quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Pré-adolescentes Lição 6 - Mudando de Direção

Revista: Pré-adolescentes 11 e 12 anos

1º Trimestre de 2018
A lição de hoje encontra-se em: Lucas 15.11-24


Caro(a) professor(a),



Na aula desta semana seus alunos estão convidados a conhecer mais uma etapa do Plano da Salvação: a conversão. Após receber a palavra de salvação e entender a necessidade do arrependimento, a pessoa que se decidiu pela fé em Jesus Cristo passa a expressar uma mudança de comportamento. Essa mudança é resultado da decisão de seguir em uma nova direção, isto é, após a conversão.Antes de adentrarmos no assunto é importante entendermos o que significa conversão.



De acordo com o Dicionário Houaiss a palavra conversão significa alteração de sentido, direção. Quando se realiza uma conversão significa que há uma modificação no sentido para onde a pessoa desejava ir, ou seja, houve uma mudança de destino onde se pretendia chegar.

Assim, também, a conversão significa, no sentido mais espiritual da palavra, que a pessoa ao tomar conhecimento do evangelho muda a forma como enxergava a vida.  A partir de então, não se vê em outro caminho a não ser naquele com destino à eternidade ao lado do Criador. Há uma notória mudança de pensamento e comportamento na pessoa. Essa mudança se dá a partir do momento em que o pecador reconhece a sua triste condição de pecado, entende que precisa reconciliar-se com Deus e, por fim, toma a decisão de ir ao Seu encontro e fazer a Sua vontade. Mas nada disso seria real se não fosse a ação do Espírito Santo em cada coração. Somente Ele pode convencer o ser humano do pecado, da justiça e do juízo (cf. Jo 16.8-11).


Nesse contexto, a conversão significa também uma alteração da posição espiritual da pessoa perante Deus (cf. Ef 2.6,7). Se em um momento a pessoa estava vivendo uma vida de pecados, afastada de Deus e destinada à condenação eterna, a partir de agora, a nova vida em Cristo resulta em perdão e comunhão. Assim como o filho pródigo retornou a casa de seu pai e reassumiu o status de filho, do mesmo modo, todos os que se reconciliam com Deus, alcançam a restauração da condição de filhos de Deus e já não estão mais debaixo do pecado, mas sim da graça (Lc 15.11-32).



A pergunta que não quer calar é: como identificar uma pessoa que de fato tenha se convertido? Logicamente, a conversão resulta, de acordo com Bergstén (1999, p. 174):

Um novo testemunho (cf. Gl 1.22-24; Mt 5.16; 1 Pe 4.1-4). Novas bênçãos (cf. At 3.19): os tempos do refrigério chegaram. Tudo aquilo que antes impedia as bênçãos foi tirado pela conversão. Uma nova incumbência: “Quando te converteres, confirma teus irmãos” (Lc 22.32). Um novo alvo: o céu! Os convertidos poderão entrar no Reino de Deus (cf. Mt 18.3; Lc 23.43). 
A nova vida em Cristo parte do princípio de que o crente convertido viverá de modo que o seu alvo seja alcançar o céu. E, por assim dizer, vive um estilo de vida que evidencia essa verdade.


Com base nessas informações, realize uma roda de diálogo com seus alunos e pergunte como podemos identificar um pré-adolescente convertido. Que atitudes podemos esperar de um convertido em contraste com o comportamento daqueles que não servem a Deus? Se preferir, divida a classe em grupos e peça que registrem as informações em uma folha, para que, ao final de atividade, digam o que registraram.

Por Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações CPAD

Para concluir, utilizem a dinâmica “A Lixeira”, que proporcionará a reflexão sobre as novas atitudes na vida daquele que recebeu a salvação.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A Lixeira
Objetivo:
Refletir sobre as novas atitudes na vida daquele que recebeu a salvação.
Material:
01 figura de uma cruz e de uma pessoa
01 lixeira
¼ de uma folha de papel ofício para cada aluno.
Procedimento:
- Distribuam ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.
- Coloquem em lugar visível as figuras de uma cruz e de uma pessoa.
- Falem(apontando para a cruz): A pessoa que aceita Cristo como salvador passa a ter uma vida diferente. As velhas atitudes inadequadas devem ser rejeitadas e novas atitudes devem ser enfatizadas.
- Peçam para que os alunos escrevam ações que precisam ser retiradas, pois são inadequadas da nova vida em Cristo. Vocês podem dar algumas sugestões. Também devem escrever aquelas ações que devem ser valorizadas e executadas por aqueles que mudaram a direção de suas vidas, tendo como alvo – Jesus.
- Peçam para que os alunos leiam suas respostas. Aquelas respostas com atitudes inadequadas devem ser jogadas na lixeira, as demais devem ser enfatizadas para uma vida com atitudes dignas de arrependimento.
- Agora leiam I Pe 1.15: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

fonte:http://www.escoladominical.com.br

http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário