sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Lição: 4- Alegria, Fruto do Espírito; Inveja Hábito da Velha Natureza

ADULTO

JOVENS LIÇÃO 4 - O Ministério da Igreja

JOVENS

JUVENIS LIÇÃO 4 - Amós - Política e Justiça Social no Mundo

JUVENIS

Lição 4 Alegria, Fruto do Espírito; Inveja, Hábito da Velha Natureza

Esboço Assembléia de Deus Recife-Pe
Esboço Assembléia de Deus Recife-Pe
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Berçário Lição 4 Deus criou minhas mãozinhas

Berçário

OBJETIVO DA LIÇÃO:
Levar a criança a compreender, através das atividades e exposições, que foi Deus quem criou as mãozinhas do bebê.

PARA GUARDAR NO CORAÇÃO:
“A ti levanto as mãos [...]” (Sl 143.6).
Nesta lição, as crianças serão levadas a compreender que Deus criou cada detalhe do seu corpinho. E hoje elas perceberão que o Papai do Céu criou as suas mãozinhas. Mostre a mãozinha do bebê para ele. Cada dedinho. Diga o nome para cada dedinho para o bebê. Sugerimos que o professor pegue uma luva branca, conforme o modelo, cole carinhas e, de forma lúdica, diga o nome de cada dedo: Polegar, Indicador, Médio, Anelar e Mínimo. Se possível, cante com o bebê.
luva










Clique na imagem abaixo e faça download do arquivo com a figura:
carinhas
OBJETIVO DA LIÇÃO:
Levar a criança a compreender, através das atividades e exposições, que foi Deus quem criou todos os papais.
PARA GUARDAR NO CORAÇÃO:
“[...] o Senhor formou o ser humano [...]” (Gn 2.7).
Nesta lição, as crianças serão levadas a compreender que Deus criou o papai. Não só o dela, mas todos os papais. Converse sempre com a criança, durante a aula, sobre a figura paterna, o amor ao papai e também ao nosso maior de todos os papais, o Papai do Céu.
Na seção É hora das sugestões especiais, sugerimos que você confeccione com os alunos um porta-treco para ser entregue aos papais, e aqui disponibilizamos os moldes em tamanho maior para auxiliá-la na confecção da lembrancinha. Você pode usar E.V.A. ou qualquer papel colorido que tiver. Durante essa semana, junte uma quantidade de garrafas pet suficiente para a quantidade de alunos, mas é sempre bom que sobre porque você não tem ideia dos visitantes daquele dia. Corte o corpinho, a cabeça e a roupa do papai e proceda conforme orientação da revista.
Clique nas imagens abaixo e faça download do arquivo  com as figuras:
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OBJETIVO DA LIÇÃO:
Levar a criança a compreender, através das atividades e exposições, que foi Deus quem criou a mamãe.
PARA GUARDAR NO CORAÇÃO:
“[...] o Senhor formou uma mulher [...]” (Gn 2.22).
Trabalhar com os bebês do Berçário é muito gratificante e é de fundamental importância que você saiba que está sendo responsável por conduzir os pequenos ao primeiro contato com a Palavra de Deus. Nesta lição, as crianças serão levadas a compreender que foi o Papai do Céu que criou a mamãe, assim como criou o bebê. Durante este período do Berçário, o relacionamento da criança com a mãe é muito forte, já que a mamãe é o seu primeiro grande amor. Por isso, sugerimos, como complemento para esta aula, que as crianças enfeitem um coração bem bonito para dar para a mamãe. Se a criança for bem pequenina, molhe o dedinho dela na tinta guache vermelha e direcione-o para colorir o coração. Se a criança já for um pouquinho maior, ela já pode, com a sua ajuda e supervisão, colar lantejoulas, laços ou outros enfeites que você tiver disponível.
Clique na imagem abaixo e faça download do arquivo com a figura de um coração:

coracao site










  




Deus abençoe a sua aula!

MATERNAL Lição 4. A História de um Menino Muito Forte

MATERNAL

Lição 4 "Alegria, Fruto do Espírito; Inveja, Hábito da Velha Natureza

Pb. Tiago Rosas

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Lição 4, Alegria, Fruto do ESPÍRITO; Inveja, Hábito da Velha Natureza, 3 parte

Luiz Henrique de Almeida Silva

Lição 4, Alegria, Fruto do ESPÍRITO; Inveja, Hábito da Velha Natureza, 2 parte

Luiz Henrique de Almeida Silva

Lição 4 - Lições Bíblicas Adultos - 1º Trim./2017 - CPAD

PR. OSIEL GOMES COMENTARISTA DA LIÇÃO

Lição 4, Alegria, Fruto do ESPÍRITO; Inveja, Hábito da Velha Natureza, 1 parte

Luiz Henrique de Almeida Silva

Juvenis Lição 04: Amós – Política e Justiça Social no Mundo Bíblico

Juvenis 

Lição 04: Amós – Política e Justiça Social no Mundo Bíblico
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.

- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Falem: A aula de hoje será sobre o livro de profeta Amós, o terceiro de uma série de 12 livros. A lição tem como título “Amós – Política e Justiça Social no Mundo Bíblico
- Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica: Injustiça Social – Igual em todo tempo?
- Em seguida, escrevam no quadro ou cartolina a expressão INJUSTIÇA SOCIAL.
- Perguntem: Quais as causas das injustiças sociais? As causas de hoje são as mesmas da época do Profeta Amós?
Aguardem as respostas.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Injustiça Social – Igual em todo tempo?
Objetivo: Refletir sobre as desigualdades sociais.
Material:
01 rolo de fita crepe ou durex colorido
01 caixa de chocolate
Procedimento:
- Usando fita crepe ou durex colorido, façam um quadrado grande.
Solicitem para todos os alunos se posicionem ao redor deste quadrado.
- Falem: Este quadrado representa a sociedade, cujas leis definem igualdade de direitos e oportunidades para todos.
Peçam para que todos os alunos entrem no quadrado(todos os alunos devem caber dentro dele).
- Depois, façam um quadrado menor dentro do quadrado grande.
- Agora solicitem para que todos os alunos entrem no quadrado menor. Com certeza não caberá! Insistam aqueles que estão dentro ofereçam oportunidade de acesso para os demais.
Mas, é lógico, que por ser espaço pequeno não haverá a igualdade de acesso, permanecendo então a maioria no quadrado maior.
Para os que entraram no quadrado menor, distribuam 01 chocolate.
- Agora, perguntem para os dois grupos:
Como se sentiram diante deste exemplo de inclusão e exclusão social?
Agora, reflitam sobre este tipo de sociedade: uns poucos que podem e possuem muito, e, a grande maioria que sofre injustiça social.
- Agora falem: Isto que estamos refletindo na sociedade atual, também é o tema tratado no livro do profeta Amós. Então, vamos começar a analisar o que denuncia este profeta.
- Agora, deem prosseguimento ao estudo da lição, observando as orientações descritas na orientação pedagógica, pois há outras sugestões.
Ideia original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
adaptado por Auxílio ao aluno

Adolescentes Lição 04 - No Espírito Santo o Nosso Consolador

Adolescentes

Pré Adolescentes Lição 04 - O Justo Juiz

Pré Adolescentes

Primários Pré-Aula - Lição 04 - A Primeira Ordem

Primários 

Juvenis Lição 04 - Amós, Política e Justiça Social no Mundo Bíblico

JUVENIS

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

JUNIORES Lição 4: O Deus que provê

JUNIORES

JOVENS Lição 04: O Ministério da Igreja

JOVENS

Lição 04: O Ministério da Igreja 
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: O Ministério da Igreja.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir o tema, utilizem a dinâmica “Com a mão na massa”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Com a Mão na Massa
Objetivos:
Refletir sobre o serviço cristão.
Realizar auto avaliação do serviço que prestamos como despenseiros do Senhor.
Material:
½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Entreguem a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
- Solicitem para que façam o desenho de uma de suas mãos, contornando-a com a caneta.
- Falem que a mão representa “trabalho, serviço, ação, atividade”.
- Peçam para que os alunos escrevam:
Dentro da mão: Aquilo que estão realizando na obra do Senhor.
Fora da mão: Aquilo que deseja realizar.
- Leiam ou cantem com os alunos a 1ª estrofe do hino da Harpa Cristã no. 394:
“Quem sua mão ao arado já pôs, constante precisa ser; o sol declina e, logo após, vai escurecer. Avante, em Cristo pensando, em oração vigiando, com gozo e amor trabalhando, p’ra  teu Senhor”.
- Leiam ainda: I Co 12.5 a 7, I Co 4.2 e Sl 100.02
- Para concluir, façam uma oração pelos alunos apresentando o desejo de cada aluno em servir na obra do Mestre e que sejam capacitados pelo Espírito Santo.

Por Sulamita Macedo.
adaptado por auxilio ao aluno ebd

Pré-adolescentes Lição 04: O justo Juiz

Pré-adolescentes

Lição 04: O justo Juiz
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Escrevam no quadro as seguintes palavras: o criador, o libertador, o único Deus verdadeiro.
- Falem(apontando para as palavras): Já estudamos que Deus é o criador, o libertador, o único Deus verdadeiro. Hoje, vamos aprender que Ele é o justo juiz.
- Falem: O tema será estudado através da história de Daniel e seus colegas na época do império babilônico.
- Façam um breve relato sobre os acontecimentos que envolvem esta história. Enfatizem a razão da característica de Deus como justo juiz nesta situação.
- Depois, utilizem a dinâmica “Marionete”.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Marionete
Objetivos:
Refletir sobre a integridade de caráter de Daniel e seus colegas.
Contextualizar este exemplo com a vida cristã atual.
Material:
01 fantoche ou marionete de uma pessoa
Observações:
Pode ser do tipo que se manipula com as mãos dentro do boneco ou daquele tipo que é movido por meio de cordões.
No Departamento Infantil, vocês podem conseguir um fantoche emprestado.
Aqui a utilização do fantoche não é para infantilizar os alunos, mas trazer uma lição sobre a manipulação de pessoas.
Procedimento:
- Apresentem o fantoche e perguntem para os alunos de que forma é utilizado este objeto.
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos digam que o fantoche é manipulado com as mãos dentro do boneco ou é movido por meio de cordões, dependendo do tipo apresentado.
Peçam que alguns alunos manipulem o fantoche de várias formas e da maneira que desejarem.
- Depois, peçam para que 05 alunos fiquem diante da classe. Escolham 01 aluno e orientem que ele realize várias ações e os outros 4 deverão imitá-lo.
Observem as imitações dos alunos e também se alguém não vai aceitar a situação de se deixar manipular pelo outro.
Agora, perguntem:
O que os 4 alunos acharam de repetir as ações de uma pessoa, sem ter vontade própria?
Por que razão apresentar um fantoche para vocês?
O que o fantoche e a situação apresentada pelos colegas têm a ver com a história de Daniel?
Observem que os alunos afirmam.
- Depois, falem: O fantoche ganha movimento ou fala através da ação e vontade de quem o manipula. Não possui vontade própria e sendo assim é manobrado por outrem. No sentido figurado, chamar alguém de Marionete, refere-se a uma pessoa sem firmeza de caráter e que aceita ser manipulado por outra pessoa.
- Falem, ainda: Daniel e seus colegas passaram por uma situação na qual estavam sendo pressionados a adotar o padrão de conduta pagã, quando cativos na Babilônia, para tanto eles estavam sendo moldados conforme a orientação do rei de forma diferente da cultura judaica, porém foram firmes e não aceitaram ser manipulados.
- Peçam para que um aluno leia Dn 1. 8: “E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar”.
- Depois, falem: Isto aconteceu com Daniel, Hananias, Misael e Azarias. E hoje, também acontece conosco.
Nesse momento, falem sobre o que o mundo nos oferece, que pode nos distanciar e modificar nosso relacionamento com Deus. Enfatizem o cuidado de não deixarmos que sejamos manipulados conforme os padrões mundanos.
- Falem sobre o resultado de uma vida integra diante de Deus numa sociedade pagã e idólatra. Então, peçam que os alunos leiam Dn 1. 17 a 20 de forma compartilhada:
“Quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos.
E ao fim dos dias, em que o rei tinha falado que os trouxessem, o chefe dos eunucos os trouxe diante de Nabucodonosor.
E o rei falou com eles; entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; portanto ficaram assistindo diante do rei.
E em toda a matéria de sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu reino”.
- Perguntem: Que resultados também podemos obter quando decidimos permanecer fiéis mesmo diante dos apelos do mundo?
Aguardem as respostas dos alunos. Acrescentem outras se necessário.
- Para finalizar, leiam:
“Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo” (Cl 2:8).

Por Sulamita Macedo.
adaptado por auxilio ao aluno

LIÇÃO 4 – ALEGRIA, FRUTO DO ESPÍRITO; INVEJA, HÁBITO DA VELHA NATUREZA

Classe: de Adultos

Classe: de Adultos
22 de Janeiro de 2017
Lições Bíblicas CPAD – Revista do aluno
Texto Áureo
“Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos.” (Fp4.4)
Verdade Prática
A alegria, fruto do Espírito, não depende de circunstâncias.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Pv 14.30: A inveja faz a alma adoecer
Terça – Gn 30.1: A inveja gera rivalidades e prejudica os relacionamentos
Quarta – Pv 3.31: Não tenhas inveja do homem violento
Quinta – Rm 13.13: Não ande em dissoluções, nem contendas e inveja
Sexta – 1Co 3.3: Não seja um crente invejoso
Sábado -Tg 3.14: Não dê Lugar a inveja em seu coração
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
João 16.20-24
20 Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.
21 A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo.
22 Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará.
23 E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar.
24 Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra.
INTRODUÇÃO
Na lição de hoje, estudaremos a alegria, como fruto do Espírito, e a inveja, como obra da carne. Veremos que a alegria que sentimos, e que é resultado do fruto do Espírito, não depende das circunstâncias. Mesmo enfrentando dificuldades e tribulações, podemos ter alegria em nosso coração. Estudaremos também a respeito da inveja, um sentimento terrível que faz parte da natureza adâmica. Veremos que tal sentimento não agrada a Deus e prejudica o próximo.
I – ALEGRIA, FELICIDADE INTERIOR
1. A alegria do Senhor.
A alegria, como fruto do Espírito, não está relacionada às circunstâncias e não depende dos bens materiais. No texto de João 16.20-24, Jesus afirma que daria uma alegria permanente para os seus servos de maneira que nada, nesse mundo, conseguiria tirá-la, nem mesmo a morte. A alegria do Espírito é um estado de graça e de bem-estar espiritual que resulta da comunhão com Deus.
Quem tem a alegria do Espírito não tem espaço para o desânimo, a melancolia e a inveja. Deus deseja que todos os seus servos sejam cheios de alegria, “pois a alegria do Senhor é a nossa força” (Ne 8.10). Zacarias profetizou acerca da entrada triunfal de Jesus, em Jerusalém, dizendo que tal ato traria alegria (Zc 9.9); Paulo incitava os crentes a serem alegres em todo o tempo (Fp 4.4) e o salmista incentiva o povo a servir a Deus com alegria (Sl 100.2). A maior alegria do crente está no fato de que seu nome já foi escrito no Livro da Vida e que Jesus em breve voltará.
2. A fonte da nossa alegria.
Deus é a fonte da nossa alegria e de todas as dádivas que recebemos (Tg 1.17). O melhor presente que o Senhor já nos concedeu foi à vinda de Jesus a este mundo e o seu sacrifício, na cruz, para perdão dos nossos pecados (Jo 3.16). Talvez você esteja enfrentando uma situação difícil e, por isso, está com o seu coração triste e pesaroso. Mas creia que o Deus que não poupou o seu próprio Filho dará a você todas as coisas que necessita para sua completa alegria no Espírito Santo (Rm 8.32).
Os irmãos do primeiro século, mesmo sofrendo, alegravam-se em Deus, e essa alegria deu-lhes forças para enfrentar toda a sorte de perseguição. Paulo e Silas, depois de serem açoitados e presos, cantavam hinos de louvor a Deus, mostrando que não estavam tristes ou amargurados pelo sofrimento (At 16.24,25).
3. A bênção da alegria.
Diante dos embates e conflitos da vida, o crente em Jesus Cristo não perde a paz nem a alegria, pois o seu regozijo vem da comunhão com o Pai. Essa comunhão é estabelecida mediante a oração, a leitura da Palavra e o jejum. O crente vive por fé e não por circunstâncias. O profeta Habacuque declarou que ainda que não houvesse provisão, ele se alegraria no Senhor e o exaltaria (Hb 3.17,18). Pertencer ao Senhor e receber da sua alegria é um grande privilégio que nos leva a exaltar e adorar ao Senhor em todo o tempo.
SÍNTESE DO TÓPICO l
A alegria resulta de ter o Espírito Santo.
PONTO CENTRAL
O crente tem a alegria do Espírito apesar das circunstâncias.
II – INVEJA, O DESGOSTO PELA FELICIDADE A LHEIA
1. Definição.
Segundo o Dicionário Bíblico Wycliffe “a palavra grega phthonos, que designa inveja” é utilizada em todo o Novo Testamento. A inveja é uma dor intensa (interior), diante do sucesso do próximo. Dor diante daquilo que é bom para o outro, por isso, Provérbios 14.30 diz que “a inveja é a podridão dos ossos”.
O invejoso se amargura e adoece emocionalmente pelo fato de ele não ter o que a outra pessoa tem. A inveja faz com que as pessoas se utilizem de atitudes mesquinhas e malévolas para prejudicar o outro. Definitivamente, a inveja é um sentimento negativo que pertence à natureza adâmica. Esse sentimento perverso tem a sua origem em Satanás, pois ele tentou ser semelhante a Deus (Is 14.12-20).
2. Inveja, fruto da velha natureza.
Aprendemos em Gaiatas 5.21 que a inveja é obra da carne. Uma pessoa dominada pela carne não mede esforços para degradar as qualidades boas existentes em outras pessoas. Infelizmente, muitos crentes ainda se deixam dominar por esse sentimento e acabam prejudicando a Igreja do Senhor e impedindo até que algumas pessoas se convertam. Que o Senhor livre os nossos corações dessa motivação perversa.
3. Os efeitos da inveja.
A inveja jamais trará bons resultados, pois é nociva e destruidora. Esse sentimento leva as pessoas a cometerem toda a sorte de maldade. Tomemos como exemplo os irmãos de José. Foi por inveja que eles o venderam como escravo aos mercadores (Gn 37. 28). Alguns dos conflitos existentes entre Raquel e Lia também surgiram por causa da inveja de Raquel (Gn 30.1). A inveja que Saul passou a alimentar em relação a Davi levou-o a adoecer mental e espiritualmente (1Sm 18.7,8). Fez também com que ele perseguisse e desejasse matar a Davi (1Sm 18.10,11). Quantos não estão sendo também perseguidos e até “mortos” pela inveja. Ela separa os irmãos, destrói as famílias e igrejas.
Em o Novo Testamento, vemos que o Filho de Deus foi preso e levado a Pilatos por inveja dos sacerdotes (Mt 27.18). Paulo alertou a Timóteo e a Tito a respeito desse sentimento nefasto (1Tm 6.4; Tt 33). A inveja é obra da carne e somente encontra guarida nos corações daqueles que ainda são dominados pela velha natureza e não pelo Espírito Santo.
SÍNTESE DO TÓPICO II
A inveja pode facilmente levar a outros pecados e demonstra falta de confiança em Deus.
Ill – A ALEGRIA DO ESPÍRITO É PARA SER VIVIDA
1. A alegria no viver.
Não tenha medo de sorrir e de desfrutar da felicidade que Cristo nos oferece. Não se esqueça de que Jesus veio ao mundo para nos dar vida abundante, mesmo enfrentando tribulações (Jo 10.10). O Senhor Jesus disse que, no mundo, teríamos aflições, mas Ele nos exortou a ter bom ânimo (Jo 16.33). Jesus deseja que tenhamos vitória sobre as aflições e tristezas.
2. Alegria no servir.
Servir a Deus e ao próximo é um privilégio, por isso, o fazemos com alegria (SI 100.2). Muitos querem ser servidos, mas precisamos seguir o exemplo do Mestre. Ele declarou que não veio ao mundo para ser servido, mas para servir (Mc 10.45). Jesus serviu aos seus discípulos, aos pobres e necessitados. Sua alegria e desprendimento para o serviço era resultado da sua comunhão com o Pai. O Todo-Poderoso também se alegrou com as obras do Filho (Mt 3.16,17).
3. Alegria no contribuir.
Você tem entregue seus dízimos e ofertas com alegria? Contribuir para a expansão do Reino de Deus é uma alegria e um privilégio. Paulo ensinou aos coríntios a contribuírem não com tristeza ou por obrigação, mas com alegria, pois Deus ama ao que oferta com contentamento (2 Co 9.7). O que agrada ao Pai não é o valor da nossa contribuição, mas a disposição do nosso coração (Lc 21.1-4). Nossas ofertas e dízimos são uma forma de louvor e gratidão a Deus por tudo que Ele fez, tem feito e fará em nosso favor.
Não entregue suas ofertas para ser visto pelos homens ou para barganhar com Deus, buscando ser abençoado de alguma forma. Entregue a Deus o seu melhor com alegria, pois você já foi e é abençoado por Deus. O Senhor merece o nosso melhor.
SÍNTESE DO TÓPICO III
Viver o alegria do Espirito em sua plenitude é uma dádiva da vida do crente.
CONCLUSÃO
Que a alegria, como fruto do Espírito, seja derramada em nossos corações, mesmo enfrentando Lutas e tribulações e que jamais venhamos permitir que a inveja tenha lugar em nossos corações. Que amemos a Deus e ao próximo, alegrando-nos com o seu sucesso.
PARA REFLETIR
A respeito da alegria, fruto do Espírito e da inveja; hábito da velha natureza, responda:
• Segundo a Lição, o que é a alegria do Espírito?
• Qual é a fonte de nossa real alegria?
• Defina inveja.
• A inveja é resultado do quê?
• Como deve ser a nossa contribuição