sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Lição 11 - 3° Trimestre de 2017 | PROGRAMA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL | EBD

LIÇÃO:11 – A Segunda Vinda de Cristo

Lição:11 A Segunda Vinda de Cristo

Lição:11 A Segunda Vinda de Cristo

Berçário Lição:11 Vou cantar para Jesus

Revista: Berçário 0 a 2 anos
OBJETIVO DA LIÇÃO: Reconhecer que Jesus é digno de nosso louvor e adoração.
É HORA DO VERSÍCULO: “[...] Hosana a Deus nas alturas do céu!” (Mt 21.9).
Nesta lição, as crianças irão reconhecer que Jesus é digno de nosso louvor e adoração. Como ainda são bem pequenas, estimule-as a cantar louvores bem pequenos e fáceis. Se possível, improvise um microfone de brinquedo.

Após realizar todas as atividades propostas no manual do professor e caso haja tempo, imprima a folha abaixo e distribua para as crianças circularem qual dos dois objetos que o bebê está utilizando que nós usamos para cantar. Elas deverão circular o desenho do microfone que está na mão do bebê. Em seguida, peça para colorirem o desenho usando giz de cera.
bebecantando.bercario.licao11
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica AraujoEditora da Revista Berçário
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Berçário. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
fonte:http://licoesbiblicas.com.br/index.php/2014-11-13-19-35-17/subsidios/2015-01-08-12-06-34/871-licao-36.html

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Lição:11 - A segunda vinda de Cristo

ESBOÇO ASSEMBLÉIA DE DEUS RECIFE-PE
Lição 11: A Segunda Vinda de Cristo

Adultos | Lição 11 - A segunda vinda de Cristo

Juvenis Lição:11 - Avivamento e o Despertamento para a Obra Missionária

Pré-Adolescentes Lição:11 Jesus o Bom Pastor

Juniores Lição:11 JESUS TRAZ O AMIGO DE VOLTA

Primários | Lição 11 - Um bezerro de ouro

Jardim de Infância | Lição 11 - O meu amigo alimenta o seu povo

Maternal | Lição 11 - Papai do céu da o melhor ao seu amigo

Discipulando 3º Ciclo Lição 11: Relacionando-se com sua igreja local

Revista: Discipulando 3º Ciclo

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Relacionando-se com sua igreja local.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar algumas sugestões apresentadas aqui.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Eu faço parte do corpo”.




Dinâmica: Eu faço parte do corpo

Objetivos:
Enfatizar a importância de fazer parte da igreja.
Destacar a valorização de cada membro como parte do corpo de Cristo.
Material didático:
3 imagens de um corpo humano (podem ser iguais)
Texto: A igreja é um corpo
Atividade didática:
- Recorte as imagens do corpo humano dividindo-a em varias partes (cabeça, mãos, braços, pés, pernas etc). Caso queira deixar as figuras um pouco mais duras cole as mesmas em um papel mais grosso e depois recorte. Retire de cada figura um membro do corpo e guarde, em seguida coloque cada uma das figuras recortadas em uma pequena sacola.
- Divida a classe em três grupos. Divida com os grupos as sacolas com as imagens recortadas faltando uma parte do corpo. É importante que a princípio eles não saibam de nada. Em seguida solicite a cada grupo que montem as figuras humanas o mais rápido que puder. Deixe que eles percebam que está faltando em cada figura humana uma parte do corpo para que ela fique completa. Quando começar as reclamações pergunte: Há necessidade mesmo dessa parte ou dá para formar o corpo completo sem ela? É hora de você entregar a cada grupo a parte do corpo que falta para que o corpo fique completo. Em seguida convide a todos a ler 1 Coríntios 12.12-27. Conclua a dinâmica entregando a todos os alunos uma cópia do texto: A igreja é um corpo. Conclua lendo o texto com os alunos.

