sábado, 22 de abril de 2017

Subsídio Lição 4: Isaque, um caráter pacífico

Subsídio da Lição:04


A ousadia de cavar poços - Texto: Gênesis 26:12-33

Isaque – O Herdeiro da Promessa -  (do hebraico significa "ele vai rir"), filho de Abraão (100 anos) e Sara (90 anos), sua mãe era estéril, foi levado para sacrifício no monte Moriá, casou-se com Rebeca, foi pai de Esaú e Jacó, herdou toda riquesa de seu pai. Em Isaque se cumpriu o propósito de Deus, e Paulo diz, em Gl 4:28, que nós, assim como Isaque, somos filhos da promessa. Você é como Isaque?  No capítulo anterior (Cap 25) Abraão morre dando a Isaque a benção patriarcal para que ele fosse seu sucessor na presença de Deus e que nele se cumprisse a promessa de que Abraão fosse pai de inúmeros povos. Isaque, agora casado e herdeiro de toda a riqueza de seu pai enfrenta uma grande fome onde vivia, tendo que partir dali para um lugar que a bíblia diz ser as terras dos Filisteus, um lugar chamado Gerar. Ali Isaque ficou e enriqueceu-se ainda mais mesmo em tempo de seca ele semeou e colheu cem por um, ou seja, sua colheita lhe deu um lucro de 100%, o que em tempo de seca era quase impossível, sem a presença de Deus, é claro, pois é notório que existe uma ênfase na palavra em dizer que “O Senhor estava com ele”.

1.º Poço: Gerar – (Lugar de pernoite/inveja) (v. 17-18) A prosperidade de Isaque causou inveja no povo que estava em seu redor. As pessoas olhavam para ele e sentiam o pior dos sentimentos, chamado INVEJA, A inveja é um sentimento gerado pelo egocentrismo e soberba, o invejoso não suporta ver ou saber que, o que o outro tem seja melhor do que o seu.” Então os invejosos tramaram e em comum acordo entulharam os poços que Isaque tinha recebido de herança de seu pai, os encheram de terra. Ter um poço de água nos dias de Isaque era um sinônimo de poder e de prosperidade, pois a água era algo muito precioso naqueles dias e entulhar poços era o mesmo que arruinar a pessoa, constituindo assim séria agressão sendo até motivo para guerra. Isaque poderia até ter revidado, ou reagido a esta tão grave agressão, mas ele preferiu mudar-se dali para um vale. Estes poços foram restaurados por Isaque e voltaram a fluir água. Muitas pessoas não sabem cavar poços e ficam entulhando os poços dos outros. São pessoas que só sabem ver defeitos e dificuldades e nunca reconhecem seu trabalho. Lançam pedras para pesar e fechar sua capacidade de fluir. Se entulharem seus poços, não pare de cavar, continue limpando seus poços e nunca deixe que seja cheio de pedras. Lance fora tudo que não te edifica. Deixe que eles bebam as águas de poços entulhados.

2.º Poço: Eseque - (Contenda) (v.19,20 ). O segundo poço aberto por Isaque foi o poço de Ezeque que significa contendas, lugar de luta e intimidação. Até então ali não havia água, mas Isaque pediu seus servos que abrissem um poço para seu sustento. O resultado foi que pessoas invejosas, que não sabem cavar poços, disputaram com Isaque querendo a água para eles. Água de contenda tem um gosto muito amargo. Por isso Isaque deixou aquele poço para quem estava brigando beberem seu amargor. Isso mostra que Isaque não fazia caso de pouca coisa e sabia relevar, bem como estava disposto a continuar a cavando poços. Pessoas invejosas não sabem cavar, mas quando você encontra água, logo dizem ‘eu quero’. Assim como fez Isaque, deixe pra lá o poço de contendas de Ezeque e continue sua caminhada cavando poços por onde for. Deus tem águas melhores para você. Eu fico indignado quando leio esta passagem, e sinto repudio por esse tipo de gente, que não tem coragem de trabalhar e fica desejando o que é alheio. Chego a perguntar o porquê estes pastores não vieram e ajudaram a Isaque cavar os poços, mas apareceram somente depois de tudo pronto. E vejo que ainda hoje existe esse tipo de pastores que ficam esperando o ministério crescer para dividir e roubar ovelhas. Pastores que pescam em aquário, que ao invés de salvar almas no mundo ficam desejando as que já foram salvas por quem realmente trabalhou por isso. Saiba que isso é uma verdade, sempre haverá pessoas que desejam roubar nossas conquistas, fiquem atentos. Pastores que não conseguem ver uma ovelha crescer que já começa a podar a ovelha com medo de perder algo. Não se iguale a estes, Deus tem coisa melhor para sua vida. Deixe que eles bebam as águas amargas.

3.º Poço: Sitna – (Inimizade) (v.21) Mas como todo bom servo fiel e cheio de fé, Isaque se levanta e cava outros poços d’gua e penso que em meio a tanta gente alguém sempre dissesse a Isaque que ele deveria brigar pelos poços, e talvez até mesmo você pense isso, mas Isaque estava  tendo uma aula e ele precisava aprender algo ou então não estaria a altura de ser o herdeiro das bênçãos prometidas por Deus. Isaque pela terceira vez se vira e cava outros poços e quando ele pensa que estava tudo bem, novamente a decepção, outros que a bíblia não cita também contendem com ele, talvez os mesmos ou não, mas é certo que contenderam e tomaram seus poços. Ele chamou aqueles poços de Stina, que significa “inimizade”, a palavra Satanaz, também tem raiz na palavra Sitna. Em nossas vidas as lutas, as tempestades, as frustrações e as decepções são muitas, isso para que possamos chegar ao fim da vida mais maduros e sábios. Levante a cabeça e reaja como Isaque reagiu, Levante e busque a força do alto para cavar seus poços, pois só assim chegará o momento em que os fracos, invejosos, mesquinhos, medíocres, irão desistir, pois esta é a sua qualidade, desistir. Deixe que eles bebam as águas de Satanaz.

4.º Poço: Reobote (Espaço suficiente/Prosperidade) (v.22) Isaque continuou cavando poços e encontrou água novamente. Desta vez ninguém o perturbou e por isso chamou o poço de Reobote, que significa lugar espaçoso, lugar de descanso e de alívio. Aquele era um local muito aberto e largo. Certamente Deus é quem mostrou aquele lugar para Isaque. Se Isaque não tivesse perseverado, estaria bebendo água de entulho, água amarga de contenda e até a água do diabo. Mas como continuou cavando poços, Isaque encontrou águas de prosperidade. Agora teria um lugar espaçoso para crescer e seus inimigos se cansaram de persegui-lo. Continue cavando poços e Deus te dará um lugar espaçoso como Reobote, aonde seus inimigos não vão te alcançar. Então você dirá “leva-me para junto das águas de Descanso; refrigera-me a alma”(Salmo 23.2,3). Se você está sendo perseguido por causa do fluir de Deus em sua vida lembre-se que tem promessas de “vós, com alegria, tirareis água das fontes da salvação” (Isaías 12.3).

5.° Poço: Berseba (Promessa) ( v.32,33)  Ali em Berseba, Isaque e Abimeleque “juraram de parte a parte; Isaque os despediu, e eles se foram em paz” (Gênesis 26.31). Foi neste lugar que Isaque fez aliança novamente com Abimeleque, com quem tinha tido um mal entendido se arrependendo de seus erros do passado (Gênesis 26.6-11). Berseba foi um lugar de bênçãos definitivas para o resto da vida de Isaque. Ele já estava tranquilo e prosperando, mas enquanto isso fez algumas coisas importantes para não perder mais seus poços (Gênesis 26.25):

1. Ergueu um altar: “levantou ali um altar”
2. Vida de Oração: “tendo invocado o nome do SENHOR”
3. Cuidado com a família: “armou a sua tenda”
4. Continuou cavando poços: “os servos de Isaque abriram ali um poço”
5. Perdão: se reconciliou com Abimeleque (Gênesis 26.26-33).

Assim que Isaque confirmou totalmente sua vida com Deus, família e se concertou de seus erros, naquele mesmo dia recebeu a notícia de que tinham achado água novamente garantindo seu sustento por muito tempo.  Em Berseba Isaque experimentou as promessas de Deus para sua vida de que “serei contigo e te abençoarei; porque a ti e a tua descendência darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a Abraão, teu pai. Multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e lhe darei todas estas terras. Na tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra” (Gênesis 26.3,4). Por isso Berseba é lugar de Promessa e de paz. Foi em Berseba que Isaque armou sua tenda (v.25) e construiu sua vida em família.  Cavar poços significa que preciso continuar acreditando que irei encontrar as águas profundas. Mesmo em tempos difíceis, Deus tem promessas para seus servos de que “passando pelo vale árido, faz dele um manancial; de bênçãos o cobre a primeira chuva” (Salmo 84.6). As promessas de Deus são uma fonte inesgotável para saciar todas as nossas necessidades. As Palavras de Deus para sua vida vão se cumprir, mas primeiro é preciso fazer sua parte restaurando seu altar, sua família, concertar erros e continuar cavando para encontrar água.

