Revista: Adolescentes 13 e 14 anos
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: A Atualidade da Mensagem Bíblica.
- Para introduzir o estudo do tema da aula, utilizem a dinâmica “Atualidade da Bíblia”.
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Atualidade da Bíblia
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a atualidade da mensagem da Bíblia.
Material:
01 texto para analisar(ver no procedimento)
01 cartolina ou 01 quadro
01 pincel atômico ou marcador para quadro branco
Procedimento:
– Apresentem para os alunos a seguinte situação:
“Na escola, conversando com seus colegas, vocês comentam sobre o que cada um gosta de ler.
Uns afirmam que gostam de ler livros que deram origens a filmes ou que estão na lista dos mais lidos, outros afirmam que não gostam de ler, mas o que leem se resume aos livros escolares e pesquisas na internet etc.
Você fala que ler a Bíblia. Isto causa certo espanto e risadas dos colegas.
Um dos seus colegas pergunta:
– Por que você ler um livro tão antigo, ultrapassado, quando há tanto livros atuais e interessantes?
– Aguardem as respostas dos alunos.
Escrevam cada uma no quadro ou cartolina e reservem.
– Agora, apresentem para os alunos jornais e revistas antigos e leiam alguns títulos de reportagens que causaram impacto nacional e observem a reação dos alunos com relação à notícia e a data de veiculação.
– Depois perguntem:
Por que estas notícias hoje parecem ter perdido sua real intenção?
Qual a principal diferença entre estas reportagens e a mensagem da Bíblia?
Espera-se que os alunos falem que as notícias dos jornais ou revistas tiveram impacto na época de sua divulgação e depois perderam sua atualidade. Mas, a mensagem da Bíblia continua atual.
– Agora, trabalhem sobre a atualidade da Bíblia.
– Depois, retomem as respostas dos alunos(do início da dinâmica) para que agora, após o estudo da lição, os alunos expressem os argumentos sobre a atualidade da Bíblia.
– Para concluir, leiam I Pe 3. 15b “… e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”
Por Sulamita Macedo.
fonte:http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/
0 comentários:
Postar um comentário