segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Jovens Lição 01: O Evangelho de Mateus

Revista: Jovens

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: O Evangelho de Mateus.
Falem: Vamos estudar neste trimestre sobre o livro de Mateus.
Depois, comecem a falar das principais características deste evangelho.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para exemplificar a importância da inclusão de nomes de mulheres na genealogia de Jesus, utilizem a dinâmica “Inclusão”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Inclusão
Objetivo:
Refletir sobre a importância da inclusão.
Material(humano): Quantidade de pessoas em número ímpar.
Procedimento:
1 - Organizem os alunos em círculo. A quantidade deve ser ímpar.
2 - Solicitem que os alunos formem duplas, quando vocês disserem: Agora! ou Já! Sobrará sempre uma pessoa.
3 - Perguntem para a pessoa que ficou sozinha:
- Como você se sentiu por não está formando uma dupla?
- É ruim não está incluído?
4 - Perguntem a 01 ou 02 pessoas que formaram duplas:
Como se sentiu formando duplas, isto é, não ficar excluído?
5 - Continuem fazendo o mesmo procedimento pelos menos 05 vezes, com a mesma quantidade de pessoas em número ímpar. Falem que a cada comando(dizer Agora! ou Já!), as duplas devem ser formadas por pessoas diferentes.
6 - Lembrem-se de que poderão ocorrer várias situações:
- Haverá alguém que conseguiu fazer duplas em todos momentos.
- Haverá alguém que conseguiu ora formar dupla ora ficar “excluído”.
- Haverá alguém que desistiu de tentar formar duplas.
7 – Finalizem, enfatizando a importância:
- Da inclusão dos Gentios no plano da Salvação, por isso fomos alcançados.
- Da Igreja agregar, aos já participantes, outros que chegam para integrar o grupo.
- De cada pessoa não se isolar do grupo, pois precisamos conviver juntos em unidade e comunhão.
- Da inclusão da inclusão de nomes de mulheres na genealogia de Jesus.
8 – Leiam: Jo 3. 16 e At 10.34.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo. 

fonte:http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário