Revista: Juvenis 15 e 17 anos
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Avivamento e o Despertamento para a Obra Missionária.
- Falem sobre o ide de Jesus, leiam Mc 16.15. E, para saber quem nos capacita para isto e de que forma, leiam At 1.8.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Falem sobre Missões Nacionais e Transculturais. Enfatizem que podemos colaborar com a obra missionária de diversas formas: orando, contribuindo, participando das atividades evangelísticas e mantendo contato com os missionários.
- Falem da importância que há em se manter contato com os missionários e incentivem os alunos a enviar email para eles. Para tanto, apresentem uma lista nominal dos missionários, país onde estão trabalhando, se tem filhos na idade deles (os alunos). Decidam conjuntamente quem vai manter contato com o missionário ou será um email em nome da classe. É interessante que esta comunicação seja frequente e que ao receber resposta de email, ler para a classe.
- Também organizem uma oferta para a obra missionária: marquem para o próximo domingo a entrega da oferta. Coloquem em um envelope, entreguem ao departamento de evangelismo da igreja, acompanhados de pelos dois alunos da classe.
- Para trabalhar as formas de evangelização, distribuam 02 folhetos evangelísticos para os alunos, para que entreguem ao sair da igreja até chegar em casa. Apresentem as ações evangelísticas realizadas pelos jovens da igreja, incentivem os alunos a participar, indicando dia, hora e local da atividade.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “Anunciando".
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Anunciando
Objetivo: Refletir sobre a evangelização e o que estamos fazendo para anunciar o plano de Salvação.
Material:
Chocolate para uma parte da turma.
Procedimento:
- Dividam a turma em 03 grupos.
- Orientem cada grupo da seguinte forma:
Grupo 1: Vocês receberão chocolate e quando estiver no grande círculo, deverão comê-lo imediatamente.
Grupo 2: Será oferecido a vocês chocolate, quando estiver no grande círculo, mas não
deverão aceitá-lo.
Grupo 3: Vocês não receberão chocolate, não será oferecido chocolate para vocês, mas deverão pedir bastante, quando estiverem no grande círculo.
- Juntem os 03 grupos, formando um grande círculo.
- Agora, realizem os comandos para cada grupo, já expostos acima.
- Depois, perguntem: O que podemos refletir sobre a evangelização nestas 03 situações? O chocolate pode representar quem ou o quê?
O chocolate pode representar Jesus, o plano da salvação, a palavra de Deus.
Situação 01: São as pessoas que aceitam o convite de salvação, porque alguém evangelizou.
Situação 02: São as pessoas que ouvem, mas não aceitam, rejeitam a palavra de Deus.
Situação 03: São as pessoas que não são evangelizadas, tem sede de salvação, mas ainda não foram alcançadas.
- Para finalizar, reflitam sobre a importância da evangelização e o que estamos fazendo para anunciar o evangelho.
Por Sulamita Macedo.
fonte:http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/
0 comentários:
Postar um comentário