terça-feira, 29 de março de 2016

Lição 1: A epístola aos Romanos

AUXÍLIO AO ALUNO EBD

Texto: (Rm 1.1-17)

INTRODUÇÃO
A lição deste segundo trimestre de 2016 tem como título: “Maravilhosa Graça – O Evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos”, onde teremos a oportunidade de estudar treze lições baseadas na epístola aos Romanos, considerada pelos teólogos como a Teologia Sistemática de Paulo. Nesta primeira lição, traremos importantes informações acerca desta epístola tais como: autoria, destinatários, assunto e propósito; destacaremos a importância desta do ponto de vista bíblico, teológico e histórico; falaremos um pouco sobre a grande cidade de Roma e como provavelmente o evangelho chegou a ela; e, por fim, elencaremos os principais assuntos bíblico teológicos ensinados por Paulo nesta epístola.

I – INFORMAÇÕES SOBRE A EPÍSTOLA AOS ROMANOS

1.1 Autoria. Há evidências internas e externas acerca da autoria paulina de Romanos. A epístola reivindica a autoria paulina (Rm 1.1). Os escritos paulinos geralmente seguem este padrão (I Co 1.1; II Co 1.1; Gl 1.1; Ef 1.1; Fp 1.1; Cl 1.1; I Ts 1.1; II Ts 1.1; I Tm 1.1; II Tm 1.1; Tt 1.1; Fm 1.1). “Pais da igreja como Eusébio, Irineu, Orígenes, Tertuliano e Clemente dão pleno testemunho da autoria paulina de Romanos” (LOPES, 2010, p. 17). É interessante destacar que Paulo foi o autor, porém Tércio foi o escritor desta epístola (Rm 16.22); e, Febe, uma cooperadora de Cencréia, foi a pessoa que levou a epístola aos cristãos de Roma (Rm 16.1).

1.2 Destinatários. Após identificar-se como autor da epístola (Rm 1.1), Paulo saúda os cristãos para quem ele está escrevendo, chamando-os de amados de Deus e santos (Rm 1.7). O apóstolo elogia a fé destes cristãos (Rm 1.8), deixa claro que esta igreja assim como as demais são alvo da sua intercessão (Rm 1.9,10) e de seu desejo de vê-los para compartilhar com eles de algum dom espiritual com a finalidade de lhes trazer conforto e consolo (Rm 1.11,12).

1.3 Data e Lugar. “A carta aos Romanos provavelmente foi escrita em 57 d.C.” (ADEYEMO, 2010, p. 1383). A cidade de Corinto é o local mais provável onde a carta foi escrita. Quando Lucas nos conta que Paulo passou três meses na Grécia    (At 20.3), o mais provável é que o apóstolo tenha ficado em Corinto (II Co 13.1,10). “A confirmação de que esta cidade foi o local de composição da epístola acha-se na recomendação que Paulo faz de uma mulher que vivia em Cencréia, uma cidade vizinha de Corinto (Rm 16.1-2); e o irmão Gaio que manda saudações em (Rm 16.23) pode ser o mesmo que Paulo batizou em Corinto (I Co 1.14)” (CARSON, et al. 2007, p. 270 – acréscimo nosso).

1.4 Assunto. “O tema central de Romanos é a revelação da justiça de Deus ao homem e a aplicação desta à sua necessidade espiritual. O seu tema é, assim, basilar em toda a experiência cristã, pois ninguém pode entrar em contato com Deus senão depois de estabelecida uma via de acesso adequada” (TENNEY, 1995, p. 318).

1.5 Propósitos. Pode-se elencar pelos menos dois propósitos do apóstolo Paulo com a epístola aos romanos: (a) apresentar-se para as pessoas que, em sua maioria, somente tinham ouvido falar dele; (b) expor aos romanos seu entendimento a respeito do evangelho e prepará-los para sua futura visita, quando estivesse a caminho da Espanha (Rm 15.22-24). Segundo Lopes (2010, p. 36) “a epístola aos Romanos não foi escrita prioritariamente para corrigir algum problema na igreja de Roma, mas para fazer uma apresentação e uma defesa do evangelho. Romanos é um tratado teológico”.

II – A IMPORTÂNCIA DA EPÍSTOLA AOS ROMANOS
Algumas partes da Bíblia contêm mais verdades doutrinais que outras, como a Epístola aos Romanos, embora todas as Escrituras sejam inspiradas por Deus e úteis. Alguns estudiosos discutiram a reivindicação de que esta epístola seja a parte principal do Novo Testamento:“aprende-se a conhecer o que é o evangelho, o que é o conteúdo da fé cristã, na Epístola aos Romanos, melhor do que em qualquer outra parte do Novo Testamento' (BEACON, 2006, p. 21).

2.1 A importância bíblica. A epístola de Paulo escrita aos Romanos está organizada na nossa Bíblia encabeçando as demais epístolas paulinas. Isto se deve não somente ao fato de que ela é a maior em capítulos, senão também pelo fato de tratar de assuntos extremamente vitais da fé cristã. Lutero chegou a dizer: “Se tivéssemos de preservar somente o evangelho de João e a epístola aos Romanos, ainda assim o cristianismo estaria a salvo” (LUTERO apud ANDRADE, sd, p. 51). 

2.2 A importância teológica. De todos os tratados teológicos paulinos, a epístola aos Romanos destaca-se como o mais abrangente e profundo deles. Em nenhum outro livro encontramos a Soteriologia (doutrina da salvação) tão bem explicada  como nessa epístola. Segundo Merril (1995, p. 320) “a Epístola aos Romanos tem sido há muito a espinha dorsal da teologia cristã. A maior parte dos termos técnicos desta, como justificação, imputação, adoção e santificação, é extraída do vocabulário de Romanos, cuja estrutura de argumentação constitui a coluna vertebral do pensamento cristão”. Acrescente-se ainda que “os cristãos usam comumente esse tipo de epístola como teologia sistemática de Paulo — uma declaração clássica e atemporal da fé cristã e, em particular, do evangelho” (DEVER, 2012, p. 157).

2.3 A importância histórica. A epístola aos Romanos exerceu forte influência sobre a história da Igreja de Cristo. É digno de nota que “a conversão de Agostinho aconteceu com a leitura de Romanos. O ponto de partida para a reforma de Martinho Lutero foi Romanos 1.17: “O justo viverá por fé”. John Wesley, fundador do metodismo, converteu-se ao ouvir alguém ler o comentário de Lutero sobre Romanos. Essa epístola é um relato que todos os cristãos devem entender” (WIERSBE, 2004, p. 392 – acréscimo nosso).

III – ROMA E A CHEGADA DO EVANGELHO

3.1 A cidade de Roma. “Roma era a capital do vasto e poderoso Império Romano, um império que se estendia da Britânia à Arábia. Fundada em 753 a.C., por Rômulo e Remo, Roma estava estrategicamente localizada no rio Tibre como uma passagem indispensável para viajar entre o norte e o sul da Itália. Nos dias de Paulo, Roma era a maior cidade do mundo, com uma população de aproximadamente um milhão de pessoas. Rica e cosmopolita, a cidade era o centro diplomático e comercial do mundo” (APLICAÇÃO PESSOAL, 2010, vol. 02, p. 11 – acréscimo nosso).

3.2 O surgimento da Igreja em Roma. “Os fundadores da igreja em Roma não são conhecidos. Ela não foi iniciada por Pedro - seu ministério era voltado aos judeus, e parece que ele passou a permanecer em Roma logo após a chegada de Paulo por volta de 60 d.C. A igreja que estava ali não foi fundada por Paulo - ele admitiu não ter estado lá (Rm 1.11-13; 15.23,24). É mais provável que a igreja tenha sido iniciada por judeus que estavam em Jerusalém para a celebração da Páscoa, e que se converteram através do poderoso sermão de Pedro e a descida do Espírito Santo em 30 d.C. (At 2.5-40). Esses novos crentes logo se juntaram a viajantes como Áquila e Priscila que ouviram as boas novas em outros lugares e a levaram para Roma” (LOPES, 2010, p. 21 – acréscimo nosso).

3.3 O desejo de Paulo por Roma. O apóstolo Paulo desejava estar em Roma por pelo menos três motivos: (a) conhecer a igreja de Cristo que estava naquele lugar (Rm 1.9-11); (b) proclamar o evangelho nesta cidade, pois a pregação do Evangelho em Roma representava para o Cristianismo a conquista da maior e mais esplêndida cidade do mundo da época, pois era centro do Império e presidia magistralmente todo o mundo conhecido (Rm 1.13-16); e, (c) usá-la como ponte para o evangelismo no Ocidente (Rm 15.24,28).

IV – ASSUNTOS BÍBLICO-TEOLÓGICOS EXPOSTOS NA EPÍSTOLA AOS ROMANOS
A epístola aos Romanos contém um alto teor bíblico teológico. Abaixo elencaremos os principais assuntos tratados pelo apóstolo:
ASSUNTOREFERÊNCIA
A universalidade do pecadoRm 1.18-32; 2.1-29
A justificação pela féRm 3.20-31; Rm 4.1-25
A salvação pela graçaRm 5.1-21
A vida no EspíritoRm 6-8
O plano de Deus com a Igreja e com IsraelRm 9-11
Os deveres cristãosRm 12-13
O relacionamento entre os irmãosRm 14-15
CONCLUSÃO   
Dentre as muitas contribuições que Paulo, o apóstolo das missões primitivas, trouxe para a Igreja de Cristo, foi a composição da teologia neotestamentária. A epístola aos romanos é uma prova desta realidade. Por meio desta, Paulo tornou conhecido o evangelho a outras nações e culturas.

REFERÊNCIAS
ANDRADE, Anísio Renato de. Introdução do Estudo do Novo Testamento. PDF.
APLICAÇÃO PESSOAL, Comentário do Novo Testamento. Vol. 02. CPAD.
CARSON, D. A. et al. Introdução ao Novo Testamento. VIDA NOVA. 
HOWARD, R.E, et al. Comentário Bìblico Beacon. Vol 08. CPAD.
LOPES, Hernandes dias. Comentário Exegético de Romanos. HAGNOS.
TENNEY, Merril C.  O Novo Testamento, sua origem e análise. VIDA NOVA.
TOKUMBOH, Adeyemo. Comentário Bíblico Africano. MUNDO CRISTÃO.
WIERSBE, Warren W. Comentário Bíblico Expositivo: Antigo Testamento. GEOGRÁFICA.

Esboço Pastor Caramuru Lição 1: A epístola aos Romanos

Esboço 
Esboço Pastor Caramuru
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segunda-feira, 28 de março de 2016

EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO Pré-aula_Lição 1: A epístola aos Romanos

Lição 01: A Epístola aos Romanos


Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: A Epístola aos Romanos.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir o estudo aplique a dinâmica “Conhecendo a Epístola aos Romanos


Dinâmica: Conhecendo a Epístola aos Romanos

Objetivo:
Apresentar uma visão geral da epístola aos romanos.
Material didático:
Quadro e giz ou cartolina e pincel atômico
Esboço da epístola aos romanos
Atividade didática:
Apresente a nova revista e o tema do trimestre aos alunos. Lance-os um desafio a leem a epístola aos romanos durante a semana. Oriente-os a ler dois capítulos por dia, no sábado e domingo três capítulos. Em seguida escreva no quadro ou na cartolina os temas das 13 lições que serão estudadas durante o trimestre. Logo após leve aos alunos um esboço geral da lição apresentado logo abaixo (sem as respostas). Questione aos alunos cada ponto do esboço e vá os ajudando a construir o esboço juntos.
- Consiga um mapa da Palestina nos tempos de Jesus, e encontre com os alunos a localização da cidade de Roma.
- Consiga durante a semana algumas características importantes da cidade e apresente aos alunos.
- Tente trazer também um resumo de como o evangelho chegou a Roma.

Esboço da Epístola aos Romanos

Autor
Paulo, o apóstolo dos gentios.
Local
Corinto, no período especificado em Atos 20:2-3.
Ocasião e Data
A Carta de Paulo aos Romanos (1.1) foi escrita provavelmente em 57 d.C. na cidade de Corinto, pouco antes da visita do apóstolo à Jerusalém (Rm 15.25-29). A epístola foi ditada pelo Doutor dos Gentios ao amanuense Tércio (Rm 16.22) e entregue à igreja em Roma por Febe, auxiliar da igreja de Cencréia, porto oriental de Corinto (Rm 16.1,2).
Tema
A Salvação pela fé
Esboço
Doutrinária – Mostra os argumentos de Paulo da salvação pela fé (Cap. 1-8).
Dispensacional – Fala de Israel, e mostra a relação desse povo com o plano divino da salvação (Cap. 9-11).
Prática – Contém exortações relativas a vida cristã (Cap. 12-16).


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos

(Jovens) Lição 01: A Instituição da família


Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: A Instituição da família.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para se ter uma visão geral da lição do trimestre, aplique a dinâmica “Fundamento divino da família cristã”, que proporcionará uma melhor compreensão sobre os assuntos que serão estudados.


Dinâmica: Fundamento divino da família cristã

Objetivo:
Identificar os principais fundamentos divinos para uma família cristã.
Material didático:
Quadro e giz ou
Quadro branco e pincel
Atividade didática:
Antes da aula:
Durante a semana leia alguns jornais e revistas, veja algumas reportagens, e tente ver se consegue identificar nesses meios de comunicação secular algo que mostre a família como uma instituição divina. Acredito que não vai conseguir ver.
Durante a aula:
Fale para os alunos que você procurou algo na imprensa sobre a família como uma instituição divina e nada encontrou. Agora pergunte:
Por que não existe na imprensa secular nada que fale sobre a família como uma instituição divina?
O que você tem visto na sociedade atual que demostre que as pessoas não entendem que a família é uma instituição divina? A medida que os alunos forem respondendo, anote no quadro as sugestões apresentadas, tais como: divorcio, prostituição, desunião, violência, crimes, filhos desobedientes aos pais, drogas, etc.
Comente que nada disso aconteceria se a sociedade realmente entendesse que a família é projeto de Deus e uma instituição divina.
Agora pergunte: Que tipo de projeto temos no mundo moderno que poderia ser comparado a família? Ouça as resposta atentamente. Se alguém sugeriu uma casa dê os parabéns para o aluno e diga que existem elementos que formam uma casa que pode ser comparado ou aplicado com a vida familiar.
Utilize o quadro para fazer o desenho de uma casa desde os seus fundamentos (Se você não souber desenhar convide um aluno que saiba). A cada citação de partes da casa elas devem ser desenhas para que a casa seja formada no final. Escreva ao lado de cada parte da casa o seu significado espiritual.
Comece pelo alicerce. Agora pergunte: Na vida em família a que pode ser comparado o alicerce? Após ouvir os alunos diga que JESUS deve ser o alicerce de toda família cristã. Por isso é importante que busquemos em Sua Palavra as orientações necessárias para uma boa vida em família. As orientações dadas pela sociedade moderna destroem, não constrói.
Agora diga que em seguida vêm as colunas. Mais uma vez pergunte: A que podemos comparar as colunas de uma casa na vida em família? Após ouvir as várias sugestões diga que o AMOR deve ser a coluna de toda família. Diga que o amor é o melhor presente que os membros da família deseja ter, é o amor que sustenta a vida familiar, sem amor a familiar, assim como a casa, pode ruir.
Prossiga informando que após as colunas vêm às paredes da casa. Continue perguntando: O que pode representar as paredes? Depois das sugestões apresentadas diga que a melhor comparação que pode ser feita é ao companheirismo e a união em família. Informe que para a casa está bem construída as paredes precisam estar juntas caso contrário pode cair. Assim também é a vida em família, sem companheirismo e união as famílias podem ser destruídas.
Continue mostrando agora que a casa precisa de telhado. Indague os alunos mais uma vez: Que figura parece ter o telhado? Ouça-os mais uma vez. Em seguida informe que o telhado está localizado na parte superior da casa a fim de protegê-la. Esclareça que a família também precisa de PROTEÇÃO em sua MENTE, quantas famílias já foram destruídas por não está com a mente protegida dos ataques do inimigo. Foram levadas por ensinos errados que nada tem a ver com aquilo que Deus diz.
Seguir com o procedimento dizendo que uma casa também precisa de janelas. Questione agora: Que ilustração pode ser tirada da janela? Atente as colocações dos alunos. Diga que através da janela a casa terá mais VISIBILIDADE, mais CLARIDADE e o AR DO AMBIENTE é renovado. A família cristã também precisa de visibilidade espiritual para poder enxergar com mais clareza aquilo que agrada a Deus e o que não agrada. Ela também precisa de janelas para ter o seu ambiente espiritual a cada dia renovado.
Dê seguimento afirmando que a casa também precisa de portas. Pergunte: Que paralelo pode ser feito da porta de uma casa com a vida em família? Diga que a porta é o local de ENTRADA e SAÍDA da casa. Esclareça que precisamos estar atentos a tudo que entra e o que sai no seio de nossa família.
Por fim, mostre que a casa precisa de chave. Explique que a chave, apesar de pequena, tem uma importância fundamental em uma casa. Jesus ao afirmar: "Eu tenho as chaves da morte e do inferno" (Apoc. 1.18), estava dizendo que tem AUTORIDADE e PODER sobre eles. Quem tem a chave tem autoridade, quem tem a chave tem poder. Um dos grandes problemas na vida de uma pessoa é quando ele perde a chave de sua casa, e o pior é quando essa chave cai na mão de uma pessoa errada. O prejuízo pode ser muito grande. Por isso tenha muito cuidado com a chave que Deus te entregou. Sua família precisa de está sobre sua autoridade, não permita que o inimigo tenha autoridade e poder sobre sua família.