Conclusão: Não vale a pena brigar por causa de água, mas vale a pena cavar e “bebe a água da tua própria cisterna e das correntes do teu poço”(Provérbios 5.15). Deus tem muito para nossas vidas e Jesus garantiu que “quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (João 7.38). Deus tem um futuro de bênçãos para sua vida, mas é preciso lutar muito sabendo que dificuldades podem vir no caminho, mas a vitória é certa.
Se você perdeu um poço que cavou com seu esforço, não pare de cavar, porque onde você for Deus fará fluir em sua vida. Pessoas invejosas te perseguem porque nada flui no que eles fazem, pois não têm a presença de Deus. Não beba águas entulhadas, amargosas de contendas e nem águas do diabo. Deus tem águas de prosperidade e promessas infinitas para sua vida. Cavar poços é trabalhoso e difícil, mas é recompensador ver as águas fluindo e se refrescar na presença de Deus.

Continue cavando, não pare!

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Livro: A Ordem de Deus e a Desordem do Homem, JOHN A. MACKAY

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A Ordem de Deus e a Desordem do Homem
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Lição 4: Isaque, um caráter pacífico

ESBOÇO ASSEMBLÉIA DE DEUS RECIFE-PE
Esboço Assembléia de Deus Recife-Pe
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Lição 4: Isaque, um caráter pacífico


2º Trimestre de 2017

Título: O Caráter do Cristão — Moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro
Comentarista: Elinaldo Renovato

Lição 4: Isaque, um caráter pacífico
Data: 23 de Abril de 2017

TEXTO ÁUREO

“E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um fi lho, e chamarás o seu nome Isaque; e com ele estabelecerei o meu concerto, por concerto perpétuo para a sua semente depois dele” (Gn 17.19).

VERDADE PRÁTICA

Isaque, segundo filho de Abraão, deixou um exemplo de humildade e submissão a Deus e a seus pais.

LEITURA DIÁRIA

Segunda — Gn 17.19
Um nome dado por Deus

Terça — Lc 1.37
Para Deus nada é impossível

Quarta — Rm 4.18
Abraão creu contra a esperança

Quinta — Hb 11.8
Pela fé, Abraão, sendo chamado obedeceu a Deus

Sexta — Rm 4.19
A fé não olha para as circunstâncias

Sábado — Hb 11.11
Sara, uma mulher de fé

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Gênesis 26.12-25.

12 — E semeou Isaque naquela mesma terra e colheu, naquele mesmo ano, cem medidas, porque o SENHOR o abençoava.
13 — E engrandeceu-se o varão e ia-se engrandecendo, até que se tornou mui grande;
14 — e tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam.
15 — E todos os poços que os servos de seu pai tinham cavado nos dias de Abraão, seu pai, os filisteus entulharam e encheram de terra.
16 — Disse também Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós, porque muito mais poderoso te tens feito do que nós.
17 — Então, Isaque foi-se dali, e fez o seu assento no vale de Gerar, e habitou lá.
18 — E tornou Isaque, e cavou os poços de água que cavaram nos dias de Abraão, seu pai, e que os filisteus taparam depois da morte de Abraão, e chamou-os pelos nomes que os chamara seu pai.
19 — Cavaram, pois, os servos de Isaque naquele vale e acharam ali um poço de águas vivas.
20 — E os pastores de Gerar porfiaram com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso, chamou o nome daquele poço Eseque, porque contenderam com ele.
21 — Então, cavaram outro poço e também porfiaram sobre ele. Por isso, chamou o seu nome Sitna.
22 — E partiu dali e cavou outro poço; e não porfiaram sobre ele. Por isso, chamou o seu nome Reobote e disse: Porque agora nos alargou o SENHOR, e crescemos nesta terra.
23 — Depois, subiu dali a Berseba,
24 — e apareceu-lhe o SENHOR naquela mesma noite e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua semente por amor de Abraão, meu servo.
25 — Então, edificou ali um altar, e invocou o nome do SENHOR, e armou ali a sua tenda; e os servos de Isaque cavaram ali um poço.

HINOS SUGERIDOS

151, 225 e 432 da Harpa Cristã.

OBJETIVO GERAL

Mostrar que o temperamento de Isaque era pacífico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

I. Explicar porque Isaque era o filho da promessa;
II. Mostrar que Isaque era um homem abençoado por Deus;
III. Refletir a respeito de algumas lições do caráter de Isaque.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR

Na lição deste domingo, estudaremos a respeito de Isaque, o filho da promessa. Deus havia prometido a Abraão um herdeiro, porém sua idade e a da sua esposa já eram bem avançadas. Continuar esperando o cumprimento de uma promessa a essa altura da vida não parecia nada fácil. Mas Deus é fiel e vela por sua palavra. Se Ele fez uma promessa a você, creia que no tempo certo ela se cumprirá. Abraão e Sara devem ter criado o filho da promessa com muito amor e carinho, contribuindo para desenvolver em Isaque um caráter manso, pacificador e humilde. Isaque recebeu uma boa educação e decidiu fazer boas escolhas. Deus o abençoou em todas as áreas, mas, não significa que sua vida foi fácil. Ele teve de enfrentar a esterilidade de sua esposa, vizinhos invejosos e maus. Todavia, diante das adversidades, demonstrou ter um caráter pacífico e confiante em Deus.

