um homem adulto e um jovem (Gn 4.23). A morte e a corrupção se espalharam com o passar dos séculos. O juízo de Deus foi enviado no seu tempo, através do Dilúvio (Gn 6-8).
c) No relacionamento com a natureza. “E tomou o SENHOR Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar” (Gn 2.15). Além de cuidar do jardim, o homem teria o domínio da Terra, com autoridade delegada pelo Criador sobre todos os animais (Gn 1.28). Mas, usando mal o seu livre-arbítrio, o ser humano fracassou em cuidar de si mesmo e do planeta. E tem poluído o ar, o solo, as águas e todo o ambiente natural. Mas Deus destruirá os que destroem a Terra (Ap 11.18).
  
SÍNTESE DO TÓPICO (II)


A deformação do caráter humano veio com a Queda.



SUBSÍDIO TEOLÓGICO

“A Queda
O primeiro pecado da humanidade abrangeu todos os demais pecados: a afronta e desobediência a Deus, o orgulho, a incredulidade, desejos errados, o desviar outras pessoas, assassinato em massa da posteridade e a submissão voluntária ao Diabo. As consequências imediatas foram numerosas, extensivas e irônicas. O relacionamento entre Deus e os homens, de franca comunhão, amor, confiança e segurança, foi trocado por isolamento, autodefesa, culpa e banimento. Adão e Eva bem como o relacionamento entre eles, entram em degeneração. A intimidade e a inocência cederam lugar à acusação. Seu desejo rebelde pela independência resultou em dores de parto, labuta e morte. Seus olhos realmente foram abertos, e eles conheceram o bem e o mal, mas era pesado esse conhecimento sem o equilíbrio de outros atributos divinos, como o amor, a sabedoria e o conhecimento. A criação, confiada aos cuidados de Adão, foi amaldiçoada, gemendo pela libertação dos resultados da infidelidade dele.
Por estar a natureza humana tão deteriorada pela Queda, pessoa alguma tem a capacidade de fazer o que é espiritualmente bom sem a ajuda graciosa de Deus. A esta condição chamamos corrupção total — ou depravação — da natureza” (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma perspectiva Pentecostal. 1ª Edição. RJ: CPAD, 1996, p.268).

III. A REDENÇÃO DO CARÁTER HUMANO

1. Novo nascimento, transformação do caráter. Jesus veio ao mundo para salvar o homem da tragédia do pecado e aproximá-lo novamente de Deus (Jo 3.16). A salvação é um dom divino. Ela é fruto da graça divina. Pela fé em Jesus o homem recebe a salvação e se torna uma nova criatura, completamente transformada: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2Co 5.17). O caráter daqueles que, pela fé, nasceram de novo, é poderosamente transformado pelo poder do Espírito Santo.
2. A Palavra de Deus muda o caráter. A salvação não é apenas uma mudança de religião, mas envolve regeneração (Jo 3.3,7), justificação (Rm 3.24; 5.1,9; 1Co 6.11) e santificação (Hb 12.14; 1Ts 5.23). No processo de santificação, vamos sendo transformados pela Palavra de Deus. As Escrituras têm o poder de transformar o homem, pois somente elas podem penetrar em seu interior: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4.12).
3. O caráter amoroso e santo do crente. O cristão tem como uma de suas características principais o amor a Deus e ao próximo (Mt 22.34-40). Quem não ama não conhece a Deus, ainda não teve seu caráter transformado e está em trevas (1Jo 2.9,11). Unida ao amor está à santificação, sem a qual ninguém poderá ver ao Senhor (Hb 12.14). Os que já experimentaram o novo nascimento devem viver de modo irrepreensível (1Ts 5.23).

SÍNTESE DO TÓPICO (III)

Jesus Cristo veio ao mundo para a redenção do caráter humano.


SUBSÍDIO TEOLÓGICO

“A Redenção
A Bíblia também emprega a metáfora do resgate ou da redenção para descrever a obra salvífica de Cristo. O tema aparece muito mais frequentemente no Antigo Testamento que no Novo. O tema aparece muitas vezes no Antigo Testamento, referindo-se aos ritos da ‘redenção’ no tocante às pessoas ou aos bens. O próprio Javé é o Redentor do seu povo, e eles são os redimidos. O Senhor tomou medidas para redimir os primogênitos. Ele redimiu Israel do Egito e também os remirá do exílio. Às vezes Deus redime um indivíduo; ou um indivíduo ora, pedindo a redenção divina. Mas a obra divina na redenção é primeiramente moral no seu escopo. Em alguns textos bíblicos, a redenção claramente diz respeito aos assuntos morais. Salmos 130.8 diz: ‘Ele remirá a Israel de todas as suas iniquidades’. Isaías diz que somente os ‘remidos’, os ‘resgatados’, andarão pelo chamado ‘O Caminho Santo’ (Is 35.8-10). Diz ainda que a ‘filha de Sião’ será chamada ‘povo santo, os redimidos do Senhor’.
No Novo Testamento, Jesus é tanto o ‘Resgatador’ quanto o ‘resgate’; os pecadores são os ‘resgatados’. Ele declara que veio ‘para dar a sua vida em resgate [gr. lutron] de muitos’ (Mt 20.28; Mc 10.45). Era um ‘livramento [gr. apolutrósis]’ efetivado mediante a morte de Cristo, que libertou da ira retributiva de Deus e da penalidade merecida pelo pecado. Paulo liga nossa justificação e o perdão dos pecados à redenção que há em Cristo. Diz que Cristo ‘para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção’ (1Co 1.30). Diz também que Cristo ‘se deu a si mesmo em preço de redenção por todos’ (1Tm 2.6)” (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma perspectiva Pentecostal. 1ª Edição. RJ: CPAD, 1996, pp.356,357).

