quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Jovens LIÇÃO 2 - O REAL PROPÓSITO DA IGREJA


TEXTO DO DIA

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1Pe 2.9).

SÍNTESE
 A Igreja de Jesus Cristo tem por objetivo mostrar ao mundo como Deus age na história da salvação.

 OBJETIVOS

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
EXPLICAR que a adoração abrange as diversas formas de expressão de louvor;
CONSCIENTIZAR de que a edificação da Igreja ocorre através da disponibilidade de seus membros em servir uns aos outros;
MOSTRAR que a missão da igreja é transmitir o evangelho aos perdidos.

INTERAÇÃO

Caro docente, conhecer o real propósito da Igreja é fundamental para a realização das atividades que cumprimos em nossas igrejas. Somos chamados para adorar ao nosso Criador, assim como trabalhar para a edificação dos nossos irmãos em Cristo e também alcançar aqueles que estão distantes do caminho da salvação. Para que seus alunos conheçam e sintam-se motivados a participarem desse propósito como Igreja é necessário que haja estímulos. Pessoas motivadas trabalham com afinco em uma mesma direção. Nesse caso, professor, a cada ponto discursado ao longo da lição você poderá trazer exemplos de situações que fazem parte do contexto em que seus alunos estão inseridos. Em geral, nos sentimos à vontade em conversar a respeito de assuntos que possuímos mais domínio de conteúdo. Procure ouvir a opinião de seus alunos a respeito de cada tópico. Abra espaço para expressarem o que pensam. Isso tornará a aula mais dinâmica.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

É comum encontrarmos na igreja pessoas que alegam não terem o dom de evangelizar. Isso é mais comum do que podemos imaginar. Entretanto, não podemos nos esquivar da responsabilidade que nos foi outorgada pelo nosso Senhor, de levar a mensagem do evangelho a todas as pessoas. Converse com os jovens e explique que expressar o amor de Deus às pessoas não se resume em tentar convencê-las a respeito do que é teologicamente correto, mas também na forma como nos relacionamos e transmitimos a imagem de Cristo para os descrentes através do nosso testemunho. Reflita com os alunos, por alguns instantes, que tipo de comportamento tem distanciado as pessoas do vínculo com a igreja, em especial, da juventude cristã. Reflita com eles sobre que medidas podem ser tomadas para que, ao invés, de distanciarmos, atrairmos os jovens para Cristo.

TEXTO BÍBLICO Romanos 12.1-8.

SUBSÍDIO I

“É a igreja de Jesus Cristo (histórica). Só a igreja, ao longo dos séculos, experimenta a presença de Jesus Cristo em sua membresia. Isso acontece porque é a igreja de Cristo comprada por Ele mesmo com seu sangue e é cuidada como o marido cuida da esposa. Jesus declarou que onde dois ou três indivíduos se reúnem sua presença prometida é vivenciada. Independentemente de o grupo ser pequeno — ali está uma igreja.
É a congregação de todos os crentes (universal). Essa é uma igreja de períodos distintos: passado, presente e futuro — juntas elas formam a igreja. É uma igreja de diferentes culturas encontrada nos países espalhados pela terra, mas unida em seu Senhor em comum. É uma igreja de características, temperamentos e habilidades distintos, além de ser uma igreja apresentando diferentes planos de experiência, dos cristãos mais antigos aos discípulos mais novos — contudo, uma igreja.
É a unidade do Espírito (espiritual). A unidade do Espírito, a respeito da qual o apóstolo Paulo escreve, é mais importante que as diferenças entre os grupos e as denominações. A igreja só é realmente uma por causa do único Espírito que a une. Embora todos os cristãos tenham de trabalhar pela unidade e devam consertar as divisões, eles não têm de buscar a uniformidade. Antes, ela é o reconhecimento de todos que apresentam semelhança com a família” (Guia Cristão de Leitura da Bíblia. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2013, p.506).

SUBSÍDIO II

“O que significa ser um crentre-sacerdote? Antes de mais nada, significa que nós servimos a Deus pessoalmente. E o louvamos por meio de palavras e obras. Significa que nós temos acesso direto a Deus. Significa que ministramos aos outros, levando a eles a Palavra de Deus e ao Senhor as suas necessidades. Significa que cada um de nós somos chamados para servir, para ser servido, da mesma maneira com que Cristo se deu por nós. Uma das maiores tragédias da história da igreja é que a doutrina do sacerdócio de todos os crentes, redescoberta durante a Reforma, nunca foi plenamente interpretada. Pois o ‘mistério’ abrange muito mais do que pregar e ensinar. Ele deve inspirar os nossos relacionamentos com o outros, e também o nosso relacionamento com o Senhor” (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. RJ: CPAD, 2007, p.522). 

0 comentários:

Postar um comentário