quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Adolescentes Lição 6 - Mestre e Disciplinador

Revista: Adolescentes 13 e 14 anos

1º Trimestre de 2018
ESBOÇO DA LIÇÃO
1 – APRENDENDO SOBRE AS BEM-AVENTURANÇAS
2 – A MENTIRA NA ÉPOCA DE JESUS
3 – ELE NOS ENSINOU A SER VERDADEIROS
4 – ELE NOS ENSINOU A SER DISCÍPULOS

OBJETIVOS
Ensinar as bem-aventuranças do Mestre Jesus;
Apontar que a palavra do cristão deve ser verdadeira;
Conscientizá-los de que a maior lição aprendida como discípulos é servir.

Recapitular o conteúdo da lição anterior é importantíssimo para o aprendizado do aluno da Escola Dominical. O prezado professor, e a prezada professora, não podem descuidar desse fundamento. Todo trimestre tem um fio condutor. No caso de nosso tema em estudo, o fio condutor de nosso trimestre é o caráter de Jesus como nosso modelo de vida. Essa compreensão em essência só será internalizada na vida dos seus alunos se a cada aula ele for relembrado desse fio condutor por intermédio da reminiscência das lições anteriores. 
Para lhe ajudar na preparação de sua aula, reproduzo um importante texto do pastor César Moisés Carvalho, acerca do Sermão do Monte:

“[...] Nas Bem-Aventuranças, diz Bonhoeffer, Jesus ‘fala aos que já estão sob o poder de seu chamado’, ou seja, não se trata de uma condição a priori das pessoas, antes, refere-se à consequência do fato de os discípulos terem aquiescido ao chamado do Senhor. Em termos diretos, ‘Todos são chamados a serem o que são na verdade’. É claro que, conforme anteriormente dito, as beatitudes devem ser lidas em seu contexto. E ao proceder desta forma, rapidamente se descobre que, em função de terem atendido ao chamado de Jesus e se tornado seus discípulos, tais pessoas abriram mão de serem aceitas em repartições judaicas (Jo 9.18-38; 12.42.43). Elas passaram a ser alvo não apenas do desprezo e escárnio por parte dos seus patrícios, mas também a correr sério risco de serem mortas (Jo 12.9-11). Que flagrante contradição com o “evangelho” apregoado hoje! Como não se faz teologia em vácuo atemporal, a situação do teólogo alemão Bonhoeffer também explica claramente sua forma de ler e dissertar o Sermão.” (O Sermão do Monte:  A Justiça sob a Ótica de Jesus, CPAD, p.41,42) 

O primeiro tópico da lição é exatamente sobre as Bem-Aventuranças. Ao estudar esse tópico tenha sinceramente esta pergunta em mente: “É possível viver essas beatitudes hoje?”

Dependendo da sua resposta a essa pergunta, seus alunos poderão ter suas vidas transformadas pelo Evangelho à medida que você expõe a natureza dessas beatitudes segundo o Evangelho de Mateus.

Boa aula!    
Marcelo Oliveira de Oliveira
Redator do Setor de Educação Cristã da CPAD
Quando for trabalhar sobre as “Bem-aventuranças”, utilizem a dinâmica “Caixa da Felicidade”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Caixa da Felicidade
Objetivos:
Estudar sobre as Bem-aventuranças.
Refletir sobre a felicidade passageira e a espiritual.
Material:
- 01 caixa de sapato com tampa
- Digitar estas 10 expressões(o papel deve ser do tamanho da caixa):
Caixa da Felicidade
OS BEM AVENTURADOS
Bem-aventurado os pobres de espírito
Bem-aventurado os que choram
Bem-aventurado os humildes
Bem-aventurado os que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus
Bem-aventurado os misericordiosos
Bem-aventurado os puros de coração
Bem-aventurado os pacificadores
Bem-aventurado os perseguidos por causa de Cristo.
- Papéis ofício branco ou colorido
- 01 coleção de lápis hidrocor
- 01 tubo de cola
- 01 tesoura
- 01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
Antes da aula:
- Colar o nome Caixa da Felicidade na tampa da caixa(parte externa)
- Colocar dentro da caixa as expressões digitadas na ordem em que se encontram no item material, isto é, primeiro as bem-aventuranças e em cima delas a expressão OS BEM-AVENTURADOS.
Durante a aula:
- Apresentem a Caixa da Felicidade.
- Falem: Nesta caixa contém formas de felicidade. Vamos conhecer agora algumas destas maneiras de ser feliz.
- Então, peçam para que os alunos falem sobre momentos que eles se sentiram mais felizes.
Aguardem os relatos. Depois escrevam em tiras de papel ofício uma frase ou palavra que representem estes momentos felizes citados pelos alunos.
Colem estas frases e/ou palavras na tampa da caixa(parte exterior).
- Perguntem: Estes momentos de felicidade, que vocês citaram, como eles podem ser classificados, isto é, eles são do aspecto material ou espiritual?
Observem as respostas. Certamente a maioria vai estar no campo material.
- Agora, precisamos abrir a Caixa da Felicidade!
- Então, peçam para que um aluno abra a caixa e retire o primeiro papel e leia para a turma o que está escrito nele: OS BEM-AVENTURADOS.
- Falem: No sermão da Montanha, Jesus apresenta as Bem-aventuranças. Mas o que significa esta palavra?
Depois, falem: A palavra "bem-aventurado” significa: Pessoa muito feliz.
- Agora, Falem: Vamos conhecer quem são as pessoas bem-aventuradas, felizes? Para isto, peçam para que um aluno por vez tire um papel da caixa e leia para turma.
Depois, coloquem no quadro cada expressão e falem: Aqui temos os bem-aventurados. Mas, por que eles são bem-aventurados, felizes?
Estas explicações para cada bem-aventurança devem ser acompanhadas da leitura bíblica de Mateus 5.3 a 12, para que seja lida a complementação do versículo. Procurem utilizar uma linguagem simples e mais próxima da realidade dos seus alunos, de forma que seus alunos compreendam o real significado delas.
- Perguntem: Em que se fundamenta a felicidade apresenta por Jesus? Em bens materiais ou espirituais? Como podemos encontrá-la?
Aguardem as respostas. Elas convergirão para o aspecto espiritual.
- Para concluir, falem: Vamos pensar um pouco sobre esta questão: Por que as bem-aventuranças estavam dentro da caixa?
Aguardem as respostas.
Depois falem: isto nos remete a algo interior, espiritual e que deve ser guardado com cuidado, no sentido de ser preservado para que não se perca o foco da felicidade, que encontramos somente em Jesus.

Por Sulamita Macedo


fonte:http://www.escoladominical.com.br
http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

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