Revista: Adultos
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Em seguida, façam a panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:
- Tema: Valores Cristãos: Enfrentando as questões morais de nosso tempo
- Capa:
O que vemos?
Uma Bíblia aberta, luz saindo da Bíblia e prédios altos.
O que a figura tem a ver com o tema?
A igreja no mundo atual, representado pelos prédios altos na figura, tem sido desafiada por causa da ética bíblica que professa, pelas questões e valores morais mundanos distorcidos, mas que devem ser confrontados pela palavra de Deus, que é lâmpada e luz(Sl 119.105).
- Comentarista: Pastor Douglas Baptista
Apresentem informações sobre ele, vejam na sessão “Interagindo com o Professor” da lição 01.
Se possível, mostrem uma foto dele.
- Lições do trimestre – apresentem da seguinte forma:
Distribuam estes 12 nomes para 12 alunos(o número entre parênteses corresponde ao número da lição:
Ideologia de Gênero(2), Direitos Humanos(3), Aborto(4), Pena de Morte e Eutanásia(5), Suicídio(6), Doação de Órgãos(7), Sexualidade(8), Planejamento Familiar(9), Vida Financeira(10), Vícios e Jogos(11), Política(12), Redes Sociais(13).
Depois, falem: Neste trimestre, vamos estudar sobre Ética Cristã, contrapondo vários aspectos da ética anticristã. Vamos conhecer quais são estas questões?
Agora, peçam para que os alunos que estão com os papéis leiam na ordem numérica de 2 a 13.
07 – Agora, trabalhem a lição 01: O que é Ética Cristã.
- Para iniciar o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Os Dez Mandamentos”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Atenção! Professores da classe dos novos convertidos:
Vocês encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no marcador "Discipulando", deste blog.
Para a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador "Subsídio Pedagógico Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2", do currículo antigo. Façam bom proveito!
Dinâmica: Os Dez Mandamentos
Objetivo: Iniciar o estudo sobre ética do reino de Deus, através dos 10 mandamentos.
Material:
01 caneta para cada aluno
01 cartaz com a relação dos 10 mandamentos
01 pincel atômico
Procedimento:
- Façam uma lista dos 10 mandamentos numa cartolina.
- Falem que os dez mandamentos foram escritos pelo dedo de Deus numa tábua de pedra e entregue para Moisés para que divulgasse para o povo.
- Peçam para que os alunos leiam os 10 mandamentos em voz alta.
- Retirem o cartaz.
- Agora, peçam para que eles escrevam pelo menos 05 mandamentos nos dedos de sua mão direita ou esquerda.
- Coloquem o cartaz e falem que agora ninguém pode acrescentar nenhum
- Depois, eles devem compartilhar com os colegas os mandamentos que cada um escreveu nos dedos da mão. À medida que eles vão falando, vocês devem colocar um tracinho ao lado do mandamento citado.
Analisem com os alunos quantas vezes cada mandamento foi citado e depois enfatizem a importância de cada um deles como valores do reino de Deus.
- Agora, trabalhem os outros pontos da ética cristã apontados no sermão do Monte.
Por Sulamita Macedo.
http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/
0 comentários:
Postar um comentário