Martin Volkmann
Corpo - Alma - Espírito
Na hora da morte, assim defende uma linha de pensamento, decompõe-se o corpo, mas permanece a alma imortal. Corpo e alma são duas partes distintas, separadas no ser humano. A alma - invisível, imortal - mora no corpo - a parte visível, mortal. O corpo é como uma gaiola em que está preso um passarinho. Na hora da morte, a alma imortal se liberta da prisão e volta para as suas origens. Segundo outro modo de pensar, ela continua vagando pelo mundo - 'almas penadas' - à espera de uma nova encarnação, até conseguir se purificar das contaminações do corpo e alcançar a eternidade.
Qual a concepção que a Bíblia nos apresenta em relação a essa tríade? Para a Bíblia, corpo e alma não são partes distintas que habitam uma na outra, mas são maneiras de descrever o ser humano todo. Corpo é o ser humano que faz algo consigo mesmo ou sofre uma ação. Corpo é o próprio 'eu' (I Coríntios 7.4; 9.27; 13.3) que pode dominar-se a si próprio ou ser dominado por alguém outro. Portanto, nós não temos corpo, nós somos corpo.
Da mesma forma, nós não temos alma, nós somos alma. Alma é a força da vida ou a própria vida (Salmos 6.4; 23.3; Mateus 6.25; 10.28; Romanos 11.3; II Coríntios 1.23). Alma é este mesmo eu que tem força de vontade, que procura algo.
Na hora da morte, assim defende uma linha de pensamento, decompõe-se o corpo, mas permanece a alma imortal. Corpo e alma são duas partes distintas, separadas no ser humano. A alma - invisível, imortal - mora no corpo - a parte visível, mortal. O corpo é como uma gaiola em que está preso um passarinho. Na hora da morte, a alma imortal se liberta da prisão e volta para as suas origens. Segundo outro modo de pensar, ela continua vagando pelo mundo - 'almas penadas' - à espera de uma nova encarnação, até conseguir se purificar das contaminações do corpo e alcançar a eternidade.
Qual a concepção que a Bíblia nos apresenta em relação a essa tríade? Para a Bíblia, corpo e alma não são partes distintas que habitam uma na outra, mas são maneiras de descrever o ser humano todo. Corpo é o ser humano que faz algo consigo mesmo ou sofre uma ação. Corpo é o próprio 'eu' (I Coríntios 7.4; 9.27; 13.3) que pode dominar-se a si próprio ou ser dominado por alguém outro. Portanto, nós não temos corpo, nós somos corpo.
Da mesma forma, nós não temos alma, nós somos alma. Alma é a força da vida ou a própria vida (Salmos 6.4; 23.3; Mateus 6.25; 10.28; Romanos 11.3; II Coríntios 1.23). Alma é este mesmo eu que tem força de vontade, que procura algo.
Portanto, alma não é uma partezinha imortal no ser humano, mas, na hora da morte, morre a pessoa toda. Porém, essa não é a última palavra. Assim como Deus criou o ser humano do nada, ele cria nova vida na ressurreição. Como se pode ver, ambas as concepções defendem vida depois da morte. A diferença é que uma parte do pressuposto de algo imortal, não afetado pelo pecado em nós. A outra reconhece a radicalidade do pecado e anuncia nova vida a partir do agir salvador de Deus.
Para refletir, leia Gênesis 2.7
Pastor Martin Volkmann
(Fonte: Jornal Evangélico Luterano, Número 696, junho 2007, p. 11)
Extraído do Portal Luteranos
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