terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Maternal Lição 8 - Jesus é batizado

Revista: Maternal 3 e 4 anos

1º Trimestre de 2018
Objetivo da lição: Explicar como foi o batismo de Jesus.Explicar como foi o batismo de Jesus.
Para guardar no coração: “[...] Este é meu Filho querido, que me dá muita alegria!” (Mt 3.17)
Subsídio professor
“A mensagem que João pregava era simples e desafiadora: “Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto” (Mt 3.2). Esse arrependimento seria demonstrado pelo batismo. Muitos creram nessa mensagem e foram batizados por João, mas ele sempre deixou bem claro que viria alguém mais importante do que ele. João não se preocupou se perderia sua “popularidade”; foi humilde o bastante para reconhecer que não era digno de desatar as sandálias dos pés daquele que estava por vir. O que ele não poderia imaginar era que Jesus, o Cordeiro de Deus, pediria para ser batizado, cumprindo assim a Lei e confirmando o ministério de João. O batismo de Jesus também marcaria o início do seu ministério terreno. A partir dali, as palavras “importa que Ele cresça e eu diminua”, proferidas por João, começariam a se tornar realidade. Que possamos nos lembrar disso ao exercermos o nosso ministério: nada que façamos é superior ao Senhor a quem anunciamos” (Daniele Pereira). 
Somos assim
Características Sociais Necessidades
Imitantes: língua, modos, hábitos, etc. Conformistas: o que o professor é tem muita influência.Seja exemplo consistente para elas. Aprenda comportamento aceitável. Direção e um padrão próprio de comportamento a seguir.
Forte desejo de agradar. Desejam aprovação dos adultos.Seja intermediário delas da aprovação de Deus.
 Conversadoras.Dê oportunidades para falar (aprendendo atividades). Conceda lugar para o pensamento delas (teste o ensino). Use como sugestões de ensino.
(GANGEL, Kenneth O.; HENDRICKS, Howard G. Manual de Ensino para o Educador Cristão. 4. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 123)
É hora de preparar-se“Após receber seus alunos carinhosamente, ore com eles para iniciar a aula e, em seguida, cante alguns louvores. Antes do último cântico, convide um aluno para recolher as ofertas. Antes de contar a história, reserve alguns minutos para explicar alguns fatos sobre a vida de João Batista. Diga  quem foi ele, quem eram seus pais, onde morava e o que costumava comer, que tipo de roupa usava. Diga-lhes que a história de hoje aconteceu quando João e Jesus já eram adultos. Depois de contar a história, auxilie a turma nas atividades da revista do aluno. Quando todos tiverem terminado, os alunos deverão guardar os materiais que utilizaram e se preparar para a atividade de fixação” (Daniele Pereira). 
Subsídio
“O batismo imaculadoO batismo de Jesus marca o início de seu ministério. João Batista estava chamando os ouvintes para um batismo de arrependimento. Jesus, no entanto, não tinha pecados dos quais se arrepender. Mas Ele, graças à sua submissão ao batismo de João, demonstrou sua identificação com a humanidade pecaminosa. A descida do Espírito Santo em forma de pomba e as palavras de aceitação do Pai que acompanharam o batismo representaram a aprovação de Deus do ministério que se seguiria” (MANSER, Martin H., ed. Guia Cristão de Leitura da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p. 436).

“A Bíblia não nos informa se João e Jesus se conheciam antes. Provavelmente, levavam vidas separadas: Jesus, em Nazaré; e João no deserto da Judeia. Sabemos porém que, quando Jesus se apresentou para o batismo, João sentiu imediatamente a presença daquEle que não tinha quaisquer pecados a confessar. Como o Batista se recusasse a batizá-lo, Jesus assim aquietou seus protestos: ‘Deixa por enquanto, porque assim nos convém cumprir toda a justiça’. [...]

Tendo João a princípio se recusado a batizá-lo, Jesus viu-se na contingência de explicar-lhe que era necessário cumprir toda a justiça, pois, como Messias, viera sob a Lei (Gl 4.4). Portanto, teria de dar exemplo de plena obediência à Lei diante da nação israelita. Além disso, queria endossar, também pelo seu exemplo, ser o ministério de João proveniente do céu (Mt 21.25).
Ao ser batizado, Jesus ingressava numa nova época em sua vida; dá início ao seu ministério ativo. Não há registro algum que Ele tivesse curado ou pregado antes desse período. Estava em Nazaré, esperando a hora que o Pai lhe marcara. Assim como o batismo, que Ele mesmo instituiria, marca a separação entre a velha e a nova vida, o batismo que lhe ministrou João assinalou-lhe o término da vida particular e o início do ministério público” (PEARLMAN, Myer. Marcos: O Evangelho do Servo de Jeová.  5.ed. Série Comentário Bíblico. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 13, 14).
Até logo
Convide a todos para retornarem no próximo domingo para continuarem aprendendo sobre o Amigo Jesus.
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos! 
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal
Título da Lição:




Versículo chave:


Lembrancinhas:


Atividade:



Ótima aula!
fontes:http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br
http://www.escoladominical.com.br

0 comentários:

Postar um comentário