Lição 4, Esteja Alerta e Vigilante, JESUS voltará
1º trimestre de 2016 - O Final de Todas as Coisas - Esperança e Glória
Para os Salvos
Comentarista da CPAD: Pr. Elinaldo Renovato de Lima
Complementos,
ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
NÃO
DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E
EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO
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PONTOS DIFÍCEIS DA LIÇÃO
- POLÊMICOS Veja
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TEXTO ÁUREO
“Porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à
outra extremidade, assim será também o Filho do Homem no seu dia.” (Lc 17.24)
VERDADE PRÁTICA
A volta de JESUS será tão repentina que não haverá chance para arrependimento e
preparo de última hora.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Jo 14.3 JESUS garantiu que voltará outra vez para nos buscar
Terça - Mt 24.24 Um dos sinais da volta de JESUS é o surgimento de falsos CRISTOs
Quarta - Pv 8.17 Os que amam a vinda de JESUS buscam-no pelas madrugadas em
oração
Quinta - 2 Ts 1.8,9 Os ímpios vão experimentar o juízo de DEUS
Sexta - Lc 17.29 Quando Ló saiu de Sodoma, choveu fogo do céu
Sábado - Lc 17.32 Não se esqueça do exemplo da mulher de Ló que olhou para trás
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Lucas 17.24-30
24
- porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até
à outra extremidade, assim será também o Filho do Homem no seu dia. 25
- Mas
primeiro convém que ele padeça muito e seja reprovado por esta geração. 26
- E,
como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do Homem.
27
- Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé
entrou na arca, e veio o dilúvio e consumiu a todos. 28
- Como também da mesma
maneira aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam,
plantavam e edificavam. 29
- Mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do
céu fogo e enxofre, consumindo a todos. 30
- Assim será no dia em que o Filho do
Homem se há de manifestar.
Lucas
- Série Cultura Bíblica
- Leon L. Morris
26,27.
Até que venha o Filho do homem, a vida continuará normalmente. Tudo será como nos dias de Noé. Os contemporâneos de Noé eram homens
pecaminosos, mas não é isto que JESUS ressalta. Nada há de pecaminoso nas atividades
que Ele alista; são o conteúdo da vida humana comum. Mas é exatamente esta a lição.
Aqueles homens da antiguidade estavam tão ocupados com os negócios normais da vida
que não prestaram atenção alguma a Noé. O resultado é que foram surpreendidos pela
destruição que poderiam ter evitado.
28, 29. Uma advertência semelhante é tirada da experiência de Ló.
Nos dias dele, também, as pessoas prosseguiam nos negócios da vida e não prestaram
atenção ao exemplo e ao ensino dele. Mas o fato de desconsiderarem o homem de
DEUS não lhes trouxe isenção do julgamento de DEUS. Certo dia, DEUS tirou Ló da
cidade, e naquele dia Sodoma foi destruída. T. W. Manson nos relembra que nem Noé
nem Ló eram um “modelo de perfeição em virtudes” Mas “os dois reconheciam que a
catástrofe forçosamente viria, e os dois buscavam os meios de salvar-se. A mensagem
cristã não é para aqueles que pensam que merecem um destino melhor do que seu
próximo, mas, sim, para aqueles que, no meio da indiferença e complacência universais,
reconhecem que a situação é desesperadora, e perguntam: “O que devo fazer para ser
salvo? ”
30. JESUS aplica estes fatos ao dia em que o Filho do homem se manifestar. As pessoas
serão condenadas, não por serem pecadoras acima de todos os pecadores, mas porque
têm sido egocêntricas. Homens como estes são tão ocupados nos seus próprios
interesses, nos negócios comuns da vida, que não tem tempo e atenção sobrando para
levar a sério as advertências que lhes advém da parte de DEUS.
Lucas - Série Cultura Bíblica - Leon L. Morris
OBJETIVO GERAL
Mostrar que JESUS garantiu que voltará outra vez para nos buscar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Saber que a vinda de JESUS será repentina;
Explicar que semelhante aos dias de Noé será a vinda de JESUS;
Compreender que toda a Terra está corrompida pelo pecado;
Fazer um paralelo entre os dias de Ló e os nossos dias.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Professor, o texto bíblico da Leitura Bíblica em Classe se encontra em Lucas 17. Neste
capítulo o Senhor JESUS dá uma série de orientações aos seus discípulos. O Mestre
ensina a respeito das preocupações que os discípulos precisam ter com as suas atitudes.
Precisamos evitar tudo que leve os nossos irmãos a pecarem (Lc 17.1,2). Estamos
sujeitos a errar, mas o Mestre mostra que na comunidade os pecados devem ser
enfrentados (não acobertados), confessados e perdoados (vv. 3-10). No decorrer da
lição, procure dar ênfase a esta verdade, pois sabemos que a vinda de JESUS será
repentina, não dando tempo para arrependimento e preparo de última hora. Que
possamos viver uma vida íntegra, orando a DEUS e vigiando para que não venhamos a
ficar para trás no grande e glorioso Dia do Senhor.
PONTO CENTRAL
A vinda de JESUS será repentina e não dará tempo para ninguém se preparar
Resumo da Lição 4, Esteja Alerta e Vigilante, JESUS voltará
I - A VINDA DE JESUS SERÁ REPENTINA
1. Como um relâmpago.
2. Como um ladrão.
II - COMO FOI NOS DIAS DE NOÉ
1.Comiam e bebiam (Lc 17.27).
2. "Casavam e davam-se em casamento" (Lc 17.27).
III - A CORRUPÇÃO GERAL NA TERRA
1. Toda a terra estava corrompida e violenta.
2. O juízo de DEUS sobre a corrupção geral.
IV – COMO FOI NOS DIAS DE LÓ
1. Dias de intensa corrupção.
2. A corrupção mundial.
3. A destruição da família.
SÍNTESE DO TÓPICO I - A vinda de JESUS será repentina. Ele virá como um
relâmpago.
