sábado, 22 de abril de 2017

Subsídio Lição 4: Isaque, um caráter pacífico

Subsídio da Lição:04


A ousadia de cavar poços - Texto: Gênesis 26:12-33

Isaque – O Herdeiro da Promessa -  (do hebraico significa "ele vai rir"), filho de Abraão (100 anos) e Sara (90 anos), sua mãe era estéril, foi levado para sacrifício no monte Moriá, casou-se com Rebeca, foi pai de Esaú e Jacó, herdou toda riquesa de seu pai. Em Isaque se cumpriu o propósito de Deus, e Paulo diz, em Gl 4:28, que nós, assim como Isaque, somos filhos da promessa. Você é como Isaque?  No capítulo anterior (Cap 25) Abraão morre dando a Isaque a benção patriarcal para que ele fosse seu sucessor na presença de Deus e que nele se cumprisse a promessa de que Abraão fosse pai de inúmeros povos. Isaque, agora casado e herdeiro de toda a riqueza de seu pai enfrenta uma grande fome onde vivia, tendo que partir dali para um lugar que a bíblia diz ser as terras dos Filisteus, um lugar chamado Gerar. Ali Isaque ficou e enriqueceu-se ainda mais mesmo em tempo de seca ele semeou e colheu cem por um, ou seja, sua colheita lhe deu um lucro de 100%, o que em tempo de seca era quase impossível, sem a presença de Deus, é claro, pois é notório que existe uma ênfase na palavra em dizer que “O Senhor estava com ele”.

1.º Poço: Gerar – (Lugar de pernoite/inveja) (v. 17-18) A prosperidade de Isaque causou inveja no povo que estava em seu redor. As pessoas olhavam para ele e sentiam o pior dos sentimentos, chamado INVEJA, A inveja é um sentimento gerado pelo egocentrismo e soberba, o invejoso não suporta ver ou saber que, o que o outro tem seja melhor do que o seu.” Então os invejosos tramaram e em comum acordo entulharam os poços que Isaque tinha recebido de herança de seu pai, os encheram de terra. Ter um poço de água nos dias de Isaque era um sinônimo de poder e de prosperidade, pois a água era algo muito precioso naqueles dias e entulhar poços era o mesmo que arruinar a pessoa, constituindo assim séria agressão sendo até motivo para guerra. Isaque poderia até ter revidado, ou reagido a esta tão grave agressão, mas ele preferiu mudar-se dali para um vale. Estes poços foram restaurados por Isaque e voltaram a fluir água. Muitas pessoas não sabem cavar poços e ficam entulhando os poços dos outros. São pessoas que só sabem ver defeitos e dificuldades e nunca reconhecem seu trabalho. Lançam pedras para pesar e fechar sua capacidade de fluir. Se entulharem seus poços, não pare de cavar, continue limpando seus poços e nunca deixe que seja cheio de pedras. Lance fora tudo que não te edifica. Deixe que eles bebam as águas de poços entulhados.

2.º Poço: Eseque - (Contenda) (v.19,20 ). O segundo poço aberto por Isaque foi o poço de Ezeque que significa contendas, lugar de luta e intimidação. Até então ali não havia água, mas Isaque pediu seus servos que abrissem um poço para seu sustento. O resultado foi que pessoas invejosas, que não sabem cavar poços, disputaram com Isaque querendo a água para eles. Água de contenda tem um gosto muito amargo. Por isso Isaque deixou aquele poço para quem estava brigando beberem seu amargor. Isso mostra que Isaque não fazia caso de pouca coisa e sabia relevar, bem como estava disposto a continuar a cavando poços. Pessoas invejosas não sabem cavar, mas quando você encontra água, logo dizem ‘eu quero’. Assim como fez Isaque, deixe pra lá o poço de contendas de Ezeque e continue sua caminhada cavando poços por onde for. Deus tem águas melhores para você. Eu fico indignado quando leio esta passagem, e sinto repudio por esse tipo de gente, que não tem coragem de trabalhar e fica desejando o que é alheio. Chego a perguntar o porquê estes pastores não vieram e ajudaram a Isaque cavar os poços, mas apareceram somente depois de tudo pronto. E vejo que ainda hoje existe esse tipo de pastores que ficam esperando o ministério crescer para dividir e roubar ovelhas. Pastores que pescam em aquário, que ao invés de salvar almas no mundo ficam desejando as que já foram salvas por quem realmente trabalhou por isso. Saiba que isso é uma verdade, sempre haverá pessoas que desejam roubar nossas conquistas, fiquem atentos. Pastores que não conseguem ver uma ovelha crescer que já começa a podar a ovelha com medo de perder algo. Não se iguale a estes, Deus tem coisa melhor para sua vida. Deixe que eles bebam as águas amargas.

3.º Poço: Sitna – (Inimizade) (v.21) Mas como todo bom servo fiel e cheio de fé, Isaque se levanta e cava outros poços d’gua e penso que em meio a tanta gente alguém sempre dissesse a Isaque que ele deveria brigar pelos poços, e talvez até mesmo você pense isso, mas Isaque estava  tendo uma aula e ele precisava aprender algo ou então não estaria a altura de ser o herdeiro das bênçãos prometidas por Deus. Isaque pela terceira vez se vira e cava outros poços e quando ele pensa que estava tudo bem, novamente a decepção, outros que a bíblia não cita também contendem com ele, talvez os mesmos ou não, mas é certo que contenderam e tomaram seus poços. Ele chamou aqueles poços de Stina, que significa “inimizade”, a palavra Satanaz, também tem raiz na palavra Sitna. Em nossas vidas as lutas, as tempestades, as frustrações e as decepções são muitas, isso para que possamos chegar ao fim da vida mais maduros e sábios. Levante a cabeça e reaja como Isaque reagiu, Levante e busque a força do alto para cavar seus poços, pois só assim chegará o momento em que os fracos, invejosos, mesquinhos, medíocres, irão desistir, pois esta é a sua qualidade, desistir. Deixe que eles bebam as águas de Satanaz.

4.º Poço: Reobote (Espaço suficiente/Prosperidade) (v.22) Isaque continuou cavando poços e encontrou água novamente. Desta vez ninguém o perturbou e por isso chamou o poço de Reobote, que significa lugar espaçoso, lugar de descanso e de alívio. Aquele era um local muito aberto e largo. Certamente Deus é quem mostrou aquele lugar para Isaque. Se Isaque não tivesse perseverado, estaria bebendo água de entulho, água amarga de contenda e até a água do diabo. Mas como continuou cavando poços, Isaque encontrou águas de prosperidade. Agora teria um lugar espaçoso para crescer e seus inimigos se cansaram de persegui-lo. Continue cavando poços e Deus te dará um lugar espaçoso como Reobote, aonde seus inimigos não vão te alcançar. Então você dirá “leva-me para junto das águas de Descanso; refrigera-me a alma”(Salmo 23.2,3). Se você está sendo perseguido por causa do fluir de Deus em sua vida lembre-se que tem promessas de “vós, com alegria, tirareis água das fontes da salvação” (Isaías 12.3).

5.° Poço: Berseba (Promessa) ( v.32,33)  Ali em Berseba, Isaque e Abimeleque “juraram de parte a parte; Isaque os despediu, e eles se foram em paz” (Gênesis 26.31). Foi neste lugar que Isaque fez aliança novamente com Abimeleque, com quem tinha tido um mal entendido se arrependendo de seus erros do passado (Gênesis 26.6-11). Berseba foi um lugar de bênçãos definitivas para o resto da vida de Isaque. Ele já estava tranquilo e prosperando, mas enquanto isso fez algumas coisas importantes para não perder mais seus poços (Gênesis 26.25):

1. Ergueu um altar: “levantou ali um altar”
2. Vida de Oração: “tendo invocado o nome do SENHOR”
3. Cuidado com a família: “armou a sua tenda”
4. Continuou cavando poços: “os servos de Isaque abriram ali um poço”
5. Perdão: se reconciliou com Abimeleque (Gênesis 26.26-33).

Assim que Isaque confirmou totalmente sua vida com Deus, família e se concertou de seus erros, naquele mesmo dia recebeu a notícia de que tinham achado água novamente garantindo seu sustento por muito tempo.  Em Berseba Isaque experimentou as promessas de Deus para sua vida de que “serei contigo e te abençoarei; porque a ti e a tua descendência darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a Abraão, teu pai. Multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e lhe darei todas estas terras. Na tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra” (Gênesis 26.3,4). Por isso Berseba é lugar de Promessa e de paz. Foi em Berseba que Isaque armou sua tenda (v.25) e construiu sua vida em família.  Cavar poços significa que preciso continuar acreditando que irei encontrar as águas profundas. Mesmo em tempos difíceis, Deus tem promessas para seus servos de que “passando pelo vale árido, faz dele um manancial; de bênçãos o cobre a primeira chuva” (Salmo 84.6). As promessas de Deus são uma fonte inesgotável para saciar todas as nossas necessidades. As Palavras de Deus para sua vida vão se cumprir, mas primeiro é preciso fazer sua parte restaurando seu altar, sua família, concertar erros e continuar cavando para encontrar água.

Conclusão: Não vale a pena brigar por causa de água, mas vale a pena cavar e “bebe a água da tua própria cisterna e das correntes do teu poço”(Provérbios 5.15). Deus tem muito para nossas vidas e Jesus garantiu que “quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (João 7.38). Deus tem um futuro de bênçãos para sua vida, mas é preciso lutar muito sabendo que dificuldades podem vir no caminho, mas a vitória é certa.
Se você perdeu um poço que cavou com seu esforço, não pare de cavar, porque onde você for Deus fará fluir em sua vida. Pessoas invejosas te perseguem porque nada flui no que eles fazem, pois não têm a presença de Deus. Não beba águas entulhadas, amargosas de contendas e nem águas do diabo. Deus tem águas de prosperidade e promessas infinitas para sua vida. Cavar poços é trabalhoso e difícil, mas é recompensador ver as águas fluindo e se refrescar na presença de Deus.

Continue cavando, não pare!

0 comentários:

Postar um comentário