terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Adolescentes Lição 02: Uma Pessoa Especial

Revista: Adolescentes 13-14 anos

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Uma Pessoa Especial.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “Para uma pessoa especial”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Para uma pessoa especial
Objetivo: Refletir sobre o que temos apresentado a Deus.
Material:
01 aliança ou anel de ouro(para representar  ouro)
01 vidro de perfume( para representar incenso)
01 frasco de mirra(vocês encontram nas livrarias evangélicas, é usado para unção)
01 vidro de perfume caro(para representar o perfume do vaso de alabastro)
01 caixa de presente para cada aluno(pode ser  pequena)
Papéis pequenos(01 para cada aluno)
Caneta(01 para cada aluno)
Procedimento:
- Estudamos que Jesus é uma pessoa especial. Quando ele nasceu, os magos do Oriente ofertaram 03 presentes para Jesus: Ouro, incenso e mirra.
- Depois, leiam Mateus 2:10 e 11:
“Ao verem eles a estrela, regozijaram-se com grande alegria. E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.”
- Falem: Uma mulher derramou um perfume caríssimo sobre a cabeça de Jesus.
“Aproximou-se dele uma mulher com um vaso de alabastro, com unguento de grande valor, e derramou-lho sobre a cabeça, quando ele estava assentado à mesa”(Mateus 26:7).
- Falem: Os magos do Oriente trouxeram presentes valiosos para Jesus. A mulher trouxe um perfume de grande valor.
- Entreguem 01 caixa de presente para cada aluno.
- Peçam para que os alunos abram.
- Falem: A caixa de presente está vazia! Mas, o que temos para oferecer a Jesus?
Falem: A gente não tem algo material, como presentes caros para dar a alguém especial como Jesus, mas temos a nossa vida aceitando a Jesus como salvador, além a obediência a sua palavra é muito importante.
Cada aluno deve escrever seu nome no papel e colocar dentro de sua caixa, como forma de entrega do que é mais precioso para entregar a Jesus – a vida.
Por Sulamita Macedo.

fonte:http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário