sábado, 13 de fevereiro de 2016

Estudo Bíblico O Sol da Justiça



"Mas, para vós que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e salvaçãotrará debaixo das suas asas." (Malaquias 4.2).

Esta foi a última profecia do Velho Testamento a respeito da vinda do Messias ao mundo. Quando Jesus veio, Mateus testificou, dizendo: "O povo que estava assentado em trevas viu uma grande luz; e aos que jaziam na região da sombra da morte, a luz raiou." (Mt.4.16). Jesus é o sol da justiça.

Pensemos um pouco sobre o sol que conhecemos. Essa estrela magnífica nos ilumina todos os dias. Um único sol é capaz de iluminar todo o planeta terra, ao mesmo tempo em que ilumina outros planetas do nosso sistema. Se a terra fosse plana, ficaria toda iluminada ao mesmo tempo, mas como é redonda, tem sempre uma parte "de costas" para o sol, ficando então na escuridão. Da mesma forma, se muitos estão em trevas espirituais é porque deram as costas para Deus. Se muitos estão perdidos na maldade, na condenação, não é por culpa de Deus, nem por incapacidade divina. Está escrito: "A mão do Senhor não está encolhida paraque não possa salvar, nem o seu ouvido agravado para que não possa ouvir,mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados escondem o seu rosto de vós para que não vos ouça." (Isaías 59.1-2).

Outra questão interessante sobre o sol é que, quando chega a noite, acendemos milhares ou talvez milhões de lâmpadas em toda parte, mas todas elas juntas não chegam a produzir uma mínima porcentagem do calor ou da luz que o sol produz. Isso nos mostra a insignificância dos recursos do homem diante da grandeza dasobras de Deus. Do mesmo modo, aquele que vira as costas para Jesus procura muitas lâmpadas para se iluminar e para se aquecer. São tantos falsos deuses, tantos santos, tantos guias, tantos amuletos, tantos talismãs, tantos objetos mágicos, mas tudo isso junto não produz nada que possa substituir a presença de Cristo na vida do homem.

Deixe de buscar luzes artificiais. Vire-se para a verdadeira luz, o sol da justiça, Jesus Cristo, o único Salvador. Ele mesmo disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará em trevas. Pelo contrário, terá a luz da vida." (João 8.12). Iluminados por Cristo não erraremos o caminho até às nossas moradas eternas nas regiões celestiais. Aleluia!
|  Autor: Prof. Anísio Renato de Andraden  |  Divulgação

Lição 7, As Bodas do Cordeiro, 3 parte, 1Tr16, Ev Henrique, EBD NA TV

Lição 7, As Bodas do Cordeiro, 2 parte, 1Tr16, Ev Henrique, EBD NA TV

Elinaldo Renovato: Lição 07 - Lições Bíblicas Adultos - 1º Trim./2016 - CPAD

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

EV. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA LIÇÃO 7 - AS BODAS DO CORDEIRO

SUBSÍDIO EM PDF
COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA
COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: EV. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA
LIÇÃO 7 - AS BODAS DO CORDEIRO
CLIQUE NA IMAGEM PARA VISUALIZAR

Assembleia de Deus em Pernambuco LIÇÃO 07 – AS BODAS DO CORDEIRO


Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco
Superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais
Pastor Presidente: Aílton José Alves
Av. Cruz Cabugá, 29 – Santo Amaro – Recife-PE / CEP. 50040 – 000 Fone: 3084 1524
LIÇÃO 07 – AS BODAS DO CORDEIRO - 1º TRIMESTRE DE 2016 (Mt 22.1-14)

INTRODUÇÃO
Logo após o arrebatamento dos salvos e o Tribunal de Cristo seguir-se-á a tão esperada “Bodas do Cordeiro”. Nesta lição destacaremos alguns fatos sobre o casamento judaico que ilustra este grande evento escatológico. Pontuaremos também informações detalhadas a respeito desta gloriosa celebração, que a Igreja aguarda anelante.
I – O CASAMENTO JUDAICO UMA FIGURA DAS BODAS DO CORDEIRO
As Escrituras, tanto no Antigo como no Novo Testamento, utilizam-se do casamento para simbolizar a glória espiritual final e a alegria dos fiéis servos de Deus. Em muitos trechos do Novo Testamento a relação entre Cristo e a igreja é revelada pelo uso de figuras do noivo e da noiva (Jo 3.29; Rm 7.4; 2Co 11.2; Ef 5.25-33; Ap 19.7,8; 21.1-22.7). Abaixo destacaremos algumas informações sobre isto:
CASAMENTO JUDAICO
O pai escolhe a esposa para o filho (Gn 24.1-4; 38.6)
Assume-se o compromisso de noivado (Dt 20.7; Mt 1.18)
O pagamento do dote para obter a noiva (Gn 34.12; Êx 22.12; I Sm 18.25)
O noivo sai com um cortejo para buscar a noiva em sua residencia a fim de trazê-la para si (Mt 25.6)
O tempo da celebração do casamento de sete dias (Jz 14.12,15,17,18)
Acontecia um banquete em comemoração (Gn 29.22)
BODAS DO CORDEIRO

Em Cristo, fomos eleitos por Deus (Jo 6.37; Ef 1.4)
A igreja é chamada de Noiva e Cristo é chamado de noivo (2 Co 11.2; Ef 5.25-32; Ap 19.6-8) Cristo pagou o preço para obter sua noiva (At 20.28; I Co 6.19,20; Ef 5.25; I Pe 1.18,19).
O noivo sairá com o cortejo angelical para buscar a noiva a fim de trazê-la para a casa do Pai (Jo 14.1-3)
O tempo das bodas no céu durará sete anos (Nm 14.34; Ez 4.6; Jo 4.9). Acontecerá um grande banquete em comemoração (Ap 19.9).
II - INFORMAÇÕES DETALHADAS SOBRE AS BODAS DO CORDEIRO
“As Bodas do Cordeiro é a consumação da união mística entre Cristo e a sua Igreja. Será uma celebração tão elevada e inefável, que não encontrará precedente algum quer no tempo, quer no espaço; começará com o arrebatamento dos santos, e há de continuar por toda a eternidade. Nas Bodas do Cordeiro, a Igreja apossar-se-á de toda a sua herança como a Noiva de Cristo, e Cristo a possuirá, concretizando, assim, de maneira amorosa e eterna, o alvo maior do Plano Redentivo: Deus entre o seu povo, e o seu povo a desfrutar-lhe de todos os benefícios advindos desta comunhão” (ANDRADE, sd, p. 35). Abaixo destacaremos mais algumas informações sobre este importante evento:
2.1 Quando ocorrerá. “Esse casamento parece seguir os acontecimentos do Tribunal de Cristo, visto que, quando surge, a igreja aparece adornada com “os atos de justiça dos santos” (Ap 19.8), que só podem referir-se às coisas que foram aceitas no tribunal de Cristo. Desse modo, as bodas devem ocorrer entre o tribunal e a segunda fase da segunda vinda de Cristo a terra. Uma evidência disso é que, ao descer o Senhor, as bodas já ocorreram, como se vê, comparando Ap 19.7-9, com 19.11-14. Assim, enquanto os juízos divinos caem sobre a terra, durante a Grande Tribulação, haverá festa no céu. (PENTECOST, sd, p. 248 – acréscimo nosso).
2.2 Local das Bodas. “Só pode ser o céu. Visto que se segue ao tribunal de Cristo, demonstrado como acontecimento celestial, e visto que, quando o Senhor retomar, a igreja virá nos ares (Ap 19.14), as bodas devem ocorrer no céu. Nenhum outro local seria adequado a um povo celestial (Fp 3.20)” (PENTECOST, sd, p. 248).
2.3 Os participantes das Bodas. Participarão das Bodas do Cordeiro todos os santos ressuscitados e os vivos transformados por ocasião do arrebatamento (I Ts 4.16,17). A Noiva será formada pelos crentes de todas as épocas porque os santos do NT deverão participar das promessas juntamente com os santos do AT (Rm 4.16; Hb 11.39).
2.4 Quanto tempo durará. A Bíblia nos informa que entre os judeus, as bodas eram celebradas durante sete dias com grande alegria (Jz 14.12,15,17,18). As bodas de Jacó duraram sete dias (Gn 29.27,28). “Na simbologia profética das Escrituras Sagradas, isso aponta para as bodas do Cordeiro durante “sete anos”: Em termos proféticos um dia equivale um ano (Nm 14.34; Ez 4.6; Jo 4.9). Naquele dia Cristo se unirá a Igreja para nunca mais se separar dela (I Ts 4.17). Estaremos com ele no Tribunal; nas Bodas; na Ceia; na sua Manifestação; no Milênio; no Juízo Final; na Nova Terra; finalmente na eternidade!” (SILVA, 1998, p. 46 – acréscimo nosso).
III – O QUE ACONTECERÁ DEPOIS DO ARREBATAMENTO
3.1 O casamento. A palavra bodas é traduzida como uma “celebração de casamento” (FERREIRA, 2004, p. 308). A Bíblia nos mostra que, enquanto a Igreja estiver aqui na terra, ela será chamada de Noiva de Cristo (II Co 11.2). Contudo, na ocasião pós arrebatamento dar-se-á o casamento, quando enfim, ele será chamada de esposa do Cordeiro (Ap 19.7; 21.9). Assim vemos que “o simbolismo do casamento judaico foi maravilhosamente cumprido no relacionamento de Cristo com sua igreja. O pacto do casamento é implementado no momento em que os membros da igreja são redimidos (Lc 22.20; Hb 9.15). Cristo, o noivo, busca a sua noiva no arrebatamento (I Ts 4.16,17). Segue-se, então, a terceira fase, isto e, a Ceia do Casamento (Ap 19.8)” (PFEIFFER apud WALWOORD, 2007, p. 320 – acréscimo nosso).
3.2 A ceia. A palavra “ceia” significa “refeição”. Neste caso diz respeito ao banquete que segue o casamento (Gn 29.22; Jz 14.10). A sunamita, a esposa de Salomão, foi por ele introduzida nas recâmaras do palácio (Ct 1.4). Em seguida, amorosamente ele também a conduziu a sala do banquete (Ct 2.4). De igual forma o Senhor ao levar a sua noiva para as mansões celestes (Jo 14.1-3), irá promover a grande ceia, conforme as palavras de Jesus: “Porque vos digo que a não comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus” (Lc 22.16; 27-30). “Será um banquete como nunca houve; será o cumprimento das parábolas, das profecias, e da tipologia do relacionamento entre Cristo e a sua Igreja. É mais uma razão para todo este regozijo. As bodas do Cordeiro trarão grande honra e glória ao Deus Pai, pois é a culminação de seu grande plano de redenção” (HORTON, 2011, p. 203).
3.3 Grande celebração. Em Apocalipse 19.6,7 vemos a descrição da visão de João a cerca desse glorioso evento, informando-nos que ele será repleto de júbilo, adoração e alegria. “Os salvos chegados de todas as partes da terra e de todos os tempos saudar-se-ão alegremente. Conheceremos os santos do Antigo e do Novo Testamento e reencontraremos aqueles que dentre nós foram antes estar com Jesus (Mt 8.11; I Ts 4.13,14) . Os salvos estarão livres de todas as lutas, angústias, pecado e mal. Uma só vez mirar a augusta e divina face de Jesus compensará todas as lutas e tristezas sofridas neste lado da vida. Como não será a recepção por Deus e por todos os santos anjos, do cortejo chegado da Terra, composto por miríades de fiéis, tendo à frente o Senhor Jesus que os salvou por sua graça” (GILBERTO, 2007, p. 15 -acréscimo nosso).
IV – O PERFIL DA NOIVA DO CORDEIRO
4.1 Virgem. Na ótica judaica, a pureza sexual era fator preponderante para o matrimônio. A virgindade da moça era um dos critérios para estar apta para casar, pois como no princípio o ato conjugal só deveria ser consumado no casamento (Gn 2.24,25; 24.16; Lc 1.27). Dessa noite nupcial se conservava o tecido manchado de sangue que provava a virgindade da noiva e que servia de prova em caso de calúnia do marido (Dt 22.13-21). A virgindade da noiva, nos aponta quão elevada deve ser a pureza moral e espiritual daqueles que servem a Cristo (I Ts 4.3; Hb 12.14). Biblicamente, o pecado, a idolatria e a amizade com o mundo, se constitui num adultério espiritual (Os 1-3; Jr 2-3; Ez 16; 23; Tg 4.4). Portanto, a Igreja deve viver como a virgem prometida ao seu futuro esposo (2 Co 11.2), pertencendo somente a Cristo de acordo com o pacto de casamento. Ele buscou sua noiva com amor e a santificou para que possa estar livre de qualquer mácula quando Ele mesmo a apresentar a si próprio com todo esplendor (Ef 5.23,27).
4.2 Vestida de linho. As vestes de linho neste caso, indicam as boas obras realizadas pelos salvos (Ap 19.8). “O linho fino é a manifestação dessa justiça entretecida que é desenvolvida diariamente no viver cristão” (BEACON, p. 488). É bom lembrar que embora as obras não tenham valor nenhuma para salvação (Rm 3.20; Gl 2.16; II Pe 1.5-8), elas tem muito valor depois da salvação (Ef 2.10). As igrejas da Ásia, com exceção de Laodicéia, receberam elogios de Jesus por suas boas obras (Ap 2.2,3,9,13,19; 3.4; 8-10).
4.3 Adornada. Toda a noiva era adornada para esta ocasião especial (Sl 45.14,15). Desde as vestes nupciais até enfeites eram colocados para ela comparecer perante o seu noivo. A Bíblia diz que, Abraão enviou por meio do seu servo Eliezer, joias de prata, de ouro e vestidos para dá-los a esposa de Isaque (Gn 24.53). Ester, de igual forma, foi presentada com adornos para poder comparecer diante de Assuero (Et 2.9,12). De igual forma, Cristo adornou a sua Igreja com: (a) vestes de salvação (Cl 3.9,10); (b) o fruto do Espírito (Gl 5.22); e, (c) os dons do Espírito (Rm 12.6-8; I Co 12.8-10).
CONCLUSÃO
 Assim como os noivos aguardam ansiosamente o dia do casamento. De igual forma, a Igreja que é a Noiva anseia encontra-se com Cristo o Noivo a fim de estar ao seu lado para sempre. As Bodas do Cordeiro se constitui no clímax de todas as benesses que os salvos receberão do Senhor, por isso é bem aventurado quem dela participa (Ap 19.9).
REFERÊNCIAS
· ANDRADE, Corrêa de. Dicionário de Escatologia Bíblica. CPAD.
· GILBERTO, Antonio. O Calendário da profecia. CPAD.
· HORTON, Stanley M. Apocalipse – as coisas que brevemente devem acontecer. CPAD.
· HOWARD, R.E et al. Comentário Bíblico. CPAD.
· PENTECOST, J. Dwight. Manual de Escatologia – Uma análise detalhada dos eventos futuros. VIDA.

