Revista: Berçário 0 a 2 anos
2º Trimestre de 2018
Objetivo da lição: Mostrar à criança que podemos falar com o Papai do Céu.
É hora do versículo: “[...] Mas Deus me ouviu [...]” (Salmos 66.19a).
É hora do versículo: “[...] Mas Deus me ouviu [...]” (Salmos 66.19a).
Nesta lição, as crianças aprenderão que podemos falar com o Papai do Céu quando precisamos, através da oração. Nesta lição, as crianças aprenderão que podemos falar com o Papai do Céu quando precisamos, através da oração.
O empregado de Abraão orou ao Papai do Céu, pedindo-o que o ajudasse a encontrar uma esposa para o filho do seu patrão, e assim o Senhor fez, levando Rebeca para dar água para os camelos do servo e, assim, casar-se com Isaque.
Enquanto contamos as histórias para os pequeninos, fazemos uso de ilustrações. Todavia esse recurso deve ser utilizado com cuidado para que o ensino se torne eficaz na vida do aluno. “A figura é um outro tipo de símbolo que utilizamos como combustível para o pensamento. São tão comuns para nós que nos esquecemos que as crianças necessitam aprender a ‘ler’ as figuras, da mesma forma que tiveram de aprender a ver o mundo primeiramente. [...] A criança também aprende a ver as coisas e as suas experiências a ajudam neste processo. Quando começa a ver gravuras, tem e suas mãos um novo mundo para organizar. Existem diversas habilidades envolvidas na leitura dos desenhos. Não podemos simplesmente mostrar a uma criança do maternal a figura de um camelo por exemplo, e esperar que repentinamente saiba o que é um camelo. Nossos recursos visuais não produzem este tipo de mágica. Os adultos que viram camelos somente em gravuras e sabem como um camelo se parece, adquiriram este conhecimento através de uma combinação de habilidades e operações mentais. Comparam o tamanho das coisas. Avaliam o tamanho do camelo em relação ao homem. Comparam diversas características dos camelos com as de outros animais vistos ou tocados. Porém, a criança do maternal não tem esse conhecimento adquirido, nem essa habilidade de efetuar operações mentais. Precisará de muita experiência com figuras para aprender a lê-las apropriadamente.” (BEECHICK, Ruth. Como Ensinar Crianças do Maternal: Não é tão fácil mas aqui está como fazer. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 37, 38).
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Berçário
Editora da Revista Berçário
fonte: http://www.escoladominical.com.br
0 comentários:
Postar um comentário