CONCLUSÃO

Nosso caráter reflete nossos princípios. Como novas criaturas, precisamos evidenciar os valores do Reino de Deus. O homem salvo e remido por Cristo Jesus tem as marcas do Salvador no seu ser e no seu comportamento.

PARA REFLETIR

A respeito da formação do caráter cristão, responda:

Defina caráter.
Segundo o Dicionário Aurélio, caráter é “o conjunto das qualidades (boas ou más) de um indivíduo, e que lhe determinam a conduta e a concepção moral”.

Em termos espirituais e morais, como o homem e a mulher foram criados?
À “imagem” e “semelhança” do Criador.

O que o homem perdeu ao pecar?
Perdeu a semelhança moral com o Criador.

A salvação é por mérito humano ou é um dom de Deus?
A salvação é um dom de Deus.

O que acontece com nosso caráter quando aceitamos, pela fé, a Jesus como nosso Salvador?
É transformado e convertido pelo poder do Espírito Santo.

SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO

A formação do Caráter Cristão

Propósito do trimestre
A sociedade contemporânea sofre a ausência de referências éticas. Nas esferas públicas, parece não haver muitas pessoas de caráter ilibado, o que não significa ser uma verdade. Mas há ações sub-reptícias a reforçarem uma sensação de que a maioria das pessoas da esfera do poder é corrupta. Nessa perspectiva, a presente lição tem o objetivo de apresentar ao povo de Deus o testemunho das Sagradas Escrituras a respeito do caráter da diversas pessoas que o Senhor usou numa época e cultura específicas para manifestar sua vontade ao mundo. E, consequentemente, convidar a Igreja a refletir sobre o caráter e as virtudes do Reino de Deus na sociedade atual.
As Escrituras sagradas testemunham que a causa desse caos espiritual é a deformidade da natureza humana por intermédio do pecado original. No Jardim do Éden, o ser humano caiu. Embora a imagem de Deus tenha permanecido nele, o caráter e a personalidade deo ser humano foram bastante degradados.

Sobre o conceito de caráter
Segundo a psicóloga Ana Lúcia Santana, o caráter é um traço da personalidade. Enquanto esta, de acordo com o Dicionário Houaiss, é a “qualidade ou condição de ser uma pessoa”, determinada por “um conjunto de qualidades que define a individualidade de uma pessoa moral”; aquele que diz respeito ao modo de agir do indivíduo, seu temperamento, os aspectos bons ou maus que expõem o seu comportamento e valores particulares. Logo, o caráter é o resultado de um processo que se inicia desde a mais tenra idade, perpassa a infância, a adolescência, a juventude e, assim, estabelece a maturidade na vida adulta. De modo que o convívio com a família, a igreja local, a escola e a sociedade torna-se a plataforma para a formação do caráter humano.

A formação do caráter cristão
O cristão, ou melhor, o discípulo de Jesus é uma pessoa que teve um encontro com Cristo. A partir desse encontro, de degradado, o caráter do outrora pecador sofre um processo de metanoia, ou seja, uma transformação radical no modo de pensar e agir. Nesse sentido, as Escrituras Sagradas são uma fonte donde brota exemplos preciosos de pessoas comuns que tiveram o caráter transformado por Deus quando do processo desse encontro pessoal com o Pai Celestial.

É uma experiência maravilhosa adentrarmos às páginas sagradas a fim de contemplarmos a beleza da formação do caráter cristão. Bom trimestre!

Primário Lição:01 Jacó e sua Grande Família

Revista: Primário 7 e 8 anos

PLICAÇÃO: mostrar que Deus é fiel e sempre cumpre as Suas promessas.


Introdução
(Mostre a foto da família - Leve uma foto de uma família grande, de preferência a sua, para mostrar para as crianças)
A sua família é grande? Quantos irmãos e irmãs você tem? A Bíblia conta a história de uma grande família. A família de Jacó.