Encerre afirmando que a família é a mais importante instituição criada por Deus para a sociedade. Por isso precisamos investir em nosso relacionamento familiar. Podemos dizer que o segundo propósito divino para a criação da família foi fazer dela um núcleo pelo qual as bênçãos do Senhor seriam espalhadas sobre toda a Terra (Gn 1.28)
Nunca a família foi tão desafiada pelas forças do mal como hoje. Porém, é na presença do Senhor que a família garantirá a vitória sobre os desafios da sociedade atual. Busquemos ao Senhor juntamente com toda a nossa casa.



Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

(Juvenis) Lição 01: O que é um líder?


Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: O que é um líder?
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir esta lição, aplique a dinâmica “Salomão, um exemplo de líder”, que proporcionará uma melhor compreensão sobre o assunto estudado.


Dinâmica: Salomão, um exemplo de líder

Os Juvenis vão estudar a respeito da liderança. Ela estimulará os nossos jovens a despertar a sua vocação de liderança. Durante todo esse trimestre eles farão um passeio na Bíblia, e irão identificar vários líderes que servirão de modelo para todos nós que quisermos exercer uma liderança segundo os princípios divinos. Desta forma seria interessante você apresentar de forma dinâmica os assuntos que serão estudados na lição desse trimestre.
Objetivo:
Apresentar as características de líder existente em Salomão, a fim de despertar em cada jovem o desejo de seguir o seu exemplo.
Material didático:
Bíblia
Quadro
giz.
Atividade didática:
Inicie mostrando que Salomão é um modelo para todo líder, em todas as idades, em todas as arenas de liderança. Ele não era um monarca passivo, sentado em um trono, esperando ser servido por seus assuntos de governo. Salomão era um líder dinâmico e proativo que conduziu sua nação com uma visão corajosa. Ele transformou dramaticamente o mundo em que viveu.
Escreva no quadro algumas das principais características de liderança existente em Salomão . Em seguida peça para que os alunos identifiquem no livro de 1Reis essas características (Não coloque os textos agora, mas apenas as características).
São elas:
IMPORTANTES CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER EXISTENTE EM SALOMÃO
Pediu sabedoria e entendimento a Deus (1Reis 3.9)
Orava ao Senhor (1Reis 8.22-53)
Ouvia a voz de Deus (1Reis 3.5)
Sabia praticar a verdade e a justiça (1Reis 3.16-28)
Era organizado no trabalho (1 Reis 5:13-16)
Amava o Senhor e seguia os conselhos de seu pai (1Reis 3.3)
Era humilde (1Reis 3.7)
Se preocupava com seus liderados (1Reis 3.7-9)
Para encerrar reflita com os seus alunos sobre a necessidade da existência dessas característica na vida de todo líder cristão.



Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

(Adolescentes) Lição 01: O que é família?


Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: O que é família?
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir esta lição, aplique a dinâmica “Fundamento divino da família cristã”, que proporcionará uma melhor compreensão sobre o assunto estudado.


Dinâmica: Fundamento divino da família cristã

Objetivo:
Identificar os principais fundamentos divinos para uma família cristã.
Material didático:
Quadro e giz ou
Quadro branco e pincel
Atividade didática:
Antes da aula:
Durante a semana leia alguns jornais e revistas, veja algumas reportagens, e tente ver se consegue identificar nesses meios de comunicação secular algo que mostre a família como uma instituição divina. Acredito que não vai conseguir ver.
Durante a aula:
Fale para os alunos que você procurou algo na imprensa sobre a família como uma instituição divina e nada encontrou. Agora pergunte:
Por que não existe na imprensa secular nada que fale sobre a família como uma instituição divina?
O que você tem visto na sociedade atual que demostre que as pessoas não entendem que a família é uma instituição divina? A medida que os alunos forem respondendo, anote no quadro as sugestões apresentadas, tais como: divorcio, prostituição, desunião, violência, crimes, filhos desobedientes aos pais, drogas, etc.
Comente que nada disso aconteceria se a sociedade realmente entendesse que a família é projeto de Deus e uma instituição divina.
Agora pergunte: Que tipo de projeto temos no mundo moderno que poderia ser comparado a família? Ouça as resposta atentamente. Se alguém sugeriu uma casa dê os parabéns para o aluno e diga que existem elementos que formam uma casa que pode ser comparado ou aplicado com a vida familiar.
Utilize o quadro para fazer o desenho de uma casa desde os seus fundamentos (Se você não souber desenhar convide um aluno que saiba). A cada citação de partes da casa elas devem ser desenhas para que a casa seja formada no final. Escreva ao lado de cada parte da casa o seu significado espiritual.
Comece pelo alicerce. Agora pergunte: Na vida em família a que pode ser comparado o alicerce? Após ouvir os alunos diga que JESUS deve ser o alicerce de toda família cristã. Por isso é importante que busquemos em Sua Palavra as orientações necessárias para uma boa vida em família. As orientações dadas pela sociedade moderna destroem, não constrói.
Agora diga que em seguida vêm as colunas. Mais uma vez pergunte: A que podemos comparar as colunas de uma casa na vida em família? Após ouvir as várias sugestões diga que o AMOR deve ser a coluna de toda família. Diga que o amor é o melhor presente que os membros da família deseja ter, é o amor que sustenta a vida familiar, sem amor a familiar, assim como a casa, pode ruir.
Prossiga informando que após as colunas vêm às paredes da casa. Continue perguntando: O que pode representar as paredes? Depois das sugestões apresentadas diga que a melhor comparação que pode ser feita é ao companheirismo e a união em família. Informe que para a casa está bem construída as paredes precisam estar juntas caso contrário pode cair. Assim também é a vida em família, sem companheirismo e união as famílias podem ser destruídas.
Continue mostrando agora que a casa precisa de telhado. Indague os alunos mais uma vez: Que figura parece ter o telhado? Ouça-os mais uma vez. Em seguida informe que o telhado está localizado na parte superior da casa a fim de protegê-la. Esclareça que a família também precisa de PROTEÇÃO em sua MENTE, quantas famílias já foram destruídas por não está com a mente protegida dos ataques do inimigo. Foram levadas por ensinos errados que nada tem a ver com aquilo que Deus diz.
Seguir com o procedimento dizendo que uma casa também precisa de janelas. Questione agora: Que ilustração pode ser tirada da janela? Atente as colocações dos alunos. Diga que através da janela a casa terá mais VISIBILIDADE, mais CLARIDADE e o AR DO AMBIENTE é renovado. A família cristã também precisa de visibilidade espiritual para poder enxergar com mais clareza aquilo que agrada a Deus e o que não agrada. Ela também precisa de janelas para ter o seu ambiente espiritual a cada dia renovado.
Dê seguimento afirmando que a casa também precisa de portas. Pergunte: Que paralelo pode ser feito da porta de uma casa com a vida em família? Diga que a porta é o local de ENTRADA e SAÍDA da casa. Esclareça que precisamos estar atentos a tudo que entra e o que sai no seio de nossa família.
Por fim, mostre que a casa precisa de chave. Explique que a chave, apesar de pequena, tem uma importância fundamental em uma casa. Jesus ao afirmar: "Eu tenho as chaves da morte e do inferno" (Apoc. 1.18), estava dizendo que tem AUTORIDADE e PODER sobre eles. Quem tem a chave tem autoridade, quem tem a chave tem poder. Um dos grandes problemas na vida de uma pessoa é quando ele perde a chave de sua casa, e o pior é quando essa chave cai na mão de uma pessoa errada. O prejuízo pode ser muito grande. Por isso tenha muito cuidado com a chave que Deus te entregou. Sua família precisa de está sobre sua autoridade, não permita que o inimigo tenha autoridade e poder sobre sua família.

Encerre afirmando que a família é a mais importante instituição criada por Deus para a sociedade. Por isso precisamos investir em nosso relacionamento familiar. Podemos dizer que o segundo propósito divino para a criação da família foi fazer dela um núcleo pelo qual as bênçãos do Senhor seriam espalhadas sobre toda a Terra (Gn 1.28)
Nunca a família foi tão desafiada pelas forças do mal como hoje. Porém, é na presença do Senhor que a família garantirá a vitória sobre os desafios da sociedade atual. Busquemos ao Senhor juntamente com toda a nossa casa.



Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

(Pré-Adolescentes) Lição 01: A Manifestação do Espírito na Igreja


Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: A Manifestação do Espírito na Igreja.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir o estudo da lição, aplique a dinâmica “Características da manifestação do Espírito Santo”, que proporcionará uma melhor compreensão sobre o assunto estudado.


Dinâmica: Características da manifestação do Espírito Santo

Objetivo:
Levar os alunos a encontrar na Bíblia fatos das manifestações do Espírito Santo.
Material didático:
Bíblia
Lição de Pré-adolescentes.
Atividade didática:
Diga que as manifestações sobrenaturais do Espírito Santo são de total propriedade da Igreja do Senhor Jesus. Elas fazem com que o crente não dependa de sua sabedoria ou da sua capacidade humana para fazer a obra de Deus.
Esta primeira lição comenta três importantes assuntos a respeito do Espírito Santo: O Espírito manifesta o poder de Deuso Espírito revela a sabedoria de Deus e o Espírito transmite a mensagem de Deus. Para que haja uma melhor assimilação do assunto da lição, divida a turma em três grupos. Dê a cada grupo a tarefa de encontrar no Novo Testamento um fato que comprove cada assunto estudado. O primeiro descobrirá um episódio onde mostre que O Espírito manifesta o poder de Deus, o segundo um acontecimento onde o Espírito revela a sabedoria de Deus, e o terceiro um evento onde pode ser visto que o Espírito transmite a mensagem de Deus. Dê aos grupos 5 minutos para fazerem suas pesquisas. Logo após cada grupo terá mais 5 minutos para mostrar o que descobriram. Caso algum grupo tenha dificuldade dê algum apoio mostrando a eles o caminho mais fácil de encontrar.
Sugestões:
O Espírito manifesta o poder de Deus (Atos 3.1-8)
O Espírito revela a sabedoria de Deus (Atos 5.1-3)
O Espírito transmite a mensagem de Deus (Atos 2.1-41)
Encerre dizendo que o Espírito se manifesta na Igreja para formar a base do crescimento espiritual e capacitar o crente para o serviço do Mestre amado. Seu exercício é fundamental, tanto na edificação da Igreja como no trabalho de evangelização. Sem a manifestação do Espírito Santo, a Igreja ao invés de ser um organismo vivo e poderoso, seria apenas mais uma organização humana e religiosa.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

(Discipulando 2º Ciclo) Lição 01: O Que é crer



Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: O Que é crer.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Para a aula desta semana sugerimos a dinâmica “Motivando a fé” e “A Fé que Derruba Obstáculos”.


Dinâmica: Motivando a fé

Objetivo:
Motivar os alunos a descobrir valores motivadores da fé cristã e praticá-los no dia-dia
Materiais didático:
Uma bacia com água, uma velinha de aniversário, palitos de dente com pequenos papeis com palavras motivadoras coladas no palito, fósforo e uma mexerica (laranja cravo). Sugestão de palavras motivadoras: Oração, amor, leitura Bíblica, confiança, gratidão, caridade, esperança, reconhecimento, valorização, perdão, união, etc.
Atividade didática:
Coloque a vela na mexerica em seguida coloque a mexerica com a vela na bacia de água. Solicite que a um dos alunos que acendam a vela. Peça para que cada aluno escolha um palito com a palavra de motivação e uma a uma deixem as palavras espetadas na mexerica. Ao final do procedimento deve-se contemplar e refletir sobre cada uma das motivações reunidas na mexerica e iluminadas pela chama da fé. Cada um deve se comprometer com a motivação escolhida e procurar vivenciá-la em seu dia a dia.

Qualquer dúvida é só acessar o link logo abaixo


Adaptado por Roberto José


Dinâmica: A Fé que Derruba Obstáculos

Objetivo:
Despertar no novo convertido confiança em Deus para enfrentar e superar os obstáculos que surgem em sua caminhada de fé.
Material didático:
Bola pequena, vasilhames descartáveis de vários tamanhos com tampa (refrigerante, óleo, vinagre, detergente, desinfetante, remédio, agua mineral, etc.), etiquetas adesivas (criada ao seu estilo).
Atividade didática:
Escreva nas etiquetas palavras que servem como obstáculos e que dificultam a nossa caminhada de vida cristã e tentam nos afastar da igreja, como por exemplo: tribulação, incompreensão, perseguição, zombarias, egoísmo, inveja, desamor, tentações, angústia, fome, nudez, perigo, ameaças, etc . Em seguida cole estas etiquetas nos vasilhames de vários tamanhos, que representarão os obstáculos dos mais variados tipos e tamanhos.
Você deve colar na bola algumas etiquetas com a palavra FÉ.
Inicie a dinâmica pedindo para que cada aluno, um a um, mire os vasilhames e jogue a bola para tentar derrubá-los. O vencedor será aquele que conseguir derrubar todos os vasilhames.
Encerre a dinâmica trazendo uma palavra de reflexão, mostrando que através de nossa fé somos capazes de derrubar e superar todos os tipos de obstáculos que surgem para tentar nos desanimar em nossa caminhada. Mostre que os obstáculos vão surgir, mas que a nossa fé será a força para a caminhada e só por ela superamos os obstáculos que dificultam a nossa caminhada cristã ao longo da jornada.

Encerre a dinâmica trazendo uma reflexão no texto de Romanos 8.35-39.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!