terça-feira, 1 de maio de 2018

Pré-adolescentes Lição 06: O Dom de Operar Maravilhas

Revista: Pré-adolescentes 11 e 12 anos

2º Trimestre de 2018
A lição de hoje encontra-se em: 1 Coríntios 12.10; Atos 20.9-12.
Prezado(a) professor(a),
Na lição desta semana seus alunos estão convidados a conhecer mais um dom que Deus concedeu ao seu povo para edificação. O dom de Operar Maravilhas é uma manifestação que deixa claro que as grandes realizações do poder de Deus não estão restritas ao passado, mas se estendem também ao presente e ao futuro da igreja.
Os milagres sempre fizeram parte da história do povo de Deus, principalmente quando falamos da igreja de Cristo. Desde os tempos da igreja primitiva os milagres acompanhavam a mensagem da Palavra de Deus. Em alguns episódios os milagres eram evidências de que o poder de Deus verdadeiramente havia se manifestado em favor do seu povo. Outras vezes era uma prova para os incrédulos de que o poder de Deus está acima das forças das trevas. Mas o que importa para nós é saber que este é mais um dom que Deus deliberou para edificação da sua igreja.
O Comentário Bíblico Pentecostal (2003, p. 1013) classifica este dom da seguinte maneira:
[...] Paulo considera que as intervenções divinas são algo separado das curas já que “milagre” (dynamis) é, em geral, um termo abrangente usado para obras maravilhosas de todos os tipos. A expulsão de demônios em particular poderia ser uma função deste dom (veja At 16.18; 19.12) e estava entre as “maravilhas extraordinárias” que Deus realizou através de Paulo (19.11). Bittlinger (41) sugere que isto podia incluir a ressurreição dos mortos (At 9.36-42; 20.7-20) e os milagres da natureza (28.3,4). Incluiria também eventos como o julgamento da cegueira de Elimas, o mágico (o inverso da cura!) (13.9-11). Os primeiros discípulos oravam para que o Senhor realizasse curas, como também “sinais e prodígios” (4.29,30). O livro de Atos é um amplo testemunho de que a sua oração era respondida.
Um aspecto importante que seus alunos precisam saber é que Deus deseja conceder-lhes dons. Mas esses dons não são para o engrandecimento pessoal, e sim para revelar a magnificência do poder divino. Esses dons são alcançados à medida que os crentes se disponibilizam para o serviço na “seara do Senhor” e exercitam a fé, uma ferramenta indispensável para a realização de grandes feitos. A Palavra de Deus afirma que sem fé é impossível agradar ao Senhor (cf. Hb 11.6). Este dom não opera de forma independente, e sim em concomitância com o dom da fé. A operação de maravilhas inclui a realização de feitos inexplicáveis pela lógica humana.
Considerando as afirmativas da lição desta semana, compartilhe com seus alunos sobre a importância deste dom para a igreja dos dias atuais. Converse com eles sobre as manifestações que tem ocorrido na igreja e que muitos estão associando a Deus. Ajude seus alunos a identificarem quais são os critérios bíblicos para identificarmos quando um milagre procede de Deus. Reforce aos alunos que o objetivo dos dons que Deus concedeu à sua igreja é a glorificação do nome do Senhor e não para o engrandecimento do homem. Dedique alguns minutos ao final da aula para conversarem sobre o assunto.
Por Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações CPAD
- Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Dom de Operação de Maravilhas”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Dom de Operação de Maravilhas
Objetivos:
Compreender a razão do dom de maravilhas, como ato sobrenatural de Deus.
Refletir sobre o dom de maravilhas para o atendimento das necessidades humanas e para a glória de Deus.
Entender que o homem é um canal de Deus para operar maravilhas e não para autopromoção de glória e poder humanos.
Material:
Palavra digitada: Milagres
Expressão digitada: Operação de Maravilhas
Nomes de milagres com referência digitados(ver no procedimento)
Placa com o nome CUIDADO!
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Coloquem no centro do círculo a palavra “milagres” e a expressão “operação de maravilhas”.
- Conversem com os alunos sobre o que seria “milagre” e “operação de maravilhas”.
- Depois, falem: A Bíblia menciona muitos milagres. No Antigo Testamento há registro deles, vejamos alguns.
- Nesse momento, entreguem para os alunos os papéis contendo o registro de vários milagres.
- Peçam para que leiam para a turma:
O mar vermelho se abriu para o povo de Israel passar(Ex 14.21)
Machado flutuou(II Rs 6.6)
Maná do céu para alimentar o povo de Israel(Ex 16.15)
Transformação de água amarga em doce(Ex 15.25)
- Falem: No Novo Testamento também há muitos milagres.
- Nesse momento, entreguem para os alunos os papéis contendo o registro de vários milagres.
- Peçam para que leiam para a turma:
Jesus ressuscitou mortos(Jo 11.41 a 44)
Pedro andou sobre as águas(Mt 14.29)
Jesus alimentou com 07 pães e alguns peixes, uma multidão de 4 mil homens, fora mulheres e crianças(Mt 15. 34, 37 e 38)
Transformou água em vinho(Jo 2.7 a 11)
As portas das prisões eram abertas milagrosamente(At 16.25 e 26)
- Falem: Jesus na grande comissão falou que estes sinais seguiriam os que crerem(Mc 16.17). A igreja precisa crer que os sinais são também para os dias de hoje.
- Para continuar acontecendo esses milagres Deus deu a alguns o dom de operação de maravilhas.
“Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil”(I Coríntios 12:7).
“E a outro a operação de maravilhas...”(I Co 12.10).
- Agora, apresentem uma placa com o nome CUIDADO! Depois, falem sobre:
A razão do dom de maravilhas, como ato sobrenatural de Deus.
O dom de maravilhas para o atendimento das necessidades humanas e para a glória de Deus.
O homem é um canal de Deus para operar maravilhas e não para autopromoção de glória e poder humanos.
Por Sulamita Macedo.

fonte:http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/
http://www.escoladominical.com.br

0 comentários:

Postar um comentário