LIÇÕES BÍBLICAS JOVENS - 1º trimestre 2016
Tema trimestral
“Justiça e Graça — Um estudo da Doutrina da Salvação na carta aos Romanos”,
Comentarista: Pastor Natalino das Neves.
LIÇÃO 01 – CONHECENDO A CARTA AOS ROMANOS
INTRODUÇÃO
A Carta de Paulo aos Romanos é um verdadeiro compêndio da teologia da Salvação, Justificação e
Santificação. Podemos extrair as boas novas da libertação humana. A santa ira de Deus foi derramada contra toda
impiedade humana; Paulo nos mostra que existe uma vida de reconciliação em Cristo mediante a rejeição de
Israel: Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os
mortos? Romanos 11:15 ; Paulo nos mostra que houve liberdade da condenação da lei de Deus: Mas agora
temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em
novidade de espírito, e não na velhice da letra. Romanos 7:6; O Apóstolo mostra que fomo libertados do
domínio da morte: Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não
mais tem domínio sobre ele. Romanos 6:9; Enfim, uma carta para ser lida e relida e entendida à luz da revelação
e iluminação do Espírito Santo de Deus que foi o grande inspirador desta carta.
I – AUTORIA DA CARTA AOS ROMANOS
A autoria desta Epístola é ponto pacífico visto que as evidências internas são inquestionáveis. Na epístola aos Romanos já no
primeiro versículo o autor se identifica:
PAULO, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus. Romanos 1:1
O Dr. Norman Champlin em seu comentário aos romanos deixa claro que as evidências internas são provas irrefutáveis da
autorria paulina e faz uma comparação vocabular da escrita de Paulo em: Romanos – I e II Coríntios e a epístola aos Gálatas.
Já as nove epístolas remanescentes (aos Romanos, I e II aos Coríntios, aos Gálatas, aos Filipenses, aos Colossenses, I e II aos
Tessalonicenses e a Filemom) são quase universalmente aceitas como epístolas genuínas do apostolo Paulo. [...] A simples
comparação entre as quatro obras clássicas de Paulo—Romanos, I e II Coríntios e Gálatas —no que diz respeito a questões
de estilo e vocabulário, revela-nos que todas essas quatro epístolas foram indisputavelmente produzidas pelo mesmo autor
sacro. Aceitar uma delas como paulina é aceitar todas as outras três; e rejeitar uma delas, é rejeitar às demais. Estilo e
vocabulário são elementos que não podem ser facilmente copiados ou imitados; e essas epístolas revelam-nos o mesmo
homem, dotado de um estilo literário intensamente pessoal, o que revela a personalidade de seu autor de forma notável e
indiscutível. Essas epístolas contêm, em seu próprio conteúdo, a reivindicação de terem sido escritas pelo apóstolo Paulo, e o
conteúdo de cada uma delas consubstancia tal asseveração. (1998, Pag. 556).
Não há como não aceitar a autoria desta epístola como sendo da pena do Apóstolo Paulo. Mesmo que na carta só exista uma
referencia direta a Paulo como lemos acima (Rm 1.1).
II – DATA DA CARTA AOS ROMANOS
A data em foi escrita não é ponto pacífico existem divergências com relação a data, vejamos algumas:
2.1 Bíblia de Estudo Pentecostal– BEP: Informa que a carta tenha sido escrita provavelmente em 57 ou 58 d.C.
Enquanto escrevia Romanos através do seu auxiliar Tércio (16.22), planejava voltar a Jerusalém para o dia de Pentecoste (At
20.16; provavelmente na primavera de 57 ou 58 d.C.) e entregar pessoalmente uma oferta de socorro das igrejas gentias aos
crentes de Jerusalém (15.25-27). (STAMPS, 1995, pag 1693).
2.2 A Bíblia em Ordem Cronológica NVI – Os seus dois autores Edward Reese e Frank Klassem divergem entre si com relação a data
da carta. Por exemplo Reese trabalha na mesma linha cronológica que a BEP datando entre os anos de 57 ou 58 d.C. Já Klassem
trabalha na tabua cronológica entre os anos 42 à 45 d.C. (2003, pag 1202)
2.3 Bíblia Shedd – O Dr. Russel Shedd usa a mesma tabua cronológica que a BEP e a NVI em Ordem Cronologica dr. Reese 58 d.C. “A
cuidadosa composição da epístola sugere que após algumas tempestuosa experiências ali, o apostolo teve um período de
tranquilidade, antes de ter levado o dinheiro para aliviar as necessidades dos santos de Jerusalém. Isso situa a data da obra no início
de 58 d.C.” (2008, pag 1582).
2.4 O N O V O T E STA M EN TO IN T E R PR E T A D O V E R S ÍC U L O P O R V E R S ÍC U L O - RUSSELL NORMAN CHAMPLIN, PH. D VOLUME
III - Para o Dr. Norman Champlin a data provável da carta seja 53 d.C. Essa data contraria as datas acima citada, vejamos as
argumentações que o Dr. Champlin faz:
Paulo escreveu essa epístola quando estava prestes a visitar a cidade de Roma, pois então se voltou decididamente para o
ocidente, porquanto cria que seus labores missionários se estenderiam naquela direção, atingindo, eventualmente, até
mesmo a Espanha. Assim sendo, Paulo provavelmente escreveu imediatamente antes da porção final de sua terceira viagem
missionária, o que situaria a data da epístola, a partir de 53 d.C. Alguns intérpretes, entretanto, atribuem-na a uma data
cerca de quatro ou cinco anos mais tarde. A data da epístola aos Romanos está vinculada à menção que Paulo faz da coleta
em que estava atarefado, entre as igrejas gentílicas. As epístolas que mencionam essa questão são Romanos (15:25-28), I
Coríntios (16:1-4), II Coríntios (8-9) e, naturalmente, o livro de Atos (24:17). (1998, pag 558).
2.5 LIÇÕES BÍBLICAS JOVENS 1º TRIMESTRE 2016: “JUSTIÇA E GRAÇA — UM ESTUDO DA DOUTRINA DA SALVAÇÃO NA CARTA AOS
ROMANOS” – O autor desta lição que estamos estudando em apreço Dr. Natalino das Neves usa a seguinte argumentação: “A epístola
foi escrita durante os três meses que o apóstolo esteve em Corinto, hospedado na casa de Gaio, em sua terceira viagem missionária,
aproximadamente no final do ano de 56 e início de 57 d. C.”
Acreditamos como sendo entre os anos de 57 e 58 d.C. tendo em vista que boa parte dos eruditos entendem desta forma, mais, como
datas cronológicas sempre foram e serão um problema a ser discutido fica a critério do leitor.
III - LOCAL DA CARTA AOS ROMANOS
O local mais provável da escrita desta carta aos Romanos seja em Corintos de acordos com alguns estudiosos. As evidencias internas
da carta dão a entender este pensamento, observemos:
Paulo faz uma coleta financeira em corintos para ajudar os irmãos necessitados de Jerusalém, observaremos a seguir os textos
como se entrelaçam:
Porque pareceu bem à Macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém.
Romanos 15:26
ORA, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro
dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as
coletas quando eu chegar. E, quando tiver chegado, mandarei os que por cartas aprovardes, para levar a vossa dádiva a
Jerusalém. I Corintios 16:1-3
De acordo com a carta aos Romanos Paulo menciona nomes como: Cencréia porto oriental de Corinto (Rm 16.1,2), Febe, sendo auxiliar
da igreja de Cencréia,
RECOMENDO-VOS, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia, Romanos 16:1
Logo entendemos de pronto que a carta foi escrita à partir da cidade de Corinto.
IV - ENDEREÇO DA CARTA AOS ROMANOS
A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus
Cristo. Romanos 1:7
A carta foi escrita e endereçada aos santos da igreja de Roma. Uma igreja que era conhecida pela fé professada em Cristo e que foi
mencionada por Paulo:
Primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a
vossa fé. Romanos 1:8 grifo nosso.
O apóstolo Paulo nutria um grande desejos de visitar os irmãos em Cristo de Roma e para isso ele orava e pedia a Deus que lhe
concedesse a ele esta oportunidade:
Pedindo sempre em minhas orações que nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de ir ter convosco.
Porque desejo ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual, a fim de que sejais confortados; Romanos 1:10-11
V - CONTEÚDO DA CARTA AOS ROMANOS
A carta de Paulo aos Romanos é uma carta extremamente importante de vários pontos de vistas. Vejamos o seguinte Plano da carta
aos Romanos:
Paulo destaca alguns aspectos principais na carta aos Romanos. A doutrina da salvação é apresentada dentro de 4 itens
essenciais: o teológico (1.18-5.11); o antropológico (5.12-8.39); o histórico (9.1-11.36) e o ético (12.1-15.33). Esse plano alcança
toda a obra e contém verdades incontestáveis e irremovíveis.
1. Na esfera Teológica (1.18-5.11). Paulo apresenta a condição perdida dos homens, sem a mínima possibilidade de salvação
por méritos próprios. Logo depois, Cristo é a solução, visto que, por meio de sua morte, todos podem ser justificados da
condenação. O pecador é justificado mediante a obra expiatória de Cristo Jesus.
2. Na esfera Antropológica (5.12-8.39). Nestes textos a vida assume nova perspectiva. A ilustração do primeiro e segundo
Adão coloca o crente de frente a uma nova realidade espiritual. O primeiro Adão foi vencido pelo pecado, mas o segundo o
venceu por todos os homens. Em Cristo, o homem assume um novo regime de vida sob a orientação do Espírito Santo.
3. Na esfera Histórica (9.1-11.36). Paulo destaca a questão da rejeição de Israel ao plano divino. A doutrina da salvação é
apresentada de forma explícita. Um grupo de judeus cristãos, ainda amarrado às exigências da religião judaica, queria impor
sobre os gentios convertidos os mesmos requisitos exigidos pela lei mosaica. Entretanto, Paulo apresentou a obra salvadora
de Cristo com sentido universal, extensiva a todos os homens.
4. Na esfera Ética (12.1-15.33). Paulo apresenta algumas implicações do Evangelho para a vida diária. Responsabilidades
éticas para com a igreja, a família e a vida material são colocadas em destaque” (CABRAL, E. Romanos: O Evangelho da
Justiça de Deus. 7.ed., RJ: CPAD, 2003, p.17).
A Carta do apóstolo Paulo aos Romanos nos proporciona uma teologia densa e prática. Nela conseguimos desvenda de forma precisa o plano de
Deus para a redenção do homem. Nela conseguimos descobrir o plano da justificação e da posterior santificação: TENDO sido, pois, justificados
pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Romanos 5:1.
CONCLUSÃO
O valor que se atribui a Carta de Paulo aos Romanos é tão grande e tão singular que alcançou gerações chegando
ao grande reformador Lutero. Segundo o COMENTÁRIO DE ROMANOS VERSÍCULO POR VERSÍCULO - C. E. B.
CRANFIELD:
Romanos é, de longe, a mais comentada de todas as epístolas escritas pelo apóstolo Paulo ou o livro mais estudado de todo o
Novo Testamento. O grande reformador Martinho Lutero atribuiu seu renascimento espiritual à leitura dessa carta. Grandes
temas da fé cristã como pecado, eleição, justificação, predestinação, relação entre lei e graça, solidariedade da raça e futuro
de Israel fazem com que estudiosos se debrucem sobre a epístola para interpretá-la e aplicá-la aos nossos dias. Entre esses
estudiosos levanta-se C. E. B. Cranfield, aclamado professor e especialista em Novo Testamento, que nos apresenta um
tratamento da epístola feito com grande maestria e didatismo. Cranfield é professor emérito de teologia na Universidade de
Durham, no Reino Unido. E autor do famoso comentário de Romanos, cujos dois volumes integram a impressionante série
mundialmente conhecida como International Criticai Commentary (Icc, com 52 volumes), da qual é um dos editores.
Recomendamos:
http://www.cpadnews.com.br/blog/esdrasbentho/cultura-crista/76/romanos:-a-epistola-da-justificacao-pela-fe.html,
http://www.estudantesdabiblia.com.br/licoes_cpad/2006/2006-01-01.htm
0 comentários:
Postar um comentário