· SILVA, Severino Pedro da. Apocalipse versículo por versículo. CPAD.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Classe Jovens - Lição 07: Adão e o Pecado

Professor e Teólogo Márcio Mainardes - Lição 7 - As bodas do Cordeiro

Subsídio
Professor e Teólogo Márcio Mainardes de AD Telêmaco Borba/PR
 Lição 7 - As bodas do Cordeiro

Texto Áureo: E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus. Ap 19.9
´  VERDADE PRÁTICA:
´  Nas bodas do Cordeiro todos os salvos em Jesus Cristo estarão reunidos e viverão para sempre com o Senhor.
´  LEITURA BÍBLICA:
´  Mateus 22.1-14
´  A palavra Bodas aparece 15 vezes no NT
´  É traduzida do grego: γαμος = gamos
´  Gamos refere-se  a uma grande festa de casamento, banquete de casamento, festa de núpcias, matrimônio.
ENTENDO O CASAMENTO DENTRO DO CONTEXTO JUDAICO E SUA RELAÇÃO COM CRISTO E A IGREJA
´  O casamento judaico de dividia em três fases:
´  1ª) A promessa (ou compromisso)
´  2ª) O desposamento (ou contrato legal)
´  3ª) As Bodas (grande festa, consumação do casamento)
1ª) A Promessa
´  Era feita muitas vezes, quando os noivos ainda eram crianças;
´  Era um compromisso entre as famílias;
´  Não havia documentos, apenas a Palavra;
´  Porém a Palavra valia mais do que um documento;
´  Era portanto um compromisso muito sério.
Para a Igreja também havia uma Promessa
´  Este compromisso aconteceu antes mesmo de nós existirmos,
´  Este compromisso nasceu antes do mundo ser fundado, veja:
´  “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos [lugares] celestiais em Cristo; Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundoEf 1.3,4
A garantia vem da Palavra de Deus
´  A Palavra do Senhor não volta atrás e temos o Espírito Santo como nosso penhor,
´  O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.” Mt 24.35
´  Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeuHb 10.23
2ª) O desposamento
´  Os noivos se dirigiam até os juízes, anciãos da cidade, onde era formalizado o casamento,
´  Equivalia ao casamento civil de hoje, um contrato legal,
´  Porém a noiva regressava com os pais e o noivo tinha a missão de preparar a casa (a morada) Veja Jo 14.2,3
´  É nesta fase que se encontravam José e Maria, quando Maria achou-se grávida pelo Espírito Santo. Veja Mt 1.18ss
´  Nesta ocasião a família ou o noivo pagava o dote da noiva!!!
A segunda fase do casamento do Cordeiro e a Igreja, aconteceu na Cruz do Calvário
´  Na cruz Jesus compareceu não perante os juízes ou anciãos, mas perante o Supremo Juiz de toda a Terra e Céu!
´  Na cruz ele pagou o preço (dote) para ter a noiva (Igreja), veja:
´  Ap 5.9 “...Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação.”
´  O Valor pago não foi em Dólar, Euro ou Pedras Preciosas!!!
´  VEJA:
´  “sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado.”                    I Pe 1.18,19
´  O Tempo entre o desposamento e as bodas, é um período de produtividade
´  A distância física entre ambos não poderia ser motivo para esfriamento do amor,
´  Ele tinha a missão de construir a casa, o que fazia com muita dedicação,
´  Ela tinha a missão preparar o enxoval, de se preparar, estar adornada quando o noivo chegasse;
Portanto este é o tempo em que a Igreja (Noiva do Cordeiro) deve estar em missão:
´  Enquanto Jesus foi nos preparar a morada, não podemos estar dormindo, descansando, inertes,
´  Em todo este tempo nossas vestes devem estar brancas; e o óleo (Espírito Santo) deve sempre estar em nós;
´  Para que quando o formos chamados as bodas, não sejamos achados ociosos, despreparados e com a missão incompleta;
3ª) AS BODAS
´  No antigo oriente a grande festa de casamento durava 7 dias;
´  Ex.: O casamento de Sansão:
´  “Disse-lhes, pois, Sansão: Eu vos darei [um] enigma para decifrar; [e], se nos sete dias das bodas o decifrardes...” Jz 14.12
´  “E chorou diante dele os sete dias em que celebravam as bodas...”        Jz 14.17
Nesta fase o noivo buscava a noiva que estava com seus pais e a trazia para a casa (morada) que ele havia preparado,
Havia a renovação dos votos entre os nubentes e em seguida a ceia das bodas.
A cada dia que passa estamos mais perto da consumação do nosso casamento
´  Este momento acontecerá após o arrebatamento da Igreja, no céu;
´  O arrebatamento é o início de tudo, após, acontecerá as Bodas do Cordeiro, a Ceia das Bodas, o Tribunal de Cristo e fatos que estudaremos na sequência.
´  Os 7 dias das Bodas do casamento judaico tipificam os 7 anos que a Igreja estará com Cristo no céu, antes do retorno à terra;
Enquanto isso na terra...
´  A tribulação de 7 anos estará acontecendo ;
´  Os Juízos de Deus, estarão sendo derramado sobre todo o mundo;
´  Mas no auge da Batalha do Armagedom, no momento mais crucial para Israel, Cristo voltará com a Igreja glorificada e seus anjos, para fazer justiça e estabelecer o Reino Milenar, Veja Ap 19.14ss
Conclusão
´  As Bodas do Cordeiro descrevem a união completa e final entre Cristo e os salvos;
´  As Bodas demonstram uma intimidade de relacionamento entre Cristo e a Igreja, que jamais foi vivida aqui na terra,
´  A partir deste momento a Noiva e Cristo são inseparáveis,
´  Que sejamos os bem aventurados que são chamados à ceia das Bodas!
´  FONTES:
´  Bíblia de Estudo Profética, Editora Hagnos

´  Bible Chronos Di Nelson, Sociedade Bíblica do Verbo Ltda

Subsídio lição 7 - As bodas do Cordeiro

Pr. Adaylton de Almeida Conceição - Santos/SP

Apocalipse 19.5-9. Apocalipse 19.5-9 “E saiu uma voz do trono, que dizia: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, assim pequenos como grandes. E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.  E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus. Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou”.

Este texto fala sobre a maior de todas as festas que já aconteceu na história. Será o momento em que Jesus voltar para buscar sua Igreja. A Bíblia compara este momento com uma festa de casamento. Para o povo de Deus as bodas era um momento mais importante na vida de uma pessoa. Assim aprendemos que a volta de Jesus será o marco de nossas vidas, agora quando estamos esperando, no momento que será glorioso e depois quando viveremos eternamente com Ele.
As bodas do Cordeiro ocorrem entre Cristo e Sua Igreja após o arrebatamento desta e a ressurreição dos que dormem em Cristo.
"Regozijemo-nos, e alegremo-nos [em exultação e triunfantes], e demos-lhe glória; porque [finalmente] vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino (radiante), puro e resplandecente; porque o linho fino são (significam, representam) as justiças (a vida, a conduta e a ação divina justa, reta e em comunhão com Deus) dos santos (o Povo justo de Deus)." (Ap. 19:7-8).
Numa festa de casamento atual, o noivo espera a noiva, mas no tempo Bíblico era a noiva que esperava o noivo, como na parábola das dez virgens (Mateus 25.1-13). A noiva deve estar pronta para quando o noivo chegar. Jesus só virá quando sua noiva estiver preparada.
Todos se preocupam com os preparativos de um casamento. Cada detalhe é indispensável para que tudo dê certo. Contudo o mais importante é que os noivos sejam preparados para se encontrar.
O SIGNIFICADO DAS BODAS
Em língua portuguesa, a palavra boda significa “celebração de casamento”, embora seja mais empregada, popularmente, para referir-se ao aniversário da união conjugal, tal como nas expressões “bodas de prata” ou “bodas de ouro”, que são, respectivamente, a comemoração de 25 e 50 anos de aniversário de casamento. A primeira vez que a palavra “boda” aparece na Bíblia é para relatar o casamento de Sansão (Jz 14.12).
A Bíblia utiliza muitas vezes a figura da noiva e do noivo para referir-se ao relacionamento da igreja com Cristo (Mt 9.15; Jo 3.29; 2 Co 11.2; Ef 5.22-33; Ap 19.7-9; 21.1-22.7) e a as bodas do Cordeiro – o casamento de Cristo com a igreja – é a expressão máxima desta relação. Este conceito nupcial enfatiza tanto a lealdade, a devoção e fidelidade da igreja a Cristo, quanto o amor de Cristo à sua igreja e sua comunhão com ela.
Em Israel, o noivado é tão serio quanto o casamento. Na historia bíblica a mulher comprometida em noivado era chamada esposa e, apesar de não estar unida fisicamente ao noivo, ela estava obrigada à mesma fidelidade como se estivesse casada (Gn 29.21; Dt 22.23,24; Mt 1.18,19). A Igreja é a esposa de Cristo porque está comprometida com Ele (Ap 19.7; 21.9; 22.17).
As Bodas do Cordeiro será a consumação da união mística entre Cristo e a Igreja. Acontecerá depois que a Igreja for galardoada no Tribunal de Cristo. Será conduzida ao palácio real, onde se encontra a “Sala do Banquete” (Ct 2.4), quando então, se dará início à celebração da Ceia das Bodas do Cordeiro.
Neste evento, todos os santos estarão presentes, os do Oriente e do Ocidente, tomarão lugar à mesa (Mt 8.11). “Nas Bodas do Cordeiro, a Igreja apossar-se-á de toda a sua herança como a Noiva de Cristo, e Cristo a possuirá, concretizando, assim, de maneira amorosa e eterna, o alvo maior do plano redentivo: Deus entre o seu povo, e o seu povo a desfrutar-lhe de todos os benefícios advindos desta comunhão”.
Apóstolo Paulo se referiu a esta noiva quando escreveu aos coríntios: Estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo (1Co 11.2). Apocalipse também nos chama a atenção para o fato de a noiva já está pronta, vestida de linho fino, puro e resplandecente (Ap 19.7,8).
Jesus, após a última páscoa e pouco antes da sua morte e ressurreição, prometeu que aquele momento se repetiria um dia no reino dos céus: "E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai" (Mateus 26.29).

Entrada triunfal da Noiva com Jesus no céu.

Como dissemos acima, a celebração das Bodas seguirá os acontecimentos do BEMA de Cristo, haja vista, a Igreja já aparecer adornada com “os atos justos dos santos” (Ap 19.8) que certamente se refere aos acontecimentos do tribunal de Cristo. Certamente será grande a alegria de todos os salvos arrebatados, quando juntos ao seu Senhor, adentrarem no céu, lugar preparado por Ele (Jo 14.1-3). Ali serão recepcionados por multidões de anjos (AP5.11),   que os receberão com cânticos de aleluia (Ap 5.9-12), juntamente com a noiva que também cantará (Ap 5.9,10; 15.3,4).

O MOMENTO MAIS SUBLIME NOS CÉUS

Aleluia! Pois já reina o Senhor nosso Deus, o Todo-poderoso. Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa do Cordeiro, a si mesma já se te ataviou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino é a justiça dos santos. E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus (Ap 19.6-9).
Aleluia! A salvação, e a glória, e o poder são do nosso Deus:
A palavra “aleluia”, embora comum em expressões de louvor em nossos dias, aparece em apenas dois livros da Bíblia – os Salmos e o Apocalipse. Vem do hebraico e significa “louve a Deus” (Jah ou Yah, uma contração de YHWH, Jeová ou Javé). No Apocalipse, a forma grega da palavra aparece apenas quatro vezes, todas neste capítulo (19:1,3,4,6). Cada vez que pronunciamos esta palavra, falamos o nome de Deus e, por isso, deve ser falada com toda reverência e respeito. Não é uma palavra comum ou uma mera interjeição,.e sim, uma expressão de adoração ao Senhor.
19:1 – "Depois destas coisas, ouvi no céu uma como grande voz de numerosa multidão, dizendo: Aleluia! A salvação, e a glória, e o poder são do nosso Deus".

Depois destas coisas, ouvi no céu uma como grande voz de numerosa multidão: Três vezes neste livro encontramos a numerosa ou grande multidão, sempre no céu e sempre adorando ao Senhor (7:9-10; 19:1; 19:6).

19:3 – “E outra vez disseram: Aleluia! E a sua fumaça sobe pelos séculos dos séculos. Oura vez disseram: Aleluia!: A multidão repete sua palavra de adoração, dando honra a Deus.

O Pr. Hernandes Lopes assim descreve a cerimônia:

O costume matrimonial dos hebreus -

1) Noivado - era algo mais profundo do que um compromisso significa para nós. A obrigação do matrimônio era aceita na presença de testemunhas e a bênção de Deus era pronunciada sobre a união. Desde esse dia o noivo e a noiva estavam legalmente casados (2 Co 11:2).

2) O intervalo - Durante o intervalo o esposo paga ao pai da noiva um dote.

3) A procissão para a casa da noiva - Ao final do intervalo o noivo sai em procissão para a casa da noiva. A noiva se prepara e se atavia. O noivo em seu melhor traje é acompanhado de seus amigos que cantam e levam tochas e seguem em direção à casa da noiva. O noivo recebe a noiva e a leva em procissão ao seu próprio lar.

4) Finalmente, as bodas - as bodas incluem a festa das bodas que duravam sete ou quatorze dias. Agora a igreja está desposada com Cristo. Ele já pagou o dote por ela. Ele comprou a sua esposa com seu sangue. O intervalo é o período que a noiva tem para se preparar.

Ao final desse tempo, o noivo vem acompanhado dos anjos para receber a sua noiva, a igreja. Agora começa as bodas. O texto registra esse glorioso encontro: "Alegremo-nos e exultemos e demos-lhe glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou" (Ap 19:7).

Nos casamentos terrenos, quem recebe a maior atenção e honra é a noiva, mas nestas bodas quem tem toda a glória é o noivo!
Onde será as Bodas do Cordeiro?
No reino de Deus, nos céus: (Ap 19.1; 21.9). Pela ordem normal dos acontecimentos escatológicos, esse evento acontecerá no céu. Quando João declarou “ouvi no céu como que uma grande voz de uma grande multidão que dizia: Aleluia!, ele identificou naturalmente o lugar.
Não haveria lugar mais adequado para esse acontecimento extraordinário. Deus preparou coisas excelentes para nós no céu (1 Co 2.9) e certamente a festa de casamento de Cristo com Sua igreja será um evento de inigualável esplendor e glória.
"Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;(Mat. 8:11).
"E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai."(Mat. 26:29).
"Para que comais e bebais à minha mesa no meu reino, e vos assenteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel." (Luc. 22:30).
Quem participa das bodas?

Os que O esperavam (a igreja) e os santos da primeira ressurreição:

"Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas as vossas candeias. E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier, e bater, logo possam abrir-lhe. Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá." (Luc. 12:35-37)

"E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. (Mat. 25:10)

Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou”. (Apocalipse 19.7)

E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus”. (Apocalipse 19.9)

Quanto tempo durará as Bodas?

Entre os judeus as bodas duravam sete dias (Jz 14.12,15,17,18 ; Gn 29.27,28). A maioria dos comentaristas bíblicos crê que as bodas do Cordeiro se prolongarão por sete anos, enquanto aqui na Terra acontecerá a grande tribulação. Cada dia corresponde a um ano (Nm 14.34; Ez 4.6).

Havia duas fases no casamento judaico: Na primeira, o noivo ia à casa da noiva para buscá-la e cumprir certos requisitos matrimoniais. Na segunda, ele a levava para sua casa a fim de continuar as festividades.

O mais interessante aqui é que as Bodas do Cordeiro ocorrem enquanto o mundo enfrenta o período de Tribulação, após o Arrebatamento, ou seja, o período de sete anos entre o arrebatamento e a volta de Cristo no fim da Grande Tribulação. Esse é o tema muito debatido entre os estudiosos sobre o assunto.

O que temos que aprender e nunca nos esquecer é que o mundo espiritual é atemporal, ou seja, não está sujeito ao tempo do mundo físico. No mundo espiritual, o tempo é sempre presente. Não existe, portanto, sequência de passado, presente ou futuro no tempo espiritual. Veja o que está escrito em Eclesiastes 3:14-15:

"Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor [de reverência] diante dele [a fim de reverencia-Lo e louva-Lo, sabendo quem Ele é]. O que é já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou [a fim de que a história se repita]."

Portanto, no mundo espiritual não existe o conceito de tempo, mas existem ações consumadas e ações eternas (sem fim). Por isso, para todos aqueles que forem arrebatados, eles não sentirão que no mundo físico já se passaram sete anos entre o Arrebatamento e a Ceia das Bodas do Cordeiro.

Enfim, Jesus comemorará o Casamento com a Noiva verdadeira, a Igreja, que amou mais a Cristo do que a própria vida (Apocalipse 12.11)! As Bodas do Cordeiro são detalhadas aqui através de uma grande ceia de Jesus com o seu povo santo.

Pr. Dr. Adaylton Conceição de Almeida (Th.B.;Th.M.;Th.D.;D.Hu.) 
(O Pr. Dr. Adaylton de Almeida Conceição foi Missionário no Amazonas e por mais de 20 anos exerceu seu ministério na Republica Argentina, é Bacharel, Mestre e Doutor em Teologia, Psicologia e Humanidade, Escritor, Pós-graduado em Ciências Políticas, membro da Academia de Letras Machado de Assis de Brasília, Diretor da Faculdade Teológica Manancial).

Facebook: adayl manancial

BIBLIOGRAFIA
  • Adaylton de Almeida Conceição – Introdução à Escatologia Bíblica
  • Carlos Kleber Maia – As Bodas do Cordeiro
  • Elias Ribas  - As Bodas do Cordeiro
  • Ezequiel Barbosa  - Vindas são as Bodas do Cordeiro
  • Hernandes Dias Lopes - Estudos no Livro do Apocalipse, pág. 146).
  • Jesiel Rodrigues – As Bodas do Cordeiro
  • Jânio Santos de Oliveira – Estudo Escatológico: As Bodas do Cordeiro
  • Welfany Nolasco Rodrigues – As Bodas do 
Fonte:http://www.pointrhema.com.br/2016/02/as-bodas-do-cordeiro-lb-ebd-cpad.html