Revista: Juvenis 15 e 17 anos
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Conhecendo o caráter de Jesus.
- Para trabalhar o conteúdo da lição, utilizem a dinâmica “O Caráter de Jesus”.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Caráter de Jesus
Objetivo: Estudar sobre o caráter de Jesus.
Material:
19 características do caráter de Jesus digitadas(ver no procedimento)
01 rolo de fita adesiva
01 quadro ou uma cartolina
01 caixa
Procedimento:
Antes da aula:
Recortem cada característica.
Coloquem as características dentro da caixa
Na aula:
- Apresentem a caixa.
- Falem que nela há várias características do caráter de Jesus.
- Por que estão dentro da caixa?
Aguardem as respostas dos alunos.
Depois, o caráter é algo específico de cada pessoa e que está contido no nosso interior, mas que se revela quando agimos e falamos.
- Então, vamos agora conhecer quais são as características do caráter de Jesus?
- Abram a caixa e peçam para que os pequem 01 característica.
- Cada aluno deve ler a característica que pegou.
- Em seguida, após a leitura da característica, vocês(professores) falem um pouco sobre cada uma delas, apresentem situações referentes a elas e também textos bíblicos.
As características:
Amoroso
Conhecedor dos corações
Movido por compaixão
Manso
Sábio
Tinha autoridade
Zeloso
Paciente
Sensível
Humilde
Misericordioso
Obediente
Justo
Puro
Fiel
Focado nas prioridades
Preocupava-se com as pessoas
Relacionava-se bem o pai(Deus)
- Perguntem: Quais traços do caráter de Jesus chamou mais atenção de vocês?
Aguardem as respostas.
- Para concluir, leiam I Pedro 1. 2 a 4:
“Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor; Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo”.
Por Sulamita Macedo.
fonte:http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/
0 comentários:
Postar um comentário