Revista: Pré-adolescentes 11 e 12 anos
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: O dom de discernir os espíritos.
- Agora, utilizem a dinâmica “Dom de Discernimento de Espíritos”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Dom de Discernimento de Espíritos
Objetivo: Introduzir o estudo sobre o dom de discernimento de Espíritos.
Material:
Não é necessário
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Falem que vamos fazer a brincadeira “O mestre e o detetive”.
Como funciona?
Escolhe-se um aluno para ser o detetive, que deve sair do círculo e ficar em algum lugar que não possa ver os demais colegas.
Em seguida, um aluno é escolhido para ser o mestre. A escolha não pode ser feita em voz alta, para que o detetive não escute.
O mestre faz os comandos e os demais colegas repetem os movimentos.
O detetive deve ser chamado para descobrir quem é o mestre. Ele terá 03 tentativas. Se não conseguir, outro aluno vai ser o detetive.
O mestre deve trocar de movimentos várias vezes. Se o mestre for descoberto, ele passará a ser o detetive.
- Após a realização da brincadeira, falem que o dom de discernimento de Espírito e a brincadeira têm característica semelhante, a grosso modo, quanto a algo que está oculto e que vai ser descoberto, revelado por alguém.
- Falem: Na brincadeira, alguém pode descobrir quem comanda os movimentos através dos sentidos naturais. O dom de discernimento de Espírito é um dom espiritual, quando Deus atua na mente de quem possui esse dom revelando algo oculto. E é sobre este dom que vamos estudar na aula de hoje.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário