terça-feira, 20 de fevereiro de 2018
Pré-aula Lição 8: Uma aliança superior
Pré-aula Lição 8: Uma aliança superior
Pré-aula Lição 8: Uma aliança superior
Pré-aula Lição 8: Uma aliança superior
Pré-aula Lição 8 - Uma Aliança Superior
Discipulado Lição 08: O Reinado de Deus já teve início
Revista: Discipulando
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: O Reinado de Deus já teve início.
- Estabeleçam a diferença entre reino e reinado de Deus.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, buscando a participação dos alunos e contextualizando o tema com a vida dos alunos.
- Depois, utilizem a dinâmica “Começo, Meio e Fim”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Começo, Meio e Fim
Objetivo:
Relembrar o momento inicial de ingresso no Reino de Deus, a permanência e a esperança na 2ª. vinda de Jesus.
Material:
Palavras digitadas: Início, Meio e Fim
01 Bíblia
01 par de sapatos
Procedimento:
- Dividam os alunos em 02 grupos e formem 02 filas, uma de frente para outra.
- Coloquem no início da fila a palavra “Começo” e no final a palavra “Fim”. No meio, coloquem o par de sapatos.
- Se coloquem no “início” e falem: Estudamos hoje sobre o início do reinado de Deus e sua perspectiva futura, pois ele não terá fim.
- Falem, ainda: Nós tivemos um momento especial quando ingressamos no reino de Deus, através do evangelho, aceitando o sacrifício de Jesus. Podemos dizer que este foi o ponto inicial de uma vida em comunhão com Deus(neste momento pequem a Bíblia, simbolizando o ingresso na vida cristã).
- Hoje, vocês estão caminhando nesta jornada (vão até onde está o par de sapatos) na esperança da 2ª vinda de Cristo, o tempo do fim. Agora, apontem para o final da fila.
- Enquanto esperamos a volta de Cristo, estamos lutando com alegria, dificuldades, vitórias, gozando de bênçãos espirituais.
- Agora, peçam para os alunos falarem sobre o início da sua vida cristã, sua experiência atual que representa o “meio” do caminho e como tem se portado esperando o tempo do fim - a 2ª vinda de Cristo.
.- Os alunos devem se posicionar no “início”, depois no “meio” para falar de forma objetiva dessa experiência, utilizando os objetos descritos no item material.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: O Reino de Deus em vós
No mundo natural cada nação tem suas características que as identificam, bem como a cada um de seus cidadãos. No mundo espiritual isso também acontece. Tanto o reino das trevas quanto o reino da luz tem características pelas quais podemos identificar seus súditos.
Objetivo:
Mostrar a natureza do Reino de Deus em cada um de nós.
Material didático:
Jarra transparente, 10 copos descartáveis, papel, caneta, fita adesiva, um copo pequeno, também transparente e cheio de café, e uma bacia rasa.
Atividade didática:
Para ilustrar a natureza do Reino de Deus, comece a dinâmica apresentando o copo pequeno, transparente, cheio de café. Fale que ele representa o pecado que atuou no coração da pessoa até o momento que em que recebeu Jesus. Derrame o café dentro da jarra vazia e fale sobre o estrago que o pecado faz na vida da pessoa. Continue explicando que, após a salvação, o Reino de Deus passa a ser vivido no homem interior.
Então, apresente uma bandeja com vários copos descartáveis cheios de água cristalina, simbolizando o Reino de Deus. Nos copos, devem ser adesivados papéis escritos com os nomes de ações que só podem ser realizadas com a vivência do Reino de Deus em nós. Exemplos:
Oração, ler a Bíblia, viver em comunhão com os irmãos, obedecer a voz de Deus, perdoar o próximo, amar o próximo, fazer a vontade de Deus, confiar em Deus, falar sempre a verdade, ser cheio do Espírito santo. etc.
Peça que os alunos observem a bandeja e fiquem atentos. Conforme a solicitação do professor, cada aluno deve se levantar e derramar um copo de água cristalina dentro da jarra. Quando esta já estiver cheia, coloque-a dentro da bacia para não vazar e continue a dinâmica até a água transbordar e sua cor se tornar clara. Encerre dizendo que só tem uma vida santa aquele cristão que vive o Reino de Deus já aqui na terra. Cada vez que vivemos o Reino de Deus no presente, as obras da carne e o pecado vão desaparecendo completamente de nossa vida.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
fontes:http://www.auxilioaoalunoebd.tk/2016/02/discipulando-1-ciclo-licao-08-o-reinado.html
http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/search?q=Li%C3%A7%C3%A3o+08%3A+O+reinado+de+Deus+j%C3%A1+teve+in%C3%ADcio&x=0&y=0
Adultos Lição 08: Uma Aliança Superior
Revista: Adultos
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Uma Aliança Superior.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir aula, utilizem a dinâmica “As Alianças”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Atenção!
