terça-feira, 8 de maio de 2018

Adultos Lição 07: Ética Cristã e Doação de Órgãos

Revista: Adultos 

2º trimestre de 2018
PONTO CENTRAL
A doação de órgãos expressa o amor cristão.
ESBOÇO GERALIntrodução
I – Doação de órgãos: conceito geral
II – Exemplos de doação na Bíblia
III – Doar órgãos é um ato de amor
Conclusão
OBJETIVO GERAL
Mostrar que a doação de órgãos está fundamentada na doutrina do amor cristão.
ÉTICA CRISTÃ E DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
Pr. Douglas Baptista
O Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo. São mais de 20 mil cirurgias por ano e cerca de 90% desses transplantes são financiados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Embora os índices sejam promissores, o número de carências também cresceu. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem 64 mil pacientes na fila de espera por um transplante de órgãos, e as maiores listas de espera aguardam doações de rim, fígado e pâncreas.
Por meio de vários esforços envolvendo o Ministério da Saúde, cirurgiões, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, religiosos, famílias e a imprensa, o Brasil é o quarto país do mundo em número de doadores de órgãos. Contudo, o Brasil precisa avançar mais, especialmente diminuindo a taxa de recusa das famílias em relação à doação de órgãos. Muitas famílias ainda rejeitam a doação por dilemas éticos e falta de informação. Nossa taxa de aceitação familiar, em 2016, chegou a 57%, mas ainda é pouco diante da urgente e imprescindível necessidade de zerar a fila de espera.
O transplante de órgão

A doação de órgãos engloba basicamente a técnica de transplante e as pesquisas com células-tronco adultas e embrionárias. O termo transplante é empregado no sentido de retirada ou remoção de órgãos, tecidos ou partes do corpo de um ser, vivo ou morto, para aproveitamento com finalidade terapêutica, ou seja, o tratamento de doenças com a finalidade de conseguir curar, tratar ou minimizar os sintomas. O gesto altruísta de doar órgãos retrata a essência do cristianismo.
O transplante é um procedimento cirúrgico que remove um órgão enfermo do corpo humano para ser substituído por outro saudável. Em muitos casos, o transplante tem sido a única alternativa da medicina para a cura de pacientes com determinadas doenças terminais. 
Tipos de transplantes
De acordo com o Ministério da Saúde, podem ser transplantados órgãos como o coração, o fígado, o pâncreas, os rins, os pulmões, medula óssea, tecidos e outros. O tipo mais comum de transplante é a transfusão de sangue, que acontece por meio da doação entre pessoas vivas (intervivos). Os demais transplantes intervivos são permitidos em caso de órgãos duplos (rins e pulmões), órgãos regeneráveis (fígado) ou tecidos (pele, medula óssea).
O conceito de doação na Bíblia
O ensino registrado nas Escrituras assevera que “mais bem-aventurada coisa é dar do que receber” (At 20.35). Denota um ato voluntário de prover o bem-estar do próximo. Trata-se de uma ação desprovida de qualquer interesse de ordem pessoal. A excelência da doação repousa na disposição de renunciar e até de se sacrificar e sofrer com base no amor pelos outros (Rm 5.8). Doar ao necessitado é uma forma de colocar a fé em prática (Tg 2.14-17). E ainda, a reciprocidade está presente no gesto de doar. Foi o Senhor Jesus que assegurou: “Dai, e ser-vos-á dado” (Lc 6.38a).
Doar órgãos é um ato de amor
O genuíno e excelso sentimento de amor constrange o cristão para ser doador de órgãos e tecidos. O Senhor Jesus ensinou e propagou o amor que deve existir entre os seres humanos. O amor cristão deve ser expresso por meio de atitudes e obras (1 Jo 3.17,18). Esse amor não se restringe apenas às pessoas com as quais nos relacionamos ou que queremos bem (Mt 5.46). Somos exortados a amar os desconhecidos (Mt 5.47) e inclusive aqueles que nos maltratam (Mt 5.44).
- Para iniciar o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Doação de Órgãos”.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Atenção! Professores da classe dos novos convertidos:
Vocês encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no marcador "Discipulando", deste blog.
Para a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador "Subsídio Pedagógico Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2", do currículo antigo. Façam bom proveito!

Dinâmica: Doação de Órgãos
Objetivo: Introduzir o estudo sobre doação de órgãos.
Material:
01 cartolina com o contorno do corpo humano desenhado
01 pincel atômico vermelho
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Apresentem para a turma uma cartolina com um contorno do corpo humano.
- Depois, falem(apontado para o cartaz): Deus criou o homem e a mulher com o corpo funcionando de forma saudável. Porém, algumas pessoas desenvolvem doenças que para sua melhora de saúde, precisam fazer um transplante, isto é, receber um órgão, sangue, medula óssea ou tecido de alguém para viver melhor ou continuar vivendo.
- Falem: Agora, um aluno vai desenhar nesta figura quais órgãos do ser humano podem ser doados. Ou pode escrever os nomes dos órgãos.
Vocês podem orientar os alunos, caso eles tenham dificuldade.
Para isto, eles devem usar 01 pincel atômico vermelho para fazer o desenho do que pode doado.
- Depois, perguntem: Alguém da classe já recebeu algum destes órgãos?
Aguardem as respostas. Caso positivo, peça a essa pessoa para relatar de forma objetiva como aconteceu.
- Em seguida, falem: Nesta lição, vamos estudar sobre a doação de órgãos.
Por Sulamita Macedo.

fonte:http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário