segunda-feira, 16 de maio de 2016

Pré-Aula - Lição 08 - Jesus Ressuscita o Filho da Viúva - Primários

Pré-aula_Lição 8: Israel, no plano da redenção

Aula ministrada pelo teólogo e professor Marcio Mainardes e Pb.otoniel santos

Pré-aula_Lição 8: Israel, no plano da redenção

PASTO CARAMURU

(Adultos) Dinâmica da Lição 08: Israel no Plano da Redenção


Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Israel no Plano da Redenção.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Três aspectos do plano de Deus para Israel”.



Dinâmica: Três aspectos do plano de Deus para Israel

Objetivo:
Mostrar o plano de Deus para Israel na redenção.
Material didático:
03 cartolinas (de cores diferentes)
03 pinceis atômicos
Revista de adulto
Bíblia
Atividade didática:
Inicie essa dinâmica dividindo a turma em três grupos. Entregue a cada grupo uma cartolina e um pincel atômico. Explique que a lição mostra que existe uma grandeza e profundidade solenes nos capítulos 9, 10 , 11 de Romanos. Eles nos revelam como o evangelho se associa à nação de Israel, num sentido das dispensações e da história; e há três aspectos diferentes da relação de Deus com Israel: o passado (eleição), o presente (tropeço) e o futuro(restauração). Solicite que cada grupo fale sobre um aspecto específico do plano de Deus com Israel:
Grupo A – A eleição de Israel dentro do plano da redenção.
Grupo B – O tropeço de Israel dentro do plano da redenção.
Grupo C – A restauração de Israel dentro do plano da redenção.
Cada grupo irá responder as seguintes questões dentro desse plano:
- O que significa?
- Por que aconteceu?
- Como aconteceu?
- Quais os resultados desse acontecimento?
Dê aos grupos 7 minutos para responder na cartolina essas questões e 5 minutos para cada apresentação. Para isso se faz necessário que cada grupo eleja o seu líder, que será a pessoa responsável para apresentar a conclusão feita pelo seu grupo. Faça as considerações que achar necessário.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Por Roberto José
fonte: http://www.ensinadorcristao.com.br/

(Jovens) Dinâmica da Lição 08: A comunicação na família


Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: A comunicação na família.
- Inicie a aula perguntando aos alunos o que significa a palavra comunicação? Ouça-os atentamente. Logo após informe que comunicação é a capacidade de trocar ou discutir ideias, de dialogar, de conversar, com vista ao bom entendimento entre pessoas.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Aperfeiçoando a comunicação” que ajudará a enfatizar o assunto em estudo.



Dinâmica: Aperfeiçoando a comunicação

Objetivo:
Compreender que saber o que vai falar é um requisito indispensável para uma boa comunicação.
Materiais didáticos:
Papel A4 ou ofício
Caneta
Frases digitadas
Atividade didática:
Solicite que os alunos se organizem em duplas, ocupando todo espaço da sala. Entregue a cada dupla meia folhe papel e caneta, para que sejam relacionadas frases que eles ouvem frequentemente em família e que julgam agressivas, ofensivas ou que causam incômodo.
Solicite a cada dupla que, das frases relacionadas, selecione a mais chocante para apresenta a classe. Depois que a frase estiver sido selecionada, solicite que as duplas encontrem uma forma mais cortês de dizer a mesma frase.
Cada dupla lê para o grupo a frase original e a frase transformada.
Cada dupla comenta o que descobriu ao fazer as comparações entre as maneiras diferentes de dizer a mesma coisa, refletindo sobre as diferenças entre as frases originais e as transformadas e os sentimentos após elas.
Informe que está mais do que claro que a harmonia familiar é muito importante para a saúde física, mental e emocional de todos os membros. O amor é essencial. Mas o dialogo é fundamental. O cuidado no falar, a análise e discussão da relação familiar faz parte do crescimento e da união da família. Através do diálogo, pais e filhos se conhecem melhor, conhecem sobretudo suas respectivas opiniões e sua capacidade de verbalizar sentimentos.
Segue aqui dez dicas que podem nos ajudar a viver um relacionamento familiar sadio. Imprima e recorte cada frase, dobre, coloque em um recipiente, e distribua entre os alunos. Em seguida peça para que leiam e digam em que essa dica pode ser importante na relação familiar e diálogo familiar?
Sugestão de frases:
1 – Não troque as páginas sociais pelo diálogo familiar;
2 – Evite gritos no tratamento familiar;
3 – Nunca queira ser o vencedor em uma pequena discussão familiar, deixe que seja o outro;
4 – Se for inevitável chamar a atenção de um membro da família, faça-o com amor;
5 – Nunca jogar na cara do outro os erros do passado;
6 – Seja verdadeiro, evite mentiras;
7 – Nunca ir dormir sem chegar a um acordo;
8 – Pelo menos uma vez ao dia diga ao outro uma palavra carinhosa;
9 – Quando errar, aprenda a pedir desculpas;
10 – Seja cortês no tratamento com seu familiar.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Por Roberto José
fonte: http://www.ensinadorcristao.com.br/

(Juvenis) Dinâmica da Lição 08: Cristo, nosso modelo de liderança


Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Cristo, nosso modelo de liderança.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilize a dinâmica: "Características da liderança de Cristo".


Dinâmica: Características da liderança de Cristo

Objetivo:
Refletir sobre as características da liderança de Cristo
Material didático:
03 cartolinas (de cores diferentes)
03 pinceis atômicos
Revista de pré-adolescentes
Bíblia
Atividade didática:
Inicie essa dinâmica dividindo a turma em três grupos. Entregue a cada grupo uma cartolina e um pincel atômico. Explique que a lição em estudo trata sobre Cristo como nosso modelo de liderança, e especificamente sobre as características da liderança de Jesus. Solicite que cada grupo fale sobre uma característica específica da liderança de Cristo:
Grupo A – Envolvimento e comprometimento
Grupo B – Personalidade e intimidade
Grupo C – Visão de futuro
Cada grupo irá responder as seguintes questões dentro dessa característica:
- O que significa?
- Por que ter?
- Como ter?
- Quais os resultados de quem tem e de quem não tem?
Dê aos grupos 7 minutos para responder na cartolina essas questões e 5 minutos para cada apresentação. Para isso se faz necessário que cada grupo eleja o seu líder, que será a pessoa responsável para apresentar a conclusão feita pelo seu grupo. Faça as considerações que achar necessário.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Por Roberto José
fonte: http://www.ensinadorcristao.com.br/

(Adolescentes) Dinâmica da Lição 08: Ouvindo os pais ou os amigos?


Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Ouvindo os pais ou os amigos?
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Faça o que os pais mandar”.


Dinâmica: Faça o que os pais mandar

Objetivo:
Refletir sobre a obediência as orientações paternas.
Materiais didáticos:
uma venda.
Atividade didática:
- Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para fazer o papel de um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
- Comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.
Em seguida diga que ele continue a andar com a venda nos olhos sem a sua orientação e comando. Mostre aos alunos como ele vai bater e tropeçar várias vezes por não ter ninguém para o guiar. Dessa forma, vocês poderão analisar os filhos que procuram dar ouvidos as orientações dos pais e os que procuram desprezar essa orientação.
- Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:
Como você se sentiu sendo guiado?
Como você se sentiu sem um guia?
Caminhar com um guia nos dar mais confiança?
- Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, confiança que devemos ter com os ensinos dos pais.
- Dar ouvidos a algo é dar a devida atenção, é fazer o que nos pedem, e isso implica em bênçãos ou embaraços quando fazemos o contrário.
Quem nunca disse assim “Bem que meu pai falou, ou que minha mãe falou e eu não dei ouvidos” geralmente chegamos a essa conclusão quando o negócio desanda, ou quando damos com a cara na parede.
Espero que essas palavras tiradas da Bíblia sagrada possa lhe ajudar a ser um melhor ouvinte, e verdadeiramente dar ouvidos as coisas certas, aos conselhos sábios, para que sua vida seja uma benção nas mãos do Senhor.

- Finalize, lendo essa história:

Tudo o que André mais gostava era de sair com os amigos após o trabalho. O barzinho da esquina era sempre frequentado durante a semana. Aos sábados, saía para as baladas e só voltava no domingo.

Em todos os finais de semana, a rotina era a mesma. Mas, houve um sábado que foi diferente. Quando os amigos chegaram, a mãe de André pediu para que o filho não fosse à festa combinada. Ele a ouviu e atendeu. Dispensou os colegas e ficou em casa. Entre os rapazes que foram, estava Luiz. Quando ele ouviu André dizer que não iria porque a mãe o orientou, imediatamente Luiz lembrou que sua mãe também havia lhe aconselhado sobre o mesmo. Porém, Luiz insistiu. Bateu o pé e disse que iria. “Afinal de contas, o que haveria de mal em ir a uma festa?”, ele questionava. A mãe não pôde fazer nada.

Horas mais tarde, após haverem se divertido, namorado, curtido a noite inteira, os rapazes voltaram para casa. Era de madrugada, e o carro em que estavam fora fechado por outro, sem que tivessem chance de escapar. Três homens saíram do veículo e começaram a atirar. Todos os quatro rapazes foram baleados e mortos. O único que sobreviveu foi André, porque não estava lá.

São em momentos reais como este que os provérbios de Salomão soam como verdadeiras máximas. Elas se encaixam perfeitamente aos nossos dias, ainda que escritas há mais de 2 mil anos. O curioso é que sempre Salomão bate na mesma tecla: ouvir os pais. Atendendo a isto, as sábias dicas de sabedoria do rei nos ajudarão a ter uma vida longa e muito mais segura.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Dinâmica adaptada por Roberto José
fonte: http://www.ensinadorcristao.com.br/

(Pré-Adolescentes) Dinâmica da Lição 08: O Dom de Discernir os espíritos


Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: O Dom de Discernir os espíritos
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Discernimento”.


Dinâmica: Discernimento

Objetivo:
Ressaltar que o dom de discernimento de espírito é essencial para proteger a Igreja da ação do inimigo.
Material didático:
Uma venda
Atividade didática:
Escolha um aluno(a) e coloque uma venda nos olhos da pessoa escolhida. Diga que ela terá a oportunidade de mostrar a sua capacidade de discernimento. Solicite que alguns alunos da classe, um a um, se dirijam a ela dizendo alguma frase. Peça para que ela identifique o aluno que falou. Depois troque a pessoa que irá ficar com a venda nos olhos. Repita o procedimento que fez com a primeira pessoa. Volte a fazer esta ação com uns quatro alunos. Se for possível, em algum momento, busque alguém de outra classe para falar com a pessoa vendada, enquanto mais desconhecida melhor. Ao final esclareça que a facilidade em discernir de quem era a voz vai do grau de intimidade e aproximação que o aluno tenha um com o outro. Enquanto mais próximo, enquanto mais íntimo, mais fácil será discernir quem falou. No mundo espiritual é um pouco parecido, enquanto maior for sua comunhão com Deus mais sensibilidade você terá no mundo espiritual, pois este é um dom de conhecimento e de revelação sobrenaturais pelo Espírito Santo. É um dom de proteção divina para não sermos enganados e prejudicados por Satanás e seus demônios, e também pelos homens. Uma das principais atividades de Satanás é enganar. Os homens também enganam. Através deste dom, Deus revela ao crente a fonte e o propósito de toda e qualquer forma de poder espiritual que esteja atuando na vida de uma pessoa e na Igreja.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
fonte: http://www.ensinadorcristao.com.br/