Texto: A igreja é um corpo
A igreja é comparada a várias figuras, porém, a figura predileta de Paulo para descrever a igreja é o corpo. Por que Paulo tem predileção por essa figura? Porque ela é uma das mais completas para descrever a igreja.
Os membros do corpo são belos quando distribuídos com proporcionalidade. Um nariz que se desenvolve além do normal deforma o rosto. O olho é um órgão lindo e nobre. Ele é o farol do corpo humano. Contudo, já imaginou se você encontrasse um olho de 75 quilos na rua? Você sairia correndo, pois esse olho gigante mais se assemelharia a um monstro. A beleza do corpo está na sua diversidade e na sua proporcionalidade.
Outra coisa também importante no corpo é que ele precisa das diversas funções dos membros para sobreviver. Um membro serve ao outro e todos trabalham em harmonia para o benefício e edificação do corpo. Imagine que você esteja com fome caminhando pela estrada e vê um pé de manga cheio de mangas maduras, mangas vermelhas, mangas bonitas, mangas cheirosas. O seu olho vê a manga. No entanto, não basta o olho ver. Você tem de usar a mão para pegar. Você tem de usar a boca e os dentes para morder e mastigar. Você tem de usar a língua para movimentar. Você tem de usar o esôfago para engolir. Você tem de usar o estômago para triturar. Você tem de usar o fígado para jogar a bílis ali. Você precisa de toda uma máquina funcionando para que aquela manga possa nutrir você e atender à sua necessidade. Assim, também, é a igreja. Ela é um corpo e nós precisamos ajudar uns aos outros.
Se eu cortasse o meu braço e o colocasse numa cadeira ao lado, ele seria meu braço ainda. Só que não valeria nada para o corpo. Esse braço só tem valor se tiver ligado ao corpo. Fora do corpo ele não tem valor. E inútil. Se eu cortasse minha mão e a colocasse numa cadeira, no outro lado da sala, ela ainda seria minha mão, mas não teria mais utilidade porque estaria separada dos outros membros do corpo. Da mesma maneira, o apóstolo Paulo está dizendo, que somos uma unidade. O membro tem valor na medida em que está inserido no corpo e na proporção em que ele trabalha para o bem comum do corpo.
Deus colocou você no corpo como Lhe aprouve. Exerça a função que Deus lhe deu no corpo. Ficar ressentido por não ter este ou aquele dom espiritual é imaturidade. Devemos exercer nosso papel no corpo com alegria, zelo e fidelidade. Você é único. Você é singular no corpo.
Vamos imaginar que você esteja doente, com a garganta inflamada. Você precisa tomar antibiótico. O braço que não tem nada a ver com essa inflamação se oferece para tomar a agulhada. Isso significa que um membro está sofrendo pelo outro em benefício de todo o corpo.
Não estamos num campeonato dentro da igreja disputando quem é o mais talentoso, o mais dotado, o mais espiritual. Somos uma família. Somos um corpo. Devemos celebrar as vitórias uns dos outros e chorar as tristezas uns dos outros. Não somos auto-suficientes; dependemos uns dos outros. É assim que a Igreja de Cristo funciona!

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Por Escriba Digital

fonte:http://www.ensinadorcristao.com.br/2016/09/dinamica-da-licao-11-relacionando-se.html

Adultos Lição 11: A Segunda Vinda de Cristo

Revista: Adulto

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6  – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: A Segunda Vinda de Cristo.
- Apresentem o que defende a declaração de fé da Assembleia de Deus:
. Na segunda vinda de Cristo, em duas fases distintas: a primeira — invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja antes da Grande Tribulação; a segunda — visível e corporal, com a sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos (1 Ts 4.16, 17; 1 Co 15.51-54; Ap 20.4; Zc14.5; Jd 1.14);
No comparecimento ante o Tribunal de Cristo de todos os cristãos arrebatados, para receberem a recompensa pelos seus feitos em favor da causa de Cristo na Terra (2 Co 5.10);
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
- Utilizem adinâmica  "Prestando contas".
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Atenção! Professores da classe dos novos convertidos:
Vocês encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no marcador "Discipulando", deste blog.

Para a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador "Subsídio Pedagógico Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2", do currículo antigo. Façam bom proveito!

Dinâmica: Prestando contas
Objetivos:
Estudar sobre o Tribunal de Cristo e os galardões.
Refletir sobre o julgamento que participaremos no Tribunal de Cristo.
Material:
Figuras de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno e palha.
01 caixa ou uma cesta
01 quadro ou cartolina
01 marcador para quadro branco ou pincel atômico
01 coroa(pode ser de metal dourado ou confeccionada de cartolina coberta com papel laminado dourado)
 Procedimento:
- Coloquem numa caixa ou cesta os 06 tipos de figuras. Estas figuras deverão estar repetidas. Deve haver uma quantidade bem maior que o número de alunos.
- Passem a cesta e para que cada aluno retire 01 figura que melhor representa as atitudes e ações que ele tem feito na obra do Senhor.
- Escrevam no quadro a expressão “Tribunal de Cristo”.
- Falem que um dia seremos julgados, nosso atos serão avaliados no Tribunal de Cristo, evento esse que acontecerá após o Arrebatamento.
- Falem: o Juiz será Jesus. Nossas obras serão julgadas, queimadas conforme I Co 3. 12 a 15.
As nossas obras poderão ser jugadas como ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha.
- Perguntem: Qual o tipo de figura que você escolheu? Por quê?
Faça um levantamento dos tipos de figuras escolhidas.  Certamente que a maioria, senão todos, tenham escolhido ouro, prata ou pedras preciosas. Mas, pode ocorrer que alguns tenham escolhido madeira, feno ou palha.
- Falem: Nós julgamos que nossas obras são de ouro, prata ou pedras preciosas, mas Jesus o justo juiz, aquele que conhece o nosso interior, nossas intenções com relação as atividades que desempenhamos, é que julgará com reta justiça nossas obras.
- Depois, receberemos galardões(apresentem uma coroa, para representar os galardões). Vejamos o que o apóstolo Paulo afirma sobre isto:
“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”(2 Timóteo 4:7,8).
- Depois, iniciem o estudo da lição.
Por Sulamita Macedo.

Sugestão para a conclusão do trimestre:

Que tal fazer uma revisão sobre Declaração de Fé da Assembleia de Deus?

Para isso, utilizem 16 envelopes, coloquem dentro de cada deles, uma parte da Declaração de Fé, conforme descrição abaixo. Por fora do envelope, escrevam o nome que está em negrito, para identificação.
No momento da conclusão, entreguem os 16 envelopes para os alunos.
Peçam que um aluno de cada vez leia o que consta por fora do envelope e em seguida o que está dentro dele.
Por fim, todos devem ler: Nós cremos na Bíblia Sagrada, em Deus, na Trindade, em Jesus Cristo, no Espírito Santo, na Pecaminosidade humana, no Novo Nascimento,  na Igreja, no Batismo por imersão, na Santidade, no Batismo no Espírito Santo, nos Dons espirituais, na Segunda vinda de Cristo,  no Tribunal de Cristo, no Juízo Final, no Casamento e na família.


