terça-feira, 20 de março de 2018

Revista Juvenis Lição 13: Haverá uma Segunda vinda de Jesus?

Revista: Juvenis 15 e 17 anos


INTRODUÇÃO
O estudo sistemático acerca das últimas coisas nos coloca na esperança de contemplarmos a
consolidação de nossa salvação em Cristo de forma prática. Nesta lição estudaremos sobre a segunda
vinda do Senhor Jesus ao planeta terra segundo as revelações especialmente escritas pelo evangelista
Mateus no que se refere ao arrebatamento da igreja e o julgamento das nações e outros assuntos
correlatos aos últimos acontecimentos aqui na terra.

1. UM SERMÃO PROFÉTICO PARA O PRINCÍPIO DAS DORES
O evangelista Mateus registra no capítulo 24 acerca das últimas coisas, onde Jesus ao sair do templo
com os seus discípulos, estes mostraram ao Senhor a magnífica e bela estrutura do santuário, porém,
Jesus profetiza a destruição do templo, onde desta edificação não ficaria pedra sobre pedra, fato ocorrido no ano 70 d. C. quando o templo foi totalmente destruído por Tito, só restando o que conhecemos hoje como o muro das lamentações.

Jesus e seus discípulos perguntam quando seriam estas coisas e que sinais ocorreriam na vinda de
Cristo e do fim do mundo ?Então, Jesus em resposta começa a discorrer sobres o princípio das dores
como sinas de sua vinda. Antes de conhecermos pormenorizadamente estes sinais vamos comentar
sobre esta segunda vinda de Cristo, a saber:

2. DEFINIÇÃO DE "PAROUSIA"
"Parousia" é uma palavra grega que denota aparecimento, chegada, presença ou vinda que em nosso
contexto significa o advento da segunda vinda de Cristo ao planeta terra profetizado por Ele mesmo,
pelos apóstolos e pelos profetas.

3. A IMPORTÂNCIA DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO
A volta de Cristo a esta terra iniciará efetivamente a consumação dos acontecimentos preditos na Bíblia Sagrada quanto a doutrina da escatologia que só terão sentido e só poderão ser desencadeados com a volta de Jesus.
A segunda vinda de Cristo é tratado na Bíblia como um fato essencial e importante para o destino da humanidade, pois, é mencionado 321 vezes em 23 dos 27 livros que compõe o Novo Testamento. Considere-se que a segunda vinda de Cristo é a mensagem mais anunciada pelo Espírito Santo a todos nós, se configurando como um evento fundamental para o Cristianismo, confirmando o Evangelho de Cristo como sendo superior e a verdade absoluta. (2 Pd 1:16-21; Jo 14:6)

4. A ANUNCIAÇÃO DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO
I. Enoque, o servo do Senhor, o sétimo depois de Adão, foi o primeiro pastor a profetizar sobre a
segunda vinda do Senhor Jesus com o objetivo de exercer o seu juízo sobre todos os homens.
(Jd 14-15).

II. Jesus, o Filho de Deus, nunca fez qualquer menção ao episódio de seu nascimento, nem
tampouco falou do seu período de infância e adolescência, nem da sua vida particular em si,
mas, mencionava sempre sobre sua missão de salvação e inúmeras vezes sobre a sua segunda
vinda a este mundo chamado planeta terra.(Jo 14:1-3)

III. Dois anjos do Senhor por ocasião da ascensão de Jesus ao céu em seu corpo ressurreto
mencionaram que Jesus voltaria da mesma forma que eles o viram subir. (At 1:6-11)

IV. O apóstolo Paulo por diversas vezes anuncia a segunda vinda de Cristo (1Co 4:5; Fp 3:20-21;
1Ts 1:8-10; 2 Ts 2:7-8)

A GLÓRIA É DE DEUS
V. O apóstolo Pedro de forma escatológica menciona sobre a segunda vinda de Jesus.(2 Pd 3:7-
13)
VI. O apóstolo João também fala sobre a segunda vinda de Jesus. (1 Jo 2:18-29)
VII. O escritor da epístola aos Hebreus afirma sobre a primeira vinda de Jesus e sua missão e na
sequência sobre a segunda vinda de Jesus. (Hb 9:28).
VIII. No Evangelho de Cristo, segundo Lucas em seu capítulo 21, segundo Mateus em seu capítulo
24 e segundo Marcos capítulo 13,registram a vinda de Jesus pela segunda vez.

5. OS DOIS ATOS DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO

5.1 O PRIMEIRO ATO DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO
No primeiro ato ou 1ª fase da volta de Cristo, a qual, conhecemos como o arrebatamento, que se dará antes da grande tribulação e pode acontecer a qualquer momento, consiste na retirada brusca da igreja do Senhor Jesus da terra para o céu, onde Cristo ficará nos ares (céu celeste) aguardando o encontro com todos os salvos de todas as épocas, onde os mortos em Cristo, ressuscitarão num corpo glorificado e os vivos serão transformados também para um corpo glorificado e num piscar de olhos, juntos, subirão ao encontro de Jesus e ascenderão ao céu (morada do Senhor) para a eternidade com Cristo.(1 Ts 4:12-18; 1 Co 15:50-53)

5.2. O SEGUNDO ATO DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO
No segundo ato ou 2ª fase da volta de Cristo, a qual, conhecemos como a manifestação gloriosa de
Jesus, que se dará no término da grande tribulação, consiste na volta de Cristo com a sua igreja a terra
para julgar as nações, destruir o império Satânico destronando Satanás, o Anticristo e o falso profeta da governança do mundo para estabelecer o reino de Cristo por mil anos na terra. (Ap 19:11-21)
Passemos a conhecer neste ponto do estudo da lição os sinais da segunda vinda de Cristo.

6. OS SINAIS DO PRIMEIRO ATO DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO
Os sinais que indicam a proximidade do primeiro ato da segunda vinda de Cristo, foi anunciado por Jesus no Monte das Oliveiras.(Mt 24:3-14)

6.1. SINAIS ESPIRITUAIS

Nº SINAIS DESCRIÇÃO
6.1.1 Falsos Cristos (Mt24:5,24;Mc13:6,22; Lc21:8) Muitos homens se manifestarão dizendo ser o próprio Cristo, porém, não passam de embusteiros querendo ludibriar as pessoas. (At 5:36-37)

6.1.2 Perseguição aos cristãos (Mt 24:9; Mc13:9,13; Lc 21:12) Os cristãos em todo o mundo sofrerão uma ferrenha perseguição até o ponto de serem assassinados. (2 Tm 3:12)

6.1.3 Falsos profetas (Mt24:11;Mc13:6,22; Lc 21:8) Muitos homens investidos da condição de líderes da igreja deturparão o ensino do Evangelho de Cristo com falsos ensinamentos ou assuntos que nada tem haver com o Evangelho de Cristo, colocando fogo estranho no altar do Senhor.(Mt 7:15-16; 2 Pd 2:1-3;1Jo 4:1) 6.1.4

Pregação do Evangelho de Cristo em todo o mundo (Mt24:14;Mc13:10) Pela ação evangelística da igreja de Cristo e aliada aos avanços tecnológicos de comunicação de massa (rádio, tv, internet,etc), o Evangelho de Cristo chegará aos ouvidos de todos os habitantes da terra e então Jesus voltará.(Mt 28:18-20; Dn 12:4)

6.1.5 Apostasia O mundo estabelecerá uma plataforma de governo mundial para a vinda do anticristo favorecendo uma grande apostasia, isto é, uma grande renegação e abandono da fé por parte dos homens para abraçar esta doutrina diabólica do anticristo. (2 Ts 2:1-6)

A GLÓRIA É DE DEUS
6.2. SINAIS MORAIS
6.3. SINAIS NA NATUREZA CRIADA
6.4. SINAIS NA POLÍTICA E NA CIÊNCIA HUMANA
Estão cada vez mais notórios e intensificados a manifestação destes sinais que mencionamos nos
registros bíblicos, o que nos indica que a segunda vinda do Senhor Jesus está muito próxima de nossos dias.

6.1.6 Doutrina de demônios As doutrinas demoníacas serão cada vez mais propagadas no seio da humanidade (1 Tm 4:1)

Nº SINAIS DESCRIÇÃO 
6.2.1 Degradação total das relações sociais (Mt24:10;Mc13:12) A sociedade humana estará numa condição total de depravação das relações sociais sem respeito mútuo, traições, ódios e escândalos horripilantes. (2 Tm 3:1-5)

6.2.2 Multiplicação das iniquidades (Mt 24:12) Nos últimos dias a sociedade humana estará numa condição total de depravação moral de fazer inveja a sociedade de Sodoma e Gomorra. (Rm 1:18-32)

6.2.3 Falta de amor (Mt 24:12) Por conta da deterioração das relações sociais e morais
entre os homens, o amor perderá espaço, os homens não serão mais sensíveis as necessidades do próximo. (Ap 2:4)

Nº SINAIS DESCRIÇÃO
6.3.1 Fomes (Mt24:7;Lc 21:11) O homem tem degradado a terra, destruindo-a aos poucos, provocando um desequilíbrio ecológico que influenciará na força da terra para produzir alimentos e a partir deste contexto virá a intensificação da fome.

6.3.2 Pestes e epidemias (Mt24:7; Lc 21:11) A população mundial em sendo mal alimentada e sem as políticas de governo no trato da saúde do povo ensejará o aumento de epidemias e pestes.

6.3.3 Terremotos (Mt24:7;Mc13:8; Lc 21:11) Os terremotos, maremotos e erupções vulcânicas no planeta terra são cada vez mais frequentes e de maior magnitude.

6.3.4. Sinais do céu e coisas espantosas (Lc 21:11) Não podemos assegurar quais são estes sinais do céu ou as coisas espantosas, porém, a Bíblia Sagrada menciona que para a volta de Jesus se ouvirá a voz do arcanjo no céu e ressoada a trombeta angelical atravessando o céu anunciando a volta de Jesus. (1 Ts 4:13-18)

Nº SINAIS DESCRIÇÃO
6.4.1 Guerras e revoluções (Mt24:6;Mc13:7; Lc 21:9) Os líderes de governo tem resolvido seus conflitos cada vez se utilizando da força militar, através de sangrentas guerras, que ceifam as vidas de inocentes sem se importar com qualquer consequência destrutiva da humanidade.