COMENTÁRIO
 INTRODUÇÃO

O caráter de uma pessoa é demonstrado por suas atitudes, testemunho e práticas. Isaque é um personagem da Bíblia que tem grande significado para a história do povo de Israel. Seu nome foi dado por Deus mesmo antes do seu nascimento conforme Gênesis 17.19. O significado de seu nome é interessante: quer dizer “aquele que ri” ou “ele ri”, em alusão à reação de seu pai e de sua mãe, quando o anjo anunciou seu nascimento, sendo seus pais de idade avançadíssima.

PONTO CENTRAL

Isaque nos deixou um exemplo de humildade e submissão a Deus e a seus pais.

I. ISAQUE, O FILHO DA PROMESSA

1. Promessa de Deus a Abrão. Para entender o caráter de Isaque, é importante conhecer a história que moldou sua personalidade e forjou o seu caráter. A história de Isaque ocupa nada menos que nove capítulos do livro de Gênesis. Filho de Abraão e Sara, pela lógica humana seu nascimento seria absolutamente impossível. O “filho da promessa” teria nascido “fora de tempo”, na concepção dos homens. Quando Deus chamou Abrão para sair de sua terra e ir para uma terra estranha, fez-lhe promessas gloriosas. Uma delas era que ele seria “uma grande nação”, quando ele tinha 75 anos (Gn 12.2). Abraão já era idoso, e sua esposa estéril. Parecia impossível o casal ter um filho. Quanto mais serem pais de uma grande nação.
2. Seu nascimento, um verdadeiro milagre. Ao ouvir que Sara seria “mãe de nações”, Abraão riu considerando coisa impossível para um homem de 100 anos e uma mulher de 90 (Gn 17.17). Percebendo Deus o pensamento de Abraão lhe fez saber que Ele é Fiel (Gn 17.19). Por ter rido, o nome do menino seria Isaque, que significa “riso” ou “aquele que ri”. Sua mãe, ao saber que teria um filho aos 90 anos (Gn 18.9,10), também não se conteve e, a exemplo do marido, também se riu no seu interior (Gn 18.12). Abraão aos 100 anos, e Sara com 90, foram pais de um lindo bebê, que causou espanto a todos que souberam daquele milagre.
  
SÍNTESE DO TÓPICO (I)

Isaque era o filho da promessa.

SUBSÍDIO TEOLÓGICO

“Idade de Noventa e Nove Anos
Abrão agora estava com noventa e nove anos e Sarai já há muito ultrapassara a idade de ter filhos. Mas treze anos após o nascimento de Ismael e vinte e quatro anos depois da promessa original de Deus, o Senhor apareceu a Abrão com uma mensagem e exigência. (1) Deus se revelou como o ‘Deus Todo-Poderoso’, significando que Ele era onipotente e que nada lhe era impossível. Como Deus Todo-Poderoso, Ele podia cumprir suas promessas, quando na esfera natural tudo dizia ser impossível o seu cumprimento. Então, seria por um milagre que Deus traria ao mundo o filho prometido a Abrão. (2) Deus ordenou que Abrão andasse diante dEle e que fosse ‘perfeito’. Assim como a fé de Abrão foi necessária na efetuação do concerto com Deus, assim também um esforço sincero para agradá-lo era agora necessário, para continuação das bênçãos de Deus, segundo o concerto feito. A fé de Abrão tinha que estar unida à sua obediência (Rm 1.5); senão ele estaria inabilitado para participar dos propósitos eternos de Deus. Noutras palavras, as promessas e os milagres de Deus serão realizados o seu povo busca viver de maneira irrepreensível, tendo o seu coração voltado para Ele” (Bíblia de Estudo Pentecostal. RJ: CPAD, 2006, p.56).

II. UM HOMEM ABENÇOADO POR DEUS

1. A prosperidade espiritual. Depois da morte de seu pai, já casado com Rebeca, e pai de Esaú e Jacó (Gn 25.19-23), Isaque foi buscar abrigo em Gerar, na terra dos filisteus, para escapar da fome que ocorreu onde morava. Ali, Deus lhe falou que não descesse ao Egito. “[...] em tua semente serão benditas todas as nações da terra, porquanto Abraão obedeceu à minha voz e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis. Assim, habitou Isaque em Gerar” (Gn 26.4-6).
2. A bênção divina é passada de pai para filho. A bênção de Abraão foi transferida para Isaque, não pela hereditariedade em si, mas pela sua fidelidade a Deus. Seu caráter, demonstrado em sua conduta, agradou a Deus. E ele prosperou espiritualmente.
3. A prosperidade material. “E semeou Isaque naquela mesma terra e colheu, naquele mesmo ano, cem medidas, porque o SENHOR o abençoava” (Gn 26.12). Este é o segredo da vida de Isaque. Ele era abençoado por Deus. Deus dá bênçãos espirituais e também materiais, quando o homem obedece à sua voz. A produção dos seus campos lhe deu cem por cento de colheita (Gn 26.12). É preciso entender que a prosperidade material não é o objetivo da vida cristã, como propalam os adeptos da falsa “teologia da prosperidade”. Mas Deus promete abrir “as janelas do céu” e derramar grande abundância; repreender “o devorador” e fazer as nações perceberem que seu povo é bem-aventurado, para quem é fiel nos dízimos e nas ofertas (Ml 3.10-12).
  
SÍNTESE DO TÓPICO (II)

Isaque era um homem abençoado por Deus.

SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO

“Em uma família de poderosos empreendedores, Isaque era do tipo quieto, que cuida apenas de sua vida, até que foi especificamente chamado para agir. Ele foi o filho único e protegido, desde o momento em que Sara se livrou de Ismael, e até que Abraão arranjou seu casamento com Rebeca. Em sua própria família, Isaque tinha a posição patriarcal, mas Rebeca tinha o poder. E em vez de defender suas convicções, Isaque achou mais fácil fazer concessões ou mentir, para evitar confrontos. Apesar desses defeitos, Isaque fazia parte do plano de Deus” (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal. RJ: CPAD, p.44). 



III. LIÇÕES DO CARÁTER DE ISAQUE

1. Um homem esforçado e trabalhador. A prosperidade que Deus concedeu a Isaque chamou a atenção dos filisteus. A bênção de Deus era tão grande que incomodava os filisteus (Gn 26.15,16). Há pessoas a quem Deus abençoa e os adversários ficam com inveja, desejando o mal aos servos de Deus. Mas a maldição não alcança os que são fiéis a Deus. Balaão foi convocado para amaldiçoar os filhos de Israel. Mas não conseguiu. “Como amaldiçoarei o que Deus não amaldiçoa?” (Nm 23.8). Deus converteu a maldição em bênção (Ne 13.2 b; Pv 10.22).
2. O caráter pacífico de Isaque. Ao sofrer terrível oposição dos invejosos e ser aconselhado a sair do lugar onde prosperara, Isaque não fez questão alguma. Foi habitar “no vale de Gerar” (Gn 26.17). Honrando o nome e a memória do seu pai, Isaque reabriu os poços que seu pai abrira e foram tapados pelos filisteus, e chamou os poços com os mesmos nomes dados por Abraão (Gn 26.18). Os pastores de Gerar questionaram os outros poços que Isaque abrira, mas ele não os confrontou (Gn 26.19,21).
3. Um caráter resiliente. Após perder a posse de dois poços, Isaque não desistiu. Mais do que resistente, ele foi resiliente. Soube enfrentar as oposições sem se exasperar. Soube praticar a longanimidade (Gl 5.22). Continuou mandando abrir poços: “E partiu dali e cavou outro poço; e não porfiaram sobre ele. Por isso, chamou o seu nome Reobote e disse: Porque agora nos alargou o Senhor, e crescemos nesta terra” (Gn 26.22, 23). Era o “poço do alargamento” concedido por Deus. Livre da contenda, Isaque “subiu dali a Berseba” (Gn 26.28,29). Ali, Isaque e Abimeleque, rei de Gerar, fizeram um juramento de que seriam amistosos. Daí, Berseba significar “juramento”, ou “poço do juramento”. Em meio a essas experiências, “[...] apareceu-lhe o SENHOR naquela mesma noite e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua semente por amor de Abraão, meu servo” (Gn 26.24).
4. Obediência e submissão. Certamente, esses são os aspectos mais marcantes do caráter de Isaque. Ele soube honrar seu pai e sua mãe, como manda o Senhor (Êx 20.12). A prova mais eloquente desse caráter foi demonstrada, quando Deus falou com Abraão e ordenou que ele oferecesse o seu filho em holocausto (Gn 22.2). Isaque foi amarrado sobre o altar para o sacrifício, e não se rebelou. Mas obedeceu. Submeteu-se à vontade do pai. Deus não permitiu que Abraão o imolasse. E proveu um cordeiro para ser oferecido em seu lugar (Gn 22.11-13). Uma figura de Cristo oferecido em nosso lugar como “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1.29). Deus aceitou o gesto de Abraão como realizado pela fé (Hb 11.17-19).

SÍNTESE DO TÓPICO (III)

Podemos extrair várias lições do perfil de Isaque.

SUBSÍDIO DIDÁTICO

Professor, procure enfatizar as características do caráter de Isaque. Mostre que a sua mansidão “é vista em sua submissão sem resistência a seu pai ao tornar-se o sacrifício sobre o altar de Moriá, e em sua recusa a discutir quando os pastores de Gerar reivindicavam os poços. Ele possuía uma natureza afetuosa, profundamente ligado à mãe, chorando por sua morte, e sendo depois confortado em seu amor por Rebeca. Seu espírito mediador pode ter contribuído para seu afeto expansivo.
Ele era um homem que vivia em contato com Deus. Embora não tenha as visitações dramáticas que foram concedidas a seu pai, Abraão, Isaque obedeceu aos mandamentos de Deus. O altar, a tenda e o poço simbolizavam os principais interesses de sua vida” (Dicionário Bíblico Wycliffe. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2006, p.990).

CONHEÇA MAIS

“Isaque
O nome dado por Deus antes do nascimento da criança (Gn 17.19) significa ‘ele ri’, ‘aquele que ri’, ou simplesmente ‘riso’.
Nada é conhecido sobre os dias da infância de Isaque. Em seguida, vemo-lo grande e forte o suficiente para carregar a madeira para o fogo do altar subindo a montanha, não sabendo que ele mesmo seria colocado no altar. A experiência de ter sido amarrado como uma vítima de sacrifício e então liberto pela intervenção divina deve ter afetado profundamente toda a sua vida”. Para conhecer mais leia, Dicionário Bíblico Wycliffe, CPAD, p.989.

CONCLUSÃO

A Bíblia nos mostra quão importante foi Isaque para história do povo de Deus. O seu nome se inclui entre os três patriarcas mais citados no Antigo Testamento e também no Novo. O Deus de Israel é o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó. Que Deus nos abençoe para que nos espelhemos no caráter de Isaque para o fortalecimento da nossa fé no Deus Todo-Poderoso.

PARA REFLETIR

A respeito de Isaque, um caráter pacífico, responda:

Qual o significado do nome Isaque?
“Aquele que ri”, “ele ri” ou “riso”.

Que promessa Deus fez a Abraão, quando ele tinha 75 anos de idade?
Que ele seria “uma grande nação” (Gn 12.2).

Quais os aspectos mais marcantes do caráter de Isaque?
Um homem trabalhador, humilde e obediente a Deus.

Por que a bênção dada a Abraão foi transferida para Isaque?
Por causa de sua fidelidade a Deus.

Cite algumas características do caráter de Isaque.
Obediente aos pais, temente a Deus e pacificador.

SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO

Isaque, um caráter pacífico

A história de Isaque é a história de Israel. É o marco embrionário de uma nação que se desenvolveu por intermédio de Jacó, filho de Isaque, e de seus doze filhos, posteriormente, doze tribos. A história de Isaque remonta a história de Abraão. As promessas feitas ao pai da fé são as mesmas repetidas a Isaque (26.2-5) e, mais tarde, a Jacó (28.13-15). Os três patriarcas de Israel foram forjados debaixo da mesma promessa: “E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção” (12.2).
O caráter pacífico de Isaque
Um dos traços do caráter de Isaque a chamar atenção quando se estuda o texto bíblico de Gênesis é o pacífico. Isaque foi uma pessoa apaziguadora, buscando evitar os conflitos a fim de ter uma estadia tranquila na terra de Canaã. E importante ressaltar a época que o filho de Abraão viveu. Um período violento, onde as questões eram resolvidas nos termos do “olho por olho” e “dente por dente”.
O texto bíblico de Gênesis narra que Isaque habitou em Gerar e semeou na cidade (Gn 26.6,12). Motivo de o filho de Abraão prosperar abundantemente (26.13,14). Isaque passou a ter muitas ovelhas, vacas, pessoas ao seu serviço, despertando assim inveja nos filisteus. Estes iniciaram um processo de inviabilização aos planos do pai de Jacó. Primeira medida: entulharam os poços abertos nos tempos de Abraão. Segunda: Contenderam com os pastores de Isaque, afirmando que as fontes de águas não pertenciam a eles. Contudo, a reação de Isaque foi pacífica e bem diplomática. Quando os filisteus entulhavam os poços, ele os desentulhava. Quando os filisteus escolhiam uma região para cavar poços, Isaque partia para cavá-los em outro lugar. Assim, Deus o abençoou abundantemente.
Uma lição para hoje
Num tempo onde muitos não têm paciência para ouvir o outro, muito menos absorver o desaforo do outro, embora a sociedade ocidental do século XXI tenha muito bem desenvolvida as ideias de direitos humanos, alteridade, dignidade da pessoa humana e integração dos povos, o pacifismo de Isaque se torna uma chamada à Igreja de Deus. Viver de maneira pacífica não significa tolice, mas ter conscientemente um estilo de vida que priorize um coração leve e suave no espírito do Evangelho. Aqui, o professor pode remontar o ensino de Jesus no Sermão do Monte: “Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus” (Mt 5.9).

terça-feira, 18 de abril de 2017

Pré-adolescentes Lição 04: Conhecendo Minha Personalidade

Revista: Pré-adolescentes 11 e 12 anos

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.

- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Conhecendo Minha Personalidade.
- Depois, façam a diferença entre personalidade e caráter.
- Falem que a personalidade define o temperamento. Há 04 tipos de temperamentos: Sanquíneo, Colérico, Melancólico e Fleumático.
Coloquem estes nomes no quadro ou cartolina.
- Em seguida, leiam a seguinte história:

“Os quatro temperamentos foram amarrados dentro de um saco. Depois de tanta luta conseguiram sair. O primeiro foi o colérico cheio de ira, querendo saber quem tinha feito isso com ele (todo cheio de razão), o segundo foi o melancólico todo cabisbaixo achando que o culpado de todos estarem presos era ele (sempre se culpando), logo atrás vem o sanguíneo todo serelepe, cantando e dançando dando graças a Deus por estar solto (super feliz), e por último o fleumático que quando saiu, logo viu o saco no chão e pensou com ele mesmo: “Por que não? Ajeitou o saco e dormiu”(autoria desconhecida).

- Falem: Aqui neste pequeno texto, há características dos 04 tipos de temperamentos. Em qual deles você se encaixa? Qual o seu temperamento?
- Depois, trabalhem as características dos 04 tipos de temperamentos contidos na lição do mestre, na página 29 e trabalhem as características com os alunos.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
 - Para finalizar, utilizem a dinâmica “Convivência”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Convivência
Objetivo: Refletir sobre o que as características de temperamento têm dificultado ou promovido nos relacionamentos.

Material: Para cada aluno
½ folha de papel ofício
Lápis grafite
01 borracha
Procedimento:
- Distribuam ½ folha de papel oficio para cada aluno.
- Solicitem para que eles escrevam características pessoais de temperamento, o que de gosta de fazer, tipo de comida preferida, manias, hora que acorda e dorme etc.
- Com os alunos em círculo, peçam para que falem sobre o que escreveu.
- Depois, falem:
Vocês observaram que todos aqui são diferentes?
O que isto tem dificultado para que você e as outras pessoas com quem você se relaciona(família, amigos etc) convivam bem?
Então, como conviver bem em meio a tão grande diversidade de características?
Aguardem as respostas.
Enfatizem que deve haver respeito, compreensão, limites, domínio próprio para que a nossa comunhão com quem convivemos seja efetiva, através de bons relacionamentos.
O que pode ser modificado ou aprimorado nas características de cada temperamento para que haja melhoria nos relacionamentos familiares?
- Solicitem para que os alunos apaguem aquelas características que tem provocado situações conflitivas.
- Falem: observaram que as marca da palavra permaneceu?
Há características que não podemos retirar, mas que podem ser melhoradas. Orientem que escrevam outras ações que possibilitem a modificação daquilo que não está legal.

Por Sulamita Macedo.

fonte:http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br

Revista Jardim de Infância 2ºTrimestre 2017 em PDF

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REVISTA JARDIM DE INFÂNCIA
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segunda-feira, 17 de abril de 2017

Como envolver os jovens e adolescentes na Escola Dominical durante todo o trimestre.

5 qualidades de um líder top de adolescentes e jovens

Adultos - LIÇÃO 04 ADULTOS IZAQUE, UM CARÁTER PACÍFICO

JUNIORES - LIÇÃO 04 O DIA EM QUE OS LUMINARES OBEDECERAM

ADOLESCENTES - LIÇÃO 04 COMO PUDE DESPERDIÇAR OS MEUS TALENTOS

JARDIM DE INFÂNCIA - LIÇÃO 04 UM AMIGO É CURADO

Primários - LIÇÃO 04 UM DIA TRISTE

Jovens Lição 4 - Jesus e Sua interpretação da lei

Pr. Edvaldo Bueno

Adultos Lição 4 - Isaque, um caráter pacífico

Adultos Lição 4 - Isaque, um caráter pacífico

Marcio Mainardes

Adultos Lição 4 - Isaque, um caráter pacífico

Adultos Lição 04: Isaque, um caráter pacífico

Revista: Adulto

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Isaque, um caráter pacífico.
- Escrevam a palavra “pacífico” e perguntem qual seu significado.
Aguardem as respostas. Se necessário, apresentem o significado do dicionário: Tranquilo; indivíduo que busca viver em paz; quem vive ou adora viver em paz, sem conflitos.
- Falem: Agora, vamos saber porque Isaque tinha esse traço de personalidade. O que conhecemos da história de Isaque, dentro deste contexto?
Deixem que os alunos relatem, mas com uma condição: a informação que um aluno falar não poderá ser repetida por outro colega. Isto promoverá mais atenção e o relato da história não tomará muito tempo.
- Trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Promessa de Deus”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Atenção! Professores da classe dos novos convertidos:
Vocês encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no marcador "Discipulando", deste blog.
Para a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador "Subsídio Pedagógico Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2", do currículo antigo. Façam bom proveito!


Dinâmica: Promessa de Deus
Objetivos:
Refletir sobre o cumprimento das promessas divinas na vida de Isaque.
Renovar a esperança e a fé nas promessas de Deus.

Material:
01 folha de papel ofício dividida ao meio por um traço e caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Perguntem o que significa a palavra “Promessa”.
Segundo o Dicionário Michaelis é  “1. Ato ou efeito de prometer. 2 Declaração pela qual alguém se obriga, pela fidelidade e pela justiça, a fazer ou deixar de fazer alguma coisa”. Há outros significados.
- Falem acerca da importância do cumprimento das promessas a nível terreno. Também reflitam sobre do incômodo causado quando há falhas nas promessas e o estado de felicidade promovido por uma promessa cumprida.
Vocês já passaram por alguma dessas situações?
Vocês ocasionaram ou foram vítima?
- Agora, afirmem: O ser humano é falho, mas Deus não falha em suas promessas.
Leiam Nm 23.19: “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?”
- Falem:
Vocês têm esperado por muito tempo por uma ou mais promessas divinas para sua vida?
Vocês encontram-se desencorajados? Sem fé? Sem forças? Calma!
Lembrem-se do que Deus já fez por vocês!
- Entreguem uma folha de papel ofício para cada aluno divida ao meio por um traço.
- Solicitem aos alunos que escrevam do lado esquerdo as promessas que ainda não foram cumpridas.
- Falem: Lembrem-se do que Deus já fez por você! Façam do lado direito da folha, uma lista das situações que Ele cuidou e providenciou socorro para você! Observem o quanto Deus já fez por vocês. Firmem-se em Suas promessas!
- Concluam, lendo:
“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia...”(2 Pedro 3:9a).
“Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre”(Salmo 125:1).

Por Sulamita Macedo. 

http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

Jovens Lição 04: Jesus e Sua interpretação da Lei

Revista: Jovens

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Jesus e Sua interpretação da Lei.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Utilizem a dinâmica “O Mandamento do Amor”, quando vocês falarem sobre o amor ao próximo, inclusive aos inimigos.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Mandamento do Amor
Objetivo: Refletir sobre o amor a Deus e ao próximo.

Material:
01 relação dos 10 mandamentos(Ex 20:3-17) e recorte cada um
Palavras digitadas: Amor, Deus, Próximo
01 coração de tamanho médio (vermelho) feito de cartolina ou EVA
01 coração pequeno para cada aluno
01 quadro branco ou outro tipo
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Distribuam os 10 mandamentos(Ex 20:3-17) separados para 10 alunos.
- Peçam para que os alunos apontem quais os mandamentos que se referem ao amor a Deus e ao próximo.
- Dividam o quadro em 02 colunas, numa escreva AMOR A DEUS, na outra AMOR AO PRÓXIMO.
Peçam para que os alunos fixem, com fita adesiva, o mandamento na coluna que ele escolher.
Espera-se que o resultado seja este: os 05 primeiros fazem referência ao amor a Deus e 05 últimos ao próximo.
Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura
Não te encurvarás a elas nem as servirás;
Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Honra a teu pai e a tua mãe
Não matarás.
Não adulterarás.
Não furtarás.
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
- Depois, solicitem leiam Marcos 12: 30 e 31 e falem que este é o resumo dos mandamentos: Amar a Deus e ao próximo, conforme as palavras de Jesus.
“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes”.
- Coloquem em seguida um coração no alto do quadro e fixem a palavra AMOR.
- Perguntem: A quem amamos?
Aguardem as respostas, que deverão ser variadas como: A Deus, aos pais, irmãos, amigos etc., mas que se resumem em: a Deus e ao Próximo.
- Então, coloquem as palavras DEUS e PRÓXIMO, logo abaixo da palavra AMOR.
- Falem que o AMOR é o que nos motiva a servir a Deus, obedecê-lo e ter atitudes de amor ao próximo.
- Falem que o que fazemos para o próximo é uma evidência do nosso amor a Deus.
Leiam I Jo 3:17-18
“Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade”.
- Entreguem um coração pequeno para cada aluno e peçam para que eles troquem entre si o coração, simbolizando o amor que deve haver entre eles e ao próximo.

Por Sulamita Macedo.

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