Bíblia Sagrada: Na inspiração divina verbal e plenária da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé e prática para a vida e o caráter cristão (2 Tm 3.14-17);
Deus/Trindade: Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que, embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; Criador do Universo, de todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, e, de maneira especial, os seres humanos, por .um ato sobrenatural e imediato, e não por um processo evolutivo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29; Gn 1.1; 2.7; Hb 11.3 e Ap 4.11);
Jesus Cristo: No Senhor Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus, plenamente Deus, plenamente Homem, na concepção e no seu nascimento virginal, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e em sua ascensão vitoriosa aos céus como Salvador do mundo (Jo 3.16-18; Rm 1.3,4; Is 7.14; Mt 1.23; Hb 10.12; Rm 8.34 e At 1.9);
Espírito Santo: No Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, consubstancial com o Pai e o Filho, Senhor e Vivificador; que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo; que regenera o pecador; que falou por meio dos profetas e continua guiando o seu povo (2 Co 13.13; 2 Co 3.6,17; Rm 8.2; Jo 16.11; Tt 3.5; 2 Pe 1.21 e Jo 16.13);
Pecaminosidade humana: Na pecaminosidade do homem, que o destituiu da glória de Deus e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo podem restaurá-lo a Deus (Rm 3.23; At 3.19);
Novo Nascimento: Na necessidade absoluta do novo nascimento pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus para tornar o homem aceito no Reino dos Céus (Jo 3.3-8, Ef 2.8,9);
No perdão dos pecados, na salvação plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At 10.43; Rm 10.13; 3.24-26; Hb 7.25; 5.9);
Igreja: Na Igreja, que é o corpo de Cristo, coluna e firmeza da verdade, una, santa e universal assembleia dos fiéis remidos de todas as eras e todos os lugares, chamados do mundo pelo Espírito Santo para seguir a Cristo e adorar a Deus (1 Co 12.27; Jo 4.23; 1 Tm 3.15; Hb 12.23; Ap 22.17);
Batismo por imersão: No batismo bíblico efetuado por imersão em águas, uma só vez, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo (Mt 28.19; Rm 6.1-6; Cl 2.12);
Santidade: Na necessidade e na possibilidade de termos vida santa e irrepreensível por obra do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas de Jesus Cristo (Hb 9.14; 1 Pe 1.15);
Batismo no Espírito Santo: No batismo no Espírito Santo, conforme as Escrituras, que nos é dado por Jesus Cristo, demonstrado pela evidência física do falar em outras línguas, conforme a sua vontade (At 1.5; 2.4;10.44-46; 19.1-7);
Dons espirituais: Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme sua soberana vontade para o que for útil (1 Co 12.1-12);
Segunda vinda de Cristo: Na segunda vinda de Cristo, em duas fases distintas: a primeira — invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja antes da Grande Tribulação; a segunda — visível e corporal, com a sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos (1 Ts 4.16, 17; 1 Co 15.51-54; Ap 20.4; Zc14.5; Jd 1.14);
Tribunal de Cristo: No comparecimento ante o Tribunal de Cristo de todos os cristãos arrebatados, para receberem a recompensa pelos seus feitos em favor da causa de Cristo na Terra (2 Co 5.10);
Juízo Final: No Juízo Final, onde comparecerão todos os ímpios: desde a Criação até o fim do Milênio; os que morrerem durante o período milenial e os que, ao final desta época, estiverem vivos. E na eternidade de tristeza e tormento para os infiéis e vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis de todos os tempos(Mt 25.46; Is 65.20; Ap 20.11-15; 21.1-4);

Casamento: Cremos, também, que o casamento foi instituído por Deus e ratificado por nosso Senhor Jesus Cristo como união entre um homem e uma mulher, nascidos macho e fêmea, respectivamente, em conformidade com o definido pelo sexo de criação geneticamente determinado (Gn 2.18; Jo 2.1,2; Gn 2.24; 1.27).

Por Sulamita Macedo.

fonte:http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Jovens Lição 11: Crenças religiosas

Revista: Jovens

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a sema
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Crenças religiosas.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Identidade Cristã”
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Identidade Cristã
Objetivo: Refletir sobre o papel da igreja na formação da identidade cristã, através do ensino da Palavra de Deus, rejeitando as formas diversas do sincretismo religioso.
Material:
01 prato
01 copo transparente
01 vela
Água  
01 caixa de palito de fósforos ou isqueiro
Procedimento:
- Falem: A igreja prega a palavra de Deus, apresentando a mensagem de esperança para o mundo em trevas. Os que aceitam a Cristo estão na luz. Jesus disse: “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte”(Mateus 5:14).
- Acendam a vela e a coloquem no centro do prato, em posição vertical, observando se a mesma está firme.
- Depois, coloquem a água no prato, tendo cuidado para não transbordar.
- Falem que o crente, representado pela vela acesa, é luz do mundo. O meio em vivemos é o prato e a água é a Palavra de Deus.
- Falem: A Palavra de Deus precisa ser preservada e o seu ensino transmitido de forma fiel, observando suas orientações para que não haja desvios doutrinários. Dessa forma, a igreja cumpre o papel de formar a identidade cristã.
Há de se ter o cuidado com a introdução do sincretismo evangélico, que se apresenta com elementos de várias religiões.
- Falem ainda que o copo representará aquilo que pode apagar a luz do evangelho genuíno, tirando a primazia de Deus e oportunidade para o pecado.
- Emborquem o copo sobre a vela e observem o que acontece.
- Perguntem: O que aconteceu? Mostrem para os alunos as reações ocorridas.
Além da vela ter se apagado, toda a água foi sugada para dentro do copo! Que lições podemos tirar deste procedimento?
Para que a doutrina bíblica seja preservada é necessário cuidado e vigilância quanto ao surgimento de elementos sincréticos que contrariam as Sagradas Escrituras, para que o brilho do evangelho não seja sufocado com a prática de ritos e costumes diferentes daqueles prescritos na Bíblia.
- Para finalizar, leiam:
“Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo” (Cl 2:8).
Ideia original desconhecida.

