Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Um novo caráter: A lei do Reino de Deus.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir o estudo do terceiro tópico, aplique a dinâmica “Temperos da felicidade”, que proporcionará uma melhor compreensão sobre o assunto estudado.
Objetivo:
Conhecer o verdadeiro sentido da felicidade espiritual.
Material didático:
Uma panela com a palavra TEMPEROS DA FELICIDADE colada nela;
As oito bem aventuranças digitadas em papel
Tesoura
Cola
Atividade didática:
Antes da aula:
Separe uma panela e coloque na parte lateral a palavra: Temperos da felicidade
Recorte os papeis com cada uma das oito bem-aventuranças e coloque dentro da panela, conforme relação logo abaixo:
- Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
- Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
- Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
- Bem-aventurados os que tem fome e sede de Justiça, porque serão fartos.
- Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão a Misericórdia.
- Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a face e Deus.
- Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
- Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da Justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
Pesquise na lição e internet a interpretação e significado de cada Bem-aventurança.
Durante a aula:
Inicie a dinâmica pedindo que os alunos relatem momentos de tristezas que já viveram em suas vidas, levando-os a ficar desanimados em alguns momentos. Ouça-os atentamente.
Diga que enquanto estivermos vivendo aqui nessa terra estaremos sujeitos a situações de tristezas, no entanto que existe um tipo de felicidade que não depende das circunstâncias que estão a nossa volta, mas sim do nosso nível de comunhão com Deus, enquanto mais a nossa comunhão com Deus for maior mais essa felicidade será completa. Coloque a panela no centro da sala e diga que vamos apresentar os temperos que não podem faltar para a felicidade ser completa. Abra a panela e solicite que os alunos retirem cada papel, um a um. Na medida em que eles forem retirando cada bem-aventurança pergunte o que eles entenderam, reforce a explicação com seu comentário.
Ser feliz dentro do contexto greco-romano era: ser culturalmente sábio; ter posses; ter influência; ter beleza física. Os religiosos tinham muito orgulho de si mesmos e se viam como superiores aos outros. Usavam a lei como forma de exaltação pessoal e justiça própria. Subjugavam os mais humildes e menos favorecidos na sociedade.
Jesus vai contra a mentalidade de que para “ser” alguém era necessário “ter” algo.
Para Jesus ser bem aventurado é estar pleno, feliz, independentemente das circunstâncias. A felicidade está em ser dependente de Deus, em viver uma vida de íntima comunhão com Ele.
Encerre mostrando que as pessoas que Jesus descreve nesta passagem tem uma qualidade diferente em seu caráter e estilo de vida daqueles que ainda não desfrutaram da verdadeira felicidade em Cristo.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Por Roberto José
fonte:http://www.ensinadorcristao.com.br/2016/10/dinamica-da-licao-01-um-novo-carater.html
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