segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Os 7 selos do apocalipse 5º selo ( OS MÁRTIRES ) Subsídio Lição - 8 a Grande Tribulação

5º Selo ( OS MÁRTIRES )



O quinto selo (Apocalipse 6: 9-11)

“E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram”.

A abertura do quinto selo permitiu a João ver aquilo que escapa aos ouvidos e olhos humanos, quer dizer, um grito, um clamor percebido somente na eternidade. “Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?”

Milhares de milhares tem sido mortos pelo testemunho de Jesus Cristo e pedem vingança contra quem os matou. Ante esse clamor, aquelas roupas velhas, manchadas por seu próprio sangue, lhes foi removida e lhes foi dada uma nova, limpa, branca, uma cuja cor é sinal claro de sua justificação alcançada.

Uma voz foi escutada dizendo-lhes que deviam esperar (repousar = permanecer na morte) um pouco mais porque ainda não era a hora da vingança, pois ainda outros mais que deviam alcançar o reino padecendo sofrimentos como eles. Em séculos passados muitos morreram, e mesmo esse número não sendo completado, o será desde quando a besta se levantou contra o povo dos santos e com suas garras de ferro passou a destruir a quem não a obedecem. Mais adiante, em Apocalipse 19: 2, uma grande multidão louva a Deus, pela vingança, pois chegou para a grande prostituta, montada sobre essa besta, seu tempo.

Para entender esta visão deve-se evitar ver a alma do ponto de vista que Platão a imaginava, porque para ele, a alma vinha sendo encerrada em uma prisão, que é o corpo humano, que quando o corpo morre, pensava ele, a alma fica livre, como que havendo escapado dessa prisão. Essa , por certo, é a concepção teológica de grande parte da cristandade, onde se pensa que quando a pessoa morre, sua alma vai para o céu, o que, por certo, nada tem a ver com a Palavra de Deus.

Na Sagrada Escritura, alma é aplicada em vários sentidos: Pessoa, sangue, e as faculdades sensitivas do homem. Por exemplo, no texto hebreu, em Êxodo 1: 5, diz que o número de almas que entraram no Egito foi de 70, em algumas versões da Bíblia a palavra alma é interpretada corretamente como pessoas. Tomando esse exemplo se entende que ao dizer João que viu as almas dos mártires debaixo do altar, ele viu o sangue dos mártires. Por razões que não entendemos, o sangue dos mártires possui a virtude de comunicar-se com Deus, Gênesis 4: 10 diz:: “E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra”.

A alma não é um ser branco ou transparente, imaterial, que quando a pessoa morre, a alma parte diretamente para cima, para o céu. As concepções pagãs nada tem a ver com as verdades da Palavra de Deus.

Assim sendo, devemos levar em conta que esta é uma visão, somente por uma visão é que podemos entender como que o altar estando no céu, tenha sido manchado com o sangue dos justos.

No tempo em  que a Lei governava a Israel, havia um altar no qual se sacrificava animais para honrar a Deus. Era um móvel sobre o qual eram colocados os animais para degola-los, o sangue do animal degolado corria pelos lados do altar. Esse derramamento de sangue é importante para entender o que estamos considerando agora, no livro de Apocalipse, porque mesmo que os assassinos tenham matado ao povo de Deus através dos séculos, isso é tomado pelo Altíssimo como um sacrifício sobre seu altar, pois aquelas pessoas ofereceram suas vidas para honrá-lo.

Todos os santos, sem exceção, jazem nos sepulcros, mas João viu em visão, o sangue deles, e escutou o que lhes foi dito. No tempo marcado, todos os santos, que jazem nos sepulcros, serão despertados para receber a vida eterna, e seus algozes vão comparecer perante o Grande Juiz, para serem declarados malditos e serem lançados no lago de fogo e enxofre.

0 comentários:

Postar um comentário