Desenvolvimento
Vocês se lembram da promessa que Deus fez a Abraão? "De ti farei um grande povo". É isso mesmo! Deus abençoou a Abraão, depois a seu filho Isaque, e também, a Jacó, um dos filhos de Isaque.
Vocês se lembram que Jacó enganou seu irmão gêmeo Esaú e seu próprio pai? Jacó recebeu a bênção da primogenitura no lugar de Esaú. (Professor, recorde que a primogenitura dava ao primeiro filho o direito da bênção especial do pai e de receber a maior parte da herança da família (terras, dinheiro, gado, etc.) Por isso, precisou fugir para bem longe, porque o seu irmão queria matá-lo. Os dois passaram por muitas dificuldades, mas depois se tornaram amigos.




Título da Lição:


OBJETIVO: Que o aluno compreenda que Deus é fiel e sempre cumpre as suas promessas.



PONTO CENTRAL: Deus abençoa as famílias!

MEMÓRIA EM AÇÃO: “Os seus descendentes vão formar uma grande nação [...]” (Gn 12.2)





Nesta lição, seus alunos aprenderão que muitos anos se passaram e Jacó, filho de Isaque, teve seus filhos, uma numerosa família. Ao total, Jacó teve 12 filhos! Deus estava cumprindo a promessa que fez a Abraão, abençoando o seu neto Jacó com esta família numerosa.

Enfatize que o ensino bíblico nessa lição é que Deus é fiel e sempre cumpre as suas promessas. Nós precisamos crer que Deus também abençoa as famílias.

Lembrancinhas:




Recursos Visuais: - Jacó e seus 12 filhos























Depois de narrar a história bíblica em sua totalidade, realizar todas as atividades propostas na revista do professor e completar os exercícios da revista do aluno, como atividade complementar, caso haja tempo, sugerimos que faça cópias da atividade abaixo para as crianças localizarem o número correspondente a quantidade de filhos que Jacó teve.

Clique na imagem abaixo e faça download do arquivo PDF:


Abaixo resposta do professor:




Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Jardim de infância Lição:01 Jesus Transforma água em Vinho

Revista: Jardim de Infância 5 e 6 ano


Tema do Trimestre:




Título da Lição:





Versículo:




Revista:










A paz do Senhor, foi colocado opções extras para auxiliar no preparo de sua aula. Escolha o que mais achar que parece com sua turma. Lembre - se que cada professor tem o seu estilo próprio de dar aula. Foi feito com carinho. Adália Helena.

   HISTÓRIA

Confira se a cortina está colocada no chão e as bexigas estão arrumadas para enfeitar a sala. Coloque o prato de biscoitos no centro da toalha. Traga as crianças para a sala e diga: Que legal! Parece que tem festa por aqui! O que nós estamos comemorando hoje? Bem, vamos usar esse ambiente de festa para relembrarmos a história de um casamentos onde Jesus e sua mãe estiveram, na cidade de Caná. Vocês vão precisar de algumas coisas em preparação para a festa. Distribua os saquinhos vazios e os canudinhos. Agora, vamos dar vida à nossa história.
Jesus e sua mãe Maria foram convidados por seus amigos para uma festa de casamento em Caná. A Festa estava muito boa, cheia de gente conversando animadamente. (Peça para as crianças se cumprimentarem.) Serviram um vinho gostos, (mande as crianças fingirem que estão tomando alguma coisa com seus canudinhos) e também comidas gostosas (façam de conta que estão se servindo de salgadinhos e doces). Através das coisas que são servidas nas festas, percebemos o quantos os donos da casa gostam de agradar seus convidados. Os amigos de Jesus estavam felizes da grande festa que podiam oferecer - isto é, até o vinho acabar! (Virem os canudinhos de cabeça para baixo e sacudam.)
Foi então que Maria chamou Jesus de lado e pediu-lhe que ajudasse seus amigos. Maria sabia que Jesus tinha poder para fazer qualquer coisa e esperava que Ele ajudasse. Jesus foi até a cozinha e pediu aos empregados que trouxessem seis jarras de água. (coloque água nos saquinhos de lanche, até a metade.) Quando chegaram com a água, Jesus disse aos empregados que colocassem um pouco num copo para o encarregado da festa experimentar. O rapaz não conseguia acreditar em seus olhos. Havia mais vinho nas jarras! E era mais gostoso que já havia provado! Jesus ajudou secretamente a seus amigos e assim realizou o seu primeiro milagre!
Coloque algumas colheradas do suco de uva em pó nos saquinhos plásticos das crianças e feche firmemente cada um. Peça para as crianças misturarem o líquido, observando a mudança de água clara para cor de vinho. Depois abram um cantinho da embalagem para enfiar o canudinho. Convide as crianças para se sentarem ao redor da toalha no chão e diga: Enquanto vocês tomam o suco, vamos conversar mais um pouco sobre o poder de Jesus para fazer milagres e de onde vem esse poder.





Visuais:








  Mais VISUAIS








   

  Atividade:


   









   Molde



   Atividade

ATIVIDADE:







HORA DA LEMBRANCINHA:


Ideia retirada da net. No coração pode escrever o versículo.


   Lembrancinha:




BOA AULA!!