Esta versão por Sulamita Macêdo. 

fonte:http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

Juvenis Lição 11: Avivamento e o Despertamento para a Obra Missionária

Revista: Juvenis 15 e 17 anos

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Avivamento e o Despertamento para a Obra Missionária.
- Falem sobre o ide de Jesus, leiam Mc 16.15. E, para saber quem nos capacita para isto e de que forma, leiam At 1.8.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Falem sobre Missões Nacionais e Transculturais. Enfatizem que podemos colaborar com a obra missionária de diversas formas: orando, contribuindo, participando das atividades evangelísticas e mantendo contato com os missionários.
- Falem da importância que há em se manter contato com os missionários e incentivem os alunos a enviar email para eles. Para tanto, apresentem uma lista nominal dos missionários, país onde estão trabalhando, se tem filhos na idade deles (os alunos). Decidam conjuntamente quem vai manter contato com o missionário ou será um email em nome da classe. É interessante que esta comunicação seja frequente e que ao receber resposta de email, ler para a classe.
- Também organizem uma oferta para a obra missionária: marquem para o próximo domingo a entrega da oferta. Coloquem em um envelope, entreguem ao departamento de evangelismo da igreja, acompanhados de pelos dois alunos da classe.
- Para trabalhar as formas de evangelização, distribuam 02 folhetos evangelísticos para os alunos, para que entreguem ao sair da igreja até chegar em casa. Apresentem as ações evangelísticas realizadas pelos jovens da igreja, incentivem os alunos a participar, indicando dia, hora e local da atividade.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “Anunciando".
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Anunciando
Objetivo: Refletir sobre a evangelização e o que estamos fazendo para anunciar o plano de Salvação.
Material:
Chocolate para uma parte da turma.
Procedimento:
- Dividam a turma em 03 grupos.
- Orientem cada grupo da seguinte forma:
Grupo 1: Vocês receberão chocolate e quando estiver no grande círculo, deverão comê-lo imediatamente.
Grupo 2: Será oferecido a vocês chocolate, quando estiver no grande círculo, mas não
deverão aceitá-lo.
Grupo 3: Vocês não receberão chocolate, não será oferecido chocolate para vocês, mas deverão pedir bastante, quando estiverem no grande círculo.
- Juntem os 03 grupos, formando um grande círculo.
- Agora, realizem os comandos para cada grupo, já expostos acima.
- Depois, perguntem: O que podemos refletir sobre a evangelização nestas 03 situações? O chocolate pode representar quem ou o quê?
O chocolate pode representar Jesus, o plano da salvação, a palavra de Deus.
Situação 01: São as pessoas que aceitam o convite de salvação, porque alguém evangelizou.
Situação 02: São as pessoas que ouvem, mas não aceitam, rejeitam a palavra de Deus.
Situação 03: São as pessoas que não são evangelizadas, tem sede de salvação, mas ainda não foram alcançadas.
- Para finalizar, reflitam sobre a importância da evangelização e o que estamos fazendo para anunciar o evangelho.

Por Sulamita Macedo.

fonte:http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/