Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco
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LIÇÃO 05 – O ARREBATAMENTO DA IGREJA - 1º TRIMESTRE DE 2016 (I Ts
4.13-18)
INTRODUÇÃO
O Arrebatamento é a
maior e mais gloriosa promessa do salvo. Será o Dia em que o Senhor Jesus virá
buscar a Igreja para levar para si, onde nós estaremos para sempre com Ele por
toda a eternidade. A Bíblia descreve esse evento surpreendente, que acontecerá
num futuro incerto e impossível de precisar sua data (Mt 24.36). Somos
conclamados a vigilância e santa expectativa para o grande Dia, onde a Igreja,
a Noiva, terá seu maravilhoso encontro com o Senhor Jesus, seu Noivo. Nesta
lição estudaremos o que é o Arrebatamento; as Escolas de interpretação acerca
desse evento escatológico; quem participará do Arrebatamento; quais os
elementos que estarão presentes nesse evento; e as principais diferenças entre
a primeira e a Segunda Fase da Segunda Vinda de Cristo.
I - O QUE É O
ARREBATAMENTO?
A palavra arrebatamento deriva da palavra no grego “harpazo”, significa: “raptar”, “levar com
ímpeto”, “arrancar”, “resgatar”, “tirar”. “retirar um objeto com força e
rapidez inesperada”. O Arrebatamento será a retirada da Igreja, de modo
brusco, sobrenatural e sem prévias. Escrevendo aos Tessalonicenses (I Ts
4.13-18), o apóstolo Paulo apresenta a sequência do arrebatamento: 1º) O Senhor descerá do céu; 2º) Os que
morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; e 3º) Os salvos que estiverem vivos
serão arrebatados. Portanto, o Arrebatamento da Igreja é o momento glorioso em
que Jesus irá levar a Sua Igreja para junto de Si (At 1.11; Hb 9.28; I Co 15.51,52;
I Ts 4.13-17). Encontramos dois termos gregos relativos a Segunda Vinda de
Cristo. Vejamos:
1.1 Parousia.
Literalmente quer dizer: “presença”,
“chegada rápida”, “visita”. É a palavra mais frequentemente usada nas
Escrituras para descrever o retorno de Cristo. Seu sentido é abrangente porque
não define apenas a volta de Cristo até as nuvens para arrebatar a Igreja (1Ts
4.15; 5.23; Tg 5.7,8; 2 Pe 3.4), mas, também para referir-se à Sua volta
pessoal à terra (1 Co 15.23; 1Ts 2.19; 2 Ts 2.1). Portanto, o sentido é geral e
não especifico.
1.2 Epiphanéia.
Literalmente significa: “manifestação”,
“vir à luz”, “resplandecer” ou “brilhar”. O sentido é mais especifico,
porque se refere especialmente à vinda sobre as nuvens. É a volta pessoal de
Cristo à Terra que acontecerá com uma manifestação visível e gloriosa de Jesus
na segunda fase da segunda vinda (2 Ts 2.8; 1 Tm 6.14; 2 Tm 4.6-8).
II – AS ESCOLAS DE
INTERPRETAÇÃO ACERCA DO ARREBATAMENTO
Existem pelo menos três Escolas de interpretação acerca do
Arrebatamento da Igreja. Vejamos:
2.1 A Escola
Pós-tribulacionista. Ensina que o Arrebatamento acontecerá no final da
Grande Tribulação. “Ela diz que a igreja continuará na terra até a segunda
vinda, no final desta presente era, e será levada às nuvens para encontrar o
Senhor que veio pelos ares, vindo do céu no segundo advento, para retornar
imediatamente com Ele.” (PENTECOST, 2010, p. 226). Segundo este grupo de
teólogos, a Igreja permanecerá na terra durante todo os sete anos de
tribulação, mas, será preservada da destruição, como os hebreus que não foram
atingidos pelas dez pragas do Egito. Os principais textos bíblicos que eles se
referem para defender este ensino são (Ap 6.9; 7.9-17; 13.7) onde João menciona
a presença de santos na terra durante a Grande Tribulação. No entanto, a Bíblia
deixa claro, que estes santos são as pessoas que se converterem após o
Arrebatamento da Igreja.
2.2 A Escola
Midi-tribulacionista. “De acordo com essa interpretação, a Igreja será
arrebatada ao final da primeira metade (três anos e meio) da septuagésima
semana de Daniel, ou seja, na metade da tribulação. A Igreja suportará os
acontecimentos da primeira metade da tribulação, que, segundo os
mesotribulacionistas, não são manifestações da ira de Deus. Ela (a Igreja) será
transladada, todavia, antes que comece a segunda metade da semana, que, segundo
essa teoria, contém todo o derramamento da ira de Deus. Afirma-se que o
arrebatamento ocorrerá junto com o soar da última trombeta e a ascensão das
duas testemunhas de Apocalipse capítulo 11” (PENTECOST, 2010, p. 244). Os
principais textos que esta Escola usa para defender sua crença é (I Co 15.52)
onde o apóstolo Paulo diz: “Num momento,
num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta...” e (Ap 11.15) onde o
apóstolo João descreve o “toque da
sétima trombeta”. No entanto, devemos entender que a trombeta que o
apóstolo Paulo menciona em (I Co 15.52) significa a última voz de chamamento ou
de convocação do povo de Deus; e, não às trombetas do Apocalipse, que só serão
tocadas após o Arrebatamento, durante a Grande Tribulação, não se tratando,
portanto, do mesmo evento.
2.3 A Escola
Pré-tribulacionistas. Os que aceitam este ponto de vista, crêem que o
arrebatamento da Igreja ocorrerá antes da Grande Tribulação (1Ts 1.10; 5.9; Ap
3.10). “A igreja, o corpo de Cristo, em
seu todo, será, por ressurreição e por transferência, retirada da terra antes
de começar qualquer parte da septuagésima semana de Daniel” (PENTECOST, 2010,
p. 263). Vejamos porque esta Escola de interpretação bíblica é a mais coerente
e aceita por nós:
· A
Igreja não está destinada a ira divina, e sim, a salvação (I Ts 1.9,10; 5.9,10;
Hb 9.28).
· A
ira de Deus é para os ímpios, e não para a Igreja (Jo 3.36; Ap 6.17).
· À
Igreja de Filadélfia foi prometido livramento da "hora da provação que há
de vir sobre o mundo inteiro" (Ap 3.10). E, profeticamente falando, a
Igreja de Filadélfia é uma representação da Igreja do Arrebatamento!
·
Antes de Deus exercer juízo sobre os ímpios, Ele avisa e livra os justos, como
ocorreu com Noé, antes do dilúvio (Gn 6.13,14); e com Ló, antes da destruição
de Sodoma e Gomorra (Gn 19.12-30). Veja o que o apóstolo Pedro diz em (II Pe
2.6-9).
III - QUEM
PARTICIPARÁ DO ARREBATAMENTO?
A Bíblia descreve alguns personagens desse evento,
especialmente em dois textos que dão destaque ao Arrebatamento (I Co 15.51-54 e
I Ts 4.13-18). Esses personagens são:
· Jesus Cristo. Como disse Paulo: “o mesmo Senhor... descerá do céu” (1
Ts 4.16). É certamente o cumprimento da promessa que o Senhor nunca nos deixará
sós, mas que virá em breve nos buscar (Mt 28.20; At 1.11).
· O arcanjo. Certamente Miguel
participará desse evento, pois ele é mencionado nas Sagradas Escrituras (I Ts
4.16). Assim como o nascimento de Cristo foi anunciado por anjos, assim será
também na sua segunda vinda.
· Os mortos em Cristo tanto do AT como do NT.
Os mortos em Cristo de todas as épocas ressuscitarão em corpos gloriosos e
serão semelhantes ao de Cristo quando ressuscitou.
· Os vivos em Cristo. As palavras do
apóstolo Paulo: “Depois nós, os que
ficarmos vivos, seremos arrebatados” (I Ts 4.17). “Nem todos dormiremos (ou
seja, morreremos), mas todos seremos transformados” (I Co 15.51).
IV - ELEMENTOS
ATRELADOS AO ARREBATAMENTO
De acordo com as profecias bíblicas, o Arrebatamento da
Igreja será repentino, muito rápido e invisível ao mundo, como veremos a
seguir:
· Haverá uma surpresa. Textos como Mt
24.36, 42-44; 25.13 e Tt 2.13 mostram que esse evento será uma surpresa. As
exortações para com a vigilância não fariam sentido sem o elemento “surpresa”.
· Haverá uma velocidade. No texto de I Co
15.52, Paulo usa a expressão: “o abrir e
fechar dos olhos” (I Co 15.52) mostrando a velocidade desse acontecimento
(Mt 24.27).
· Haverá uma invisibilidade. As
expressões gregas para definir esse evento, como a própria palavra
arrebatamento, dão a entender que teremos o elemento da invisibilidade.
V - PRINCIPAIS
DIFERENÇAS ENTRE AS DUAS FASES DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO
A Segunda Vinda de Cristo ocorrerá em duas fases distintas.
Vejamos algumas diferenças entre elas:
PRIMEIRA FASE
Será antes da Grande Tribulação (Ap 3.10)
Será invisível (Mt 24.36)
Cristo vem para a Igreja (1Ts 4.17)
Cristo não virá à terra, mas, ficará nas nuvens (I Ts 4.17)
Só os santos o verão (1 Ts 4.17)
Os incrédulos serão destruídos (Mt 25.41-46)
SEGUNDA FASE
Será depois da Grande Tribulação (Mt 24.29-30)
Será pública, e todo olho verá (Ap 1.7)
Cristo vem com a Igreja (Jd 14; 1 Ts 3.13)
Cristo virá a terra e pisará no Monte das Oliveiras
(Zc 14.1-4) Todo olho verá
Os incrédulos serão destruídos (Mt 25.41-46)
VI - PROPÓSITOS DO ARREBATAMENTO
·
Livrar a igreja da Grande Tribulação (Ap. 3.10; 1Ts 1.10);
·
Tratar com Israel (Rm 8.19-25; 1Co 1.7; Fl 4.5; Tt 2.13; Tg 5.9; Jd 21; 1Ts
4.18);
·
Cumprir o estágio final na vida dos salvos na glorificação do corpo (1Co
15.42-44; 51-53);
·
Recompensar os salvos por seu trabalho prestado na terra (1Co 3.12-15; 1Jo
4.17; Hb 10.30-b).
CONCLUSÃO
O Arrebatamento da Igreja é a gloriosa e viva esperança de
todo o crente salvo. Muito em breve a Igreja do Senhor Jesus deixará este mundo
para estar com o Senhor para sempre, como Ele mesmo prometeu (Jo 14.1-3).
Diante dessa gloriosa promessa, devemos estar vigilantes, vivendo em santidade,
esperando este Dia em que estaremos definitivamente livres de todo sofrimento e
estaremos para sempre com o Senhor Jesus Cristo, Aleluia! REFERÊNCIAS
·
HORTON, Stanley. Teologia Sistemática.
CPAD.
·
PENTECOST, J. Dwight. Manual de
Escatologia. VIDA.
·
RENOVATO, Elinaldo. O Final de Todas as
Coisas. CPAD.
·
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo
Pentecostal. CPAD.
·
ZIBORDI, Ciro Sanches. Teologia
Sistemática Pentecostal. CPAD.
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