Professores da classe dos novos convertidos:
Vocês encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no marcador "Discipulando", deste blog.
Para a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador "Subsídio Pedagógico Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2", do currículo antigo. Façam bom proveito!
Dinâmica: As Alianças
Objetivos:
Diferenciar as características da Antiga e Nova Alianças.
Concluir o estudo sobre as duas Alianças.
Material:
Alianças ou figura de aliança(a quantidade depende do número de características utilizadas sobre a antiga e nova alianças).
08 envelopes pequenos que caiba a aliança ou a figura de aliança.
Observação: as alianças podem ser daquelas bem simples, cujo preço é bem acessível, que são utilizadas para brincadeiras infantis.
Procedimento:
Antes da aula:
- Leiam a lição sobre a Antiga e Nova Alianças e escolham 4 características delas.
- Digitem essas características com fonte no. 11 e recorte cada uma.
- Enrolem a tirinha de papel contendo a característica no aro do anel ou aliança.
Durante a aula:
- Após a explanação sobre as duas alianças, entreguem os 08 envelopes para alguns(algumas) alunos(as).
- Peçam para que ninguém abra o envelope enquanto você estiver desenvolvendo a atividade.
- Agora, peçam que os alunos que receberam os envelopes, leiam o que contém o papel(um aluno de cada vez).
- Depois, pergunte: Esta característica pertence a que Aliança? Por quê?
O aluno poderá responder ou a turma.
Por Sulamita Macêdo.
Texto Pedagógico
Os 10 mandamentos do Professor da Escola Dominical
1 - Não terás outra doutrina além da Bíblia Sagrada.
2 - Não darás aula sem apresentar figuras, imagens, ilustrações e outros recursos pedagógicos para melhorar o aprendizado.
3 - Não tornarás o momento da aula em vão, com uma aula desprovida de conteúdo e sem metodologia criativa.
4 - Reservarás somente o sábado para preparar a aula? Nunca!!! A preparação deve acontecer durante a semana.
5 - Honrarás a presença dos alunos, com apresentação de conteúdo significativo e aulas prazerosas, participativas e dinâmicas.
6 - Não matarás o desejo do aluno de aprender. Ao contrário, estimularás o aluno a participar da aula, apresentando informações e realizando perguntas.
7 - Não adulterarás as informações sobre o tema da aula, com interpretações duvidosas, descabidas e desnecessárias.
8 - Não furtarás a atuação do Espírito Santo, com uma vida cristã sem oração, comunhão com Deus e leitura bíblica.
9 - Não farás falso testemunho de si mesmo, com palavras que não condizem com suas ações. Serás o exemplo daquilo que ensinas.
10 - Não cobiçarás o conhecimento do outro. Procurarás também estudar a Palavra de Deus com seriedade, preparando-te para ministrar aulas com conteúdo e métodos adequados.
Por Sulamita Macedo.
fonte:http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/
Pré-aula Jovens | Lição 08 - A Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém
Jovens Lição 08: A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém
Revista: Jovens
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.
- Depois, utilizem a dinâmica “Hosana! Hosana!”.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Hosana! Hosana!
Objetivo: Estudar sobre a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.
Material:
Equipamento para exibir um filme
04 perguntas escritas em papéis separados
Observação: vejam as perguntas no procedimento
Procedimento:
- Apresentem a parte de um filme sobre a entrada de Jesus em Jerusalém. Vocês podem encontrar no Youtube.
- Após a exibição desse episódio, dividam a turma em 04 grupos e entreguem para eles uma das 4 perguntas abaixo, isto é, para cada grupo 01 pergunta.
Por que Jesus entrou em Jerusalém montado num jumentinho?
O que representa a entrada de Jesus em Jerusalém para seu ministério?
A que se assemelha a forma que Jesus entrou em Jerusalém?
Por que as pessoas colocaram roupas e galhos de árvore pelo chão quando Jesus passou?
- Peçam para que eles pesquisem na lição e respondam em 10 minutos.
- À medida que cada grupo apresentar, vocês aprofundam o conteúdo referente a pergunta.
Por Sulamita Macedo.
fonte:http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/
Pré-aula da Revista Juvenis - Lição 9 - O que é a igreja?
Juvenis Lição 09: O que é a Igreja?
Revista: Juvenis 15 e 17 anos
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: O que é Igreja? Escrevam este título no quadro ou cartolina.
- Falem, apontado para a pergunta: O que vocês entendem por “Igreja”.
Aguardem as respostas. Escrevam as respostas no quadro.
