terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Adolescentes Lição 8 - A Resistência contra a Tentação

Revista: Adolescentes 13 e 14 anos

1º Trimestre de 2018
ESBOÇO DA LIÇÃO
1 – SEMEANDO “BOAS NOTÍCIAS”
2 – A BOA SEMENTE É A PALAVRA DE DEUS
3 – SEMEANDO EM TERRENO IMPRÓPRIO
4 – UMA TERRA BOA PRODUZ FRUTOS EM ABUNDÂNCIA
OBJETIVOS
Apontar em que áreas da vida, Cristo foi tentado no deserto;
Explicar que somos atraídos pelos nossos maus desejos;
Conscientizar que não devemos ceder às tentações.

UM ESCRAVO CHAMADO JOSÉ
Claudionor Correa de Andrade
         Se em casa era o mais querido dos filhos, no exílio, José teria de experimentar as angústias de um escravo. O Senhor, porém, era ele.
        1. O preço de um jovem. Os irmãos de José venderam-no a uns mercadores ismaelitas por vinte siclos de prata (Gn 37.28). Avaliaram-no abaixo da cotação do mercado (Ex 21.32). As pessoas socialmente aviltantes não tinham muito valor. Haja vista a esposa de Oseias (Os 3.2). Já o Servo de Jeová foi avaliado de acordo com o pregão da bolsa de escravos (Mt 26.15).O valor de José, entretanto, excedia ao do próprio ouro (Pv 31.10).   
       2. A pureza de um jovem. Quem serve a Deus prospera até mesmo na servidão. Não sabemos o preço que Potifar ofereceu por José. Mas logo descobriria ter adquirido um bem mui valioso, pois tudo o que o jovem hebreu punha-se a fazer prosperava (Gn 39.1-6). Quem serve a Deus prosperava em qualquer circunstância (Sl 1.3). Não desanime, vá em frente. Por ser um jovem formoso, não demorou a ser cobiçado pela esposa de seu amo (Gn 37.7). José, porém, temia a Deus, e guiava-se por uma ética superior. Por isso, respondeu à sua senhora: “Como, pois, faria eu este tamanho mal e pecaria contra Deus?” (Gn 39.9). Os Dez Mandamentos ainda não haviam sido decretados, mas a lei de Deus já estava gravada em seu coração (Rm 2.14). 
      3. A prisão de um jovem. Embora muito o assediasse, a mulher de Potifar não conseguiu arrastá-lo ao pecado. Certo dia, porém, estando apenas os dois em casa, ela o agarrou pelas roupas. Ele, desvencilhando-se, deixou-lhes as vestes nas mãos, e fugiu nu (Gn 39.10-12). Só um homem revestido da graça de Deus é capaz de semelhante reação.
     Vendo-se rejeitada, a mulher acusa-o de querer forçá-la. Quanto a Potifar, a fim de salvar as aparências, manda-o à prisão, onde eram apenados os oficiais do rei (Gn 39.20). O egípcio poderia ter executado o hebreu.
     Todavia, apesar de sua ira, conhecia muito bem a índole da esposa.Apesar do cárcere, José é bem-sucedido. Por isso, o carcereiro-mor entrega-lhe o cuidado dos outros presos, pois “tudo o que ele fazia o Senhor prosperava” (Gn 39.23).  
(Texto extraído de Lições Bíblicas, 4º Tri de 2015, editora CPAD)
Marcelo Oliveira de OliveiraRedator do Setor de Educação Cristã da CPAD
Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Luz do mundo”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Luz do Mundo
Objetivos:
Refletir sobre a atitude do crente como luz do mundo.
Alertar quanto aos perigos de ceder a tentação

Material:
01 prato transparente
01 copo transparente
 01 vela
Água
01 caixa de palito de fósforos ou isqueiro.
Procedimento:
- Falem que o crente é luz do mundo e acendam a vela e a coloquem no centro do prato, em posição vertical, observando se a mesma está firme.
- Coloquem a água no prato, tendo cuidado para não transbordar. Falem que o crente, representando pela vela acesa, é luz do mundo. O meio em vivemos está simbolizado pelo prato e a água é a Palavra de Deus. Leiam Ef. 5.26.
- Falem ainda, que estamos no mundo, mas temos a Palavra de Deus como guia na vida cristã, além de gozarmos da purificação, santificação. Leiam Sl. 119.105.
- Falem ainda, que o copo representará aquilo que pode apagar nossa luz, como: a desobediência, não vencer as tentações, a prática de coisas ilícitas etc. Então, em seguida, coloquem o copo emborcado sobre a vela.
- Perguntem: O que aconteceu? Mostrem para os alunos as reações ocorridas.
Além da vela ter se apagado, toda a água foi sugada para dentro do copo! Que lições podemos tirar deste procedimento?
- Para finalizar, leiam:
“Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”(Mateus 5:14-16).
“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”(Romanos 12:2).
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

fontes:http://www.escoladominical.com.br
http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário