segunda-feira, 13 de março de 2017

Juniores Lição 12: O Deus que ouve

Revista: Juniores 9 e 10 anos

Texto Bíblico: 1 Samuel 1:8-28
Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?
Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do Senhor.
Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente.
E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.
E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o Senhor, Eli observou a sua boca.
Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada.
E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho.
Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR.
Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora.
Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.
E disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste.
E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor, e voltaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o Senhor se lembrou dela.
E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.
E subiu aquele homem Elcana com toda a sua casa, a oferecer ao Senhor o sacrifício anual e a cumprir o seu voto.
Porém Ana não subiu; mas disse a seu marido: Quando o menino for desmamado, então o levarei, para que apareça perante o Senhor, e lá fique para sempre.
E Elcana, seu marido, lhe disse: Faze o que bem te parecer aos teus olhos; fica até que o desmames; então somente confirme o Senhor a sua palavra. Assim ficou a mulher, e deu leite a seu filho, até que o desmamou.
E, havendo-o desmamado, tomou-o consigo, com três bezerros, e um efa de farinha, e um odre de vinho, e levou-o à casa do Senhor, em Siló, e era o menino ainda muito criança.
E degolaram um bezerro, e trouxeram o menino a Eli.
E disse ela: Ah, meu senhor, viva a tua alma, meu senhor; eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, para orar ao SENHOR.
Por este menino orava eu; e o Senhor atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito.
Por isso também ao Senhor eu o entreguei, por todos os dias que viver, pois ao Senhor foi pedido. E adorou ali ao Senhor.

1 Samuel 1:8-28
Objetivo: Explicar que Deus ouve as nossas orações quando o buscamos com fé.




Título da Lição:

Memorizando:

Lembrancinhas:

Para Meditar:
 =>   Lição do aluno:








► Lição 12: O Deus que ouve
► Pré aula: Lição 12: O Deus que ouve: Juniores de 9 e 10 anos - 1º Trimestre de 2017 - CPAD



  Cartazes 






    =>O conteúdo dessa lição é muitíssimo interessante e deve ser trabalhado em TODAS as aulas da EBD: a oração!
Muitos adultos nunca aprenderam a orar. Vamos então orientar nossos pequeninos a começar desde cedo.


 =>   Selecione mais materiais no Tópico sobre Oração e use para trabalhar em outros momentos com seus alunos, como reunião da noite aos domingos ou em outros dias.

O acervo é ENORME e vc pode levar sempre uma atividade diferente.

Recomendo FORTEMENTE a confeccção do Lapbook de Oração.


 =>   Quebra-Gelo: Você já conseguiu alguma coisa da sua mãe ou de uma outra pessoa, porque você insistiu, pediu muitas vezes?


=>   Consolidação: Estabeleça quatro áreas e enumere-as de 1 a 4. Mande as crianças deitarem no meio da sala para ouvirem quantas vezes o apito é soado. Se for uma vez, correm para a área 1, se for duas, para a área 2 e assim por diante. Entre os apitos, as crianças devem voltar e deitar novamente no meio da sala. Quem correr para a área errada, sai do jogo ou é mandado para o “Cantinho do pecado” e perde uma rodada.


LEIA TAMBÉM  =>  Oração e Fé - Estudos e Pregações - Temas Completo

 
ATIVIDADES SUGESTIVA
 
Visuais da Lição


Ana conversa com Elcana sobre sua tristeza


Ana orando na casa de Deus e o Sacerdote Eli a observando.




Ana leva Samuel ao templo e agradece a Deus por responder o sua oração
 
A oração de Ana











:    
 
ATIVIDADES SUGESTIVA:
 














 Aplicação: Ana foi persistente, e clamou ao Senhor com choro! Ela queria ter um filho. E Deus ouviu o seu clamor e lhe deu Samuel. Você tem um grande pedido para fazer ao Senhor? Então você não pode fazer uma oração qualquer. Você tem que fazer como Ana: suplicar, clamar, chorar por aquilo que você precisa que Deus faça em sua vida. E Ele te ouvirá, e algo vai acontecer! Ore com fé, crendo que o Senhor vai agir e te ajudar!


 => Brincadeira: “ SOPRA-SOPRA” - Material: balões de assoprar, papel sulfite, canetas coloridas. Escrever frases da história de Ana, em tiras de papel sulfite, e colocá-las dentro dos balões. As crianças deverão assoprar o balão até estourar. Em seguida, recolher as frases e montá-las na sequência da história. Variação: pode fazer frases da história ou palavras do versículo.


    Mais Idéias para o ensino:
A oração de Ana

Contar com personagens feitos com rolo. Ou com bonecos.




Lembrancinha da aula:

Faça cópias das figuras e fantoches de vara. Ana chorando por querer um filho e Ana feliz por Deus ter respondido sua oração.



Mostre a Bíblia, fale de sua importância em poucas palavras e leia pras crianças o versículo. 

 

Ensino:
Ana amava a Deus. Ela queria ser mãe, mas não conseguia ter um filho.





Ana e seu marido foram ao templo.



Ela orou a Deus: “Se o Senhor me der um filho homem, eu o ensinarei a servir ao Senhor por todos os dias da vida dele”.

Eli era o nome do sacerdote do templo. Ele viu Ana orando e chorando. Ana explicou pra ele: “Eu estou chorando alto porque estou implorando pra Deus me dar um filho”. Eli disse a ela: “Vá em paz e que Deus dê a você o que pediu a Ele”.


Deus respondeu a oração de Ana. Ana e seu marido Elcana tiveram um menino. Eles agradeceram muito a Deus por esse filho e deram a ele o nome de Samuel.


Quando Samuel já era um menino, Ana cumpriu sua promessa a Deus e levou Samuel para viver no templo com Eli, o sacerdote, para que aprendesse as coisas de Deus.


Ana sempre visitava Samuel no templo e levava pra ele uma linda roupa que fazia.

Samuel aprendeu com Eli a ter muita fé em Deus, a obedecer e amar sempre a Deus. Samuel também ajudava Eli deixando o templo sempre limpinho. Samuel estudava a Bíblia com Eli seu professor.


Uma noite, enquanto estava dormindo, Samuel ouviu uma voz dizendo: “Samuel!”

Ele correu para Eli e disse: “Eu estou aqui”. Mas Eli disse: “Eu não te chamei”. Samuel voltou para a cama. Samuel ouviu a voz que o chamava mais duas vezes. A cada vez Samuel corria até Eli. Finalmente Eli entendeu e falou pra Samuel: “Eu acho que Deus está querendo falar com você”. Da próxima vez diga: “Sim Senhor, eu estou ouvindo”. Samuel voltou para a cama.


A voz disse mais uma vez: “Samuel, Samuel”. Desta vez Samuel respondeu: “Sim, Senhor, eu estou ouvindo”. A partir daquele momento Samuel foi escolhido por Deus para levar as mensagens do próprio Deus para o povo. Samuel ficou muito feliz!


Samuel foi um profeta especial de Deus.

Vocês aprenderam como Deus está sempre pronto a ouvir nossas orações?

Deus ouviu a oração de Ana. Deus ouve também a nossa oração.

Podemos ser como Samuel: obedientes a Deus, aos mais velhos, aos pais, amando a Deus sempre e falando de Deus para as pessoas.

Samuel serviu e amou a Deus por toda a vida dele.

Oração: Mostre uma figura de oração. Faça um cantinho de oração. Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para ser como Samuel.  



  Lanche: Sirva um lanche gostoso e nutritivo.

Ótima aula!!!

0 comentários:

Postar um comentário