SÍNTESE DO TÓPICO II - Como nos dias de Noé as pessoas não estavam apercebidas,
assim será na vinda do Filho do Homem
SÍNTESE DO TÓPICO III - Toda a Terra encontra-se corrompida pelo pecado.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO top1
"O Reino e a Vinda do Filho do Homem (Lc 17.20-30)
O JESUS inspirado pelo ESPÍRITO fala profeticamente sobre a vinda do Reino de
DEUS, incluindo sua própria vinda e o julgamento final. Lucas registra dois dos
maiores discursos de JESUS sobre os acontecimentos do tempo do fim (Lc 17. 20-37).
O Reino, o governo de DEUS, é uma realidade presente. A vida e ministério de JESUS
declaram de modo veemente e novo a presença do reinado régio de DEUS. Mas a vinda
desse Reino também é um acontecimento futuro. JESUS se refere a ambos os lados do
reinado soberano de DEUS aqui. Nos versículos 20 e 21, em resposta a uma pergunta
feita pelos fariseus, Ele explica a natureza futura do Reino. Depois, nos versículos 22 a
37, Ele explica aos discípulos a futura vinda do Reino.
Alguns fariseus perguntaram a JESUS quando DEUS vai estabelecer o seu Reino na
terra. Não há que duvidar que eles ficaram impressionados com os dons proféticos de
JESUS, então agora eles desejam saber o momento quando DEUS começará a exercer
seu governo sobre a humanidade. Eles querem um horário e presumem que sinais
visíveis precederão a vinda do Reino. JESUS explica que o Reino de DEUS é distinto
dos reinos com os quais os fariseus estão familiarizados. Sua vinda não corresponderá
com sinais visíveis para que ninguém possa predizer o tempo exato de sua chegada. As
pessoas entendem mal o caráter do Reino de DEUS, quando dizem 'Ei-lo aqui! Ou: Eilo
ali!' Tais predições são arrogantes e mostram-se falsas e decepcionantes a pessoas
persuadidas por elas (cf. At 1.6,7)" (Comentário Bíblico Pentecostal. 4.ed.Rio de
Janeiro: CPAD, 2009,p.432).
CONHEÇA MAIS
Daquele Dia e hora ninguém sabe (Mt 24.36)
Como somos tolos em nos importarmos com datas quando o próprio CRISTO não se
mostrou preocupado com a data específica! Fomos chamados para confiar na bondade de DEUS e nos concentrarmos na obediência de seus desejos. Ele revelou isso de
maneira muito clara na Palavra." Leia mais em Guia do Leitor da Bíblia, CPAD, p. 626
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO top2
"JESUS compara o dia da sua volta com os dias de Noé e de Ló. Antes do dilúvio, as
pessoas viviam a vida normalmente. Elas continuavam comendo, bebendo e casando-se.
Não levaram a sério as palavras de julgamento que Noé apregoava. Quando chegou o
dilúvio, elas estavam desprevenidas, e todo o mundo pereceu (Gn 7.11-23).
Algo semelhante aconteceu nos dias de Ló. As pessoas eram dedicadas a interesses
terrenos. Elas comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e construíam. Estes
indivíduos estavam preocupados com interesses próprios, não tendo consciência de que
estavam a caminho do julgamento. Eles também estavam desprevenidos quando DEUS
fez chover do céu fogo e enxofre (Gn 19.23-25). A oportunidade de salvação passou por
eles e o julgamento divino os colheu. Quando CRISTO voltar, essa mesma indiferença e
desvanecimento predominarão (Lc 17.30). As pessoas não discernirão os tempos nos
quais vivem por estarem sobrecarregadas com os cuidados da vida.
Quando o julgamento vier, será rápido e decisivo. No dia da gloriosa aparição de
CRISTO, os seres humanos têm de se precaver contra a devoção às próprias
preocupações. Um homem que esteja no telhado descansando ou se encontre no campo
trabalhando, pode pensar que tem um tempo para voltar para casa e recolher suas
posses. Isso será impossível.
Todos devem ser livres de ligações com as coisas terrenas e estar comprometidos de
coração com o Reino de DEUS. A vinda do Filho do Homem requer devoção sincera a
Ele. Interesses mundanos e amor às posses materiais têm consequências fatais"
(Comentário Bíblico Pentecostal. 4.ed.Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p.433).
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO top3
"A esposa de Ló serve de advertência contra apegar-se à busca de posses materiais. Ela
quase escapou da cidade condenada de Sodoma; mas ela olhou para trás, desejando os
deleites que ela estava deixando. Em consequência, ela foi pega no julgamento de
Sodoma e pereceu (Gn 19.26). Hoje é o tempo de fixar nossos corações em CRISTO e
nos tesouros eternos. Corremos alto risco se esperamos até a última hora (cf. Lc 12.35-
40). Tentar preservar a vida é perdê-la, mas perder a vida é ganhá-la. Em outras
palavras, buscar a plenitude da vida em coisas terrenas tem consequências fatais.
Devoção a CRISTO e abnegação trazem a verdadeira felicidade e vida. Seguir a
CRISTO agora e perseverar na fé garantem-nos a vida no mais glorioso sentido da
palavra. Na visão do mundo, estamos desperdiçando a vida, mas DEUS vindicará seu
povo. Na sua vinda, diz JESUS, haverá uma divisão entre os salvos e não salvos.
Naquele dia, duas pessoas, o marido e a esposa, estarão na mesma cama. Uma será
levada; outra ficará para trás. Novamente, duas mulheres estarão moendo grãos juntas;
elas também serão separadas. JESUS não explica o que significa 'tomado', mas Noé foi
salvo sendo levado na arca (v. 27). Evidente- mente as pessoas deixadas para trás são
incrédulas, que enfrentarão julgamento. CRISTO levará os crentes da terra, a cena de
julgamento, para estarem com Ele no céu" (Comentário Bíblico Pentecostal. 4.ed.Rio de
Janeiro: CPAD, 2009,p. 434).
PARA REFLETIR - A respeito da Escatologia Bíblica, responda:
Segundo a lição, o que precisamos para não sermos enganados?
Precisamos ter discernimento para não sermos enganados, pois vivemos tempos difíceis,
onde muitos estão pregando um pseudo-evangelho.
Como podemos nos proteger espiritualmente?
Lendo, meditando e obedecendo à Palavra de DEUS, orando, buscando a santificação e
participando da comunhão com os santos.
O que JESUS desejou mostrar ao se referir aos tempos de Noé?
Ao se referir aos tempos de Noé, JESUS estava mostrando que no dia da sua vinda a
vida transcorrerá normalmente, sem qualquer aviso prévio.
A corrupção moral e a violência são sinais da volta de JESUS?
Certamente a violência e a corrupção moral são sinais da volta de JESUS.
Onde estava o coração da mulher de Ló?
O coração da mulher de Ló estava na sua cidade, em seus bens materiais.
CONSULTE A Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 65, p38.
Comentários de vários autores com alguma modificações do Ev. Luiz Henrique
Pontos difíceis e polêmicos discutidos durante a semana em nossos grupos de
discussão no WhatsApp
RESUMO RÁPIDO -
Charles F. Pfeiffer, Howard F. Vos, John Rea - Dicionário Bíblico Wycliffe
VIGIAR, OBSERVAR, PRESTAR ATENÇÃO
- Cinco palavras são assim
traduzidas no AT, das quais shamar talvez seja a mais comum. Cinco também são assim
traduzidas no NT, sendo gregoreo a mais utilizada delas. Este verbo significa ficar
acordado, alerta, dar total atenção, para evitar que por negligência ou indolência
algumas calamidades destrutivas atinjam a vida de alguém (Mt 24.42; 25.13; Ap 16.15),
ou ainda para evitar que alguém negue ou abandone a CRISTO (Mt 26.41) ou caia em
pecado (1 Ts 5.6; 1 Co 16.13; !Pe5.8;Ap3.2ss.).
Charles F. Pfeiffer, Howard F. Vos, John Rea - Dicionário Bíblico Wycliffe
COMENTÁRIO WIERSBE ÚNICO VOLUME - NOVO TESTAMENTO - CPAD
"Vigiai" (Mt 24:42; 25:13). Isso não significa ficar em pé no alto de uma montanha
olhando para o céu (At 1:9-11), mas sim estar desperto e atento (Mt 26:38-41).
"Vigiar" significa permanecer alerta, em sua melhor postura, desperto. Por que devemos
permanecer alertas? Porque ninguém sabe quando JESUS CRISTO voltara. Quando
estava aqui na Terra em forma humana, JESUS não sabia o dia nem a hora de sua volta.
Nem mesmo os anjos sabem. O mundo incrédulo zomba de nós, pois continuamos
apegados a essa "esperança abençoada", mas ele voltara conforme prometeu (2 Pe 3).
Cabe a cada um permanecer fiel e ocupado, sem especular nem discutir detalhes ocultos
da profecia.
A vigilância não tem qualquer relação com a garantia de um lugar no céu. E puramente
uma questão de agradar a DEUS, dando ouvidos ao que ele recomendou com amor e de
receber sua recompensa (Mt 25:14-30). Essa passagem não sugere, de maneira alguma,
que, quando JESUS voltar, levará apenas os fiéis para o céu e deixara os cristãos menos
atentos aqui na Terra para sofrer na tribulação. A família de DEUS é uma só, e ele está
preparando um lar para todos os seus filhos, até para os mais indignos (Jo 14:1-6).
Vamos para o céu por causa da graça de DEUS, não por causa de nossa fidelidade ou de
nossas boas obras (Ef 2:8-10).
Os cristãos que leram o Evangelho de Marcos sofreram, posteriormente, a perseguição
terrível de Roma (1 Pe 4:12ss), e essa mensagem em particular deve ter lhes dado
consolo e forças. Afinal, se DEUS ajudará seu povo a testemunhar durante a Grande
Tribulação, que será a pior de todas as perseguições, certamente fortaleceria os santos
no império romano em meio ao "fogo ardente" de sua provação. Os cristãos de hoje não
passarão pelos sofrimentos terríveis descritos neste capitulo, mas, ainda assim, temos
nossa parcela de perseguições e de tribulações a enfrentar neste mundo antes que o
Senhor volte (Jo 16:33; At 14:22). Assim, as admoestações da mensagem de Marcos 13
podem ser aplicadas a nossa vida: "Vede que ninguém vos engane" (Mc 13:5, 23);
"Estai vós de sobreaviso [...] não vos preocupeis" (Mc 13:9); "Estai de sobreaviso,
vigiai e orai" (Mc 13:33).
"O que, porém, vos digo, digo a todos: vigiai!" (Mc 13:37).
COMENTÁRIO WIERSBE ÚNICO VOLUME - NOVO TESTAMENTO - CPAD
O RELACIONAMENTO ENTRE O CRENTE E O MUNDO - BEP - CPAD
1Jo 2.15,16 "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o
mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a
concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do
Pai, mas do mundo."
A palavra "mundo" (gr. kosmos) frequentemente se refere ao vasto sistema de vida
desta era, fomentado por Satanás e existente à parte de DEUS. Consiste não somente
nos prazeres obviamente malignos, imorais e pecaminosos do mundo, mas também se
refere ao ESPÍRITO de rebelião que nele age contra DEUS, e de resistência ou
indiferença a Ele e à sua revelação. Isso ocorre em todos os empreendimentos humanos
que não estão sob o senhorio de CRISTO. Na presente era, Satanás emprega as idéias
mundanas de moralidade, das filosofias, psicologia, desejos, governos, cultura,
educação, ciência, arte, medicina, música, sistemas econômicos, diversões,
comunicação de massa, esporte, agricultura, etc, para opor-se a DEUS, ao seu povo, à
sua Palavra e aos seus padrões de retidão (Mt 16.26; 1Co 2.12; 3.19; Tt 2.12;
1Jo 2.15,16; Tg 4.4; Jo 7.7; 15.18,19; 17.14 ). Por exemplo, Satanás usa a profissão
médica, para defender e promover a matança de seres humanos nascituros; a agricultura
para produzir drogas destruidoras da vida, tais como o álcool e os narcóticos; a
educação, para promover a filosofia ímpia humanista; e os meios de comunicação em
massa, para destruir os padrões divinos de conduta. Os crentes devem estar conscientes
de que, por trás de todos os empreendimentos meramente humanos, há um espírito,
força ou poder maligno que atua contra DEUS e a sua Palavra. Nalguns casos, essa ação
maligna é menos intensa; noutros casos, é mais. Finalmente, o "mundo" também inclui
todos os sistemas religiosos originados pelo homem, bem como todas as organizações e
igrejas mundanas, ou mornas.
(1) Satanás (ver Mt 4.10) é o DEUS do presente sistema mundano (ver Jo 12.3; 14.30;
16.11; 2Co 4.4; 5.19). Ele o controla juntamente com uma hoste de espíritos malignos,
seus subordinados (Dn 10.13; Lc 4.5-7; Ef 6.12,13).
(2) Satanás tem o mundo organizado em sistemas políticos, culturais, econômicos e
religiosos que são inatamente hostis a DEUS e ao seu povo (Jo 7.7; 15.18,19; 17.14; Tg
4.4; 2.16) e que se recusam a submeter-se à sua verdade, a qual revela a iniquidade do
mundo (Jo 7.7).
(3) O mundo e a igreja verdadeira são dois grupos distintos de povo. O mundo está sob
o domínio de Satanás (ver Jo 12.31); a igreja pertence exclusivamente a DEUS (Ef
5.23,24; Ap 21.2). Por isso, o crente deve separar-se do mundo.
(4) No mundo, os crentes são forasteiros e peregrinos (Hb 11.13; 1Pe 2.11). (a) Não
devem pertencer ao mundo (Jo 15.19), não se conformar com o mundo (ver Rm 12.2),
não amar o mundo (2.15), vencer o mundo (5.4), odiar a iniquidade do mundo (ver Hb 1.9), morrer para o mundo (Gl 6.14) e ser libertos do mundo (Cl 1.13; Gl 1.4). (b) Amar
o mundo (cf. 2.15) corrompe nossa comunhão com DEUS e leva à destruição espiritual.
É impossível amar o mundo e ao Pai ao mesmo tempo (Mt 6.24; Lc 16.13; ver Tg 4.4).
Amar o mundo significa estar em estreita comunhão com ele e dedicar-se aos seus
valores, interesses, caminhos e prazeres. Significa ter prazer e satisfação naquilo que
ofende a DEUS e que se opõe a Ele (ver Lc 23.35). Note, é claro, que os termos
"mundo" e "terra" não são sinônimos; DEUS não proíbe o amor à terra criada, i.e., à
natureza, às montanhas, às florestas, etc.
(5) De acordo com 2.16, três aspectos do mundo pecaminoso são abertamente hostis a
DEUS: (a) "A concupiscência da carne", que inclui os desejos impuros e a busca de
prazeres pecaminosos e a gratificação sensual (1Co 6.18; Fp 3.19; Tg 1.14). (b) "A
concupiscência dos olhos", que se refere à cobiça ou desejo descontrolado por coisas
atraentes aos olhos, mas proibidas por DEUS, inclusive o desejo de olhar para o que dá
prazer pecaminoso (Êx 20.17; Rm 7.7). Nesta era moderna, isso inclui o desejo de
divertir-se contemplando pornografia, violência, impiedade e imoralidade no teatro,
na televisão, no cinema, ou em periódicos (Gn 3.6; Js 7.21; 2 Sm 11.2; Mt 5.28). (c) "A
soberba da vida", que significa o ESPÍRITO de arrogância, orgulho e independência
autossuficiente, que não reconhece DEUS como Senhor, nem a sua Palavra como
autoridade suprema. Tal pessoa procura exaltar, glorificar e promover a si mesma,
julgando não depender de ninguém (Tg 4.16).
(6) O crente não deve ter comunhão espiritual com aqueles que vivem o sistema iníquo
do mundo (ver Mt 9.11; 2Co 6.14) deve reprovar abertamente o pecado deles (Jo 7.7; Ef
5.11), deve ser sal e luz do mundo para eles (Mt 5.13,14), deve amá-los (Jo 3.16), e
deve procurar ganhá-los para CRISTO (Mc 16.15; Jd 22,23).
(7) Da parte do mundo, o verdadeiro cristão terá tribulação (Jo 16.33), ódio (Jo 15.19),
perseguição (Mt 5.10-12) e sofrimento em geral (Rm 8.22,23; 1Pe 2.19-21). Satanás,
usando as atrações do mundo, faz um esforço incessante para destruir a vida de DEUS
dentro do cristão (2Co 11.3; 1Pe 5.8).
(8) O sistema deste mundo é temporário e será destruído por DEUS (Dn 2.34,35, 44;
2Ts 1.7-10; 1Co 7.31; 2Pe 3.10; Ap 18.2).
A SEPARAÇÃO ESPIRITUAL DO CRENTE - BEP – CPAD
2Co 6.17,18 "Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada
imundo, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas,
diz o Senhor Todo-poderoso".
O conceito de separação do mal é fundamental para o relacionamento entre DEUS e o
seu povo. Segundo a Bíblia, a separação abrange duas dimensões, sendo uma negativa e
outra positiva: (a) a separação moral e espiritual do pecado e de tudo quanto é contrário
a JESUS CRISTO, à justiça e à Palavra de DEUS; (b) acercar-se de DEUS em estreita e
íntima comunhão, mediante a dedicação, a adoração e o serviço a Ele.
