Revista: Jovens
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Ativismo, fazendo tudo ao mesmo tempo.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “O Tempo e eu!”
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Tempo e eu!
Objetivos:
Refletir sobre a mordomia do tempo.
Enfatizar a importância da organização do tempo destinado aos estudos, a leitura e estudo da Bíblia, a oração e comunhão com Deus.
Material:
01 desenho grande de um relógio para cada aluno
01 borracha e lápis grafite para cada aluno
Procedimento:
- Perguntem: Como vocês estão organizando o tempo?
- Entreguem para cada aluno uma figura de um relógio para que escreva entre os intervalos das horas as atividades que executa por dia.
- Perguntem:
Quais as ações que demandam mais tempo?
Quanto tempo está destinado para os estudos?
Quanto tempo para o serviço do Reino de Deus? E para a oração? E para os cultos?
Qual foi tempo destinado para a leitura e estudo da Palavra de Deus?
Qual o tempo destinado para estudar?
E para trabalhar?
- Falem: Quais as ações são prioritárias?
Aguardem as respostas.
Temos muitas ocupações, mas precisamos reservar um tempo de qualidade para os estudos e também para buscar ao Senhor. O que precisamos modificar no nosso relógio?
- Entreguem a borracha e o lápis grafite e solicitem para que reorganizem o tempo destinado aos estudos, leitura bíblica, oração, aos cultos e para o serviço no Reino.
- Para finalizar, leiam:
“Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. Pv 3.1
“Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios”. Sl 90.12
Por Sulamita Macedo.
fonte:http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br
0 comentários:
Postar um comentário