quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

As 7 Taças do apocalipse 5º Taça (IMENSAS TREVAS SOBRE O TRONO DA BESTA, SEU REINO SE FAZ TENEBROSO) Subsídio Lição - 8 a Grande Tribulação

5º Taça ( IMENSAS TREVAS SOBRE O TRONO DA BESTA, SEU REINO SE FAZ TENEBROSO)


A quinta taça (vs.10-11)    
E o quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e eles mordiam as suas línguas de dor.
E por causa das suas dores, e por causa das suas chagas, blasfemaram do Deus do céu; e não se arrependeram das suas obras
Apocalipse 16:10,11

Conforme vimos, os três primeiros flagelos atingiram a terra, o mar, os rios e o sol, cujo propósito era ferir e atormentar os adoradores da besta. Não obstante, este quinto flagelo agora é direcionado a besta e ao seu reino. Ou seja, ao império de Satanás. 

Assim como o Egito ficou em densas trevas como resultado da nona praga (Ex 10.21-23a), também o trono de Satanás juntamente com os seus adeptos que compõe o seu reino será tomado de densas trevas. A nona praga que fez com que os egípcios ficassem na escuridão por três dias, “consistiu numa mudança física da natureza, mas o derramamento desta quinta taça provoca escuridão espiritual para todos os seguidores de Satanás. Essa escuridão espiritual começou no passado, continua no presente e é mundialmente abrangente”.

9 William Hendriksen corrobora que o trono da besta é o centro do governo anticristão (veja Na 3.1; Hc 3.12-14). Quando a Assíria cai, ou a Babilônia, ou Roma, a totalidade do universo dos impenitentes parece entrar em colapso (17.9). 
Os iníquos perdem toda a coragem. Desespe­ram-se. Mordem a língua de tanta dor, não só por causa dos flagelos, mas, também, por causa das feridas que foram aco­metidos quando a primeira taça foi derramada.

Michael Wilcock com muita propriedade escreve:  O trono da besta é, de alguma for­ma, o maior golpe de Satanás. Ele invadiu toda a estrutura da socie­dade humana, levando-a para longe do propósito inicial de Deus, pervertendo-a para satisfazer seus próprios fins. O resultado é o “mun­do”, a organização da sociedade humana, alienada de Deus. Este “mundo” é cópia da sociedade de Deus, a igreja. É o reino da besta em oposição ao reino de Cristo. E é sobre isto — sobre esta impo­nente estrutura, fruto do triunfo laborioso do dragão, sobre este rei­no coroado com o trono, e com o trono ocupado pela besta — que a quinta taça é derramada; e daí é a confusão.

Portanto, mesmo diante do sofrimento que se agrava no derramar de cada taça, contudo, nesta quinta taça os homens novamente não se arrependeram dos seus pecados expressos no final da sexta trombeta que são: culto aos ídolos, assassinato, feitiçaria, imoralidade sexual e roubo (9.20-21). Eles continuaram neste estilo de vida pecaminoso! E mesmo sofrendo dolorosamente com as feridas purulentas como efeito da primeira taça derramada, os homens continuaram a blasfemar contra Deus por causa de todo o mal que os estava assolando. O tempo do arrependimento se foi para eles! 

0 comentários:

Postar um comentário