6.4.2 Conflitos entre nações (Mt24:7;Mc13:8; Lc 21:10) A Organização das Nações Unidas - ONU, que congregam mais de 150 países não conseguem por meios diplomáticos
eliminar os conflitos de ordem política,econômica, religiosas das nações. É cada vez mais notória as diferenças políticas, econômicas, sociais, religiosas entre as nações geradoras de conflitos.

6.4.3 Desenvolvimento da ciência A ciência ao longos do anos e cada vez em períodos de
tempo menores vem se desenvolvendo de forma avassaladora com modernas tecnologias inimagináveis de serem concebidas e utilizadas.(Dn 12:4)

A GLÓRIA É DE DEUS

7. OS SINAIS DO SEGUNDO ATO DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO
O sermão de Jesus em Mt 24:16-28 se estende a explicar o evento da grande tribulação, após o
arrebatamento da igreja no 1º ato da segunda vinda de Jesus.Trataremos neste instante dos sinais que
ocorrerão no segundo ato da segunda vinda de Cristo após a grande tribulação, ou seja, a manifestação gloriosa de Jesus com a sua igreja, e como já mencionamos, se dará depois da grande tribulação. Jesus continua o seu sermão exortando todos a vigilância na espera deste dia e hora da sua vinda, ao qual, ninguém sabe e por analogia para explicar a brevidade de sua vinda fala sobre o desenvolvimento biológico de uma figueira para anunciar a iminente volta do Senhor Jesus, bem como, a negligência dos homens no tempo de Noé que apesar de avisados foram surpreendidos com o dilúvio e sobre uma parábola de dois servos, um fiel e prudente, outro, um mau servo, tipificando a separação dos bodes das ovelhas nos últimos dias.(Mt 24:36-51)

8. O JULGAMENTO DAS NAÇÕES
Jesus continua o seu sermão profético enfatizando o dever de vigilância por parte de todos quanto a
sua segunda vinda e profere a parábola das dez virgens (Mt 25:1-13) e a parábola dos talentos (Mt 25:14-30) sempre em um contexto de ensino de prontidão para a sua volta em breve. Jesus termina o seu sermão profético falando sobre o julgamento das nações, evento escatológico do 2º ato de sua vinda após a grande tribulação.

8.1. DEFINIÇÃO DO JULGAMENTO DAS NAÇÕES
Após a gloriosa vinda do Senhor Jesus e da campanha bélica do Armagedom, o Senhor Jesus julgará
todos os gentios (nações da terra) ao assentar-se no trono de sua glória e é neste contexto que mais uma vez veremos a diferença entre aqueles que são e que não são servos de Deus.

8.2 TEMPO E LOCAL DO JULGAMENTO DAS NAÇÕES
Este julgamento se dará imediatamente após a campanha bélica do Armagedom e presume-se que será realizado no vale de Josafá.

8.3 PROPÓSITOS DO JULGAMENTO DAS NAÇÕES
Realizar o julgamento das nações, (os gentios) separando os "bodes das ovelhas", punindo
severamente os ímpios, impedindo-os de entrar no reino milenial indo para o castigo eterno e abençoando os santos com a bênção da vida eterna e a livre entrada no reino milenial de Cristo.(Mt 25:31-46)

9. CONCLUSÃO
No presente século XXI temos observado indubitavelmente a intensificação dos sinais preditos para o
advento da segunda vinda de Cristo e por isso acreditamos que está muito próximo a volta de Jesus
Cristo para a concretização final do plano de Salvação. Vigiemos. Ora, vem Senhor Jesus !

Para lição 13:
Dinâmica: Os Sinais
Objetivo: Estudar sobre os sinais da Vinda de Jesus.
Material:
Para o grupo 01: Papel ofício, caneta, reportagens sobre os sinais da vinda de Jesus.
Para o grupo 02: 02 cartolinas, 02 pincéis atômicos, 02 tubos de cola, figuras e reportagens sobre os sinais da vinda de Jesus.
Procedimento:
- Organizem os alunos em 02 grupos.
- Falem que eles vão elaborar manchetes para jornal falado e escrito sobre os sinais que antecedem a vinda de Jesus.
Grupo 01: jornal falado
Grupo 02: Jornal escrito.
- Forneçam material, conforme descrição acima.
- Estipulem um tempo de no máximo 15 minutos.
- Durante a atividade, passem pelos grupos, orientando ou corrigindo, caso necessário.
- Orientem que cada grupo vai apresentar para os colegas. No caso do jornal falado, vocês podem organizar uma “bancada”, para os “repórteres” apresentarem as notícias.
- Para finalizar, leiam:
“Ora quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai a vossa cabeça, porque a vossa redenção está próxima”(Lc 21.28).
Por Sulamita Macedo.

fontes da Dinâmica:http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário