segunda-feira, 9 de maio de 2016

(Adolescentes) Dinâmica da Lição 07: Na separação entre os pais, como agir?


Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Na separação entre os pais, como agir?.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para esta lição sugerimos a dinâmica “Balões das coisas boas”.



Dinâmica: Balões das coisas boas

Explique que a separação dos pais é sempre um processo doloroso tanto para o casal quanto para os filhos. A separação dos pais é sempre um motivo de tristeza. É uma vivência de perda e frustração, que aumenta o stress e que pode desestabilizar ou desorientar e prejudicar relacionamentos futuros. Portanto é importante saber qual deve ser o comportamento dos filhos em situações como esta.
Objetivo:
Mostrar como deve ser o comportamento dos filhos quando acontece a separação entre seus pais.
Material didático:
Nove balões (bexigas); em cada um deles estará escrito uma característica daquilo que deve encher a mente dos filhos com pais separados: comunicação, respeito, cooperação, união, compreensão, fé, amizade, amor, perdão, etc. (caso sua sala tenha menos de nove alunos selecione as características que você julgue mais importante, e se tiver mais de nove alunos trabalhe com as nove ou acrescente mais algumas).
Atividade didática:
Explique que haverá uma atividade especial que falará muito a mente de todos. Fale que a mente e um dos principais órgãos do ser humano, pois ela comanda a vida de uma pessoa.
Distribua para cada adolescente um balão com palavras escritas, diga que este balão deve ser cheio, que todos devem soprar até encher, mas cuidado para não estourar e, depois de cheio, devem amarrar a boca do balão. Quando todos tiverem enchido e amarrado o balão comece a aplicação da dinâmica.
Diga-lhes que só Jesus Cristo pode preencher verdadeiramente a nossa mente de coisas boas e agradáveis, e Ele quer preencher sua mente de verdade para que nunca mais seja cheio de coisas ruins vindo assim atrapalhar o bom relacionamento entre eles e os pais separados.
Fale que cada aluno tem nas mãos um balão com algo de bom que deve ser praticado entre eles e os pais. Agora comece a explicar a importância de cada característica descrita nos balões, conforme dica logo abaixo. Explique que essas características devem encher a mente de todo jovem que deseja vencer esse período tão difícil que é o da separação dos pais:
Comunicação: A comunicação entre os filhos e os pais e de real importância, sendo fundamental para se criar um ambiente de paz e felicidade. Precisamos ser cuidadosos com o que falamos e como falamos com nossos pais, de modo a evitarmos mágoa, dor e frustração, tanto para eles como para nós.
Respeito: Toda e qualquer pessoa precisa se sentir respeitada, mesmo com todos seus defeitos. Por isso é de suma importância que os filhos não falem mal de seus pais separados, nem se dirigindo a eles de forma agressiva ou desprezível.
Cooperação: Ajude seus pais naquilo em que eles precisarem. Isto é muito importante para o bem de todos, principalmente em caso de separação.
União: Quando pai e filho se unem, a luz que jorra desta união triunfa sobre as trevas da desunião, e o triunfo da união ergue entre eles vigas e colunas de aço, união inabalável e abençoada.
Compreensão: Não cabe aos filhos julgar seus pais, mas procurar compreendê-los que se ouve separa é porque eles tiveram seus motivos, quanto maior for a sua compreensão maior será sua amizade.
Fé: Não permita que sua fé seja abalada por causa da separação dos seus pais. este é o momento de você estar mais próximo de Deus e não distante dele.
Amizade: Aproveite cada momento junto com seus pais, ouvindo, falando, compreendendo, apoiando, e olhando direto nos olhos. É preciso estabelecer uma relação de liberdade e confiança para que ocorra a amizade verdadeira.
Amor: Nos pequenos gestos e nas coisas mais simples do dia-a-dia é que o amor entre você e seus pais pode ser demonstrado.
Perdão: O perdão é a chave para se ter um relacionamento feliz.  Sem o perdão, ressentimentos e ira ficam submersos aguardando o momento de aparecer. Deus nos ensina a perdoar por meio do perdão que nos oferece.

Finalize a dinâmica com uma oração por todos os adolescentes que tem pais separados.

  

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Por Roberto José

(Pré- Adolescentes) Dinâmica da Lição 07: O Dom de Profecia


Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 – Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: “O Dom de Profecia”.
- Depois, trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
O personagem bíblico apontado como exemplo deste tema foi Daniel e seus amigos. Se possível exibam parte de um filme sobre Daniel, referente ao conhecimento e sabedoria.
- Para esta lição sugerimos a dinâmica “A importância do dom de profecia”.



Dinâmica: A importância do dom de profecia

Objetivo:
Finalizar o estudo sobre o dom de Profeta.
Materiais didáticos:
Palavras sugeridas na atividade didática
Cartolina
Pincel atômico
Papel
Caneta ou lápis
Atividade didática:
ANTES DA AULA:
Escreva na cartolina as seguintes palavras: Deus, transmitindo, edificando, mensagem, conscientemente, Igreja de Cristo, inspirada, Espírito, consolando.
DURANTE A DINÂMICA:
- Leiam em voz alta as palavras escritas na cartolina. Logo em seguida diga que estas palavras fazem referência ao assunto da lição em estudo.
- Convide seus alunos a formar uma frase sobre o assunto estudado para isso eles precisarão incluir na frase três palavras dentre as indicadas na cartolina. É importante que todos os alunos participem, desta forma, se você perceber que existem alunos com algum tipo de dificuldade, procure ajuda-los afim de que ele não se sinta excluído. Ao termino peça para que os alunos leiam as frases que conseguiram formar. Parabenize cada um deles.
- Finalize mostrando que a lição tem como objetivo mostrar primeiro que a verdadeira profecia é uma mensagem inspirada por Deus; segundo, descrever que toda profecia é transmitida de forma consciente por esse motivo precisamos julgar cada palavra dita para saber se confere com a Bíblia; terceiro, esclarecer que a profecia tem como principal objetivo edificar a igreja de Cristo.
- Leia:  "...procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar." (1 Co 14.1). Explique que quando o dom de profecia é usado conforme a orientação da Bíblia, traz muitas bênçãos: A Igreja é edificada e preparada para a batalha, transmite temor a todos e faz com que os cristãos evite de se envolver com a corrupção do mundo moderno.
  

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Por Roberto José

(Discipulando 2º Ciclo) Dinâmica da Lição 07: Crendo na vinda de Jesus Cristo


Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
Para a aula de hoje apresentamos as seguintes sugestões:
- Fale que nesta aula, o tema a ser estudado será: “Crendo na vinda de Jesus Cristo.”
6 – Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Para o encerramento da lição sugerimos a dinâmica “Atraídos para si”.



Dinâmica: Atraídos para si

Objetivo:
Entender a mensagem bíblica sobre a volta de Jesus Cristo para arrebatar a Sua Igreja.
Materiais didáticos:
Uma caixa em tamanho médio
Uma porção se areia
Um ímã
Pregos
Pequenos pedaços de metais: alumínio, inox, chumbo, cobre (retirar de um pequeno pedaço de fio), ouro (pode ser duas alianças). Se você não conseguir encontrar todos eles basta conseguir pelo menos dois desses metais.

Atividade didática:
Coloque a areia espalhada dentro da caixa. Introduza os pregos levemente na areia, de forma que eles fiquem de pé. Semeie entre os pregos os pequenos pedaços de metais que você conseguiu (alumínio, inox, chumbo, cobre, ouro). Explique que na volta de cristo para arrebatar a sua Igreja, Ele não vai pisar na terra, mas, nas nuvens, atrairá para si todos os salvos. Neste momento pegue o ímã passe sobre a caixa, próximo aos metais. Os alunos irão observar que todos os pregos serão atraídos pelo ímã, no entanto os metais como alumínio, inox, chumbo, cobre, ouro não serão atraídos pelo imã. Então pergunte o porquê do ímã não ter conseguido atrair também os outros metais? Ouça-os atentamente e parabenize-os pela participação. Em seguida explique que um ímã é um material capaz de gerar um campo de ação à sua volta. Ele tem a capacidade de atrair outros materiais encontrados na natureza, que ao serem colocadas na presença do imã conseguem criar um campo de atração. Diga que existe em todo metal partículas de carga negativa que ficam girando ao seu redor. Metais como o ferro e o aço, ao se encontrar com o imã perdem essa carga negativa e ao perdê-la é gerado nele automaticamente um campo de atração do imã. Enquanto que há outros metais como o ouro, alumínio, inox, chumbo e o cobre, que se colocados na presença ímã tem seu campo de atração elementar orientado no sentido contrário ao sentido do imã, e, desta forma, ao ser colocado próximo ao imã, não conseguem criar um campo magnético de atração, mas sim de rejeição. Diga que da mesma forma ocorrerá na volta de Cristo para arrebatar a Sua igreja, os crentes que vivem em santidade, assim como os pregos, gerarão um campo de atração entre ele e Jesus, por isso subirão ao encontro de Cristo nas nuvens. Enquanto que os cristãos que vivem uma vida de pecado, assim com os outros metais (ouro, alumínio, inox, chumbo e o cobre) não conseguirão ser atraídos por Cristo, pois o pecado gerará entre ele e cristo um campo de rejeição e não de atração.
Diga que Jesus Cristo está voltando, e isso pode ser uma ótima notícia, mas também pode ser uma notícia terrível, dependendo da nossa situação atual. Mas a pergunta é: Como vive alguém que está aguardando a volta de Cristo? Como você está vivendo: em santidade ou desprezando o seu senhor, porque julga que ele vai demorar.  Se você acha que não está preparado acerte sua vida com Jesus. Em breve ele vai voltar. O dia final se aproxima.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!