(1) No AT, a separação era uma exigência contínua de DEUS para o seu povo (Lv 11.44
; Dt 7.3; Ed 9.2 ). O povo de DEUS deve ser santo, diferente e separado de todos os
outros povos, a fim de pertencer exclusivamente a DEUS. Uma principal razão por que
DEUS castigou o seu povo com o desterro na Assíria e Babilônia foi seu obstinado
apego à idolatria e ao modo pecaminoso de vida dos povos vizinhos (ver 2Rs 17.7,8 ;
24.3 ; 2Cr 36.14 ; Jr 2.5, 13 ; Ez 23.2; Os 7.8 ).
(2) No NT, DEUS ordenou a separação entre o crente e (a) o sistema mundial corrupto e
a transigência ímpia (Jo 17.15,16; 2Tm 3.1-5; Tg 1.27; 4.4;); (b) aqueles que na igreja
pecam e não se arrependem de seus pecados (Mt 18.15-17; 1Co 5.9-11; 2Ts 3.6-15); e
(c) os mestres, igrejas ou seitas falsas que aceitam erros teológicos e negam as verdades
bíblicas (ver Mt 7.15; Rm 16.17; Gl 1.9 ; Tt 3.9-11; 2Pe 2.17-22; 1Jo 4.1; 2Jo 10,11; Jd
vv.12,13).
(3) Nossa atitude nessa separação do mal, deve ser de (a) ódio ao pecado, à impiedade e
à conduta de vida corrupta do mundo (Rm 12.9; Hb 1.9; 1Jo 2.15), (b) oposição à falsa
doutrina (Gl 1.9), (c) amor genuíno para com aqueles de quem devemos nos separar (Jo
3.16; 1Co 5.5; Gl 6.1; cf. Rm 9.1-3; 2Co 2.1-8; 11.28,29; Jd v. 22) e (d) temor de DEUS
ao nos aperfeiçoarmos na santificação (7.1).
(4) Nosso propósito na separação do mal, é que nós, como o povo de DEUS, (a)
perseveremos na salvação (1Tm 4.16; Ap 2.14-17), na fé (1Tm 1.19; 6.10, 20,21) e na
santidade (Jo 17.14-21; 2Co 7.1); (b) vivamos inteiramente para DEUS como nosso
Senhor e Pai (Mt 22.37; 2Co 6.16-18) e (c) convençamos o mundo incrédulo da verdade
e das bênçãos do evangelho (Jo 17.21; Fp 2.15).
(5) Quando corretamente nos separarmos do mal, o próprio DEUS nos recompensará,
acercando-se de nós com sua proteção, sua bênção e seu cuidado paternal. Ele promete
ser tudo o que um bom Pai deve ser. Ele será nosso Conselheiro e Guia; Ele nos amará e
de nós cuidará como seus próprios filhos (6.16-18).
(6) O crente que deixa de separar-se da prática do mal, do erro, da impureza, o resultado
inevitável será a perda da sua comunhão com DEUS (6.16), da sua aceitação pelo Pai
(6.17), e de seus direitos de filho (6.18; cf. Rm 8.15,16).
A PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS
O reino dos céus será semelhante as dez virgens (v. 1).
Está parábola tem como material uma cena do casamento oriental, que não sofreu
grande alteração com o decurso do tempo. O esposo ou noivo contratado ia à casa da
noiva, para dali ser reconduzido em companhia dos amigos, geralmente em número de
dez para a ceia nupcial. Dez era o símbolo da perfeição; o número regular de membros
de membros da família para a participação da páscoa; condição para organizar-se uma
sinagoga, número dos mandamentos do decálogo; o número de amigas no casamento de
Booz com Rute. (Rute 4:2).
Virgens significavam que eram irrepreensíveis, figurando os crentes cuja vida
exterior estava sem qualquer mancha. Os que seguem o cordeiro são chamados virgens.
(Ap. 14:4).
Cinco dentre elas eram néscias. (v.2). representam aqueles que vivem, na igreja,
professam o nome de CRISTO, porém vivem alienados da palavra de DEUS, vivem de
um modo displicente e descompromissados dos valores do reino de DEUS. As
prudentes representam aqueles que vivem em harmonia com a palavra de DEUS, que
amam e guardam os preceitos do Senhor em seus corações, que vivem a vida cristã em
toda a sua plenitude.
As loucas ao tomarem suas lâmpadas não levaram azeite consigo. (v.3). Lâmpada fala
da igreja, quando João teve a visão de CRISTO glorificado, ele o viu entre sete
candeeiros de ouro (Ap. 1:12-13). No capítulo 1 verso 20, o próprio CRISTO diz que os
candeeiros são as igrejas. O azeite na Bíblia é símbolo do ESPÍRITO SANTO, então
nossas lâmpadas precisam se encontrar sempre cheias de azeite. Quando falta azeite do
ESPÍRITO SANTO o crente não se exercita na oração, na leitura da bíblia e no trabalho
do Senhor. Quando falta o azeite o crente, não exerce vigilância sobre suas afeições,
donde procedem as fontes da vida, então a lâmpada corre o risco de se apagar.
As prudentes, além das lâmpadas levaram azeite nas vasilhas. (v.4). Só se conhece
um crente prudente, sensato na ora da provação. É somente na hora do desapontamento
imprevisto, da tentação repentina, ou da tristeza inesperada que se revela a profundeza
de caráter e quanto a de verdadeira consagração na vida do crente.
Tardando o noivo, adormeceram (v.5)
Houve uma demora inesperada, como parece acontecer com a Segunda vinda de
CRISTO; e essa demora serviu para revelar a prudência das virgens. O decorrer dos
anos descobre em nós o que? Prudência? Insensatez?
A meia-noite ouviu-se um grito. (v.6), a vinda de CRISTO é possível em qualquer
época e não é impossível em nossa época, diz Trench, sendo a incerteza nossa
expectativa um motivo para a diligência e santidade. O grito da meia noite, é o grito
revelador. É a hora do sono profundo, e por isso menos esperada, é a hora que os
homens tem menos esperança e resolvem descansar.