A partir das respostas dos alunos, apresentem a diferença entre igreja local e a universal. Também falem sobre o entendimento que se tem sobre igreja como edifício.
- Depois, utilizem a dinâmica “Eu Faço Parte”, que enfatizará a importância de pertencer ao corpo de Cristo e estar integrado a Igreja local.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição sempre de forma participativa e contextualizada.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Eu Faço Parte
Objetivo: Refletir sobre a importância de pertencer ao corpo de Cristo e estar integrado a Igreja local.
Círculos em cartolina com aproximadamente 15 cm de diâmetro, de cor clara
Escrever em 01 círculo a palavra CRISTO
01 círculo para cada aluno
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Falem que a Igreja é formada por pessoas de várias localidades e épocas. Aqui, a igreja local(falem o nome do bairro onde está situada a igreja) também é formada por pessoas que consequentemente fazem parte de famílias, que por sua vez também formam a igreja, o corpo de Cristo.
- Sabemos que a cabeça da igreja é Cristo.
Então, coloquem o primeiro círculo com o nome Cristo, no quadro ou cartolina.
- Leiam o versículo porque Cristo é a cabeça da igreja(Ef 5. 23b).
- Mas, como podemos formar o corpo desta cabeça?
Então entreguem um círculo para cada pessoa e orientem que escrevam o nome dele.
Depois, peçam para que cada pessoa coloque o círculo no quadro ou cartolina, formando um corpo.
- Leiam: “Ora, vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular”(I Co 12. 27).
- Depois, trabalhem os pontos abordados na lição.
Por Sulamita Macedo.
Pré-aula Adolescentes | Lição 08 - A Resistência Contra a Tentação
Adolescentes Lição 8 - A Resistência contra a Tentação
Revista: Adolescentes 13 e 14 anos
1º Trimestre de 2018
ESBOÇO DA LIÇÃO
1 – SEMEANDO “BOAS NOTÍCIAS”
2 – A BOA SEMENTE É A PALAVRA DE DEUS
3 – SEMEANDO EM TERRENO IMPRÓPRIO
4 – UMA TERRA BOA PRODUZ FRUTOS EM ABUNDÂNCIA
2 – A BOA SEMENTE É A PALAVRA DE DEUS
3 – SEMEANDO EM TERRENO IMPRÓPRIO
4 – UMA TERRA BOA PRODUZ FRUTOS EM ABUNDÂNCIA
OBJETIVOS
Apontar em que áreas da vida, Cristo foi tentado no deserto;
Explicar que somos atraídos pelos nossos maus desejos;
Conscientizar que não devemos ceder às tentações.
Apontar em que áreas da vida, Cristo foi tentado no deserto;
Explicar que somos atraídos pelos nossos maus desejos;
Conscientizar que não devemos ceder às tentações.
UM ESCRAVO CHAMADO JOSÉ
Claudionor Correa de Andrade
Se em casa era o mais querido dos filhos, no exílio, José teria de experimentar as angústias de um escravo. O Senhor, porém, era ele.
1. O preço de um jovem. Os irmãos de José venderam-no a uns mercadores ismaelitas por vinte siclos de prata (Gn 37.28). Avaliaram-no abaixo da cotação do mercado (Ex 21.32). As pessoas socialmente aviltantes não tinham muito valor. Haja vista a esposa de Oseias (Os 3.2). Já o Servo de Jeová foi avaliado de acordo com o pregão da bolsa de escravos (Mt 26.15).O valor de José, entretanto, excedia ao do próprio ouro (Pv 31.10).
2. A pureza de um jovem. Quem serve a Deus prospera até mesmo na servidão. Não sabemos o preço que Potifar ofereceu por José. Mas logo descobriria ter adquirido um bem mui valioso, pois tudo o que o jovem hebreu punha-se a fazer prosperava (Gn 39.1-6). Quem serve a Deus prosperava em qualquer circunstância (Sl 1.3). Não desanime, vá em frente. Por ser um jovem formoso, não demorou a ser cobiçado pela esposa de seu amo (Gn 37.7). José, porém, temia a Deus, e guiava-se por uma ética superior. Por isso, respondeu à sua senhora: “Como, pois, faria eu este tamanho mal e pecaria contra Deus?” (Gn 39.9). Os Dez Mandamentos ainda não haviam sido decretados, mas a lei de Deus já estava gravada em seu coração (Rm 2.14).
3. A prisão de um jovem. Embora muito o assediasse, a mulher de Potifar não conseguiu arrastá-lo ao pecado. Certo dia, porém, estando apenas os dois em casa, ela o agarrou pelas roupas. Ele, desvencilhando-se, deixou-lhes as vestes nas mãos, e fugiu nu (Gn 39.10-12). Só um homem revestido da graça de Deus é capaz de semelhante reação.
Vendo-se rejeitada, a mulher acusa-o de querer forçá-la. Quanto a Potifar, a fim de salvar as aparências, manda-o à prisão, onde eram apenados os oficiais do rei (Gn 39.20). O egípcio poderia ter executado o hebreu.
Todavia, apesar de sua ira, conhecia muito bem a índole da esposa.Apesar do cárcere, José é bem-sucedido. Por isso, o carcereiro-mor entrega-lhe o cuidado dos outros presos, pois “tudo o que ele fazia o Senhor prosperava” (Gn 39.23).
1. O preço de um jovem. Os irmãos de José venderam-no a uns mercadores ismaelitas por vinte siclos de prata (Gn 37.28). Avaliaram-no abaixo da cotação do mercado (Ex 21.32). As pessoas socialmente aviltantes não tinham muito valor. Haja vista a esposa de Oseias (Os 3.2). Já o Servo de Jeová foi avaliado de acordo com o pregão da bolsa de escravos (Mt 26.15).O valor de José, entretanto, excedia ao do próprio ouro (Pv 31.10).
2. A pureza de um jovem. Quem serve a Deus prospera até mesmo na servidão. Não sabemos o preço que Potifar ofereceu por José. Mas logo descobriria ter adquirido um bem mui valioso, pois tudo o que o jovem hebreu punha-se a fazer prosperava (Gn 39.1-6). Quem serve a Deus prosperava em qualquer circunstância (Sl 1.3). Não desanime, vá em frente. Por ser um jovem formoso, não demorou a ser cobiçado pela esposa de seu amo (Gn 37.7). José, porém, temia a Deus, e guiava-se por uma ética superior. Por isso, respondeu à sua senhora: “Como, pois, faria eu este tamanho mal e pecaria contra Deus?” (Gn 39.9). Os Dez Mandamentos ainda não haviam sido decretados, mas a lei de Deus já estava gravada em seu coração (Rm 2.14).
3. A prisão de um jovem. Embora muito o assediasse, a mulher de Potifar não conseguiu arrastá-lo ao pecado. Certo dia, porém, estando apenas os dois em casa, ela o agarrou pelas roupas. Ele, desvencilhando-se, deixou-lhes as vestes nas mãos, e fugiu nu (Gn 39.10-12). Só um homem revestido da graça de Deus é capaz de semelhante reação.
Vendo-se rejeitada, a mulher acusa-o de querer forçá-la. Quanto a Potifar, a fim de salvar as aparências, manda-o à prisão, onde eram apenados os oficiais do rei (Gn 39.20). O egípcio poderia ter executado o hebreu.
Todavia, apesar de sua ira, conhecia muito bem a índole da esposa.Apesar do cárcere, José é bem-sucedido. Por isso, o carcereiro-mor entrega-lhe o cuidado dos outros presos, pois “tudo o que ele fazia o Senhor prosperava” (Gn 39.23).
(Texto extraído de Lições Bíblicas, 4º Tri de 2015, editora CPAD)
Marcelo Oliveira de OliveiraRedator do Setor de Educação Cristã da CPAD
Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Luz do mundo”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Luz do Mundo
Objetivos:
Refletir sobre a atitude do crente como luz do mundo.
Alertar quanto aos perigos de ceder a tentação
Material:
01 prato transparente
01 copo transparente
01 vela
Água
01 caixa de palito de fósforos ou isqueiro.
Procedimento:
- Falem que o crente é luz do mundo e acendam a vela e a coloquem no centro do prato, em posição vertical, observando se a mesma está firme.
- Coloquem a água no prato, tendo cuidado para não transbordar. Falem que o crente, representando pela vela acesa, é luz do mundo. O meio em vivemos está simbolizado pelo prato e a água é a Palavra de Deus. Leiam Ef. 5.26.
- Falem ainda, que estamos no mundo, mas temos a Palavra de Deus como guia na vida cristã, além de gozarmos da purificação, santificação. Leiam Sl. 119.105.
- Falem ainda, que o copo representará aquilo que pode apagar nossa luz, como: a desobediência, não vencer as tentações, a prática de coisas ilícitas etc. Então, em seguida, coloquem o copo emborcado sobre a vela.
- Perguntem: O que aconteceu? Mostrem para os alunos as reações ocorridas.
Além da vela ter se apagado, toda a água foi sugada para dentro do copo! Que lições podemos tirar deste procedimento?
- Para finalizar, leiam:
“Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”(Mateus 5:14-16).
“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”(Romanos 12:2).
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
fontes:http://www.escoladominical.com.br
http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/
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