O
que é o arrebatamento da igreja de Cristo? Como se dará o
arrebatamento? Passaremos pela grande tribulação? A vida vai continuar
depois do arrebatamento da Igreja de Cristo? Estas e inúmeras outras
questões a respeito do arrebatamento são dúvidas para muitos cristãos.
Vamos meditar e buscar respostas na Palavra divinamente inspirada, onde
contém a verdade legada por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.
A Palavra do Senhor na carta aos Hebreus 9.28 descreve: Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez sem pecado aos que o esperam para a salvação.
E no Evangelho de João 5.28, 29, disse Jesus: Vem
a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os
que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o
mal para a ressurreição da condenação.
Porque
a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho,
e crê nele, tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
Quando Jesus disse a Marta que o seu irmão Lázaro haveria de ressuscitar, ela lhe respondeu: Eu sei que há de ressuscitar, na ressurreição do último dia (João 11.24).
Acompanhe a linha de raciocínio, que a palavra está revelando nestes dois últimos versículos: A ressurreição se dará no último dia.
E na primeira carta do Apóstolo Paulo aos Tessalonicenses 4.15-17, o texto sagrado diz: Dizemos-vos,
pois, isto pela Palavra do Senhor, que nós os que ficarmos vivos para a
vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
Porque
o Senhor descerá do Céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a
trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com
Ele nas nuvens, a encontrar com o Senhor nos ares, e assim, estaremos
sempre com o Senhor.
A
Palavra relata primeiramente que os salvos ressuscitarão para a vida
eterna, mas os que praticaram o mal ressuscitarão para a condenação.
Consequentemente declara que a ressurreição será no último dia.
E afirma que na vinda de Cristo os vivos não precederão aos que
dormem, mas os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro, depois os
vivos serão arrebatados, e encontrarão com Cristo nas nuvens.
E em I Coríntios 15.51 e 52 está escrito: Eis
que digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos
seremos transformados. Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a
última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão
incorruptíveis, e nós seremos transformados.
Observe
que novamente a Palavra certifica que há uma ordem cronológica
estabelecida para os acontecimentos: Os mortos ressuscitarão primeiro, e
os vivos que aguardam a vinda de Cristo serão transformados, e num
piscar de olhos, todos subiremos a encontrar com o Senhor Jesus nas
alturas.
E
no Evangelho de Mateus 24.3-14, a Palavra narra que, estando Jesus
assentado no monte das Oliveiras, chegaram-se a Ele os seus discípulos
dizendo; Mestre, dizei-nos quando serão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?
Então
Jesus lhes indicou os sinais da sua vinda com guerras, terremotos,
pestilências, falsos profetas, mas ainda não é o fim, mas quando o
Evangelho do Reino for pregado a todo o mundo, então virá o fim.
Considere,
primeiramente há uma inquirição dos discípulos a Jesus, sobre sua vinda
simultaneamente com o fim do mundo. E ao meditarmos nesta passagem
(capítulo 24 de Mateus), apercebemos que o Senhor expõe o Sermão
Profético numa cronologia dos acontecimentos, concomitantemente ao fim
do mundo, exemplificado nos versículos 37-39 de Mateus 24, onde Jesus
declarou:
Porquanto,
assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e
davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o
perceberam, até que veio o dilúvio e os levou a todos.
Assim
também será a vinda do Filho do homem. Estando dois no campo, será
levado um, e deixado o outro. Estando duas moendo no moinho será levada
uma, e deixada outra.
O
Senhor Jesus fez uma alegoria da sua vinda com os episódios clássicos
de Noé, para que entendemos que será da mesma forma. Quando tudo parecia
normal, veio o dilúvio e consequentemente o fim para os desobedientes,
salvando-se apenas Noé e mais sete pessoas de sua família, porque creram
na Palavra de Deus.
A carta de II Pedro 3.3-13 narra que: Nos últimos dias virão escarnecedores, dizendo: Onde
está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram todas
as coisas permanecem como desde o princípio da criação.
Mas
não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como se fossem mil
anos, e mil anos são como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa,
ainda que alguns a tem por tardia.
Mas
o dia do Senhor virá como o ladrão da noite; no qual os céus passarão
com grande estrondo, e os elementos ardendo se desfarão e a terra e as
obras que nela há se queimarão.
Irmãos, observem que mais uma vez a Palavra do Senhor afirma categoricamente que a vinda de Cristo será no último dia, pois, os céus passarão com grande estrondo, e os elementos ardendo em fogo se desfarão, por conseguinte, o fim.
A GRANDE TRIBULAÇÃO SERÁ ANTES OU DEPOIS DO ARREBATAMENTO?
Em
Mateus 24.21, 22, Jesus relata que haverá, tão grande aflição, como
nunca houve desde o princípio do mundo, nem tampouco jamais haverá.
E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos escolhidos, aqueles dias serão abreviados.
O
Senhor Jesus revela que haverá dias de grandes aflições tal qual nunca
houve, nem jamais haverá, mas por amor aos seus escolhidos, aqueles dias
serão abreviados.
E, se a abreviação daqueles dias se fez necessária por causa dos escolhidos do Senhor,
isso é uma prova infalível que todos passarão pela grande tribulação, e
nos dá a certeza que não haverá arrebatamento anterior à tribulação.
Caso houvesse, qual a necessidade da abreviação dos dias? Certamente o
Senhor teria arrebatado os seus escolhidos.
Em Apocalipse 1.7 está escrito: Eis
que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o
traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim!
Amém!
Portando amados, não haverá arrebatamento secreto, como muitos anunciam, visto que todo olho o verá.
Outra
prova incontestável que Jesus não virá de forma secreta e anterior à
grande tribulação, consta no Evangelho de Mateus 25.31-46, quando Cristo
vier em sua glória e todos os santos anjos com Ele, e assentará no
Trono da sua Glória, e as nações serão reunidas diante dele, e porá as
ovelhas a sua direita, mas os bodes ficarão a sua esquerda, e julgará a
cada um, segundo as suas obras.
O
Senhor Jesus afirmou que o dia e a hora que Ele virá ninguém sabe
senão o Pai, mas o que Ele dirá está revelado, visto que, a bíblia exibe
a narrativa da alocução de Jesus, no Grande e Terrível Dia do Senhor.
Portanto, a cronologia dos acontecimentos não é arrebatamento depois a grande tribulação, mas assim:
Primeiro
haverá a grande tribulação, depois será instituído o Reino Milenar dos
que foram degolados por amor ao nome de Cristo, e por último virá o
arrebatamento e julgamento final. Por isso, grande será a surpresa
daqueles que creem que a igreja será arrebatada antes da grande
tribulação.
Observe a advertência em II Tessalonicenses 2.2 e 3: Ninguém,
de maneira alguma, vos engane, porque não será assim sem que antes
venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,
o qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou se
adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo
parecer Deus.
O LIVRAMENTO DOS JUSTOS NA GRANDE TRIBULAÇÃO
Em
I Coríntios 10.1-13, a Palavra relata sobre o procedimento rebelde do
povo de Israel no deserto, e o quanto desagradaram ao Criador, e no
versículo 6 e 11 (mesmo cap) alerta a que essas coisas
sobreveio como figuras para o tempo presente, para que não cobiçamos as
coisas más, como idolatria, prostituição, etc e não tentamos a Cristo
como muitos tentaram a Deus e tiveram seus corpos estendidos no deserto.
Mas quanto aos que guardam aos mandamentos do Senhor, no versículo 13, a Palavra diz: Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel
é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a
tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
O que fora ratificado em Apocalipse 3.10, disse Jesus: Como guardaste a Palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.
E em Apocalipse 14.9-12, vem a complementação da Palavra do Senhor Jesus onde relata: E os seguiu o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta e a sua imagem e receber o sinal na testa ou na mão, o tal beberá do vinho da ira de Deus, e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.
E não têm repouso, nem de dia nem de noite, os que adoram a besta e a sua imagem e aquele que receber o sinal do seu nome.
Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.
Essas referências bíblicas não dizem que o servo fiel e justo não passará pela tribulação, ao contrário, exorta que aquele que guardar os mandamentos do Senhor, não será tentado acima do que poderá suportar, porque com a tentação dará também o escape.
Quanto
aos que não guardaram a Palavra, serão lançados no fogo eterno, mas os
justos herdarão a Cidade Santa, a Nova Jerusalém que descerá do Céu,
como uma noiva enfeitada para o noivo. Esse é o livramento no Grande e terrível dia do Senhor, a salvação da vida eterna aos justos.
A VISÃO DOS MÁRTIRES DA GRANDE TRIBULAÇÃO
E na revelação do Apocalipse (6.9-11) a João, a Palavra descreve que: Havendo
aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos
por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E
clamavam com grande voz, dizendo:
Até quando, ó verdadeiro e Santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?
E
foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que
repousassem ainda um pouco de tempo até que se completasse o número de
seus conservos e seus irmãos que haviam de ser mortos como eles foram.
Amados,
meditem, o clamor das almas dos que foram mortos na grande tribulação,
porém, já estavam embaixo do Altar do Senhor. Aliás, aqui, nota-se
claramente que a grande tribulação estava em plena atividade, visto que,
quando pediram vingança dos que habitam na terra, fora lhes dito que
aguardassem um pouco de tempo, até que se completasse o número dos que haviam de ser mortos como eles foram.
E
em Apocalipse 7.4-8, a Palavra descreve a visão de João referente ao
número dos assinalados dos servos de Deus, pertencentes as doze tribos
de Israel, e o número dos assinalados eram centro e quarenta e quatro
mil, de todas as tribos dos filhos de Israel.
Depois destas coisas (Apocalipse 7.9-14), a Palavra expõe: João
viu uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações e
tribos e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o
Cordeiro, trajando vestidos brancos e com palmas em suas mãos.
E um dos anciões me falou dizendo: Estes que estão trajando vestidos brancos, quem são e donde vieram?
E eu disse-lhe:
Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande
tribulação, e lavaram os seus vestidos e os branquearam no sangue do
Cordeiro.
Nesta narrativa,
a grande tribulação já havia encerrado, pois, os mártires de Cristo
haviam lavados as suas vestes no sangue do Cordeiro e já estavam diante
do Trono de Deus e o serviam no seu Templo.
A
Palavra do Senhor ressalva aos que se deram em sacrifício na grande
tribulação, os quais receberam vestes brancas lavadas no sangue de
Cristo, ou seja, já estão justificados perante o Senhor. Portanto,
estamos sujeitos sim, a grande tribulação.
O REINADO MILENAR PÓS TRIBULAÇÃO
E no capítulo 20, versículos 4 e 5 de Apocalipse, o apóstolo João descreve a revelação dos mártires de Cristo no milênio, e diz: E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi lhes dado o poder de julgar (esta palavra refere-se aos doze apóstolos que hão de julgar as doze tribos de Israel Mateus 19.28); e
vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e
pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e
não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e
reinaram com Cristo durante mil anos.
Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.
Irmãos,
considerem, a Palavra relata que o Reinado Milenar é o galardão
exclusivo para os que foram degolados na grande tribulação, pois, afirma
que os outros mortos não reviveram, até que mil anos se completassem,
sendo essa a primeira ressurreição, mas ainda não é o arrebatamento da
igreja, porque os outros mortos não ressuscitaram.
Aqui se cumpre à Palavra do Senhor Jesus no livro de Mateus 19.30 onde disse: Os primeiros serão derradeiros, e os derradeiros serão primeiros,
ou seja, os que morreram nos últimos tempos por ocasião da grande
tribulação ressuscitarão primeiro, e reinarão com Cristo por mil anos.
A
Palavra assegura claramente que os outros mortos não ressuscitaram,
isto é, os que morreram em Cristo, mas por morte natural, ou morreram
antes da grande tribulação, não ressuscitarão até que mil anos se
acabem, aos quais ressurgirão na vinda de Cristo para o arrebatamento da
igreja e o juízo final.
É
bom refletir que mil anos para Deus é como um dia, e um dia, como mil
anos, porque o tempo de Deus não e igual ao dos homens, com dia, noite,
meses, anos, décadas, etc.
SATANÁS SERÁ PRESO POR MIL ANOS
Continuando a nossa meditação no Capítulo 20 de Apocalipse, vamos a narrativa dos acontecimentos:
Apocalipse 20.1-3:
Vi descer do céu um anjo que tinha a chave do abismo e uma grande
cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o
diabo e satanás, e amarrou-o por mil anos.
E
lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que
não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois
importa que seja solto por um pouco de tempo.
Medite:
Apocalipse 20.1-3 – Após a grande tribulação, satanás será preso por
mil anos. Simultaneamente, os mártires reinarão com Cristo por mil anos
(Apocalipse 20.4,5).
Apocalipse
20.7-10: E, acabando-se os mil anos, satanás será solto da sua prisão
e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra,
Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em
batalha.
E subiram sobre a largura da terra e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; mas desceu fogo do céu e os devorou.
E
o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde
está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados
para todo o sempre.
Em
conformidade com a Palavra revelada, nos últimos tempos, ao término da
grande tribulação, satanás será preso por mil anos, concomitantemente os
mártires de Cristo reinarão com Ele por mil anos.
Mas
após esse milênio, satanás será solto e sairá a enganar as nações, e se
ajuntará a Gogue e Magogue (Nomes que representam as nações inimigas de
Deus) e tentará sitiar o Arraial do santos e a Cidade Santa.
Pela
revelação da Palavra, o Arraial dos santos é um acampamento espiritual,
o Paraíso onde os mártires da grande tribulação reinarão com Cristo por
mil anos. E a Cidade Santa, é a Nova Jerusalém, a qual passará a ser
habitada pelos que herdarão a vida eterna após o julgamento do Senhor
Jesus Cristo.
ONDE ESTARÃO AQUELES QUE SOBREVIVERÃO À TRIBULAÇÃO, DURANTE O REINO MILENAR?
I Tessalonicenses 5.3, descreve: Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então, lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão.
Essa profecia, quando houver paz e segurança
aos habitantes da terra, se cumprirá no período do Reino Milenar
(Apocalipse 20.4), será um tempo de paz e segurança porque
simultaneamente ao Reino Milenar, satanás estará preso por mil anos,
para não enganar as nações (Apocalipse 20.2, 3).
Mas
acabando-se os mil anos, satanás será solto, se ajuntará a gogue e
magogue e tentará sitiar o Arraial dos Santos e a Cidade Santa, nesse
tempo, virá então a “repentina destruição”.
No livro de Mateus 24.37-39, há uma alusão dessa segunda parte da profecia (repentina destruição)
onde narra que, como nos dias de Noé, assim será também a vinda do
Filho do Homem, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, e Noé
entrou na arca, e não o perceberam, e veio o dilúvio e levou a todos.
Ratificado na Segunda Carta Universal de Pedro 3.3-13, onde descreve que: Nos
últimos dias virão escarnecedores, dizendo: Onde está a promessa da sua
vinda? Porque desde que os pais dormiram todas as coisas permanecem
como desde o princípio da criação.
Mas
não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como se fossem mil
anos, e mil anos são como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa,
ainda que alguns a tem por tardia.
Mas
o dia do Senhor virá como o ladrão da noite; no qual os céus passarão
com grande estrondo, e os elementos ardendo se desfarão e a terra e as
obras que nela há se queimarão.
O JUÍZO FINAL
Apocalipse 20.12-15: E
vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono e
abriram-se os livros, e abriu-se outro livro, que é o livro da vida; e
os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros,
segundo as suas obras.
E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo (o que é a segunda morte).
RESUMINDO O TEXTO
No início da nossa meditação, vimos que a ressurreição dos mortos será no último dia
(João 6.40 e 11.23 e 24; Mateus 24:3, 38 e 39) e os vivos não
precederão aos que dormem, porque os mortos ressuscitarão primeiro,
depois os vivos serão transformados e arrebatados (I Tessalonicenses
4.13 a 17).
Na
carta universal do apóstolo Pedro (II Pedro 3.3-12), a Palavra do
Senhor mostra que muitos escarnecedores perguntarão: Onde está a
promessa da vinda do Senhor, que tudo permanece da mesma forma desde o
princípio da criação?
E
na sequencia (versículo 9) a Palavra confirma que a vinda de Cristo
será como o ladrão da noite, quer dizer, repentinamente, num momento em
que ninguém O
espera, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos
ardendo em fogo se desfarão e a terra e as obras que nela há se
queimarão. Isso não deixa dúvida que a vinda de Cristo será simultânea
ao fim do mundo.
Depois
encontramos em Apocalipse 20:4 e 5, os que foram degolados na grande
tribulação pelo testemunho de Jesus e por amor do nome do Senhor,
ressuscitarão primeiro e viverão com Cristo por mil anos, que é a
primeira ressurreição.
E
a Palavra ainda afirma com clareza que os outros mortos não
ressuscitarão até que mil anos se acabem. Depois de mil anos satanás
será solto (Apocalipse 20.7-10) e tentará submergir o Arraial dos
Santos, mas será lançado no lago que arde em fogo e enxofre, e virá
então o juízo final (Apocalipse 20.11-15), ocasião que haverá a
ressurreição dos mortos e consequente arrebatamento da igreja do nosso
Senhor e salvador Jesus Cristo.
Conforme
está na Palavra, haverá primeiramente a ressurreição dos mártires de
Cristo vindo da grande tribulação, os quais ressuscitarão primeiro e
reinarão com Ele por mil anos.
Depois
desse Reino Milenar, virá à ressurreição dos outros mortos, o
arrebatamento dos vivos, e, consequentemente o juízo final.
É
oportuno evidenciar que não há citação na palavra que comprove que o
arrebatamento da igreja de Cristo será antes da grande tribulação. Como
também não há um só versículo afirmando que a vida vai continuar aqui na
terra depois do arrebatamento da Igreja do Senhor Jesus, como muitos
andam pregando, e garantindo uma nova oportunidade de salvação para
aqueles que não foram arrebatados na vinda de Cristo, caso não receba o
sinal da besta na grande tribulação.
Haverá sim duas ressurreições:
A ressurreição dos mártires para o milênio (Apocalipse 20.4, 5) e a
ressurreição do juízo final (Apocalipse 20.12-15), mas o arrebatamento
da igreja de Cristo é único.
Precisamos
estar atentos, pedir sabedoria ao Espírito Santo do Senhor, meditar na
palavra e crer somente nas escrituras, porque a promessa de salvação
após o arrebatamento é um falso ensinamento criado pela imaginação
do homem, um engodo maligno para descompromissar o crente com a
verdade, e levá-lo a perdição.
Isso
é uma falsa esperança, enganação, pois a Palavra na carta aos
Filipenses 2.10, 11, declara que na vinda do Senhor Jesus para arrebatar
a sua igreja, todo joelho se dobrará, e toda língua confessará que
Jesus Cristo é o Senhor para a Glória do Pai. O que elimina qualquer
possibilidade de arrebatamento secreto.
É
bom lembrar, que os sinais da vinda de Cristo (Mateus 24) estão
acontecendo e evidenciam que estamos no princípio das dores, mas quando o
Evangelho for pregado a toda criatura, então virá o fim.
Porem,
não creiam em tudo que falam por aí, já existem homens profetizando
que Cristo voltará no ano de 2012. Isso é uma heresia, pois, o próprio
Jesus afirmou em Mateus 24.36 que Aquele Dia e hora ninguém sabe, nem os
anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente o Pai.
Apocalipse 1.3, diz: Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as Palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.
Louvai ao Senhor!
Contate conosco através do e-mail:
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Irmão Carvalho, apenas servo pela misericórdia do Altíssimo
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