(Lc. 12:20; I Tes. 5:2)
As néscias disseram as prudentes: Dói-nos da vosso azeite. (v.8)
No dia da revelação das coisas ocultas, na hora do balanço geral, da prestação de
contas, é que as néscias vão com surpresa verificar a falta de azeite, elas também
estavam aguardando a chegada do noivo. Tinham as lâmpadas em suas mãos mais
faltava o essencial – o azeite. O pedido que as néscias fizeram, não pôde ser atendido.
Mas as prudentes disseram: não! (v.9), não podemos conceder vossa vida espiritual
ao próximo; nem podemos tomar emprestada a graça do irmão. Ide compare Is. 55:1.
Entraram com ele para as que estavam apercebidas, entraram com eles para as bodas,
e fechou-se a porta como se fechou a porta da arca, como se fecharam as portas do
templo da cidade de Jerusalém, para a alegria e segurança dos que achavam dentro, e
tristeza e exclusão dos que ficaram fora, assim se fechará a porta.
Chegarão as virgens néscias clamando (v.11)
As virgens loucas tentarão buscar azeite de última hora, quando voltarão encontrarão
a porta fechada, baterão, clamarão, pedirão que o Senhor abra porém será tarde demais.
Em verdade vos digo que vos conheço (v.12).
Muitos dirão naquele dia, Senhor, em teu nome expulsamos demônios, curamos
enfermos, ele dirá: Apartai-vos de mim...
Sabemos pelas Sagradas Escrituras, que é chegado o momento de CRISTO vir arrebatar
a sua Igreja. Não sabemos se virá Ele na primeira vigília, se aparecerá na segunda ou na
terceira, ou se haverá de romper os céus aos primeiros clarões da alva. De uma coisa,
porém, estejamos certos: JESUS breve virá! Estará você preparado para este dia e hora?
Muitos serão surpreendidos pela vinda do Senhor. Embriagados pelas ânsias desta vida,
teimam em viver como se a vinda de JESUS fosse a mais remota das hipóteses. À
semelhança daqueles escarnecedores referidos pelo apóstolo Pedro, perguntam: “Onde
está a promessa da sua vinda?” O que tais crentes não sabem é que já estamos em plena
era escatológica; vivemos os últimos dias desta dispensação. Estarás tu vigiando,
quando JESUS voltar?
Mateus - Série Cultura Bíblica - R.V.G Tasker
As Dez Virgens (25.1-13; somente em Mateus, mas comparar com Lucas 12.35-37.
Conquanto a primeira palavra do v. 1, Então (lote), seja muitas vezes neste evangelho
apenas uma partícula transitiva sem nenhum significado cronológico, parece que aqui
deve ser construída com um sentido temporal, sendo a referência ao dia que
desempenha papel tão importante na seção anterior. Assim Knox traduz corretamente,
''Quando chegar aquele dia, o reino do céu será semelhante ... " No capítulo 24, a
certeza e o caráter subitâneo da parousia, e a suprema necessidade de estarem os
discípulos preparados para ela, são salientados com extrema solenidade. A parábola das
dez virgens complementa a parábola do servo fiel e do infiel que a antecede
imediatamente. Nela se dá mais um quadro da condição em que os discípulos se verão
na parousia, se deixarem de preparar-se para ela. O dia da oportunidade, descobrirão
eles então, terá passado para sempre; e terá chegado o tempo de efetuar-se rápida e
permanente separação entre os que estão prepara os para entrar na vida eterna a eles
possibilitada por Aquele a quem aceitaram como o seu Rei, e aqueles que, embora
nominalmente sujeitasse a esse Rei, falharam no cumprimento das suas obrigações
espii1tuais, por negligencia, falta de previdência, ou irresponsabilidade. A estes o
caminho para a festa de casamento, símbolo da alegria do reino do céu, estará
permanentemente impedido. Há uma terrível finalidade em torno das palavras, e fechouse
a porta (10).
Esta estreita conexão entre a parábola e o ensino sobre a parousia, no capítulo anterior
torna difícil ao leitor divisar a característica precisa dos costumes matrimoniais dos
judeus que aqui está sendo empregada com ilustração. No tempo de JESUS,
normalmente havia três estágios no processo matrimonial. Primeiro vinha o
compromisso, quando era feito um contrato formal entre os respectivos pais da noiva e
do noivo. A este seguia-se o noivado, cerimônia feita na casa dos pais da noiva, quando
promessas mútuas eram feitas pelas partes contratantes diante de testemunhas, e o noivo
dava presentes a sua prometida. O homem e a mulher ficavam unidos um ao outro pela
cerimônia de noivado, apesar de ainda não serem de fato marido e mulher; na verdade,
tão obrigatório era o noivado que, se o homem morresse durante o período de sua
duração, a mulher era considerada viúva; o cancelamento de um noivado não era
permitido; se, porém, acontecia tal coisa, era semelhante a um divórcio''! Finalmente,
depois do transcurso de cerca de um ano havia o casamento, quando o noivo,
acompanhado dos seus amigos, ia buscar a noiva na casa do seu pai e a levava em
cortejo para sua casa, onde se fazia a festa de casamento. É bem provável que seja este o
cortejo que dez jovens da história retratadas como indo encontrar, quer como damas de
honra oficiais são da noiva, quer como criadas do noivo, quer como filhas de amigos e
vizinhos, não temos meios de sabê-lo.
Porque a parábola se relaciona com a parousia do Filho do homem o noivo é a figura
central. Não se faz menção alguma da noiva, quer o v. 1, quer no chamamento à ação no
v. 2, Eis o noivo, quer na chegada da comitiva do casamento, no v. 10. É verdade que as
palavras, ''e a noiva'', se acham depois de, o noivo, no v. 1, nas versões da Velha Latina
e na Vulgata Latina, no grego bilingue do Codex Bezae, e nas versões siríacas uma forte
combinação de testemunhas, mas provavelmente não é esta redação original, e não é
seguida nas versões inglesas. As palavras foram acrescentadas mais tarde, parece, para
ajustar mais a história aos costumes judaicos de casamento. Por outro lado, alguns
eruditos têm argumentado em favor da sua autenticidade baseados em que é razoável
supor que elas teriam sido omitidas quando se tornou costumeiro pensar em JESUS
como o Noivo celeste e na igreja como sua noiva, à luz de Efésios 5.25. Mas se o
propósito primário da parábola era acentuar a importância de estar preparado para a
vinda final de JESUS (suposição que tanto o contexto em que se acha a parábola como a
sua admoestação no final parecem impelir o leitor a fazer), a menção da noiva teria sido
enganosa. Além disso, são as dez virgens da história que representam a igreja à espera
do retorno do seu Senhor. A igreja tem em seu seio, como está implícito, os que estão
preparados e os que não estão, embora não necessariamente em proporção igual, pois as
palavras, cinco dentre elas eram néscias, e cinco prudentes, têm sentido geral, não exato.
O que diferencia as néscias das prudentes é precisamente o fracasso das primeiras em
não encararem a possibilidade de que o noivo, o seu Senhor em regresso, possa chegar
mais cedo ou mais tarde do que esperam, e que, seja qual for o caso, a vinda será tão repentina que não dará oportunidade para corrigir deficiências descobertas nessa
ocasião. A afirmação do v. 5 de que todas as jovens ''ficaram sonolentas e caíram no
sono'' (Knox) não é feita a modo de recriminação, mas para pôr em relevo a verdade de
que quando elas eventualmente se levantassem, não teriam tempo para nada, exceto para
reabastecer as suas lâmpadas. Tampouco poderiam aquelas que tinham em suas vasilhas
o óleo disponível e necessário para este fim prestar uma assistência de última hora às
que vieram sem ele. A graça salvadora, ensina-se aqui, é uma possessão pessoal
intransferível. Quando chegar o dia final da salvação, ninguém poderá livrar o seu
irmão. Cada qual será, com respeito a isto, árbitro do seu próprio destino. Esta verdade é
sublinhada na réplica das prudentes, quando lhes pedem que repartam o seu suprimento
com as néscias. Não! Para que não nos falte a nós e a vós outras. A VR e a VPR tornam
esta réplica muito mais polida, mas muito menos decisiva: porventura'' (VPR: ''talvez'')
não haverá o bastante para nós e vós''. Mas se se seguir a redação m'epote ou nê arkese.
e não a variante ,nepo-te ouk arkesê, a resposta deveria ser, e talvez devesse ser menos
polida e mais enfática: ''Nunca! Certamente não haverá o bastante para nós e vós''. Esta
recusa intransigente é seguida pela injunção semi-irônica, ide antes aos que o vende, e
comprai-o. Como já passava da meia-noite, não admira que não se pudesse fazer a
compra a tempo!
A parábola termina com uma ordem para sermos vigilantes e estarmos preparados, e
com um arrazoado que ecoa em 24.36. O dia e a hora da parousia continuam
desconhecidos. O acréscimo explicativo, em que há de vir o Filho do homem (V A) está
ausente das mais antigas autoridades do texto, e deve omitir-se, como o fazem a VR e a
RA.
Mateus - Série Cultura Bíblica - R.V.G Tasker
I. O QUE SIGNIFICAR VIGIAR
Vigiar é um dos verbos mais conhecidos nos arraiais evangélicos. Leva-nos esta palavra
a uma ordem expressa e urgente de Nosso Senhor JESUS CRISTO: “Vigiai, pois,
porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir” (Mt 25.13).
Tal mandamento, deu-nos Ele pouco antes do início de sua paixão, morte e ressurreição.
O que significa, porém, vigiar?
1. Definição. Este vocábulo significa: observar atentamente, tomar cuidado, estar
acordado, velar com toda atenção, postar-se como sentinela, precaver-se. É uma palavra
rica em significados. Quando CRISTO a usou, sabia Ele perfeitamente que os seus
servos, nestes tempos difíceis e trabalhosos, teriam de munir-se de todos os cuidados
possíveis, a fim de não serem subvertidos pelos acontecimentos que haveriam de
preceder o soar da última trombeta.
2. Conceituação teológica. “Vigiar, no original, é um verbo mui sugestivo; significa
estar sóbrio e manter a mente limpa. Nestes dias de intensa fúria das forças do mal,
conservemos nossas mentes em contínuo equilíbrio para que não percamos de vista a
vinda de CRISTO. Como, porém, manter o equilíbrio em meio a tantas pressões?
Através da oração e súplica. Quanto mais buscarmos a face de DEUS, mais aptos
estaremos para resistir ao período derradeiro da Igreja na terra”. (Dicionário de
Escatologia Bíblica, 1998, p.177, CPAD).
Diante do exposto, a pergunta não pode ser ignorada: Estamos realmente vigiando?
Ou, simplesmente, estamos a brincar de crentes, como se este mundo, que jaz no
maligno, fosse um imenso parque de diversões? Irmão, não estamos num parque de
diversões; encontramo-nos num campo de batalha, onde nos defrontamos com um
inimigo cruel e astuto.
Mas nós haveremos de vencê-lo através do sangue do Cordeiro. Aleluia!
II. OLHAI, VIGIAI E ORAI
Ao transcrever o Sermão Profético de Nosso Senhor, o evangelista Marcos registra uma
ênfase que todos deveríamos levar em consideração: “Olhai, vigiai e orai, porque não
sabeis quando chegará o tempo” (Mc 13.33). Vejamos, a seguir, o por quê da ênfase que
JESUS empregou nesta ordem escatológica.
1. Olhai. Este imperativo leva o crente a olhar para todos os acontecimentos que, nestes
últimos dias, estão marcando a Igreja de CRISTO e a História Universal. Lembra-se do
que estudamos nas primeiras lições deste trimestre? Na segunda lição, vimos que a
Igreja vem sendo atacada por uma onda inédita de heresias, apostasias. Na terceira,
realçamos os sinais mencionados pelo Senhor em seu Sermão Profético.
Por conseguinte, “quando essas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e
levantai a vossa cabeça, porque a vossa redenção está próxima” (Lc 21.28).
Contemplemos os sinais não com espanto e medo; contemplemo-los com pleno
regozijo; afinal, estão eles a assinalar-nos de que breve JESUS voltará.
2. Vigiai. Como já vimos acima, o vigiar diz respeito à nossa conduta e ao nosso andar
como discípulos de CRISTO JESUS. Os que não vigiam, estão a agir como aqueles
servos das parábolas do Senhor. Um resolveu enterrar o talento; outro pôs-se a espancar
os conservos; as néscias dormiram sem se aperceberem de azeite. E, assim, quando o
Senhor voltou, encontrou todos desprevenidos. Está você vigiando? Ou acha que JESUS
nunca nos chamará a prestar contas?
3. Orai. Como viver sem oração num mundo que, declaradamente, jaz no maligno? O
apóstolo Paulo, ao discorrer sobre estes dias aos irmãos de Tessalônica, exortou-os:
“Orai sem cessar” (1Ts 5.17). Oremos, pois, em todo o tempo, a fim de que o Senhor
nos leve a viver de vitória em vitória.
III. VIGIAI EM SANTIDADE
A doutrina da santificação vem sendo esquecida em muitos de nossos púlpitos. Na
procura insana por aquilo que se convencionou chamar de politicamente correto,
substituiu-se a teologia da santificação por um ensino de auto-ajuda e triunfalista. A
grande proeza destes dias selvagens não é o ser santo, mas o triunfar na profissão e
prosperar materialmente, como se estas fossem o parâmetro exigido por DEUS para
herdarmos a vida eterna. Todavia, a Palavra de DEUS não deixa qualquer dúvida quanto
às reivindicações divinas: “Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o Senhor,
vosso DEUS” (Lv 20.7).
No Apocalipse, deixa-nos o evangelista uma exortação que jamais deveria ser esquecida
por aqueles que lutam por viver a eternidade ao lado de CRISTO: “Quem é injusto faça
injustiça ainda; e quem está sujo suje-se ainda; e quem é justo faça justiça ainda; e quem
é santo seja santificado ainda” (Ap 22.11).
É chegado o momento de os santos mostrarem-se cada vez mais santos. Não há dúvida
de que, nestes últimos dias, presenciaremos o surgimento de uma geração que, amorosa
e
sacrificialmente, tudo fará para honrar o Cordeiro de DEUS através de uma vida
irrepreensível e piedosa: “Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a
tua face, ó DEUS de Jacó” (Sl 24.6). Infelizmente, o número dos abomináveis
aumentará de forma assustadora, e tudo farão para trazer o mundo para a Igreja.Tem você vigiado em santidade? Tem buscado ao Senhor de todo o seu coração? Sem
a santificação, ninguém verá o Senhor (Hb 12.14).
CONCLUSÃO
Querido irmão, breve JESUS voltará! Busquemos, pois, ter uma vida irrepreensível
diante daquEle que, em breve, virá buscar-nos. Não podemos agir de maneira
displicente como se fôssemos viver, neste mundo, por alongados dias. Aqui não é a
nossa pátria. Somos peregrinos! E, assim, andando e chorando, caminhemos em direção
da cidade, cujo arquiteto e construtor é o Senhor. JESUS, não te esqueças de nós!
SUGESTÃO DE LEITURA
Apocalipse Versículo por Versículo, Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica e
Dicionário de Profecia Bíblica.
Referências Bibliográficas (outras estão acima)
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
Bíblia de Estudo Almeida. Revista e Atualizada.
Barueri, SP: Sociedade Bíblica do
Brasil, 2006.
Bíblia de Estudo Palavras-Chave Hebraico e Grego. Texto bíblico Almeida Revista e
Corrigida.
Bíblia de Estudo Pentecostal. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida,
com referências e algumas variantes. Revista e Corrigida, Edição de 1995, FlóridaEUA:
CPAD, 1999.
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD
- BÍBLIA Thompson
EM CD.
Mateus
- Série Cultura Bíblica - R.V.G Tasker
CPAD
- http://www.cpad.com.br/
- Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP
-
Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE
-
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
www.ebdweb.com.br
- www.escoladominical.net - www.gospelbook.net
-
www.portalebd.org.br/
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/alianca.htm
Dicionário Vine antigo e novo testamentos
- CPAD
Dicionário Bíblico Wycliffe
- Charles F. Pfeiffer, Howard F. Vos, John Rea
- CPAD
3º Trimestre De 2005
- Vida Santa Até A Volta De CRISTO: Conselhos Para Uma Vida
Vitoriosa
- Comentarista: Pr. Elinaldo Renovato De Lima
- Livro Tema: 1e 2
Tessalonicenses
1- Fortalecendo A Fé Ante A Vinda De CRISTO
2- A Defesa De Um Ministério Frutífero
3- O Árduo Trabalho Missionário
4- A Mensagem De DEUS Nos Corações
5- Fortalecendo A Fé Dos Irmãos
6- Exortação À Santidade
7- Exortação Ao Amor Fraternal
8- Trabalhando Sem Ansiedade
9- A Vinda De JESUS E A Ressurreição Dos Santos
10- A Vinda De JESUS E A Vigilância Do Crente
11- A Vinda De JESUS E A Conduta Cristã
12- A Vinda De JESUS E O Juízo Sobre Os Ímpios
13- Aguardando A Vinda De JESUS
Fonte: http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao4-ftc-1tr16-esteja-alerta-evigilante-jesus-voltara.htm
Acesso em 17 jan. 2016.
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