Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: A comunicação na família.
- Inicie a aula perguntando aos alunos o que significa a palavra comunicação? Ouça-os atentamente. Logo após informe que comunicação é a capacidade de trocar ou discutir ideias, de dialogar, de conversar, com vista ao bom entendimento entre pessoas.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Aperfeiçoando a comunicação” que ajudará a enfatizar o assunto em estudo.
Dinâmica: Aperfeiçoando a comunicação
Objetivo:
Compreender que saber o que vai falar é um requisito indispensável para uma boa comunicação.
Materiais didáticos:
Papel A4 ou ofício
Caneta
Frases digitadas
Atividade didática:
Solicite que os alunos se organizem em duplas, ocupando todo espaço da sala. Entregue a cada dupla meia folhe papel e caneta, para que sejam relacionadas frases que eles ouvem frequentemente em família e que julgam agressivas, ofensivas ou que causam incômodo.
Solicite a cada dupla que, das frases relacionadas, selecione a mais chocante para apresenta a classe. Depois que a frase estiver sido selecionada, solicite que as duplas encontrem uma forma mais cortês de dizer a mesma frase.
Cada dupla lê para o grupo a frase original e a frase transformada.
Cada dupla comenta o que descobriu ao fazer as comparações entre as maneiras diferentes de dizer a mesma coisa, refletindo sobre as diferenças entre as frases originais e as transformadas e os sentimentos após elas.
Informe que está mais do que claro que a harmonia familiar é muito importante para a saúde física, mental e emocional de todos os membros. O amor é essencial. Mas o dialogo é fundamental. O cuidado no falar, a análise e discussão da relação familiar faz parte do crescimento e da união da família. Através do diálogo, pais e filhos se conhecem melhor, conhecem sobretudo suas respectivas opiniões e sua capacidade de verbalizar sentimentos.
Segue aqui dez dicas que podem nos ajudar a viver um relacionamento familiar sadio. Imprima e recorte cada frase, dobre, coloque em um recipiente, e distribua entre os alunos. Em seguida peça para que leiam e digam em que essa dica pode ser importante na relação familiar e diálogo familiar?
Sugestão de frases:
1 – Não troque as páginas sociais pelo diálogo familiar;
2 – Evite gritos no tratamento familiar;
3 – Nunca queira ser o vencedor em uma pequena discussão familiar, deixe que seja o outro;
4 – Se for inevitável chamar a atenção de um membro da família, faça-o com amor;
5 – Nunca jogar na cara do outro os erros do passado;
6 – Seja verdadeiro, evite mentiras;
7 – Nunca ir dormir sem chegar a um acordo;
8 – Pelo menos uma vez ao dia diga ao outro uma palavra carinhosa;
9 – Quando errar, aprenda a pedir desculpas;
10 – Seja cortês no tratamento com seu familiar.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Por Roberto José
fonte: http://www.ensinadorcristao.com.br/
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