terça-feira, 3 de abril de 2018

Revista Juvenis Lição 02: O Cuidado com a Mídia

Revista: Juvenis 15 e 17 anos

2º Trimestre de 2018
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. O CUIDADO NO USO DA MÍDIA
2. A MÍDIA E SEUS MALEFÍCIOS
3. A IGREJA NA MÍDIA

OBJETIVOS
Saber que temos que ter cuidado com a mídia;
Conhecer os malefícios da mídia.

     Querido (a) professor (a), neste próximo domingo abordaremos em classe mais um tema da atualidade, particularmente pertinente para os nossos juvenis, que são muito mais imersos na cultura midiática: O Cuidado com a Mídia.

    Com o tamanho avanço tecnológico em nossos dias, o conceito do que é “mídia” se ampliou, já que se refere a “todo o suporte de difusão de informação (rádio, televisão, imprensa, publicação na Internet, videograma, satélite de telecomunicação, etc.)”, conforme define o nosso dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Dentro destes segmentos, há inúmeras possibilidades de comunicação, nem sempre idôneos à verdade.

     Cada veículo de comunicação possui o que nós jornalistas chamamos de “linha editorial”. Isto significa basicamente que ele é regido e propaga – direta ou indiretamente – as informações de acordo com suas próprias convicções editoriais, ideológicas, políticas e sociais. E a maneira de se divulgar uma informação pode influenciar ou até mesmo manipular a opinião das massas a respeito dela. Por isso, além de checar sempre a veracidade dos fatos e procurar analisar mais de uma fonte, lados, de uma informação, também precisamos estar atentos à subjetividade com a qual ela está sendo transmitida.

    O pensamento crítico, contestador com respeito a todas as mídias faz-se imprescindível, especialmente para esta geração. E você, professor (a) terá a rica oportunidade de ser instrumento de Deus para despertar os seus alunos, quanto a esta importante necessidade. Sugerimos que você converse com a sua turma sobre “linha editorial” dos telejornais, sites e impressos jornalísticos; notícias “fakes” (falsas) que circulam na Internet (se possível leve alguns exemplos; você encontra vários em páginas como www.e-farsas.com/ e www.boatos.org/); matérias parciais que mostram apenas uma visão sobre determinado assunto; correntes alarmantes e muitas vezes incorretas nas Redes Sociais, etc.

     Em um de seus artigos, o consultor teológico da CPAD, pastor Antônio Gilberto diz que a mídia em geral é um dos agentes promotores do secularismo (mundanismo) na igreja.

    “Conteúdos de vídeo, áudio, imagem, páginas impressas, internet, etc. que esteja saturado com o secularismo maléfico e maligno. A mídia principalmente televisiva, que prevalece no lar orienta os filhos e forma a mentalidade, molda a personalidade das crianças e adolescentes, induzindo-as (bem como os seus pais) ao mal de modo sutil. Atentemos para Deuteronômio 13.5b, Salmos 101.3, Provérbios 23.5 e 1 Coríntios 10.31b. Sim, induz a todos, inconscientemente, ao comportamento reflexo (por aquilo que vê e ouve), ao despudor (Por exemplo: lascívia, luxúria. Ver Oséias 4.12 e 5.4), à permissividade em geral, ao amor-livre, ao sexo-livre, como se tudo fosse natural, normal; à violência e à trapaça, ao engano, ao ‘jeitinho’ e à mentira” (Trecho extraído do artigo “Os perigos da secularização nas igrejas”, 3ª parte, disponível no portal de notícias CPADNews).

      O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
Por Paula Renata Santos
Editora Responsável da Revista Juvenis

- Depois, apliquem a dinâmica “Você Compartilha?”, que proporcionará a reflexão sobre as influências dos meios de comunicação.
- Em seguida, trabalhem os demais pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
- Para concluir, falem como deve ser atitude do cristão diante da Mídia, apresentando a forma sábia e o uso indevido de sua utilização.
Utilização sábia: visão crítica, discernimento, administração do tempo, cultivar uma vida de comunhão com Deus, realizar pesquisar e evangelizar.
Uso indevido: o tempo excessivo, valores não cristãos, falta de controle próprio diante de sites e leituras inadequadas, consumo, dependência da utilização etc.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Você Compartilha?
Objetivo: Refletir sobre as influências dos meios de comunicação.
Material:
14 envelopes
Nomes e expressões digitados(vejam no procedimento)

Procedimento:
- Entreguem os 14 envelopes fechados para alunos com as seguintes palavras ou expressões:
Consumo
Moda
Culto ao corpo
Mensagens subliminares
Informação
Rápida comunicação
Influência de seitas
Tempo excessivo diante da TV e Internet
Falta de tempo para conversar
Pouco ou quase nenhum tempo para estudar
Evangelização através da mídia
Indução a mudança de comportamento
Pedofilia
Programas de TV e sites inadequados
- Peçam para que um aluno de cada vez abra o envelope e leia o conteúdo somente para ele.
O professor pergunta: Você compartilha?
- O aluno deverá falará “compartilho” ou “não compartilho”.
- O professor deverá separar os envelopes de compartilho ou não compartilho.
Isto deve acontecer até que os 14 envelopes sejam abertos.
- Falem: Vamos ver agora o que os colegas compartilham e não compartilham.
Peçam para que os alunos falem porque compartilham ou não compartilham.
- Apresentem cada palavra ou expressão, comentem sobre cada uma delas, afirmem que são influências positivas e negativas dos meios de comunicação e falem do cuidado que devemos ter diante destas situações.
Por Sulamita Macedo.

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